quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Refletindo a Palavra - “Deus amou o mundo” - Padre Luiz Carlos

                                                   

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

 “Deus amou o mundo”

 

A lei é perfeita

           No caminho da Páscoa, fazemos memória das alianças com as quais Deus se comprometeu com o homem que criara. Mas o homem rompeu seu compromisso pelo pecado. Deus não desiste de oferecer a participação de sua vida, chegando ao ponto de entregar o próprio Filho para uma nova e eterna aliança. No Sinai Se comprometeu: “Eu vos tomarei por meu povo e Eu serei vosso Deus” (Ex 6,7). Para viver esse relacionamento Deus promulga a lei que é a base de toda a convivência humana. Os dez mandamentos são o conteúdo da aliança da parte do povo. A pertença a Deus corresponde a uma vida voltada para Ele como o único Senhor e para a convivência humana como extensão do amor a Deus.  Nela estão os princípios de uma vida humana realizada e um relacionamento com Deus feito na maturidade da fé. Os dez mandamentos não são cercas ao ser humano, mas setas indicativas do melhor caminho. Envolve o homem todo em todas as suas atividades. Mais que imposição, é um dom. A lei é uma fonte de bênçãos. Os mandamentos referentes ao relacionamento humano são decorrência dos mandamentos referentes a Deus. Jesus diz não veio destruir a lei, mas cumprir, até mesmo o último pingo do i (Mt 5,17-18). A aliança do Sinai foi a constituição do povo. Deus prometeu uma descendência. Essa se realiza no povo eleito que tem por missão guardar a aliança. Jesus sintetiza essa lei no amor (Mt 22,39-40). Ele próprio é a maior manifestação da aliança com Deus e, em nosso lugar, a resposta perfeita do compromisso do povo.

Templo do Corpo

           Quando Jesus entrou no templo, expressão máxima da presença de Deus e resposta do povo através do culto, encontrou-o cheio de desordem. Como fiel cumpridor da promessa, limpou o templo. Foi tão repentino que não deixou tempo para pensar. Esparramou tudo. Os discípulos entenderam depois: “O zelo por tua casa me devorará” (Sl 69,10 – Jo 2,17). A nova aliança não será realizada através de sacrifícios de animais como lemos em Gênesis na aliança com Noé 8, 20-22, com Abraão  15,1-18 e o povo Êxodo 24,4-8, mas no sangue no próprio sangue de Cristo (1Cr 11,25. Ele é a vítima imolada. Por isso diz: “Destruí esse templo e Eu o reedificarei em três dias... Ele falava do templo de seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra Dele” (Jo 2,21-22). Ser aliança para os povos, era para Jesus seu sacrifício de entrega por todos e em nosso lugar. Ressuscitamos com Ele para que se realize em nós a aliança de acolhimento do desígnio de Deus de unir todos a Si. Vivendo o mandamento de Jesus, realizamos com Ele a redenção do mundo.

Cristo Crucificado

           O centro de todo o mistério da vida de Deus em nós é Cristo Jesus. Paulo é claro nesse ensinamento: “Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; nós porém pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para aos pagãos... para os que são chamados, é poder e sabedoria de Deus...” (1Cor 1,22-24). Cristo não pode ser enquadrado em nossa mentalidade e nossa ideologia. Não podemos nos servir de Cristo, mas servir a Cristo. Para que seja verdadeiro e completo o anúncio, tem que ser fundado em Cristo. Por aí podemos ver o sucesso de Paulo. Pregou Cristo. Somente participamos de sua vida quando participamos de sua missão de aliança para os povos.

Leituras: Êxodo 20,1-17; Salmo 18; 1 Coríntios 1,22-25; João 2,13-25.

 

 

 

Ficha nº 2046 - Homilia do 3º da Quaresma (2703.21)

 

1. Os dez mandamentos não são cercas ao ser humano, mas setas que indicam o caminho.

2. Ser aliança era para Jesus seu sacrifício de entrega por todos e em nosso lugar.

3. Para que seja verdadeiro e completo o anúncio, tem que ser fundado em Cristo.         

 

                                                      Faxina total.

 

           Quando se resolve fazer uma faxina total é um carnaval sem música. Tudo se revira. É uma batalha. E, apesar da confusão, deixa uma sensação de alegria. E de canseira.    

           Foi o que Jesus fez no templo. Essa faxina, que não deu tempo de defesa, é um sinal do modo como se deve evangelizar: não dar tempo de meias medidas, de conversas inúteis, mas de uma mudança repentina e total. Não dá para meia fé...meio cristianismo.

 

           Os convertidos são radicais. Paulo vai para o chão direto. Ali dá seu golpe: “Quem és tu, Senhor? Eu sou Jesus a quem tu persegues”, responde Jesus. Eu sei o Jesus que escolhi. Consertar a Igreja é dar uma faxina total, limpar de Pedro ao último fiel. Espanar o templo vivo que é Jesus, aquele que fazemos a nossa imagem.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. – (Lc 9,22-25)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 18 DE FEVEREIRO de 2021 (quinta-feira) 049º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SE QUER VIVER UMA VIDA FELIZ, AMARRE-SE A UMA META, NÃO ÀS PESSOAS NEM ÀS COISAS.

(Albert Einstein)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ÁLCOOL

DIA DA MULHER DAS AMÉRICAS

DIA DA INDÚSTRIA

DIA DO PERDÃO

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE ASPERGER

DIA DA CORRIDA PELA PAZ MUNDIAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bady Bassitt - Cajamar - Cândido Rodrigues - Cássia dos Coqueiros- Colômbia - Embu - IACRI - Itapevi - Luiziânia - Pardinho - Peruíbe - Sagres - Salmourão - Sarutaiá - Taguaí (São Paulo) Humaitá - Muçum - Viadutos (Rio Grande do Sul) Piratuba (Santa Catarina) Chapadão do Céu (Goiás) Ipixuna (Amazonas) Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) Salto do Lontra (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA (Eq 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS (Equipes de Nossa Senhora - Marilia /SP)GIULIANE BERTOLUCCI AGRISSIO (Garça /SP) SANDRA MANAMI KIMURA (Garça/SP)JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA (ECT Agência de Garça /SP)JULIANA DE CARVALHO LORENZETTI TEDDE (Garça/SP)NORBERTO LUIZ AFONSO (Garça/SP)SILVANA MARA MANTOVANELI MOREIRA (Garça/SP)MARIA LEDA BRESSAN MASSARO (Garça/SP)FRANCIELLE PELLATE (Garça/SP)Sueli Oliveira Araujo (Garça /SP) Armando Bachega JUNIOR (Garça /SP) OSNI LUCHIARI BARALDI (Garça /SP) CÍNTIA SANTOS (Garça /SP)FABIO RIBEIRO DOS SANTOS (Bastos/SP) MARIA ANTONIETA REBELO DOS REIS (Marilia /SP) GIOVANA DE LION ALVES (Bauru /SP) ÁUREA BIGÁLIA (Mirandopólis /SP) MARIA INÊS ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE:ALINE DOS SANTOS PEREIRA CALDEIRA e JOHNATAS C      ARLOS BELLINI CALDEIRA ó2017ó04 ANOS (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)   SILMARA CRISTINA G. PEREIRA e ANTONIO VICTOR PEREIRAó2012ó09ANOS (Garça /SP)  

 

 Santo do Dia 

SÃO Flaviano

SÃO teotônio

João de Fiesole  

Fra Angélico Bem-aventurado

Gertrude Comensoli

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 9,22-25

“Tome sua cruz e siga-me.”. Para seguir e continuar até o fim é preciso boa disposição e não ter muito peso para carregar.

 

- Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu; salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar (Sl 54,17-20.23).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O cristão é convidado a seguir o caminho de Cristo até as últimas consequências. Vivamos a Quaresma com firme decisão de ouvir e praticar a palavra do Senhor.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A FIRME DISPOSIÇÃO DE RENUNCIAR A TODOS OS MEUS PROJETOS PESSOAIS, PARA ABRAÇAR UNICAMENTE O PROJETO DE JESUS, MESMO DEVENDO PASSAR POR SOFRIMENTOS.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 18 de fevereiro de 2021 Quinta-feira de Cinzas da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Quaresma é tempo favorável para renovarmos o compromisso de guardaar os mandamentos de Deus e viver segundo o projeto de Jesus. 

 

1ª Leitura (Dt 30,15-20) – Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)  Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

 Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.

 

17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

 

19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 1

É feliz quem a Deus se confia!

 

– 18 de fevereiro de 2021 Quinta-feira de Cinzas da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.   (Lc 9,22-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

 

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Renunciemos a nós mesmos e tomemos a nossa cruz”

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” 

 (Lucas 9,23)

Jesus está nos chamando para segui-Lo. Ele chama, mas precisamos querer segui-Lo. Seguir alguém – sobretudo seguir o Mestre Jesus – é exigente. Sei que segui-Lo é o caminho da vida, o caminho da salvação; e em nenhum outro caminho encontro vida, em nenhum outro caminho encontro a salvação, pois é seguindo os passos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que o encontramos.

 

Sejamos conscientes do que consiste o seguimento de Jesus, das exigências que Ele mesmo coloca para nós, para que não nos iludamos nem nos enganemos, mas, ao mesmo tempo, não estejamos parados quando o nosso objetivo é segui-Lo.

 

A primeira exigência para segui-Lo é renunciar a si mesmo. Egoístas como somos, individualistas como a mentalidade mundana nos forma, a necessidade de renunciar a si mesmo é uma exigência para cada dia da nossa vida. Renunciar a si mesmo é não nos prendermos às nossas vontades, aos nossos gostos nem ao que queremos.

 

Renunciar a si mesmo é ter a capacidade de ceder para saber ouvir, ouvir Deus, ouvir o outro. Renunciar a si mesmo é refletir as suas próprias ideias, concepções, pensamentos e ideologias. Renunciar a si mesmo é deixar de lado as crenças adquiridas ao longo da vida, as convicções que formadas de nós mesmos, para aprender as convicções do Evangelho.

 

“Tomar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com as suas exigências próprias”

 

Renunciar a si mesmo é a capacidade de abrir mão do seu discurso, da sua retórica para poder ouvir Cristo acima de tudo. Renunciar a si mesmo é saber silenciar para poder escutar. Renunciar a si mesmo é deixar Deus ser o primeiro sempre em tudo aquilo que faz e realiza.

 

A segunda exigência é tomar a cruz de cada dia. Tomar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com as suas exigências próprias. A vida não é fácil para ninguém, ela tem suas incongruências, tem as situações que, muitas vezes, não compreendemos, mas precisamos abraçar.

 

A vida, muitas vezes, impõe-nos sofrimentos. Muitas vezes, trazemos sofrimento para nossa vida, e precisamos lidar com essas situações e não fugir dos compromissos, das responsabilidades e da nossa cruz de cada dia.

 

Não estamos no tempo da glória; a glória espera no cpor quem carrega a sua cruz de cada dia, quem carrega os sofrimentos, o peso da existência. E permita-me tirar o sentido negativo de cruz: quando se fala em carregar a sua cruz, a pessoa logo pensa que cruz é aquela coisa dolorosa, é só aquela coisa que nos faz ter penúria. Mas cruz é vida e salvação.

 

O casamento é uma cruz. Que cruz abençoada! Ter filhos é cruz, é exigente, mas que bênção é criar filhos, cuidar deles! A vida é uma cruz, por isso a vida é uma bênção, desde que saibamos assumi-la e carregá-la com a graça de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Já no início da Quaresma, a Igreja, por meio do Evangelho de hoje, nos alerta sobre o fi m trágico de Jesus e desafia quem estiver disposto a segui-lo. O Mestre não quer enganar ninguém, prometendo “mundos e fundos”, mas fala claramente qual seu destino e apresenta as exigências para segui-lo na fidelidade. O caminho do cristão é seguir a Cristo até as últimas consequências. Não é fácil seguir alguém que não propõe sucesso e aplausos. Também não é fácil assumir a própria cruz diariamente. Por outro lado, Jesus não nos propõe algo impossível, embora possa trazer incompreensões e até perseguições. O discípulo sabe também que a derrota do Mestre não é definitiva, mas aponta para algo glorioso, sua ressurreição. Quaresma é tempo de renovar o compromisso com o projeto de Jesus.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, tu nos revelas o fi m trágico que te espera em Jerusalém: serás capturado, condenado e morto pelas mãos dos dirigentes do povo. Mas acrescentas que, no terceiro dia, ressuscitarás. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver intensamente os momentos fi nais de tua vida na terra. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,22-25 -- A causa de Jesus: escolhe a vida

 

Oração Inicial

Na dinâmica do caminho quaresmal que iniciamos na Quarta-Feira de Cinzas, somos introduzidos, aos poucos, por meio da liturgia, nos acontecimentos da vida de Jesus. No Evangelho de hoje, com o anúncio de sua paixão, morte e ressurreição, Jesus prepara seus discípulos para esses eventos. Ao mesmo tempo, Ele nos convida ao seu seguimento e apresenta as condições para quem se coloca a caminho.

 

Peçamos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Lc 9,22-25 Jesus explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”. Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?” É o momento de compreendermos o texto.

 

O que diz o Evangelho de hoje? Qual é o contexto da mensagem de Jesus? Quais são as orientações dadas por Jesus? Por que Ele faz o anúncio de sua paixão, morte e ressurreição? “Na ótica de Israel, o Messias seria um vencedor e – certamente – restabeleceria a grandeza nacional. O texto de Lucas vem logo a seguir à solene declaração de Pedro: “Tu és o Messias, o Cristo de Deus”.

 

Sem negar a afirmação de Pedro, Jesus acrescenta dois elementos que não faziam parte da concepção messiânica da época: sofrimento e ressurreição. Em vez de um líder poderoso, o Homem das Dores. E isso implica uma mudança radical no imaginário dos apóstolos. Eles precisavam assumir a cruz e escolher o último lugar, se quisessem ser seus discípulos. Jesus apresenta uma estranha lógica, invertendo todos os valores: saber perder. Nesta Quaresma, somos convidados a assumir nossa condição de discípulos de Jesus.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Como compreendo e situo minhas atitudes dentro desta fala de Jesus? Qual é minha cruz? Como a carrego? Que sentido tem o sofrimento para mim?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. Faça também uma revisão da sua vida e apresente ao Senhor os apelos de conversão que você deseja viver com a graça de Deus. Conclua sua oração recordando e entregando ao Senhor as pessoas que você ama, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem para tomar a cruz de cada dia e segui-lo.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que este evangelho pede à sua vida, aqui e agora?

 

Bênção

 

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.

– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.