domingo, 24 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Oito dias depois, Jesus entrou. – (Jo 20,19-31)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 24 DE abril de 2022 (domingo) 114º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ARTE DE ENVELHECER CONSISTE EM CONSERVAR ALGUMA ESPERANÇA.”

(André Mourais 1885-1967-novelista e ensaísta Francês)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Domingo da Divina Misericórdia

DIA MUNDIAL DA MENINGITE

DIA MUNDIAL Contra uso de animais de Laboratórios

DIA da Medicina Veterinária

DIA InternaCIONAL DO Milho

DIA InternaCIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

DIA DO Penitenciário

DIA DO Operador de Triagem e Transbordo

DIA DO BOI

DIA do Samurai

DIA do Churrasco

DIA do Chimarrão

DIA da Família na Escola

DIA da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

DIA do Multilateralismo e da Diplomacia Pela Paz

DIA da Escola Bíblica Dominical

DIA da Fundação da Universidade Federal de Itajubá-MG (UNIFEI)

DIA da Fundação do Metrô de São Paulo-SP

Dia do INÍCIO DA SEMANA DA AÇÃO PELA EDUCAÇÃO

Dia do INÍCIO DA SEMANA DO Imunização

Dia do INÍCIO DA SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Oscar Bressane (São Paulo) Alhandra (Paraíba) Belo Monte Maragogi - Santana do Ipanema (Alagoas) Sapucaia (Pará) Tarauacá (Acre) Palhoça - Rio Negrinho (Santa Catarina) Cristinápolis (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ ANTONIO VALSECHI CONESSA (47º ano sobrinho Garça /SP) JULIA COUTINHO Carlos (sobrinha da Paula e Bigarelli Jr-Agudos /SP) LETICIA FERNANDES PAVARINI INUCENCIO (Garça/SP) CASSIA GOUVÊA SERRA (PPA/Motoppar-Garça /SP) MARISA FERNANDES PEDRO GUERREIRO (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) DARCY AP BELATTO (Lions Clube de Andradina Sul/SP) MARCOS DE DIO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) DANILO MACHADO (Lions Clube de Junqueirópolis "Cidade Verde"/SP)LUIZ HENRIQUE D'SIQUEIRA  (Lions Clube de Chapada dos Guimarães /MT) JUDAS TADEU NÓBREGA (LB1-Lions Clube de Senador Canedo /GO) LUANA SOUTO PIVA (Paranaíba /MS) SANDRA CHAVES  (Educadora-Garça/SP) KARINA EVELIN G. SARTORI (Garça/SP) VALDOCIR FRANCISCO ALVES (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CIBELE HELIANA L. MARTINS e ALESSANDRO MARTINSó2004ó18 ANOS ó(Lions Clube de Garça /SP)JOANA D`ARC DE CARVALHO FERREIRA e JESUS CARLOS FERREIRA (Presidente Prudente/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA Maria Cléofas

SANTA Maria Eufrásia Pelletier

SANTA Maria Isabel Hesselblad

SANTA Salomé

SANTA IRENE

SÃO RICARDO

SÃO Bento Menni

SÃO Fiel de Sigmaringa

SÃO Gregório de Elvira

SÃO Melito de Cantuária

SÃO LUÍS SCROSOPPI

Santo Alexandre Mártir

Santo Antimo e Companheiros

Santo Egberto

SÃO Deusdado

SÃO Vilfredo

SÃO Guilherme Firmato

SÃO Pedro de San José Betancur

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Este segundo Domingo da Páscoa é o domingo da Divina Misericórdia. Jesus Ressuscitado manifesta-se à comunidade dos discípulos, comunicando-lhes seu Espírito: Para que, crendo, tenhais a vida em seu nome – Jo 20,19-31

 

 

Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! (1Pd 2,2)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Neste domingo da misericórdia divina, celebremos o Senhor, reconhecendo os sinais e maravilhas que realiza na vida dos seus fiéis. Sua Páscoa se manifesta nas pessoas e comunidades que dão testemunho de misericórdia, reconciliação e paz. Jesus, “o Primeiro e o Último”, passou da morte para a vida a fim de nunca mais se afastar de nós.

 

– Oração 

 

PAI, ABRE TODAS AS PORTAS QUE ME MANTÉM FECHADO NO MEDO E NA INSEGURANÇA, PARA QUE EU VÁ AO ENCONTRO DO MUNDO A SER EVANGELIZADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 24 de abril de 2022 - 2º Domingo da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Os sinais que os apóstolos realizam suscitam no povo a fé em Jesus. Com sua Palavra de paz, o Senhor afasta de nós o medo e nos garante sua constante presença em nosso meio.

 

 

1ª Leitura (At 5,12-16) – Multidões cada vez maiores de homens e de mulheres aderiam ao Senhor pela fé.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no pórtico de Salomão. 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles. 16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(117)

 

Dai graças ao Senhor porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!”

 

 

2ª Leitura (Jo 1,9-11a.12-13.17-19) – Estive morto, mas agora estou vivo para sempre.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no Reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus. 10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11a qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”. 12Então, voltei-me para ver quem estava falando; e, ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o primeiro e o último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve, pois, o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 24 de abril de 2022 - 2º Domingo da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Oito dias depois, Jesus entrou.  (Jo 20,19-31)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20,29) 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

2º Domingo Páscoa – C: Domingo da Divina Misericórdia!

