terça-feira, 14 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Se cada um não perdoar a seu irmão, o Pai não vos perdoará. – (Mt 18,21-35)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 14 de março de 2023 (terça-feira) 072º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA POESIA

DIA NACIONAL DOS ANIMAIS  

DIA DO AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

DIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA OU ENURESE

DIA DA MATEMÁTICA

DIA DO MARXISMO

DIA DO VENDEDOR DE LIVROS

DIA DOS CARECAS

DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS

DIA DO IDIOMA ESTONIANO

DIA BRANCO

DIA DO PI

DIA DO BROADCASTING JOCKEYS BJ

DIA DA BORBOLETA

DIA DO BIFE

DIA DO AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA AS REPRESAS E EM DEFESA DOS RIOS, DA ÁGUA E DA VIDA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Batatais (São Paulo) Dionísio Cerqueira - Rodeio (Santa Catarina) Arneiroz - Nova Olinda (Ceará)Grandes Rios (Paraná) Governador Mangabeira (Bahia) Santa Inês (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: RENATO CONESSA ARAUJO  (primo Brasília /DF)ELIANE QUINTAO  (prima Brasília /DF) JONATHAN BARBOSA MAURICIO (PM-Garça /SP) LUCIANA CRISTINA FRASSON GONZALES (RCG - Lions Clube de Garça /SP)PAULO RICARDO RIBEIRO JACOB DE SOUZA (ex Leo Clube de Garça-Osasco /SP)ISA RODRIGUES MENDONÇA (Bauru /SP)ELAINE CRUZ DE SOUZA (EQ 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELIZABETE MARIA DA SILVA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)ELAINE CRISTINA CITTA (Garça /SP)GEORGE ANTONIO NOGUEIRA (GV - Fortaleza / CE)MAURO MARCELO DA CUNHA (Garça /SP)THAIS TRAMONTINA TOFFOLI (Garça /SP)JOSÉ “LUIZ SANTOS SILVA (Garça /SP)JURACY LEÃO (Garça /SP)ISABELA MOYSÉS  (Garça /SP) OMAIRA FALCAO  (Garça /SP) Maria Amélia Zancopé Pietro (Garça /SP)TERESA CRISTINA DOS ANJOS  (Rio de Janeiro /RJ)MATHEUS CIRILO BARROS (Garça /SP)VITOR MATHEUS LIMA (Leo Clube de Tupi Paulista-Nova Guataporanga /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SONIA MARIA ROSSIGNOLI TOLEDO RIBEIRO e PAULO TOLEDO RIBEIRO JUNIORó1974ó49 ANOS (Cuiabá /MT)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZó1969ó54 ANOS ó (Distrito LC 8)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA MATILDE

SANTA Plácido Riccardi

SANTA PAULINA DE FULDA

SANTO ALEXANDRE DE PIDNA

SANTO Antônio de Categeró

S ÃO LÁZARO DE MILÃO

S ÃO LEOBINO

Beato Plácido Riccardi

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus, para confirmar que é necessário perdoar sempre, conta uma parábola ressaltando que, quem deseja ser perdoado, necessariamente deverá perdoar. - Paga o que me deves! – Mt 18,21-35

 

 

Eu vos chamo, meu Deus, porque me atendeis; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Repletos de confiança no Senhor, que acolhe e “reconduz ao bom caminho os pecadores”, seja nossa esta profunda súplica em favor do seu povo: “Trata-nos segundo tua clemência e segundo tua imensa misericórdia”. Rezemos pelas necessidades de nossa nação.

 

– Oração 

 

“PAI, É MEU DESEJO IMITAR TEU MODO DE AGIR, NO TOCANTE AO PERDÃO. FAZE-ME SER PRÓDIGO E MISERICORDIOSO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO QUE PRECISA DO MEU PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de março de 2023 terça-feira da 3ª Semana da Quaresma

É de suma importância perdoar a quem nos ofendeu, a ponto de Jesus afirmar que, se cada um não perdoar de coração a seu irmão, não conhecerá o perdão do Pai celeste. Acolhamos a Palavra de Deus com um espírito contrito e humilde.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Dn 3,25.34-43) – De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos; por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar. 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos, em tua presença, as primícias e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros, 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 25(24)

 

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

 

 

 

– 14 de março de 2023 terça-feira da 3ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

Se cada um não perdoar a seu irmão, o Pai não vos perdoará.  (Mt 18,21-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!

 Voltai ao Senhor, vosso Deus; / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

14/03    3ª Terça-feira Quaresma – A

 

Mateus 18,21-23.35: “Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: - Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados... É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

 

Senhor, a parábola do empregado a quem o patrão perdoou uma grande dívida, mas que não foi capaz de perdoar uma pequena dívida de seu colega, nos alerta sobre a relação que existe entre o perdão que se recebe e o perdão que se dá.

