sexta-feira, 1 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?' - (Lc 14,1-6)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 01 DE NOVEMBRO de 2019 (sexta-feira) 305º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NOSSOS FILHOS NÃO SÃO NOSSOS. ELES SÃO FILHOS DA VIDA ANSIANDO PELA VIDA.
(Friedrich Nietzsche)


 Datas Comemorativas 
 DIA DE TODOS OS SANTOS
DIA MUNDIAL VEGANO
DIA NACIONAL DA ESPELEOLOGIA
DIA DO EVANGÉLICO
DIA DE FERIADO FORENSE
DIA DA UNIÃO EUROPÉIA
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): SALVADOR (Bahia) ITATIBA - TACIBA (São Paulo) PIÊN (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RUBENS MARTINS JUNIOR (Primo CAMBÉ-PR) FABIO AUGUSTO DOS SANTOS (FBII-sócio fundador do Lions Clube Universitário de Garça /SP) Amanda Nonato Guidorzi (Leo Clube Castores de Marilia Terceiro Milênio /SP)Rubens Mesadri (DG-Lions Clube de de Votorantim /SP) Walkyria ALMERINDA DE SOUZA Casseta (PDG-Lions Clube de São Paulo Bandeirante /SP) DEICOLA dos santos queiroz GERALDO (Lions Clube Bauru Bela Vista/SP) Rosinei Aparecido Moreti (Nei) (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)ANDERSON MALHER (Garça/SP) LUIZ CARLOS SOARES DE OLIVEIRA DIAS (Garça/SP) MARIA ROSY RIBEIRO (Garça/SP) LUCY MAY PEREIRA (Garça/SP)José dos Santos Marcelino da Silva (Garça /SP)juliana Sacca Koyama (Garça /SP) Milton Peres (Garça /SP) Diogo Simionato Alves  (advogado-Garça /SP)

 Santo do Dia 
DIA DE TODOS OS SANTOS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A consciência cristã nos leva a ser sensíveis ao sofrimento alheio, pormo-nos no lugar do outro e agir solidariamente em favor dos que necessitam de libertação. O Senhor cure nosso coração de toda indiferença e desamor..
– Oração 
PAI, PREDISPÕE-ME A MANIFESTAR MEU AMOR A QUEM PRECISA DE MIM, SEM INVENTAR JUSTIFICATIVAS PARA ME DISPENSAR DESTA OBRIGAÇÃO URGENTE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 01/11/2019Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
O propósito de buscar a libertação e a salvação dos irmãos não deve conhecer nenhum tipo de limite, a fim de que o Senhor seja glorificado em toda a terra.

1ª Leitura (Rm 9,1-5) – Eu desejaria ser segregado em favor de meus irmãos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém! 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 147 (147B)
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

– Evangelho do dia 
 01/11/2019Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?' - (Lc 14,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 
5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Sejamos o canal da cura na vida do nosso próximo”
 Então, Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o”
(Lucas 14,4).
A primeira realidade que encontramos no Evangelho de hoje é a indiferença, o pouco caso, a frieza com a dor e o sofrimento do outro.

Jamais, por qualquer motivo ou situação, podemos ser indiferentes com o sofrimento e a dor que o nosso irmão passa, com a enfermidade que toma conta do nosso próximo.

A atitude evangélica precisa ser sempre a atitude de Jesus. É Ele quem “toma o homem pela mão”. E, “tomar pela mão” quer dizer: acolher, amar, cuidar, fazer-se presente. A atitude de amor é o passo mais importante para a cura, para o restabelecimento, para levantar o outro, para fazer-se próximo ao outro.

O outro não pode parecer pesado para nós, quanto menos significar uma pessoa inoportuna, que vem ocupar as nossas obrigações e nos tirar do nosso comodismo. A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro.

Jesus pegou esse homem pela mão e, na atitude de pegar pela mão, Ele comunica a graça da cura. Esse homem é despedido. “Siga adiante”.

“A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro.”

Jesus está lembrando que quando os homens cuidam das suas coisas materiais, quem tem um boi que cai no poço e vai logo tirá-lo, não importando se é sábado ou domingo, seja o dia que for, mostra o quanto nós somos materialistas e, acima de tudo, egoístas quando nos ocupamos das nossas coisas.

Não encontramos dificuldade para cuidar do que é nosso, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Referindo-se à coisas materiais o nosso cuidado é extremo.

Nada é mais importante do que a criatura humana, imagem e semelhança de Deus. De dia ou de noite, sábado ou domingo, precisamos nos voltar para o outro, para que ele ocupe um lugar no nosso coração, cuidando, amando, respeitando e, acima de tudo, dando o melhor de nós para que sejamos o canal da cura, da bênção e da presença amorosa de Deus na vida do nosso próximo.

Sejamos comunicadores da graça; e não estejamos fechados para as necessidades dos nossos irmãos.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Todos os santos 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje contemplamos o “mistério da comunhão dos santos” do céu e da terra. Não estamos sós; estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhos; Com eles formamos o Corpo de Cristo. O glorioso exército dos santos intercede por nós diante o Senhor; acompanha-nos no nosso caminho até o Reino e nos estimula a manter nosso olhar fixo em Jesus.

O Evangelho desta festa apresenta o anuncio das "Bem-aventuranças”. Em realidade, o bem-aventurado por excelência é só Jesus Cristo. De fato, Ele é o verdadeiro pobre de espírito, o que chora, o manso, o misericordioso... As Bem-aventuranças nos mostram a fisionomia espiritual de Jesus e assim, manifestam seu mistério de paixão e de alegria da ressurreição. Este mistério, que é mistério da verdadeira bem-aventurança, nos convida ao seguimento de Jesus Cristo e assim ao caminho que leva a ela.

—Também nós podemos participar de sua bem-aventurança. Com Ele o impossível resulta possível: Com sua ajuda podemos atingir a sermos perfeitos como o Pai celestial.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O homem hidrópico (cheio de água) simboliza o povo inchado pelo ensinamento dos fariseus.
A mulher encurvada (cf. Lc 13,11) e o homem hidrópico são uma caricatura do povo oprimido.
Ao contrário do ensinamento dos fariseus, o de Jesus restaura o ser humano e lhe restitui a capacidade de assimilar por si mesmo os conteúdos propostos. Apesar da severa proibição contida no repouso sabático, é nesse dia que Jesus liberta o doente da sua enfermidade (hidropisia).
Toda instituição tende a subjugar as pessoas, impondo leis e mais leis.
Para Jesus, no entanto, tudo tem de se pôr a serviço da pessoa.
A vida humana está acima de qualquer outra coisa, até mesmo da instituição mais sagrada, que é o sábado.
Os fariseus, porém, mantinham as pessoas inchadas, isto é, doentes, com a desculpa de servirem a Deus.
(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em    http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 14,1-6 - Abram, abram de par em par as portas a Cristo!.


Oração Inicial 

Tome consciência de que você está na presença de Deus, em oração, e peça a Jesus disposição de mente e coração para que todo o seu ser se abra ao Evangelho deste dia. Você crê que o Evangelho é sempre a Boa Nova, a Alegre Notícia que Jesus quer lhe dar?
Em silêncio, faça uma oração espontânea, falando com Jesus na simplicidade de seu coração.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - “A cura do hidrópico é a terceira e última que acontece em dia de sábado. Como nas anteriores, Jesus se apresenta como o Senhor do sábado, isto é, livre e autorizado para restabelecer a saúde integral do ser humano. Deus Pai garante sua atuação e ratifica como legítima sua interpretação da lei. A vida não pode esperar e Jesus passa por cima da lei judaica em nome da vida. Nesta refeição as peças são marcadas. Os fariseus não querem a doutrina do Mestre, mas esperam qualquer pretexto para o acusarem. Por outro lado, Jesus mostra a hipocrisia deles e suas interpretações legais oportunistas. Em Jesus, cura e libertação andam juntas. Ele tomou o homem pela mão e o devolveu à normalidade da vida” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Jesus presta atenção e examina o valor da lei: o que ela defende? A partir disso, sente-se livre para devolver a vida plena a esse homem doente e impedido de ser feliz.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Jesus convida os mestres da lei a refletirem sobre os valores da lei. Para Ele, cura e libertação andam sempre juntas, e, em favor de uma vida mais plena, Jesus quer que a pessoa seja feliz. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). O que a lei promove? A vida ou somente interesses pessoais ou institucionais? Quando lhe é permitido desobedecer a uma lei? Você sabe quais são as principais Leis de Deus? Você as observa e as defende? Reza para que todos tenham vida, e vida que deixe a pessoa feliz? É compassivo(a) com as pessoas que carecem de vida feliz?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - “Jesus Divino Mestre, ensina-me a valorizar a vida acima de qualquer lei humana. Tu amas a vida porque ela é um precioso dom do Pai Amoroso. Faz, Senhor, que eu também defenda e promova a vida em qualquer circunstância ou situação. Quero amar a minha vida e ajudar as outras pessoas a amarem a sua, independentemente de raça, cor ou posição social, principalmente meus irmãos e irmãs mais empobrecidos. Mestre Divino, isso te peço em comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Você se sente em plena sintonia com Jesus Mestre e contempla o valor, o apreço que a Trindade Santa tem por sua vida, pela de sua família e pela de cada ser humano ao seu redor? Agradeça a vida que borbulha em nosso planeta e em todo o universo. “Sinto-me irmão(ã) do vento, das águas, da chuva, do sol, dos astros; sou um pequeno grão de areia, uma gota de orvalho, e, no entanto, sou um prodígio do Criador de todas as coisas.”
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.