quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ERA UMA VEZ.... Padre Valdo


Pe. Valdo Bartolomeu de SantanaPároco da Paróquia
Santo Antônio de Junqueirópolis


VEM SENHOR JESUS!

         Estamos nos aproximando de mais um Natal. Dezembro é época de luzes, festas, solidariedade, oração, troca de presentes, de balanço, novena de Natal do Menino Deus. Vem Senhor Jesus!!!

        Tempo de revisão, balanço, limpeza geral nas empresas, casas, quartinhos, gavetas, etc. Época também de fazermos uma boa revisão em nossa vida: o que fizemos e deixamos de fazer durante este ano, o que acumulamos em nossos corações, na alma e que tem pesado em nós. Tempo de gratidão, pedido de perdão e projeção para o ano que vem.

        Estamos no Advento, á espera do Senhor que vem nos salvar. O Senhor veio, vem e virá. Veio na manjedoura em Belém, na encarnação do Verbo, virá ao final dos tempos de forma triunfal para julgar as nações e vem a cada dia, nos pequeninos, na Palavra de Deus, na Eucaristia, na luta e labuta de cada um. Estás atento a esta vida permanente do Senhor?

        Para isso é preciso vigiar e orar. É tempo forte de oração pessoal e comunitária. Aproveite e procure o setor mais próximo e participe da Novena de Natal. Vem Senhor Jesus!!!

        Tempo de presépio. Já montou o seu? É tempo de preparar o nosso coração para que seja uma manjedoura perfeita para o Menino Deus nascer novamente e nele fazer brilhar em nós a Sua Glória. Prepare-se através da oração, da leitura orante da Palavra de Deus, do silencia.

        Um feliz e abençoado Advento e Natal para você e sua família!!!

        Vem Senhor Jesus!!!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. - (Lc 21,20-28)



Façamos de nosso dia um tempo
para agradecer a
Deus pelos seus dons!
– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 29 DE NOVEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 332º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O SABER A GENTE APRENDE COM OS MESTRES E OS LIVROS. A SABEDORIA; SE APRENDE É COM A VIDA E COM OS HUMILDES.
(Cora Coralina)

 Datas Comemorativas 
DIA DO CAFÉ
DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO
DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO
DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS
SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Paranapanema - Promissão (São Paulo)Malhada - Santa Cruz Cabrália (Bahia) Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul)MariluzNova Cantu Presidente Castelo Branco – Renascença - Santa Izabel do Oeste - Santa Maria do Oeste - Vitorino (Paraná)Natuba (Paraíba)Mazagão (Amapá)Chapadão do Lageado (Santa Catarina)Extrema (Minas Gerais)Lago Verde (Maranhão)Nossa Senhora dos Remédios (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr. LEANDRO PATÁRO ZANON (Cirurgião Dentista-IRO Instituto de Reabilitação Orofacial–Garça/SP)LEILA REGINA SANTOS DURANTE (Equipe 07 Nossa Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) EDUARDO MANSANO ÁLVARES (Equipe 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) FRANCIELI SANTIAGO DOS SANTOS PAVARINE  (RB Alimentos - Garça /SP) EVALDO MANZANO  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) FABRICIO TAMURA (Garça /SP) DENICE ALVES MENINI (Marilia /SP) SILENE BERTASSI MALDONADO (Marilia /SP) NEUZA DOS SANTOS CARDOZO (GME Garça Motores Elétricos - Garça /SP) ARTHUR BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas e Ferramentas - Garça /SP) MAURO CESAR CORDEIRO DE AZEVEDO (Garça /SP) SONIA MARIA MARTINS (Garça /SP) MARISA HITOMI S. KIDA (Garça /SP) TIAGO MARÇAL  (Garça /SP) MARIANA ROBERTO RIBEIRO Dias (Garça /SP)SILVIA REGINA GODOY OLIVEIRA (Garça /SP) Aparecido Rosa Sêga (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA e TOYON SOFFENER BERLANGA (Marilia / SP)

 Santo do Dia 
SÃO SATURNINO DE TOULOUSE
SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI

- O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos que se voltam para ele (Sl 84,9).
Para os cristãos, o fim do mundo é o momento do encontro pessoal com o Senhor, o evento que conclui a história da salvação, a redenção definitiva e a aniquilação de todo mal.
Oração
PAI, AJUDA-ME A ESTAR EM PERMANENTE VIGILÂNCIA E ORAÇÃO, PREPARANDO-ME PARA O ENCONTRO COM TEU FILHO JESUS E SER ACOLHIDO POR ELE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
29/11/2018 Quinta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro, porque não se intimidam diante dos poderes opressivos, mas confiam na libertação que vem do Senhor.

1ª Leitura (Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9) – Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Leitura do livro do Apocalipse de são João:

Eu, João, 18,1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem a nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9aE um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 99 (100)
São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!


Evangelho do dia
29/11/2018 Quinta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. - (Lc 21,20-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Cremos na segunda vinda gloriosa de Jesus
Não podemos perder a expectativa da eternidade, não podemos perder a perspectiva da parusia!
Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”  (Lucas 21,27-28).
Talvez, você pare nas tragédias, nas coisas negativas, nos medos e pavores que o Evangelho de hoje nos relata. Não pare aí, vá adiante. Porque, quando essas coisas começarem a acontecerem; e essas coisas já acontecem no mundo: pavores, guerras, combates, nações contra nações e, assim por diante, mantenhamos, ainda mais firmes, o nosso olhar em Jesus.

A nossa fé é movida pela esperança, pela certeza de que o Senhor virá. Ele não tardará! Cremos na segunda vinda gloriosa de Jesus. E que Ele venha no Seu tempo, no tempo em que foi designado pelo Pai por toda a eternidade para operar a libertação de toda a humanidade. Por isso, não me apavoro.

Mas algumas pessoas dizem: “O mundo não tem mais jeito. O mundo vai acabar”. Se o mundo não tem mais jeito, se vai se acabar, que encontre o seu jeito, o seu tempo. Eu vivo na esperança, na certeza de que tem um Deus que cuida dos Seus e eu mantenho n’Ele o meu olhar. Mantenho firme a minha esperança, a minha fé; e creio que o Senhor virá para julgar os vivos e os mortos. Eu vivo dessa fé que o Senhor virá para instaurar para sempre o Seu Reino glorioso.

Não podemos perder a expectativa da eternidade, não podemos perder a perspectiva da parusia, que é a segunda vinda gloriosa de Jesus. Mas, não podemos cair nas fantasias que muitos querem lançar no meio de nós, que o Senhor já está vindo.

Ele está vindo, São Paulo já proclamou isso há vinte séculos. Ele está vindo esse ano, pode ser no próximo ano e pode ser daqui a 100 anos. Quem somos nós para determinar quando o Senhor virá. Temos de viver a espiritualidade da vigilância. Pois, o Senhor, vindo hoje ou daqui a cem anos, temos de estar prontos para aguardá-Lo.

Vem, Senhor Jesus, eu Te aguardo e Te espero. É isso que eu preciso viver a cada dia; e não ficar entrando nas pesquisas, juntando os fatos daqui e acolá; e, assim, determinando que o Senhor está vindo, apressando a todos. Lançamos medo em outros, não vivemos a conversão verdadeira e nem semeamos a conversão de coração autêntica.

Muitos esperavam o Senhor no passado e Ele não veio, então, caíram na decepção e no desânimo. O Senhor virá e o dia em que Ele vier, que o nosso coração esteja firme, aguardando a sua chegada. Quando as tais coisas (citadas no Evangelho) começarem a acontecerem, a esperança e a expectativa da vinda do Senhor nunca poderão nos jogar no desânimo e na descrença.

Temos de esperar o Senhor de cabeça erguida, firmes na fé, sem desanimar. Porque a presença do Senhor, a proximidade do Senhor não é pavor, é libertação.

Quanto mais próximos estamos do Senhor e, Ele, mais próximo de vir a nós, maior é a graça da libertação na vida de cada um de nós. Maranathá, vem Senhor Jesus.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Profecía e apocalíptica no "Discurso Escatológico"
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— analisamos este discurso entretecido com palavras do Antigo Testamento (particularmente do “Livro de Daniel”). Jesus fala do futuro com antigas palavras proféticas, mas imprimindo-lhes um novo sentido e mais profundo. Aquilo que é novo é que a figura do “Filho do Homem” (profetizada por Daniel) está aí falando em presente.

As palavras apocalípticas de antanho adquirem um “caráter personalista”: no centro da pessoa de Jesuscristo. O verdadeiro “sucesso” é a Pessoa que, apesar do transcurso do tempo, continua estando realmente presente. Ao centrar as imagens cósmicas numa Pessoa atualmente presente e conhecida, esse contexto cósmico converte-se em algo secundário e a questão cronológica perde importância: no desenvolvimento das coisas fisicamente mensuráveis, a Pessoa “é” (“permanece”) e a sua Palavra é mais real e duradoura do que todo o universo material.

