domingo, 23 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. – (Lc 6,27-38)


  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 23 DE FEVEREIRO de 2025 (domingo) 54º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO NÃO SÓ CURA, MAS TAMBÉM RECONCILIA.”

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROTARIANO

DIA DA COMPREENÇÃO E PAZ MUNDIAL EM ROTARY

DIA DA SEDUÇÃO

DIA SURDO-MUDO

DIA NACIONAL DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BUTANTAN EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EM GOIÂNIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO DO SUL

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Atalaia do Norte (Amazonas) Belo Campo (Bahia) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)JOSÉ RICARDO RAMOS GREJO (amigo-Garça /SP) ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas /SP)MARIO FUNAKAWA (Garça /SP) ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)EMIKO MORI  (Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)  VERA BORGES DE SOUZA (Garça /SP) CÉLIA CAMPOS (Garça /SP)EDUARDO MORETI (Tupã /SP) SERGIO DE STEFANI FILHO (Garça /SP) VERA LUCIA J CESTARI (Marilia /SP) CELINA DE MOURA (Adamantina /SP) ANDREA HIDALGO (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DO DIVINO PRANTO

SÃO POLICARPO DE ESMIRNA

Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.   

SÃO JOÃO TERISTE

SÃO SERENO

SÃO VILIGISO

SANTA MILBURGA

SANTA Josefina Vannini

Rafaela Ybarra

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Amor e a Misericórdia: Chamado à Prática da FraternidadeLc 6,27-38 - Amor misericordioso

Amar e perdoar, até mesmo os inimigos, é o reflexo do amor de Deus em nós, que nos chama a ser misericordiosos como Ele.

 

Antífona 

Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O Senhor, bondoso e compassivo, convida os que o escutam à prática do seu amor. Somos incentivados pela lógica do amor a ir ao encontro de todos com um coração desarmado e pleno de misericórdia. A liturgia nos propõe a superação das polarizações e da intolerância para darmos lugar ao perdão e ao bem, fazendo de nossa vida reflexo do amor misericordioso do Pai.

 

– Oração 

 

“CONCEDEI, Ó DEUS TODO-PODEROSO, QUE, PROCURANDO CONHECER SEMPRE O QUE É RETO, REALIZEMOS VOSSA VONTADE EM NOSSAS PALAVRAS E AÇÕES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Concedei-nos, Deus todo poderoso, meditar sempre as realidades espirituais e praticar, em palavras e ações o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de fevereiro de 2025 domingo da 7ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

Escutemos a Palavra de Deus, que nos exorta a ter uma prática de vida que nos identifique como autênticos seguidores de Jesus.

 

 

1ª Leitura (1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23) O Senhor te entregou nas minhas mãos, mas eu não quis te matar. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 2Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif. 7Davi e Abisai dirigiram-se de noite até o acampamento e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. 8Abisai disse a Davi: “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”. 9Mas Davi respondeu: “Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?” 12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. 13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. 22E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(103)

– O Senhor é bondoso e compassivo..
R:  O Senhor é bondoso e compassivo.

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

R:  O Senhor é bondoso e compassivo.

– Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; / da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão. – R

R:  O Senhor é bondoso e compassivo.

- O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. / Não nos trata como exigem nossas faltas / nem nos pune em proporção às nossas culpas. – R. 

R:  O Senhor é bondoso e compassivo.

- Quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. / Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem. – R.

R:  O Senhor é bondoso e compassivo.

 

 

2ª Leitura (Cr 15,45-49) E como já́ refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 45o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

 

– 23 de fevereiro de 2025 domingo da 7ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.  (Lc 6,27-38)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem, agora, vos dou; / que também vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 “A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28 bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29 Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30 Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31 o que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 

32 Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34 E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 

5 Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/02/25         

7º DOMINGO TC – C

 

Lucas 6,27-28.31.O 36-38: “Jesus disse a seus discípulos: - A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam...  O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-os também vós a eles...Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado”..

 

Jesus, o senhor nos ensina qual é o caminho de quem é seu discípulo de verdade. Deve ter atitudes que fazem diferença dentro da sociedade, no sentido de agir na contramão do modo de agir comum das pessoas. Somente assim estaremos trilhando os seus passos e ajudando a construir o Reino de Deus dentro da sociedade. De fato, amar quem tem inimizade conosco e nos odeia, abençoar quem nos amaldiçoa e rezar por quem fala mal de nós e nos calunia, certamente nos fará causar estranheza aos outros. Mas o senhor nos dá uma regra de ouro: tomar a iniciativa de fazer ao outro o bem que esperamos que ele nos faça. Afinal, o senhor nos alerta que seremos medidos com a mesma medida que usarmos para julgar o nosso próximo. Não julgar, não condenar e sempre perdoar é o caminho da sabedoria de vida, que mantem o nosso coração em paz e nos garante o perdão para a vida eterno. Quanto mais generosos formos com o próximo, mais generoso Deus será conosco. Mas, se a nossa medida for mesquinha, correremos o risco de nos perder. E a medida que o senhor nos dá é a mesma medida do seu Pai para conosco, ao nos dizer: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”.

