sexta-feira, 3 de junho de 2022

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■– Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas. – (Jo 21,15-19)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 03 DE JUNHO de 2022 (Sexta-feira) 154º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO.

(Charles Chaplin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 DIA DO PROFISSIONAL DE RH OU RECURSOS HUMANOS

 DIA INTERAMERICANO DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL

 DIA DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL E DA COMUNIDADE SOCIAL

 DIA MUNDIAL DO PÉ TORTO

 DIA INTERNACIONAL DO CACAU

 DIA MUNDIAL DO NATURISMO

 DIA DA BICICLETA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL

 DIA DE CORPUS CHRISTI

 DIA DO ESCREVENTE DE CARTÓRIO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campo Novo – Chapada - São Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul) Piranhas (Alagoas) Brejo dos Santos (Paraíba) Cotegipe (Sergipe) Carutapera (Maranhão) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FRANCIELE DUARTE M. DA SILVA (EQ 13 ENS da PAZ - Setor de Garça/SP) MÁRCIO BRANDÃO MARQUES (Rede Postos Express-Garça /SP) TÂNIA TEIXEIRA DE GODOI (Marilia /SP) ARMANDO MINAKAWA (Mercado Minakawa Jafa-Garça/SP) FERNANDA CIRILO DE BARROS (Garça/SP) JOSÉ ZAGO (Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MOYSÉS (Garça /SP) ANGELA JUSTO (Garça /SP) VANESSA AMADEU (Marilia /SP) LUIZ ANTONIO DA CRUZ( Marilia /SP)  

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO CARLOS LWANGA e COMPANHEIROS

Carlos (Uganda, séc.19), e companheiros, por não renunciarem à fé, foram vítimas da perseguição do rei contra os cristãos. Mesmo os muito jovens entre eles souberam dar testemunho de coragem e fidelidade a Cristo. São os primeiros mártires da África subsaariana.

SANTA CLOTILDE DE BORGONHA

SANTO OVÍDIO DE BRAGA

■ SÃO CONO DE TEGGIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Evangelho nos apresenta a missão de Pedro, fundamentada no amor incondicional pelo Senhor: Cuida das minhas ovelhas – Jo 21,15-19

 

Eis os santos que venceram graças ao sangue do Cordeiro. Preferiram morrer a renegar o Cristo; por isso reinam com ele para sempre, aleluia (Ap 12,11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

No ano de 1886, por ordem do rei da Uganda, Carlos Lwanga e seus 21 companheiros cristãos foram condenados à fogueira. Na homilia de canonização, em 1964, o papa São Paulo 6º afirmava: “E não queremos esquecer os outros que, pertencendo à confissão anglicana, também enfrentaram a morte pelo nome de Cristo”.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA CADA VEZ MAIS CONSISTENTE MEU AMOR A TEU FILHO JESUS, E CONFIRMA MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO QUE DESEJA DAR TESTEMUNHO AUTÊNTICO DE SUA FÉ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes do sangue dos mártires semente de novos cristãos, concedei que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de são Carlos e seus companheiros, produza sempre abundante colheita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de junho de 2022 6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 25,13b-21) – Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 13o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do augusto imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

 

 

– 03 de junho de 2022 6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas.  (Jo 21,15-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito Santo, o Paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado (Jo 14,26).. 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

7ª SEXTA-FEIRA PÁSCOA – C:

São Carlos Lwanga e 21 comps. Mártires, Uganda séc. 19

- Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

João 21,15-17: Jesus... perguntou a Simão Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: - Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: - Apascenta os meus cordeiros. E disse de novo a Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas? Pedro disse: - Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: - Apascenta as minhas ovelhas. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas? Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: - Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: - Apascenta as minhas ovelhas”.

 

Jesus, o pouco tempo em que permaneceu com seus discípulos, após sua ressurreição, o senhor procurou confirmá-los na novidade de vida e de convivência que havia lhes proposto com o anúncio do Reino de Deus.

O senhor sabia que seus seguidores iniciariam uma nova instituição dentro da sociedade. Havia escolhido Pedro para ser o seu líder.

Mas, não queria que seus seguidores se estruturassem a partir de critérios de poder e de riqueza do mundo.

Eis a razão desse diálogo tão direto e pessoal com Pedro.

Tudo o que o senhor pedia dele era o amor, para que apascentasse com amor suas ovelhas e cordeiros.

Não lhe pediu preparo intelectual, títulos sociais ou religiosos.

A cada pergunta: “tu me amas?”, e a cada resposta positiva de Pedro, senhor o confirmava na missão de ser o pastor do seu rebanho.