—Esta relativização do cósmico, ou melhor, a sua concentração no pessoal, manifesta-se em que “o Céu e a terra passarão, mas minhas Palavras não passarão”: os elementos cósmicos passam, enquanto a Palavra de Jesus é o verdadeiro “firmamento” sob o qual o homem pode permanecer.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que significa para você ser santo?
- Dê o exemplo de alguém que ficou-nos como exemplo de santidade.
- O que os santos podem fazer por nós?
- Jesus nos prometeu um lugar no Reino de Deus. Você reza pedindo o Reino?
- Jesus nos prometeu que nos libertaria desta vida. Cremos realmente em sua promessa?

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj
fonte: “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora  
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 21,20-28 - Esperança e perseverança
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
 Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Lc 21,20-28, e observo as palavras de Jesus.
Jesus disse ainda:
- Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judeia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus. Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.
Refletindo
O objetivo deste texto que descreve o final do mundo é motivar a esperança e a perseverança em nós. A destruição de Jerusalém pelos exércitos romanos teve característica de fim de mundo. Segundo as previsões proféticas, a intervenção salvífica de Deus, na história, seria acompanhada de fenômenos cósmicos. Não importa quando isto aconteça, mas importa que os discípulos de Jesus Cristo estejam preparados.

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Jesus recomenda que estejamos “firmes, de cabeça erguida e preparados” para este dia final. Os santos todos ofereceram orientações para este encontro com Deus.
 Meditando
 Os bispos, em Aparecida, disseram: “Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a sermos santos (DAp 130).
O Papa Francisco publicou, em abril, uma Exortação Apostólica sobre a santidade: “Alegrai-vos e Exultai”. No número 2 do documento o Papa fala de um objetivo “humilde”: “ fazer ressoar mais uma vez o chamamento à santidade, procurando encarná-la no contexto atual. Segundo o Papa Francisco “quem deseja verdadeiramente dar glória a Deus com a sua vida, quem realmente se quer santificar” deve corresponder a um chamamento: “a obstinar-se, gastar-se e cansar-se procurando viver as obras de misericórdia”. Estas atitudes são essenciais para não permitir que o consumismo da nossa sociedade nos possa enganar. Escreve o Santo Padre:
“O consumismo hedonista pode-nos enganar, porque, na obsessão de divertir-nos, acabamos por estar excessivamente concentrados em nós mesmos, nos nossos direitos e na exacerbação de ter tempo livre para gozar a vida. Será difícil que nos comprometamos e dediquemos energias a dar uma mão a quem está mal, se não cultivarmos uma certa austeridade, se não lutarmos contra esta febre que a sociedade de consumo nos impõe para nos vender coisas, acabando por nos transformar em pobres insatisfeitos que tudo querem ter e provar. O próprio consumo de informação superficial e as formas de comunicação rápida e virtual podem ser um fator de estonteamento que ocupa todo o nosso tempo e nos afasta da carne sofredora dos irmãos. No meio deste turbilhão atual, volta a ressoar o Evangelho para nos oferecer uma vida diferente, mais saudável e mais feliz.”
Para o Papa, nesta sua Exortação Apostólica, existe um método para o caminho da santidade: as bem-aventuranças. Declara o Santo Padre:
“Sobre a essência da santidade, podem haver muitas teorias, abundantes explicações e distinções. Uma reflexão do gênero poderia ser útil, mas não há nada de mais esclarecedor do que voltar às palavras de Jesus e recolher o seu modo de transmitir a verdade. Jesus explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo; fê-lo quando nos deixou as bem-aventuranças . Estas são como que a carteira de identidade do cristão. Assim, se um de nós se questionar sobre «como fazer para chegar a ser um bom cristão», a resposta é simples: é necessário fazer – cada qual a seu modo – aquilo que Jesus disse no sermão das bem-aventuranças. Nelas está delineado o rosto do Mestre, que somos chamados a deixar transparecer no dia-a-dia da nossa vida.”
E para cumprir as bem-aventuranças e viver a santidade no mundo atual o Papa Francisco aponta algumas características necessárias a desenvolver pelos cristãos: a oração, a paciência, a mansidão, a ousadia e também a alegria e o bom humor.
Francisco conclui a sua Exortação Apostólica sobre a santidade assinalando uma “necessidade imperiosa”: “a capacidade de discernimento”.  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo as
Invocações a Jesus Mestre
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa alegria.
(T. Alberione)

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para relativizar tudo que tem valor passageiro e valorizar o que não passa.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.