O senhor nos dá um exemplo claro como o Pai do céu, que não se cansa de perdoar as nossas dívidas, espera que também nós estejamos dispostos a perdoar aqueles que têm dívidas conosco.

A nossa mesquinhez em desculpar as dívidas do próximo, desde as ofensas que nos fizeram até as carências de amor que sofremos, nos identifica com esse empregado, que acabou castigado e preso.

Afinal, nossas ofensas a Deus e nossa falta de amor para com Ele, que levaram o senhor até a morte na cruz, eram uma dívida infinitamente maior, e que Ele nos perdoou através da sua Encarnação, morte e Ressurreição.

O senhor tem sido generoso e misericordioso sempre, seja diante de nossas fragilidades pessoais, como diante dos grandes pecados da humanidade.

Morreu nos perdoando, para nos ensinar que só o perdão leva à ressurreição e gera vida eterna.

Senhor, eu lhe agradeço por todas as vezes que me tem perdoado, e pela sua paciência infinita diante da maldade dos homens.

Conceda-me o Espírito do perdão, que cure as feridas das ofensas, desfaça os meus rancores e me faça um instrumento de paz e de reconciliação.

Que eu saiba perdoar de coração as dívidas de amor do meu próximo, assim como o senhor me tem perdoado as dívidas de amor para com o senhor.

 

Maria, Mãe santíssima, seu amor por nós faz com que tenhamos a confiança de que sempre seremos perdoados. Não permita que abusemos da misericórdia de seu Filho, principalmente negando o perdão a quem nos ofende. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Muito oportuna a pergunta de Pedro a Jesus sobre o perdão. A resposta vem imediatamente, sem deixar margem a dúvidas: é necessário perdoar todas as vezes que alguém nos ofende. Para ilustrar o ensinamento novo, Jesus conta a parábola dos dois devedores. E salienta a desproporção entre o perdão generoso que nos vem de Deus e o nosso perdão, muitas vezes mesquinho ou dado de má vontade. A parábola mostra também que Deus nos perdoa quando nós perdoamos. Ao perdoar alguém, abrimos o canal para que o perdão de Deus chegue até nós. Detalhe: não se trata de um perdão qualquer, da boca para fora. É necessário perdoar “de coração”. Todos somos pecadores e precisamos do perdão de Deus. Estamos dispostos a oferecer o perdão a quem nos ofendeu?

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 18,21-35 - Quem perdoa vai além da justiça

 

Oração Inicial

 

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: Senhor, eu sou… (diga seu nome). Repito com mais consciência: Senhor, sou eu mesmo/a que estou aqui na tua presença. Ensina-me a perdoar, Senhor. A não julgar moralmente meu próximo.

Cura-me. Faça-me ver além do visível. Ver tua presença nos acontecimentos e nas pessoas que encontro hoje.

 

Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho e procure os personagens: Jesus, Pedro, empregados, patrão, companheiros, o Pai que está nos céus… Preste atenção as palavras que expressam sentimentos… Qual a mensagem central deste relato?

 

“Pedro, movido pelo desejo de quantificar o perdão, pergunta quantas vezes se deve perdoar, e acrescenta: “Até sete vezes?”. Jesus, para confirmar que é necessário perdoar sempre, conta uma parábola ressaltando que, quem deseja ser perdoado, necessariamente deverá perdoar. A confiança na misericórdia de Deus nos habilita para a recepção do perdão, que ele oferece a todos indistintamente. O desejo de ser perdoado está sempre presente; o mesmo não pode ser dito quando se trata de perdoar o outro. A dificuldade em perdoar está na interdependência do cultivo da fé. Quem vive com profundidade a fé, tem maior habilidade na hora de perdoar. Crescer na fé é o caminho que conduz à eficácia do perdão.”

 

2. Meditação (Caminho)

Como você lê este texto? O que ele diz para você?

Qual sua atitude perante os que erram?

Você é capaz de perdoar quem lhe deve algo? Capaz de compreender os desempregados, os necessitados?

Coloque-se no lugar de um patrão e reveja sua conduta à luz desta parábola.

 

3.Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia, de perdão. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Senhor Jesus, médico divino, tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença. Aumenta a minha fé no infinito Amor que tens por nós. Aumenta minha fé que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu creio e abro meu ser para que tua Palavra opere em mim a transformação necessária. Agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu espírito neste momento. Amém, Assim Seja!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e misericórdia faço meu propósito: colocar-me no lugar do outro e intensificar o perdão.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.