segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

COMECE O ANO NOVO FELIZ! 😃■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Espírito impuro, sai desse homem! – (Mc 5,1-20)


  


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 30 DE JANEIRO de 2023 (segunda-feira) 030º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

COMECE O ANO NOVO FELIZ! 😃

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO PERMITA QUE O COMPORTAMENTO DOS OUTROS TIRE A SUA PAZ!

(Jack Kemp)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA SAUDADE

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

DIA DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA E CULTURA DE PAZ

DIA NACIONAL DO JOGO JUSTO

DIA DA GINÁSTICA OLÍMPICA

DIA DO GASISTA

DIA DO CROISSANT

DIA DO PADRINHO

DIA DO PAJADOR GAÚCHO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) EM SÃO PAULO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Governador Valadares (Minas Gerais)Ilha das Flores (Sergipe) Seberi  - Vera Cruz (Rio Grande do Sul) Plácido de Castro (Acre)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA JOSÉ VALSECHI CONESSA (cunhada- Garça /SP) Valdete Neres Pereira (prima-São Paulo /SP) LUIZ CARLOS PRADO (DL5-PDG-Lions Clube de SUZANO /SP)MARIA DE LOURDES DA SILVA ROMERO (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SONIA MARIA ROSSIGNOLI TOLEDO RIBEIRO (Cuiabá /MT) NATÁLIA Cristina Alves (Garça /SP) SIDNÉIA APARECIDA SANT ANNA (Supermercado Galvão-Garça /SP)LOURDES DE FÁTIMA OLIVEIRA MONTEIRO (Monteiro Representações-Garça /SP)ISMAEL CARLOS GUEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Rio de Janeiro Guaratiba /RJ)JOÃO BOSCO DOS SANTOS (Garça /SP)LETTERIO SANTORO (Garça /SP)MARIA INÊS TOZATO (Garça /SP) MARIA AMÉLIA S. DE MARCHI DOS SANTOS (Garça /SP) CARLA FERNANDA PERON OLIVEIRA (Garça /SP) LILIANE   FREITAS  LAMBLEM (Cassilândia /MS) ROGERIO CANACIRO (Contmatic Phoenix-Marilia  /SP) KATHIA ALMEIDA (Bauru /SP) ■FREI Marcio Henrique Ponzilacqua Pereira (OFM- Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Ribeirão Preto/Guarantã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA APARECIDA (CIDINHA) R. DIONISIO e HÉLIO ROBERTO (BETO) PANSILACHA DIONISIOó1993ó30 ANOS (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Côn. JOSÉ CARLOS DIAS TÓFFOLIó1983ó40 ANOS (Pároco da Paroquia Santa Antonieta de Marília/SP)Pe. WILSON LUÍS RAMOS ó1998ó25 ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Dracena/SP)Pe. ADEFLOR XAVIER PEREIRA JUNIORó2016ó7ANOS (Adm. Paroquial Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA MARTINHA

SANTA JACINTA DE MARESCOTTI

SANTO ADELELMO

SANTO ARMENTÁRIO

São BARSIMEU

São DAVI GALVÁN

São Matias de Jerusalém

São MUCIANO MARIA

São PAULO HO HYOB

SãO TEÓFILO JOVEM

São TOMÉ KHUONG

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A misericórdia de Deus é a fortaleza que carregamos conosco, desde nosso batismo:  - Contalhes quanto o Senhor foi misericordioso – Mc 5,1-20

 

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O autor da carta aos Hebreus nos mostra o caráter heroico dos antepassados do povo de Deus. Impelidos pela fé e pela esperança, eles foram bravos lutadores. São exemplos e estímulo em nossa batalha diária contra o mal presente no mundo.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME ANUNCIADOR DA COMPAIXÃO QUE TENS POR MIM, A QUAL SE MANIFESTA NA LIBERTAÇÃO DE MEU EGOÍSMO E NA ABERTURA DO MEU CORAÇÃO PARA O SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de janeiro de 2023 segunda-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Pelo poder de Jesus, “um homem possuído por um espírito impuro’ recobra sua dignidade pessoal e social. Mas os vizinhos pagãos não aceitam o Filho de Deus. Acolhamos a Palavra que conduz à plena realização os que confiam no Senhor. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 11,32-40) – Estes, pela fé, conquistaram reinos. Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 32que mais devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões, 34extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros. 35Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados ou recusaram o resgate, para chegar a uma ressurreição melhor. 36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões. 37Foram apedrejados, foram serrados ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pelos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram privações. 38Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra. 39E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa. 40Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 31(30)

 

Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

 

 

 

– 30 de janeiro de 2023 segunda-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

 

 – Evangelho do dia 

 

Espírito impuro, sai desse homem!  (Mc 5,1-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

30/01/23 4ª Segunda-feira TC – A

 

Marcos 5,1-2.8.12-13.19: “Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro... Com efeito, Jesus lhe dizia: - Espírito impuro, sai desse homem!... O espírito impuro suplicou, então: - Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos... Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”.