Uma missão de amor, para criar uma fraternidade nova, e para guardar a unidade do rebanho.

Por outro lado, o senhor deixava bem claro que não bastava repetir: ‘eu te amo’.

Era preciso provar essa declaração de amor com a missão de evangelizar, ou seja, fazer de tudo para que todos fossem um, como o senhor era um com o Pai.

Senhor, a missão foi confiada a Pedro, e ele repassou essa missão a todos nós, batizados para sermos seus discípulos e missionários.

De tal modo que, o ser Igreja, não se realiza pela sua organização, hierarquia, direito canônico, nem é vivenciada apenas pela liturgia, pela obediência ou pela uniformidade visual.

O essencial é e será sempre o amor, que gera a fraternidade, penetra nas celebrações e anima a missão.

Vale a pena repetir o estribilho que nos alerta: ’Se eu não tenho amor, eu nada sou, Senhor!’.  .

 

Maria santíssima, Mãe do belo amor, seu Filho sonhou com uma civilização do amor. Ele se fez o nosso Caminho, Verdade e Vida, para nos conduzir ao amor da Trindade santa. Ajude-nos a sermos uma Igreja, que seja sinal vivo e eficaz desse amor, para que, unidos a Pedro, repitamos sempre: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo!”. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nossa vocação é algo muito particular e próprio; contudo, ela não nos foi dada para nós mesmos. Nossa vocação alcança sua plenitude quando é posta a serviço dos irmãos e irmãs e da comunidade. Uma vocação encerrada em si mesma não desabrocha como deveria; como no caso de uma árvore malcuidada que não produz frutos abundantes nem saborosos o suficiente. Vocação significa compromisso que, por sua vez, implica responsabilidade. Pedro, por amor ao Mestre, é chamado a alimentar as ovelhas; e nós, em nossa vocação, por amor ao Mestre, somos chamados a realizar quais atividades? Por amor (e somente por amor) somos capazes de compreender situações duras e penosas, não por comodismo ou covardia, mas porque entendemos que seguir o Mestre pode ser algo extremamente perigoso. O Espírito Santo prometido vem em nosso socorro; mantenhamos a fé!

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 21,15-19 - "Tome conta das minhas ovelhas!"

 

Oração Inicial


Nesta semana em que nos preparamos para a Festa de Pentecostes, também semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Evangelho nos apresenta a missão de Pedro, fundamentada no amor incondicional pelo Senhor.

Peçamos ao Espírito Santo que abra nosso coração, para acolhermos e vivermos a sua Palavra com a força do seu amor. Amém

 

1. Leitura (Verdade)

Observe o contexto em que se dá o diálogo entre Jesus e Pedro. Quais são os elementos presentes no diálogo? O que significa o pedido de Jesus para Pedro: “Cuida dos meus cordeiros” e “Cuida das minhas ovelhas”?

 

“Nossa maior experiência de Deus é o amor, o amor entre o Pai e o Filho que transbordou na criação do mundo e na redenção. Experimentamos o amor de Deus por nós. Ele nos escolheu, consagrou-nos na verdade, fez-nos participantes de sua missão de amor no mundo. Mas experimentamos nossa fraqueza. Caímos nas tentações, agimos com egoísmo, servimos a outros senhores. É o que vemos desde os primeiros passos da comunidade cristã. Pedro, por exemplo, na hora da paixão, negou Jesus três vezes. Depois da ressurreição, Jesus o reconciliou. Perguntou-lhe três vezes se o amava e o confirmou como pastor de seu rebanho. Apesar de nossa fraqueza, é no amor a Jesus que partilhamos sua missão no mundo”.    

 

2. Meditação (Caminho)

Também hoje Jesus lhe pergunta: “Tu me amas mais do que estes?”. Qual é a intensidade e a verdade do nosso amor pelo Senhor Jesus?

Se não houver amor suficiente no coração do discípulo, nas primeiras dificuldades ele sucumbe, desiste, se magoa, se deprime.

Pedro faz uma linda declaração de amor: ‘Tu sabes tudo, sabes que te amo!’. Seja esta também a nossa declaração em toda nossa vida!

 

3.Oração (Vida)

Recordando a missão que Jesus confiou a Pedro, apresentemos em nossa oração o sucessor de Pedro e pastor de nossa Igreja, o Papa Francisco. Continuamos rezando também pela unidade dos cristãos, nesta Semana da Unidade.

 

Oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual sua resposta se Jesus lhe fizesse a pergunta que fez a Pedro: “Tu me amas?”

Na prática, como você quer demostrar, hoje, seu amor ao Senhor Jesus?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.