 

“Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: - A paz esteja convosco... Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: - Vimos o Senhor! Mas Tomé disse-lhes: - Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei... [Jesus] disse a Tomé: - Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel. Tomé respondeu: - Meu Senhor e meu Deus!”

(João 20,19.24-25.27-28).

 

Jesus, neste domingo celebramos a sua imensa misericórdia, razão da sua Encarnação, Vida, Morte e Ressurreição.

Suas aparições aos discípulos eram para lhes comunicar paz e alegria, sem nenhuma palavra de crítica à sua infidelidade.

O senhor soprou sobre eles, para que tivessem força de levar a todos o Espírito do perdão.

O seu encontro com Tomé, que se negava a acreditar no testemunho pascal dos seus companheiros, foi um gesto carinhoso de misericórdia.

Esperou que ele voltasse para a comunidade dos discípulos, para lhe aparecer e fazer com que tocasse em suas chagas, e se tornasse também testemunha vibrante da sua Ressurreição.

 

Senhor, Tomé fez com que acreditemos que, mesmo ressuscitado, suas chagas continuavam visíveis, que o identificavam com o Senhor ressuscitado e provavam sua solidariedade com todos os feridos da humanidade.

Senhor, que a experiência de Tomé nos ensine que, ao tocar nas feridas do nosso próximo, para aliviar suas dores, nós estamos fazendo uma experiência real de encontro com o senhor. E que é dentro da comunidade reunida que o senhor se manifesta como Ressuscitado, principalmente quando participamos com fé e piedade da santa Eucaristia.

Que sua divina misericórdia se derrame sobre nós, fortalecendo nossa fé pascal, e dando-nos a força do Espírito santo para perdoar, assim como o senhor sempre nos tem perdoado.

 

Maria santíssima, Mãe de misericórdia, ensine-nos a aliviar as feridas do nosso próximo, para que sejamos curados de nossas próprias feridas. Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Concílio Vaticano II propõe abrir portas e janelas da Igreja para arejá-la. Dois mil anos antes, Jesus já alertava os discípulos a saírem, lançando-se na missão, e não ficar trancados com medo entre quatro paredes. No começo do terceiro milênio da era cristã, não podemos mais dormir com a mentalidade de séculos passados. Está na hora de arejar nossas mentes e corações, atentos aos sinais dos tempos, e perceber os novos desafios que a atual “mudança de época” nos impõe. O Documento de Aparecida nos alerta a ser discípulos e missionários. Discípulos sempre atentos à mensagem do Mestre e missionários enviados a levar a paz – sempre mais desafiadora e com a impressão de que ela é vencida pela violência – e a reconciliação, no meio de uma sociedade cada vez mais arrogante e intolerante. Já fomos iluminados e fortalecidos pelo Espírito prometido por Jesus e, portanto, é o momento de assumir a missão que ele nos deixou. A bela profissão de fé de Pedro – meu Senhor e meu Deus – seja motivo de entusiasmo para a Igreja e cada um de nós. O Documento de Aparecida nos diz que “não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado e anunciado a todos” (DA 14).

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 20,19-31 - Meu Senhor e meu Deus! - Divina Misericórdia

 

Oração Inicial


Liturgia do 2º Domingo da Páscoa. A comunidade reunida é lugar privilegiado e importante do encontro com Jesus. É na força da unidade e da comunhão que somos capazes de testemunhar o Cristo vivo.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a dizer ‘sim’ ao projeto de Deus, com coragem e abandono de tudo aquilo que me impede de segui-lo. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia atentamente o texto. Observe o tempo e o lugar dos acontecimentos; os sentimentos dos discípulos e as palavras de Jesus.

 

“Este segundo Domingo da Páscoa é o domingo da Divina Misericórdia. Jesus Ressuscitado manifesta-se à comunidade dos discípulos, comunicando-lhes seu Espírito. É o Espírito Santo quem dá eficácia à missão reconciliadora da Igreja, que a exerce em nome do seu Senhor. Tomé, um dos doze, esteve ausente a esse encontro e não aceitou o testemunho da comunidade sobre a presença do Ressuscitado. No domingo seguinte, Jesus voltou a estar com eles e censurou sua incredulidade. A fé nos abre o coração para o encontro com Jesus Ressuscitado, a partir do testemunho da comunidade. O domingo, o Dia do Senhor, é o dia da celebração da Páscoa do Senhor e de nossa Páscoa com ele. Precisamos estar sempre presentes”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Medite a palavra que mais tocou seu coração e proponha-se a viver um caminho de fé em comunidade. Você crê em Jesus e no seu Evangelho ou você é como Tomé, precisa ver para crer?

“Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

 

 

3.Oração (Vida)

Oração a Cristo Ressuscitado

“Ó Cristo Ressuscitado, da morte o vencedor, por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu a Terra uniste, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitiste.

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se, para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus.

De ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre. Volta a nós, ó nossa Páscoa, teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir de amor e imortalidade.

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna, aproveitamos este momento para celebrar a tua Glória, a tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em tua palavra de esperança e amor. A ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o teu poder e o teu amor reine entre nós agora e para todo o sempre. Que a tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome.” Amém!

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me, aumenta a minha fé!

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém