sábado, 2 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Teu irmão estava morto e tornou a viver. – (Lc 15,1-3.11-32) <<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 02 de MARÇO de 2024 (sábado) 62 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

CONFIANÇA É ALGO QUE NÃO SE PODE PERDER SEM MAIS NEM MENOS E QUE NÃO É FÁCIL DE RECONQUISTAR.

(M. Harris)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

DIA NACIONAL DO TURISMO

DIA DA MULHER ANGOLANA

DIA DO RESGATE DO GATO

DIA DA ORAÇÃO PELOS FILHOS DE PASTORES

DIA DA INCORPORAÇÃO DO YAHOO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) EM MACAPÁ

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra - Olímpia (São Paulo) Casa Grande - Frei Inocêncio - Cedro do Abaeté - Monjolos - Santana do Deserto - Uberaba - São Domingos do Prata (Minas Gerais) Irecê (Bahia)Palmitos(Santa Catarina) São João dos Patos (Maranhão)Guapirama (Paraná) Vale do Sol (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ■PDG JOSE MORAIS CASTRO MORAIS (Lions Clube de Poços de Caldas Águas Termais /MG)MARIA DE LOURDES MENDES ALMEIDA “Duda (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) )ROSICLER SOLER G.AMARAL (Lions Clube de Tupã /SP)Luciana  Priscila  De Assis Leal (Lions Clube de Macatuba /SP) WAGNER LUÍS PERES (Empresário Garça /SP)FLAVIO BATISTA (Empresário Garça /SP)ANASIR LOPES MARTINS (Prima Marilia /SP)MARIANGELA MARINO CALVO (Dataplace - Garça /SP)MARCELO PEREIRA DE ARAÚJO (Garça /SP)BÁRBARA DABUS TEDDE (Marilia /SP)HELENA GARCIA MARTINS (Garça /SP)MARIA FERNANDA PILLI (Garça /SP)MARCELO GUIMARÃES MIRANDA (Médico-Vereador-Garça /SP)WAGNER CASSETA (São Paulo /SP) SANDRA S. CASTRO DO NASCIMENTO (Bauru /SP) THIAGO GALHARDO (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) ANTÔNIO SILVA (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO SIMPLÍCIO

SANTA INÊS DE PRAGA

SANTA ÂNGELA DA CRUZ

BEATO HENRIQUE SUSO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus conta a parábola do Filho Pródigo Lc 15, 1-3.11-32 – O pai misericordioso

Na parábola do filho pródigo, a misericórdia do pai é transbordante, incondicional e se antecipa a qualquer justificativa dos filhos.

 

Antífona

Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura (Sl 144,8s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Celebremos o Senhor, que se compadece de seus filhos e filhas e lhes oferece constantemente seu perdão. A liturgia nos propõe que, como o filho arrependido, nos entreguemos com confiança aos braços do Pai misericordioso, o qual não nos trata como exigem nossas faltas. O mesmo Pai que nos perdoa também nos convida a sermos misericordiosos com o próximo.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VIDA, BANINDO TODO EGOÍSMO QUE ME AFASTA DE TI, E NÃO PERMITINDO QUE EU JAMAIS DUVIDE DE TEU AMOR.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que pela graça já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 02 de março de 2024 sábado da 2ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Mq 7,14-15.18-20) Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Leitura da Profecia de Miquéias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; que eles desfrutem a terra de Basã e de Galaad, como nos velhos tempos. 15E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor é indulgente e favorável.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

O Senhor é indulgente e favorável.

2. Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; / da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão. – R.

O Senhor é indulgente e favorável.

3. Não fica sempre repetindo as suas queixas / nem guarda eternamente o seu rancor. / Não nos trata como exigem nossas faltas / nem nos pune em proporção às nossas culpas. – R.

O Senhor é indulgente e favorável.

4. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, / tanto é grande o seu amor aos que o temem; / quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. – R.

O Senhor é indulgente e favorável.

 

 

 

– 02 de março de 2024 sábado da 2ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

Teu irmão estava morto e tornou a viver.  (Lc 15,1-3.11-32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vou voltar e encontrar o meu pai e direi: / Meu pai, eu pequei contra o céu e contra ti (Lc 15,18). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então, Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. 17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

02/03/24 2º SÁBADO DA QUARESMA – B

 

Lucas 15,18-21: “Então ele caiu em si e disse: - Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.”

 

Jesus, a parábola desses dois filhos, em que o mais velho permanece com o Pai e o mais novo desperdiça sua herança longe do Pai e depois volta arrependido, nos oferece um simbolismo que vai além de um fato de família. De fato, o filho mais velho representava o povo do Antigo Testamento, sempre fiel a Javé, cumprindo seus ritos e tradições. O filho mais novo representava todos os outros povos, que viviam distantes do verdadeiro Deus. No entanto, quando esses povos se converteram, aceitaram o senhor como salvador e tornaram-se seus discípulos, o Pai os acolheu com imensa alegria, a ponto de causar inveja e raiva no filho mais velho. Nessa parábola o senhor nos revelou que o único e verdadeiro Deus é um Pai de imensa compaixão, sempre à espera ansiosa dos seus filhos, que desejavam voltar à casa do Pai. O amor desse Pai era tão grande, que não pensou em cobrar ou castigar o filho arrependido, mas queria abraça-lo e fazê-lo entrar em sua casa. A reação do filho mais velho foi de mesquinhez, porque cobrou do Pai o que sempre teve, e não reconhecia mais o filho mais novo como seu irmão. Senhor, essas atitudes repetem-se até os dias de hoje, com grupos religiosos polarizados em suas ideias e tradições, que condenam os outros e se julgam, somente eles, merecedores da casa e da herança do Pai. No entanto, senhor, nós todos somos esse filho mais novo, acolhidos como cristãos e membros da sua Igreja. O senhor nos revestiu com as vestes do santo batismo e, em cada eucaristia, prepara um banquete para nós.  Não permita que hoje repitamos esse irmão mais velho, intolerante, que rejeita como irmãos aqueles que não pensam e não agem como ele. Faça-nos recordar sempre que tudo o que somos e temos é pela misericórdia infinita do seu Pai e nosso Pai, e custou o preço do seu sangue derramado por todos os homens e mulheres, sem exceção. Sem misericórdia, não há reconciliação, não há fraternidade nem amizade social. Que este tempo de Quaresma seja de acolhimento e de encontro, para celebramos juntos a grande festa a Páscoa.

 

Mãe santíssima, ajude-nos a reconhecer nossos erros, para que retomemos o caminho de volta à Casa do Pai, mas também, para que tenhamos o coração aberto para acolher o próximo com alegria e com um abraço de irmão. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Malvistos e desprezados pela classe dirigente, os cobradores de impostos e pecadores ouviam Jesus. Fariseus e doutores da Lei criticavam Jesus por fazer refeição com os pecadores. Para uns e outros, Jesus conta a parábola do pai misericordioso. Mesmo experimentando a dor da separação, o pai deixa o filho mais novo partir. Definitivamente, já que o filho pedira a repartição da herança. Vai para longe, não prospera; ao contrário, fracassa, passa fome. Arrepende-se, decide voltar. E o faz. O pai o recebe de braços abertos e promove para ele uma grande festa. É o Pai celeste que se alegra com a volta de quem se extraviou do caminho. O filho mais velho fica zangado pela volta do irmão. Figura dos chefes, que não suportavam os gestos de misericórdia de Jesus em favor dos pecadores.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 15, 1-3.11-32 – O pai misericordioso

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

É um novo dia. A palavra de Deus é sempre nova. Hoje ela nos propõe um ensinamento, uma oração capaz de gerar uma alegria explosiva, a verdadeira alegria do Evangelho.

 

Oração: Deus, Pai de misericórdia, que pela vida, missão, morte e ressurreição de seu Filho Jesus, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, nos conceda o perdão, a reconciliação e a paz.

 

1. Leitura (Verdade)

Se quisermos ser verdadeiros cristãos entremos no espírito do Evangelho do “pai misericordioso” e deixemo-nos moldar pela lógica de nosso Deus.

 

Através de parábolas, Jesus despertava questionamentos nos ouvintes, levava-os a um confronto com a própria vida e a um novo modo de agir. Na parábola dos dois filhos desajustados, a misericórdia do pai é transbordante, incondicional e se antecipa a qualquer justificativa dos filhos.

 

O pai prepara uma festa para o filho que volta de uma experiência irresponsável e insiste com o mais velho para que compreenda a alegria pelo retorno do irmão. Deus Pai espera, perdoa, vai ao encontro do filho perdido e convida a entrar em casa aquele que não entende a compaixão. Deus fica sempre feliz em ter seus filhos por perto, não importa o passado que carregam ou as queixas que trazem.

 

2. Meditação (Caminho)

Diante desta parábola do “pai misericordioso” revejo minha capacidade de amar gratuitamente, de sentir compaixão com o outro, de perdoar sem limites….

 

Sou capaz de conversão ante a mensagem deste Evangelho?

Como lido com os erros, as queixas ou os limites dos outros?

3.Oração (Vida)

Meu Sagrado Coração de Jesus, corro e venho a Vós, porque sois o meu único refúgio, o meu único consolo, a minha única certeza, a minha única e firme esperança. Vós sois o remédio infalível e seguro para todos os meus males, a esperança para as minhas misérias, o reparo das minhas faltas, a luz nas minhas dúvidas e agonias, o consolo do meu desamparo. Vós preencheis as minhas lacunas e sois a certeza nos meus pedidos. Vós sois a infalível e infinita Fonte de luz e força, de benção e de paz. Estou seguro de que nunca, nunca vos cansareis de mim, de que nunca me abandonareis, de que nunca deixareis de me amar, ajudando-me e protegendo-me sempre, porque o amor de Vosso Coração por mim é infinito e absoluto. Tende piedade de mim, Senhor, pela vossa grande misericórdia, e fazei comigo, de mim e para mim, tudo o quanto quiserdes, mantendo-me sempre e para sempre dentro de Vosso Coração de Amor. Abandono-me em Vós, Coração do meu Amor, com toda e a inteira confiança de que nunca me abandonareis, de que nunca estarei só. Amém.”

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Levar a Palavra para a Vida. O que você se propõe viver hoje depois de meditar estes ensinamentos, tão claros e tão fortes, de Jesus Mestre?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP