segunda-feira, 18 de março de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Perdoai e sereis perdoados. - (Lc 6,36-38)



"Tenham misericórdia uns com os outros"
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE  QUARESMA  
 GARÇA/SP, 18 DE MARÇO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA) 077º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ESPERANÇA DEIXA DE SER FELICIDADE QUANDO ACOMPANHADA DE IMPACIÊNCIA.
(John Ruskin)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DE BOAS AÇÕES
DIA DO DEMOLEY
DIA NACIONAL DA IMIGRAÇaO JUDÁICA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaborandi (São Paulo) Anastácio - Antônio João - Rio Negro (Mato Grosso do Sul) Campo Alegre - Gaspar (Santa Catarina) José de Freitas (Piauí) Mata Grande (Alagoas) Nova Esperança do Piriá (Pará) Santa Luzia (Minas Gerais) Tibagi (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: CECILIA PERONI OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP)EDSON EIJI NOZAKI (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)MÁRCIA CRISTINA GONCALVES (Lions Clube de TUPÃ/SP)YUNARE MARINHO TARGINO (Lions Clube Fortaleza Melvin Jones-Fortaleza /ce)SIDNEY RICARDO BRANDÃO ALMEIDA (Garça /SP)ANA LUCIA VERI DE ANDRADE (Garça /SP)MARIA FRANCISCA TIDEI FIOR (Marilia /SP)RENATA CASTELLI DA CUNHA (Garça /SP)EDSON JOSÉ FAVATO (Garça /SP) ANGELA M CUZATO FERNANDES (BASTOS/SP) JOSÉ LUIZ LEITE (Oriente /SP)PEDRO GERALDO MARIANO (Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO CIRILO DE JERUSALÉM
BEM AVENTURADO FAUSTINO MIGUEZ

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
- Tende compaixão de mim, ó Deus, e libertai-me! Meus pés estão firmes no caminho reto, nas assembléias bendirei ao Senhor  (Sl 25,11).
■ Ao nos reconhecermos pecadores diante de Deus, abrimos espaço à sua misericórdia e ao seu perdão. Esta liturgia nos convida a ser, a exemplo do Pai, misericordiosos com nossos irmãos e irmãs.  
– Oração 
“SENHOR JESUS, ENSINA-ME O CAMINHO DA RECONCILIAÇÃO, DA HUMILDADE, DO PERDÃO E DA MISERICÓRDIA, E ASSIM POSSA SUPERAR TODO O ORGULHO, ARROGÂNCIA, INVEJA E RESSENTIMENTO E ASSIM POSSA CONSTRUIR A FRATERNIDADE QUE SONHAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus, que para remédio e salvação nossa nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 2ª Semana da Quaresma – 18 de março de 201
Prestemos ouvidos à Palavra do Senhor, a qual nos fala da sua misericórdia e nos instrui sobre o espírito de perdão que deve orientar nossas relações. 

1ª Leitura (Dn 9, 4b-10) – Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade.  Leitura da profecia de Daniel:

4“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 78 (79)
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.


Evangelho do dia
– 2ª-feira da 2ª Semana da Quaresma – 18 de março de 2019  
Perdoai e sereis perdoados. - (Lc 6,36-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!  (Jo 6,63.68). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Evangelho nos ensina o caminho da reconciliação com nosso irmão”
“Que dor maior um filho pode dar a seus pais, do que aquele em que ele odeia seu próprio irmão?”
Então Caim disse a seu irmão Abel: 'Vamos para o campo'. E quando eles estavam no campo, Caim se jogou em seu irmão Abel eo matou. Javé perguntou a Caim: "Onde está seu irmão?" Ele respondeu: "Eu não sei. Eu sou o guardião do meu irmão?
(Gen 4, 8-9).
A história da primeira leitura da missa hoje é um triste acontecimento, o primeiro fratricídio. É a Bíblia narrando a história de um irmão que matou seu próprio irmão.
Caim e Abel representam toda a humanidade, todos os corações humanos, porque somos irmãos um do outro. Mas, na convivência e no relacionamento humano, os vários sentimentos levam em conta o coração do homem e da mulher.
Sentimentos mais nobres como amor, gratidão, reconhecimento, bondade, mas também os sentimentos mais negativos. Nascem, especialmente da inveja, do ciúme, do ressentimento nascido, do ressentimento, da tristeza. E quando esses sentimentos se misturam, eles nos transformam em ódio. E um coração cheio de ódio é capaz de fazer as coisas mais horríveis possíveis.
Não é novidade, nos tempos de hoje, irmãos que matam irmãos. Mas quando não há morte propriamente, existem grandes e pequenas inimizades, brigas, diferenças entre irmão e irmão.
Irmãos que não se aceitam, que falam mal um do outro; irmãos que não falam mais e não se veem mais; irmãos que não se sentem nele. Que dor maior um filho pode dar a seus pais, do que aquele em que ele odeia seu próprio irmão?
São diferenças, brigas, situações mal resolvidas e, principalmente, orgulho. Porque o orgulho é o grande veneno da alma humana. É o orgulho que dá origem a todos os sentimentos negativos que se apoderam de nós. As pessoas não se reconciliam por causa do orgulho; as feridas não são curadas por causa do orgulho; entendimentos não ocorrem por causa do orgulho.
Quanto maior o orgulho em nosso coração, mais ferido ele é e, mais ainda, queremos ferir o coração do outro. Ou somos curados pela humildade de Nosso Jesus Cristo ou continuaremos a nos ferir, nos atacando, nos atacando; colocando-nos uns contra os outros.
Sejam irmãos da mesma casa ou que morem em uma comunidade paroquial ou viva; Seja na sociedade ou no trabalho, o que mais acontece é que as pessoas conversam umas com as outras. É irmão matando irmã e isso fere o coração de nosso Deus.
Que o Evangelho nos ensine o caminho da reconciliação, da humildade, do perdão e da misericórdia. E, assim, podemos superar todo o orgulho, arrogância, inveja e ressentimento que mantemos em nós mesmos, para construir, no entanto, a fraternidade que tanto sonhamos. 
Deus abençoe você!