 

Jesus, o senhor veio do Pai até nós com a finalidade de nos libertar tanto dos males do corpo como dos males psíquicos e espirituais.

É o que nos conta a narrativa desse homem possuído por um espírito impuro, e que sai ao encontro do senhor.

Ele era um descartado pela comunidade, como se já estivesse morto, por isso, vive em um cemitério.

Mas, ele reconhece no senhor o Filho de Deus, ainda que, no primeiro momento, não queira ser libertado dos seus problemas.

O senhor estava passando por uma região de pagãos, que os judeus desprezavam e chamavam de porcos.

O homem possuído pediu então que seus males fossem transferidos para os porcos.

O senhor permitiu, e, assim, aquele homem se viu livre dos seus demônios e passou a contar a todos as maravilhas que o senhor realizara em seu favor.

Afinal, o senhor viera para libertar a todos, sem fazer distinção entre judeus e pagãos.

Só não podia libertar quem o rejeitasse, fosse pagão ou judeu.

 

Senhor, hoje nós temos dificuldade para entender algumas dessas narrativas, que a cultura do seu povo identificava muito bem.

Mas, na verdade, nós também sofremos muitos condicionamentos que limitam nossas ideias, nossas emoções e nossas ações, e muitas vezes, nos levam ao pecado.

Seja o nosso libertador, para que o seu Evangelho nos purifique e nos liberte interiormente.

Que possamos também ser discípulos-missionários de libertação para tantos irmãos e irmãs, que parecem viver nos ‘cemitérios’ das nossas cidades, amarrados a atitudes negativas e perigosas, sem liberdade interior e sem gosto de conviver.

 

Maria santíssima, Mãe querida e senhora nossa, ensine-nos o jeito de termos uma fé libertadora e confiante, para que jamais fiquemos atrelados ao medo e ao pecado. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O possesso indomável (ninguém conseguia dominá-lo) e meio morto (cemitério, túmulos) é figura da escravidão (correntes e algemas). Com essa personagem, Marcos descreve a situação dos escravos que, por falta de alternativa, acabavam por destruir a si mesmos (machucando-se com pedras), sem com isso abalar a estrutura do poder econômico, assentado sobre a escravidão. O porco, no judaísmo, era figura do poder estrangeiro opressor e, na época de Jesus, representava o domínio de Roma. Quando os oprimidos se libertam do poder opressor, este se destrói (os porcos se afogam nas águas, como o exército do faraó). Diante do ocorrido, a classe dominante se apavora e pede que Jesus se retire, na tentativa de impedir a expansão da mensagem libertadora, que põe a pessoa humana acima do dinheiro e do poder.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 5,1-20 - Testemunhar o bem!

 

Oração Inicial

 

Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender tudo o que Ele me ensina.

Deixemos que sua Luz esquadrinhe nosso ser e nos purifique de toda a maldade.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje e observe a cena narrada. Onde Jesus estava? Quem o procurou? Qual é a atitude de Jesus? Quais os questionamentos do povo?

 

“É admirável a firmeza de Jesus diante do mal. Os espíritos impuros reconhecem-lhe a divindade e, por isso, pedem que ele se afaste. No entanto, Jesus não dá trégua, expulsa o mal, enquanto devolve a paz aos seus seguidores. O bem e o mal sempre acompanharam a humanidade. A adesão a Jesus é um jeito criativo de expulsar o mal. Há uma preocupação exagerada e uma insistente divulgação do mal, enquanto a saída está na vivência e no testemunho do Evangelho. Existem diversas fontes que se autodenominam capazes de neutralizar o mal. Como são felizes os que se fortalecem na fé e colocam toda confiança no Senhor! A misericórdia de Deus é a fortaleza que carregamos conosco, desde nosso batismo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje?

O homem curado quer acompanhar Jesus, no entanto o Mestre lhe pede que anuncie a sua misericórdia em seu ambiente familiar.

Ele ouviu e praticou a Palavra do senhor.

Pode acontecer de querermos coisas que não são da vontade de Deus. Como você faz este discernimento?

 

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Q Meditar a frase: “ Vai para tua casa, aos teus, e contalhes quanto o senhor fez por ti e como foi misericordioso contigo. O que a palavra o/a convida a viver neste dia?

 

BÊNÇÃO

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.