Senhor, precisamos que o Espírito Santo vá nos modelando para nos tornarmos à sua imagem e semelhança. Ainda vai nos custar muito, mas tenha paciência conosco, faça-nos perseverar na fé e na direção do seu Reino, para que um dia possamos dizer com sinceridade total: ‘Sou cristão pela graça de Deus’

 

Maria santíssima, a senhora já está na glória, porque correspondeu perfeitamente a esse sonho de seu Filho para toda a humanidade. Caminhe conosco sempre, seja a nossa esperança e a nossa intercessão. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho continua o “discurso da planície” aos discípulos. Jesus aprofunda as consequências das bem-aventuranças e convida a amar, fazer o bem, bendizer, doar e rezar por todos, amigos e inimigos, tendo Deus como modelo e superando, com isso, a lei do talião, da vingança e da violência. Combatendo a violência com a violência ou com a vingança, nunca chegaremos a construir a cultura da paz. É preciso fazer tudo sem esperar nada em troca, a exemplo de Deus, que é misericordioso e bom para com todos. A “chave de ouro” é tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem. O desejo do ser humano é poder viver, amar e sentir-se amado. Na nova sociedade que Jesus propõe, haverá novas relações pautadas pela “gratuidade”, e não pelo “comércio” ou pela “troca de favores”. Para construir uma nova sociedade, onde não haja rancor, ódio e intolerância, a última palavra deve ser o amor e o perdão. Tudo isso para sermos “misericordiosos como o Pai é misericordioso”. Sua misericórdia e seu amor são ilimitados.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,27-38 - Amor misericordioso - 7º Domingo do Tempo Comum

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No 7º Domingo do Tempo Comum, a proposta que Jesus nos faz no Evangelho de hoje é clara e desafiante: ele nos chama a sermos filhos do Altíssimo, vivendo com amor incondicional e misericórdia. É um chamado para viver no mundo aquilo que será plenamente vivido no Reino de Deus. Ao abrir o coração para esse amor, convidamos Deus a moldar nossa vida à semelhança de Jesus, nos tornando cada vez mais pessoas de perdão e de justiça.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A vida cristã começa pelo encontro com Deus. Quando nos colocamos diante d’Ele, livres e confiantes, Ele nos acolhe com infinito amor, entendendo nossas necessidades mais profundas. Esse encontro transforma o coração, como nos ensina o Evangelho de hoje, e nos impulsiona a viver conforme a lógica do Reino de Deus, que é totalmente diferente da lógica do mundo.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de Lucas 6,27-38 é um verdadeiro programa de vida. Jesus nos ensina a amar os inimigos, a perdoar sem medidas e a agir com misericórdia. Ele nos desafia a não retribuir o mal com o mal, mas a praticar o bem mesmo quando não há recompensa. A recompensa prometida é grandiosa: seremos chamados filhos do Altíssimo, assim como Ele é bom e misericordioso com os ingratos e malvados. Jesus nos lembra que a verdadeira misericórdia e perdão vão além de uma ação pontual; são atitudes que devem ser vividas continuamente em nosso cotidiano, como uma manifestação do amor de Deus em nós.

“A lógica do mundo chama de ‘idiota’ quem segue os difíceis conselhos do Senhor neste texto, mas a recompensa é assombrosamente grande: ser como o Pai.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o Evangelho diz para mim hoje? Jesus nos propõe uma prática de justiça, perdão e misericórdia que transforma nossas vidas. Como tenho vivido isso em meu trabalho, nos meus relacionamentos e na minha comunidade? O Evangelho desperta em mim o desejo de ser mais compassivo e menos reativo? Como posso ser mais generoso e amoroso, especialmente com aqueles que me magoam?

 

3.Oração (Vida)

Senhor, ajude-me a viver segundo a Tua vontade, praticando o perdão sem medidas e amando os inimigos, como o Senhor nos ensinou. Peço-Te pela graça de ser mais misericordioso, especialmente com aqueles que me ferem. Que eu possa ser um instrumento de paz e reconciliação em meu meio, sem esperar nada em troca. Rezo também pelos povos em conflito, pelas famílias que não conhecem o perdão e por todos que têm dificuldade em perdoar.

4.Contemplação (Vida e Missão)

O Evangelho de hoje me chama a refletir sobre a verdadeira prática do amor e do perdão. Como posso viver isso de forma mais plena em minha vida diária? Em cada situação de conflito ou dificuldade, que eu possa lembrar da misericórdia de Deus e agir como Ele age: com compaixão e perdão.

 

Bênção

 

Que a bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP