segunda-feira, 26 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? - (Lc 13,10-17)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 26 DE OUTUBRO de 2020 (segunda-feira) 300º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A PAZ DO CORAÇÃO É O PARAÍSO DOS HOMENS."

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA OFICIAL DO MÚSICO

 DIA DA CRUZ VERMELHA

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES METOVIÁRIOS

DIA NACIONAL DO TROPEIRO

DIA NACIONAL DE LUTA PELO PASSE LIVRE

DIA LATINO-AMERICANO PARA PREVENÇÃO DAS QUEIMADURAS

DIA DO MOVIMENTO PESTALOZZIANO NO BRASIL

DIA DO MATEMÁTICO

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cândido Mota (São Paulo) Curiúva - Quatiguá - Verê (Paraná) Barra da Estiva - Santa Inês (Bahia) Tramandaí (Rio Grande do Sul) Alto Araguaia (Mato Grosso) Lago do Junco (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CAROLINE ANANIAS VIEIRA (prima - Garça/SP) CRIStiane Lopes Nonato Guidorzi (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) Diêgo  Breno Silva  Duarte (Lions Clube de Agudos /SPNEIDE FERNANDES VIZELLI (Lions Clube de Tupã /S)  PDG José Luiz Passos (Lions Clube de Araraquara Santa Cruz /SP)MIRYAM SOARES CORREA LEITE DE MORAES (Francine - Garça/SP) Sueleide Spigolon (Garça/SP) RAquel emiLiA raduaN RIbEIro (Garça /SP) Fernanda Monteiro (Garça /SP) MARIO AUGUSTO PIOTTO (Escritório Contábil PIOTTO- Garça /SP) Estela Máris Brizola (GARÇA/SP) Laura De Siqueira Castro (de Garça/SP- Harvard Medical-Boston/USA) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSA PEDRAL PINHEIRO RODRIGUES e IVAN PINHEIRO RODRIGUESó1963ó57 ANOS (Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

São LUÍS ORIANE

SANTO EVARISTO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 13,10-17

O Evangelho de hoje nos mostra que Jesus é o Senhor da vida e deseja que todo ser humano viva com dignidade. Jesus liberta e cura a mulher encurvada.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O cristão, que antes era trevas e agora é luz no Senhor, é convidado a assumir atitudes que exprimam sua nova condição. Unidos no amor, louvemos a Deus por suas maravilhas.

– Oração 

 

PAI, QUE EU SAIBA DAR AO AMOR AO PRÓXIMO A DEVIDA PRIMAZIA, NÃO SUBMETENDO ESTE MANDAMENTO A PRECEITOS SECUNDÁRIOS QUE ME IMPEDEM DE DESCOBRIR A TUA VERDADEIRA VONTADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26  de outubro de 2020 2ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Assim como Deus nos perdoa, somos chamados a perdoar-nos uns aos outros e ser compassivos com todos. Movido de compaixão, Jesus liberta a mulher encurvada. 

 

1ª Leitura (Ef 4,32-5,8) – Andai no caminho da caridade, como Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento — que é um idólatra — são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial SALMO 1

Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.

 

 

– 26  de outubro de 2020 2ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? - (Lc 13,10-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.

15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Revistamos o nosso coração da misericórdia de Jesus”

Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: ‘Mulher, estás livre da tua doença’”

(Lucas 13,11-12)

Estamos contemplando a ação de Jesus endireitando a nossa vida, contemplamos a ação de Jesus no meio da nossa humanidade para nos curar, para nos abençoar, libertar e restaurar. Imagina o drama dessa mulher que, há dezoito anos, um espírito atormentava a sua cabeça, seus pensamentos e seus sentimentos. O tormento era tanto, que aquilo ia encurvando a mulher, deixando-a pesada, doente, e ela mal conseguia ficar em pé.

 

Quantos espíritos imundos atormentam a nossa vida, a nossa cabeça e a nossa mente! Estamos vivendo uma era de profundas doenças emocionais, espirituais e mentais agindo em nossa vida e nos deixando deformados. Cada um do seu jeito está se encurvando, todos estamos nos encurvando diante dos dramas e dos sofrimentos, que estão virando verdadeiros tormentos dentro de nós.

 

Tem gente que não consegue mais nem se levantar, erguer a cabeça, nem olhar mais nos olhos dos outros. Quanta tristeza tomando conta da alma e do coração!

 

Jesus quer nos curar e nos libertar. Jesus está olhando para a nossa dor, para o nosso sofrimento, para a nossa enfermidade, para tudo que estamos vivendo e passando. Precisamos, mesmo encurvados como estamos, olhar para Jesus, porque Ele está olhando para nós.   

 

“Jesus quer que usemos de misericórdia para com o outro”

 

Assim como Ele olhou para essa mulher há dezoito anos, tão sofrida e dela teve compaixão e misericórdia, Ele também está olhando para nós com compaixão e misericórdia. Saiamos dos nossos dramas, desse sentimentalismo de culpa ou de desculpa, nem culpando os outros nem desculpando a nós próprios, mas nos permitindo entrar na dinâmica de renovação de Jesus, saindo estado em que nos encontramos, porque Ele não quer que estejamos encurvados.

 

Jesus quer que usemos da mesma misericórdia para com o outro. O chefe da sinagoga ficou muito furioso porque, num dia de sábado, Jesus libertou uma mulher que estava dominada por um mal há dezoito anos. Que hipocrisia religiosa, que hipocrisia maldita aquela que se preocupa com os preceitos religiosos, com as normas religiosas, mas não se preocupa com o sofrimento humano, com a dor humana, não se preocupa com o outro que está sofrendo. Está colocando os dogmas, os dias sagrados e as práticas acima do cuidado e da pessoa humana.

 

Assim como Jesus repreendeu e chamou de hipócrita esse chefe da sinagoga, esse líder religioso, Ele chama a minha atenção, porque o líder religioso aqui sou eu, mas chama a atenção de todos nós religiosos.

 

Deixemos a hipocrisia de lado, deixemos de viver essa religião farisaica, que se preocupa somente com o jejum, com o dízimo, com os dogmas, com as conceituações religiosas, e vivamos a religião do cuidado.

 

Tem muita gente doente, encurvada, sofrida, maltratada, vivendo dramas; e não importa se a pessoa é da Igreja ou não, não importa se a pessoa tem essa ou aquela opção na sexualidade. 

 

Jesus não foi procurar essa mulher para saber se ela não pagava o dízimo, se ela ia na sinagoga todos os dias. Ele olhou para o sofrimento dela, e sofrimento não tem religião, identidade religiosa nem qualquer outra coisa, o sofrimento que bate à porta do ser humano precisa ser cuidado, e essa é a religião de Jesus; precisamos cuidar do sofrimento humano não importa quem esteja sofrendo.

 

Deixemos a hipocrisia que enche o nosso coração religioso e nos revistamos da misericórdia do coração de Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus ensina na sinagoga em dia de sábado. Até aqui, tudo normal. O que vem a seguir é que causa desconforto e deixa o chefe da sinagoga “indignado”. Jesus cura uma mulher encurvada, símbolo dos oprimidos. Naturalmente, ela sentia-se inferior aos outros. A cura se dá pela imposição das mãos e a soberana confirmação de Jesus: “Mulher,

você está livre de sua doença”. O chefe da sinagoga, inconformado, recomenda que não venham para ser curados em dia de sábado. Hipócritas é o nome mais adequado que Jesus diz a ele e aos demais que pensam como ele. Falsos, incoerentes, eles salvam seus animais no dia de descanso sabático; por que o Mestre não poderia salvar

uma “filha de Abraão”? Vergonha para “todos os inimigos de Jesus” e alegria da multidão ”por todas as maravilhas que Jesus realizava”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Libertador, livras da enfermidade a mulher encurvada, símbolo do povo oprimido. O chefe da sinagoga fica indignado porque fazes cura no dia do repouso sabático. Explicas que libertar os oprimidos é ato agradável a Deus. O povo simples o entende e se alegra pelas maravilhas que realizas. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 13,10-17 - Jesus restaura a dignidade e integridade da pessoa

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos mostra que Jesus é o Senhor da vida e deseja que todo ser humano viva com dignidade. Por isso, Ele liberta e cura a mulher encurvada. Peçamos hoje a graça da cura e da libertação e a abertura para acolhermos a Palavra de Deus, que nos guiará no início de uma nova semana. Prepare seu coração:

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual era a situação vivida pela mulher encurvada? Qual é o gesto de Jesus ao ver a mulher? Como reagem os chefes da sinagoga diante da cura? Qual é a reação da mulher? Qual mensagem Jesus nos transmite?
“O descanso sabático, introduzido por Deus na escravidão do Egito, visava dar ao homem um tempo com sua família e a possibilidade de glorificar a Deus. Com o tempo este preceito foi desvirtuado, voltando-se contra o povo. Jesus não tem medo dos conflitos e restitui a vida àquela mulher dominada pelo mal havia dezoito anos.

A ação de Jesus faz com que a mulher, socialmente invisível e subjugada, recupere toda sua dignidade. Ela demonstra sua cura por duas atitudes: “… se endireitou e começou a louvar a Deus”. Ela voltou a fazer parte da vida da comunidade. Curiosamente, a oposição ao plano salvífico de Deus vem do representante religioso da comunidade local. Pior que a omissão é tentar usar a Palavra de Deus em proveito próprio, desfigurando-a.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o(a) tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio do Evangelho.
Não tem dia marcado para fazer o bem. Quando é a vida e a caridade que devem agir, as normas e a lei passam em segundo plano. Qual é meu comportamento neste sentido? Qual é minha compreensão diante da ação de Jesus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração. Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos.
Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.
Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém”. ( Oração de São Camilo- padroeiro dos enfermos)

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Evitar a marginalização de alguém, por qualquer motivo e não ser escravo da lei quanto se trata de fazer o bem, é uma sugestão de prática para este dia.

 

Bênção

 

Bênção da Saúde
Pelo sinal e poder da Santa Cruz, pela intercessão da Virgem Maria, o Senhor vos abençoe e proteja, volva seu olhar e tenha compaixão de vós.
Que o Senhor mostre sua face misericordiosa e vos dê a paz e vos conceda a almejada saúde.
Pelo sinal da Santa Cruz, Jesus que aliviou os sofrimentos, curou as doenças e libertou os possessos do demónio, afaste de vós todos os males e enfermidades.
Pelo sinal da Santa Cruz, vos abençoe Jesus Cristo com sua Mãe, a Virgem Maria. Amém.