segunda-feira, 21 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' - (Mc 9,14-29)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 21 DE MAIO DE 2018 (segunda-feira) 141º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ONDE QUER QUE VÁ, VÁ COM O CORAÇÃO.”
(Confúcio)

 Datas Comemorativas 
DIA DA LINGUA NACIONAL
DIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL
DIA INTERNACIONAL DA LIBERTAÇÃO AFRICANA
DIA do Memorial Internacional a Luz de Velas pela AIDS
DIA DO BALOEIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jumirim - Nantes (São Paulo) São Borja - São Francisco de Paula - Torres (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora do Livramento (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   CELSO ANTONIO (Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) JOSÉ ROBERTO SERAFIM (Garça/SP) Dr FLORIANO PERES JUNIOR (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) MARTA SUELI PRECIPITO KRUSICKI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) MARIA DO CARMO OLIVEIRA MORAES (Garça/SP) ANA MARIA SAENZ ARTIOLI (Garça/SP) RENATO DONIZETI TIROLA (Garça/SP) WILSON RANGEL  (Garça/SP) maria ELIZABETE SILVEIRA DE CARVALHO (Garça /SP) ANNA PAULA BRANDÃO (Garça/SP) FRANCISCO SOUZA (Hospital São Lucas-Garça /SP) ELOISA M MUNHOZ LION SIERVO (Antares-Garça/SP) BÁRBARA FONSECA (FAEF-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENAó1961ó57 ANOS (Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDEó1996ó23 ANOSó(Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO CRISTÓVÃO MAGALHÃES
Cristóvão e 24 companheiros, mártires mexicanos (Século 20) , aceitaram livre e serenamente a morte como testemunho da própria fé. As obras destes santos falam do seu amor a Deus e aos irmãos.
SANTO EUGÊNIO DE MAZEMOD
SANTO ANDRÉ BÓBOLA  
MANUEL G. GONZÁLES E ADÍLIO DARONCH BEM-AVENTURADOS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
Atitudes sábias e orantes nos ajudam a distinguir e confrontar as tendências e obras egoístas que perturbam a vida. É com sabedoria e pela oração que podemos vencer as forças do mal.
Oração
PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
21 de maio de 2018 2ª-feira da 7ª Semana do Tempo Comum
A sabedoria que vem do alto e a fé em Jesus, fortalecida pela oração, são fundamentais para não sermos dominados pelo mal presente na sociedade.

 1ª Leitura - (Tg 3,13-18) - Se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis. Leitura da Carta de São Tiago:

Caríssimos, 13quem dentre vós é sábio e inteligente? Que ele mostre, por seu reto modo de proceder, a sua prática em sábia mansidão. 14Mas se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis nem procedais em contradição com a verdade. 15Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, materialista, diabólica! 16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 18(19B)
Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração!

Evangelho do dia
21 de maio de 2018 2ª-feira da 7ª Semana do Tempo Comum
'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' - (Mc 9,14-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-no o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Paulinas,
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Tudo é possível para quem crê e para quem reza. A oração nos identifica com Jesus.

Importância da fé

No tempo da vida terrestre de Jesus de Nazaré, as enfermidades, sobretudo aquelas de origem psíquica, como parece ser o caso do evangelho de hoje, que não se sabia a causa nem tampouco era conhecido um tratamento adequado e eficaz, eram atribuídas a um espírito impuro, uma forma de designar o mal. Ora, o mal é o que prejudica o ser humano; é o que desfigura nele a imagem de Deus. O mal impede de falar bem e de bem falar; o mal distorce o sentido da palavra e a palavra que dá sentido a todas as coisas. A cena parece, num primeiro momento, apresentar o fracasso dos discípulos, pois eles não conseguiram livrar o menino de seu mal. Mergulhado numa geração sem fé, o ser humano busca num poder externo a solução de seus problemas. Aqui, o tratamento passa pela coerência da palavra, que faz a pessoa sair de si e abrir-se para a fé e que transforma a vida não importa de quem seja. Para todos que empreendem um combate contra o mal, não há outro meio para vencê-lo senão pela oração. Quando nos defrontamos com o limite e o impossível, a súplica a Deus se torna “poder”.

ReflexãoNa oração de Jesus palpamos o interesse de Deus pelo homem
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje  voltamos a considerar a oração de Jesus relacionada com a sua prodigiosa ação curadora. Nos Evangelhos aparecem várias situações nas quais Jesus ora diante da obra benéfica e curadora de Deus Pai, que atua através dele.

Trata-se de uma oração que, uma vez mais, manifesta a relação única de conhecimento e de comunhão com o Pai, enquanto Jesus participa com grande proximidade humana no sofrimento dos seus amigos ou de tantos pobres e doentes a quem Ele quer ajudar concretamente. Com a sua oração, Jesus quer levar-nos à fé, à confiança total em Deus e na sua vontade, e mostrar-nos que este Deus que amou o homem—até ao ponto de enviar o seu Filho Unigénito— é o Deus da Vida, o Deus que traz esperança e é capaz de mudar as situações humanamente impossíveis.

—A minha oração confiada como crente será um testemunho vivo da presença de Deus no mundo e do seu interesse pelo homem.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Dou-me conta de que muitas vezes as coisas do mundo querem dominar meu espírito?
- Que atitude tomo diante de tais situações?
 - Em situações complicados, lembro-me em primeiro lugar de pedir as luzes de Deus?
 - Lembro-me sempre de que o importante não é viver sem problemas, mas ter Fé para superá-los?
- Busco forças na oração?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Marcos 9,14-29 - "Tudo é possível a quem tem fé!"
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com Jacques Lebret: 
Pai, fonte de luz e de calor,
envia-nos hoje a tua Palavra viva, e faze que
aceitemos sem medo o sermos por ela abrasados.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio, na minha Bíblia,  Marcos 9,14-29.
Quando eles chegaram perto dos outros discípulos, viram uma grande multidão em volta deles e alguns mestres da Lei discutindo com eles. Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. Jesus perguntou aos discípulos:
- O que é que vocês estão discutindo com eles?
Um homem que estava na multidão respondeu:
- Mestre, eu trouxe o meu filho para o Senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar. Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram.
Jesus disse:
- Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui.
Quando o levaram, o espírito viu Jesus e sacudiu com força o menino. Ele caiu e começou a rolar no chão, espumando pela boca.
Aí Jesus perguntou ao pai:
- Quanto tempo faz que o seu filho está assim?
O pai respondeu:
- Ele está assim desde pequeno. Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós!
Jesus respondeu:
- Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.
Então o pai gritou:
- Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda!
Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau:
- Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele!
O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé.
Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular:
- Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele espírito?
Jesus respondeu:
- Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração.
Refletindo
Um homem levou a Jesus seu filho, que estava com um “espírito mudo”, dizendo que os discípulos não tinham conseguido expulsá-lo. O menino ficava agitado por causa do demônio. Jesus afirmou que "tudo é possível ao que crê".
“Eu creio”, disse o homem, e confessou sua fé insuficiente. Jesus expulsou o demônio
Em casa, os discípulos perguntaram por que eles não tinham conseguido expulsar o demônio. Jesus respondeu que aquele tipo de demônio só se expulsava com oração. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? Neste texto, a fé aparece como dom de Deus que se conquista pela oração.A oração do pai do menino pode ser modelo de nossa oração: “Eu creio, senhor, mas ajuda-me na minha falta de fé”. No final, Jesus explica aos discípulos que também nós cristãos só podemos agir com plena força se pedirmos esta força ao Pai, em oração. Como é a minha oração? Frequente? Confiante? Humilde?
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: " Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Reze ainda com Jacques Lebret:
Venha a tua Palavra, Senhor, e,
uma vez acesos nossos corações  com o teu fogo inextinguível,
nós mesmos seremos portadores deste fogo uns para os outros.
Torna-nos, Senhor, palavras quentes e luminosas,
capazes de incendiar o mundo,
a fim de que cada pessoa possa sentir-se cercada
pelas chamas infinitas do teu amor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida).
Quero transformar minha vida em oração para  comunicar a força, a bondade e a misericórdia  de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.