– Reflexão - A misericórdia de Deus não é uma “graça a baixo preço”o
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, experimentamos a Quaresma como tempo privilegiado de peregrinação interior para aquele que é a fonte da misericórdia. É uma peregrinação na qual Ele mesmo nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, sustentando-nos no caminho para a alegria intensa da Páscoa. Mas, na verdade, que significa “misericórdia divina”?

Diante da Cruz—dolorosa e amorosamente aceite por Jesus— entendemos que a misericórdia divina não é uma espécie de “perdão incondicional” (uma tal “misericórdia” teria sido uma “graça a baixo preço”). Deus não pode ignorar o mal da história, como se fosse algo irrelevante e insignificante. A injustiça não se pode ignorar sem mais; deve-se acabar com ela, vencê-la. Só essa é a verdadeira misericórdia. Deus assume tudo isto na sua paixão e, assim, mostra a bondade divina “incondicional”, uma bondade que não pode estar em contradição com a verdade e a correspondente justiça.

—Devemos deixar-nos submergir na misericórdia do Senhor; então também o nosso “coração” encontrará o caminho certo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Numa de suas instruções aos discípulos, Jesus profere sua solene e revolucionária sentença: “Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso”. Mais que um conselho, trata-se de séria exigência para os que querem fazer parte da comunidade de Jesus.
Ser misericordioso é exercício para a vida inteira.
Talvez por isso é que Jesus tenha acrescentado a necessidade de não julgar, não condenar, perdoar e ser generoso.
Devemos ser compassivos, porque Deus é compassivo; devemos perdoar, porque Deus nos perdoa.
À medida que crescemos e nos fortalecemos na vivência dessas virtudes, o Pai celeste nos socorre, pois “a mesma medida que vocês usarem para com os outros será usada para com vocês”.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,36-38 - "Não julguem... perdoem"
Saudação
Preparo-me para a Leitura da Palavra orando,
com todos os internautas:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, louvo e amo.
Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo.
Espírito de verdade, consagro-te a minha
inteligência, imaginação e memória, ilumina-me.
Dá-me conhecer Jesus Cristo Mestre.
Revela-me o sentido profundo do seu Evangelho e tudo o que ensina a Santa Igreja.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto de hoje: Lc 6,36-38.
Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
 Refletindo
Jesus me recomenda  a ser misericordioso como o Pai é comigo.
E explica o que é ser misericordioso: é ser como o Pai, ou seja, não julgar, não condenar, perdoar, numa palavra: ser bom.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Olho para o mundo de hoje. Parece que este mundo morre por falta de misericórdia. Os crimes estão globalizados. Por outro lado, a misericórdia de Deus, que é infinita, também está por toda parte. Basta aceita-la. Mas, muitos a rejeitam, ou a desconsideram.
Meditando
São João Paulo II dizia: “Ajudem o homem moderno a experimentar o amor misericordioso de Deus! Lá onde dominam o ódio, a sede de vingança, lá onde a guerra semeia a dor e a morte de inocentes, a graça da misericórdia é necessária para apaziguar os espíritos e os corações e fazer jorrar a paz. Lá onde falta respeito à vida e à dignidade do homem, o amor misericordioso de Deus é necessário. A misericórdia é necessária para fazer com que cada injustiça do mundo encontre seu fim no esplendor da verdade”.
São Paulo nos lembra: "Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos pelos nossos pecados, deu-nos a vida por Cristo".
( Ef 2,4-5). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo, com toda Igreja, a
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer
a presença do vosso Reino entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”
Amém.

CF 2019
Tema: Fraternidade e Políticas Públicas
Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
A cada pessoa que eu encontrar, no meu trabalho, estudo, em casa, na rua, no metrô, no ônibus, na rua, vou ter um olhar de misericórdia e dizer-lhes ainda que em silêncio o que Paulo sugere: “Quando for ter com vocês levarei muitas bênçãos de Cristo” ( Rm 15,29).
BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.