quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. – (Lc 1,46-56)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 22 DE DEZEMBRO de 2022 (quinta-feira) 356º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS, MAS É PRISIONEIRO DAS CONSEQUÊNCIAS.”

(Pablo Neruda)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) EM DOURADOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL (FINAME) NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE (FUNDAÇÃO CASA)

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA EM PORTO VELHO

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaberá (São Paulo) Careaçu - Entre Rios de Minas (Minas Gerais) Cambará do Sul - São José do Hortêncio - Nova Andradina - Pinheirinho do Vale - Rodeio Bonito - São José do Hortêncio (Rio Grande do Sul) Caarapó- DouradinaDourados (Mato Grosso do Sul) Aurora do Pará - Placas (Pará) Garuva - IçaraMeleiro - São João do Sul (Santa Catarina) Riachuelo - Várzea (Rio Grande do Norte) Foz do Jordão - São João do Ivaí (Paraná) Afrânio - Brejinho - Buenos Aires - Caetés - Calçado - Calumbi - Camutanga - Cedro - Chã de Alegria - Chã Grande - Cumaru - Feira Nova - Ferreiros - Frei Miguelinho - Granito - Iati - Ibimirim - Ibirajuba - Iguaraci Ingazeira - Itacuruba - Itaquitinga - Lagoa do Carro - Machados - Moreilândia - Orocó - Paranatama - Passira - Pombos - Primavera - Sairé - Salgadinho - Saloá - Santa Maria do Cambucá - Santa Terezinha - São Benedito do Sul - Solidão - Tacaimbó - Tacaratu - Terra Nova - Trindade - Triunfo - Tuparetama (Perenambuco) Confresa - Cotriguaçu - Glória D’Oeste - Jaciara - Lambari D'Oeste - Nova Bandeirantes - Nova Monte Verde - Planalto da Serra - Pontal do Araguaia - Porto Estrela - Ribeirãozinho - Santo Afonso - São José do Rio Claro - São José do Xingu - São Pedro da Cipa - Tabaporã (Mato Grosso) Lagoa de Dentro (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: BRUNA ERI ASAOKA BASSETO (Psicologa- Garça /SP)MARIA EDUARDA CASTILHO CONESSA (filha do Ricardo Alexandre-Jales /SP)GILBERTO GALLO ESTEVES (Dentista-Marilia /SP) DALVA ANTÔNIA DA S. CRÓS (prima-Guarulhos /SP) RAFAEL JOSÉ FRABETTI (Advogado-Vereador-Garça /SP) WANDELCY TEIXEIRA BONFIM “WAL” (Lions Clube de Mirandópolis / SP)NILCE OLIVEIRA DOS SANTOS MUÑOZ (Lions Clube de Ilha Solteira / SP) MARLISE NASS (Lions Clube de Juara / MT)  EDER ROBERTO NASCIMENTO (Irapuru /SP) ESTELA MANCINI (Garça /SP) Frei AIRTON CARLOS GRIGOLETO (OFMCap- Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) ANGELA BELLINTANI (Garça / SP)NINA GARCIA (Garça /SP) SERGIO DE SOUZA (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

Santo Hungero

Santo Isquirião

SãO Queremão e Outros Mártires

Quarenta e Três Santos Monges de Rahiti

Trinta Santos Mártires de Roma

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

O Evangelho nos convida a refletir sobre a paz e a alegria que é estabelecida entre Jesus e aqueles que vivem a sua Palavra. - Ele olhou para a humildade de sua serva - Lc 1,46-56

 

Ó portas, levantai vossos frontões! Levantai-vos, portas eternas: que ele entre, o rei da glória! (Sl 23,7)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Tanto a mãe de Samuel, Ana, como a mãe de Jesus, Maria, reconhecem em sua vida a forte ação de Deus, enchem-se de gratidão e entoam um canto de louvor: “Exulta no Senhor meu coração”. No mesmo espírito de ação de graças, celebremos com alegria e fé.

———

 

Antífona “Ó”: Ó Rei das Nações, desejado dos povos; ó pedra angular, que os opostos unis: oh, vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra.

 

A antífona Ó REI DAS NAÇÕES canta aquele que, com sua salvação, vem restituir ao ser humano pecador, pela edificação da Igreja, a imagem e semelhança perdidas. Quando se levantar a tempestade, o que estiver fundado sobre a rocha não ruirá, mas o que estiver sobre a areia vacilará, provando que não estava bem fundado.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME SENSÍVEL À ESPIRITUALIDADE DAQUELA QUE ESCOLHESTE PARA SER MÃE DE TEU FILHO, PORQUE ELA PENETROU, DE MODO ADMIRÁVEL, EM TEU MISTÉRIO DE AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus de misericórdia, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de dezembro de 2022 quinta-feira da 4ª Semana do Advento

 

– Liturgia da Palavra 

Ao receber em casa sua prima grávida Isabel exulta de emoção e alegria, pois sente a presença do “bendito fruto” que cresce no ventre de Maria.

 

 

1ª Leitura (1Sm 1,24-28) – Ana dá graças pelo nascimento de Samuel. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Sm 2,1

 

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

 

 

 

–        22 de dezembro de 2022 quinta-feira da 4ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.  (Lc 1,46-56)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

22/12/22 4ª QUINTA-FEIRA ADVENTO – A

 

“Ó Rei das nações, Desejado dos povos; ó Pedra angular, que os opostos unis: Ó, vinde e salvai  a mulher e o homem tão frágeis, que um dia criastes do barro da terra!”

 

Lucas 1,46-52: “Maria disse: - A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração...”

 

Jesus, o cântico de sua Mãe é, ao mesmo tempo, de gratidão, de alegria e de esperança de libertação.

Ela reconhece que nada possui de mérito próprio, porque foi iniciativa de Deus olhar para a sua humildade.

Foi essa escolha divina que a tornará bem-aventurada para todas as gerações.

Mas, sua Mãe tem consciência de que não se trata de uma graça exclusiva para ela, e proclama que a misericórdia de Deus irá se estender a todas as gerações humanas.

Ao mesmo tempo, Maria se faz profetisa, porque anuncia a esperança de todos os empobrecidos e descartados, declarando que os soberbos e arrogantes serão dispersados, os poderosos serão derrubados de seus tronos e os humildes serão elevados.

Haverá uma inversão de posições na sociedade, onde os famintos serão saciados e os ricos ficarão de mãos vazias.

Assim, sua santa Mãe prevê uma mudança espiritual e também social, quando a mensagem do seu Filho penetrar nos corações e nas estruturas da sociedade.

Ela canta o sonho de fraternidade, igualdade e libertação de toda a história da salvação.

No entanto, assegura que tudo será obra da misericórdia infinita de Deus Pai, e não da violência e da vingança divina, como tanta gente esperava.

Ao seu canto ela une os seus gestos de serviço humilde à sua prima Isabel, permanecendo três meses com ela, até que desse à luz João Batista.

Só então voltou para sua casa em Nazaré.

 

Senhor, antes que o senhor nascesse, Maria já anunciava o grande projeto do Reino de Deus, que o senhor iria proclamar e inaugurar.

 É um projeto ainda em andamento, e cada geração de cristãos deverá continuar cantando e atuando o Magnificat da sua Mãe.   

 

Maria santíssima, senhora do Magnificat, que o seu canto não somente seja repetido, mas forme a nossa mentalidade cristã, para que a evangelização dos nossos dias seja fiel ao sonho de transformação do mundo, que a senhora cantou e que seu Filho implantou ao realizar a nossa Redenção. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Hino alegre e vibrante que Maria canta por causa das maravilhas que Deus opera em favor do povo. O cântico mostra que Maria estava em total sintonia com a mensagem dos profetas e o espírito dos Salmos, nos quais ela se inspira. Enquanto proclama a grandeza do Senhor, ela estremece de alegria em Deus, que a escolheu para ser a mãe do Salvador. Consciente de que todas as gerações vão considerá-la feliz, ela realça a misericórdia de Deus para com os pobres e “aqueles que o temem”. Igualmente destaca a justiça de Deus, que provoca na sociedade verdadeira reviravolta: “Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes”. Sublinha, enfim, a lealdade do Senhor, que cumpre suas promessas “em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,46-56 - O magnífico canto de Maria

 

Oração Inicial

 

O cântico de Maria manifesta a grandeza do Reino de Cristo, que abala a estrutura da sociedade fundada no orgulho, na ganância e na injustiça. O Evangelho nos convida a refletir sobre a paz e a alegria que é estabelecida entre Jesus e aqueles que vivem a sua Palavra. A mãe de Jesus, Maria, é a mulher sábia, que soube acolher a Palavra e a vontade do Pai e por isso exulta de alegria e louvor a Deus.

 

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos mostra Maria expressando a sua vivência com a Palavra de Deus. “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva.” Faça a leitura do texto destacando os pontos que mais lhe chamaram atenção.

 

“O canto de Maria continua a ser um instrumento de louvor de todos os discípulos e discípulas do Senhor. Ela, cheia do Espírito Santo, proclamou a bondade de Deus que fez maravilhas em sua vida e na vida do seu povo. Não dirigiu para si a homenagem que Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, lhe fez, mas redirecionou as homenagens para Deus, fonte de todo bem e de toda graça. Inscreveu sua missão dentro do grande projeto divino da salvação em Cristo. Usou palavras da Escritura e expressões de outros adoradores, como as da oração de Ana, mãe do profeta Samuel. O canto de Maria continua sendo um modelo para nossa oração de louvor, guiando nosso coração no reconhecimento e na gratidão pela obra de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Ao visitar Isabel, Maria se expressa cheia do Espírito Santo. Ela percebe a ação de Deus em sua vida, escutando-o. Lendo e identificando a mensagem central do Evangelho de hoje, qual palavra você sentiu que é direcionada a você? O que o Senhor lhe diz por meio de sua Palavra?

3.Oração (Vida)

Com Maria, a mulher que acolheu fielmente a Palavra, rezemos: “Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 60).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Maria louva e agradece o poder do Senhor. Alegra-se, porque Ele é bom e misericordioso, e olha para ela, pequena criatura.

Olhando para seu interior, qual sentimento a Palavra despertou em você?

O que o Espírito o/a inspira a viver neste dia?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz.

Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.