quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. – (Mc 3,7-12)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 20 DE JANEIRO de 2022 (quinta-feira) 020º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO DEVEMOS SERVIR DE EXEMPLO A NINGUÉM. MAS PODEMOS SERVIR DE LIÇÃO."

(Mário de Andrade)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO

DIA NACIONAL DO FUSCA

DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO

DIA NACIONAL DA PARTEIRA TRADICIONAL

DIA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

DIA DA OFICIALIZAÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA DOS FILHOS DA NAÇÃO TUPI QUE HABITAVAM AS TERRAS DE PINDORAMA

DIA DE OXALÁ - DE OXÓSSI - O Sultão das Matas

DIA DO INCIDENTE DO ET DE VARGINHA-MG

DIA do Queijo

DIA da Consciência do Pinguim

DIA DA FUNDAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB E DO MINISTÉRIO DA AERONAÚTICA (1941)

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHÃES EM SALVADOR-BA

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL UEZE ELIAS ZAHRAN EM CAMPO GRANDE-MS

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM) EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro) Braúna - Cardoso - Itaju - Motuca - Palmital - Parisi - Piraju - Sabino - Santa Cruz do Rio Pardo (São Paulo) Castro (Paraná) Alto Longá (Piauí) Brasília de MinasPapagaios - Coronel Fabriciano (Minas Gerais) Telha (Sergipe) Laguna - Lauro Muller (Santa Catarina) Igarapé Grande - Paulo Ramos (Maranhão) Poço das Trincheiras (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: FABIO ROSSINI FERREIRA (Distribuidora de Bebidas DISAN – Presidente Prudente /SP)VALTER NININ (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP)MARIA (cidinha) APARECIDA AUGUSTO DA SILVA ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)ELZA ROSA GONÇALVES BAPTISTA (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)ODAIR SEBASTIÃO MORENO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)CELIA REGINA BALANCIERI SIQUEIRA (Lins /SP)JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS (Bauru /SP) LEDA EVELYN B G TOMAZELA (Marilia /SP)JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR (Garça /SP)JOão cArlos De olIvEira JUNIOR (Garça /SP)VANJA NASSRO AUNHÃO (Garça /SP)GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS (Garça /SP)MARLENE SECO GELAMOS (Garça/SP)ROBERTA BRAGANTE MARTINS (Garça/SP)ZAMIR FERRAZ (Garça/SP)MARIA LUiza CAbrini Cassola (Garça /SP)ADEMIR (ZEQUINHA) LIMA (Limeira/SP)Daniele Chiyoda (TRT-Florianópolis /SC)JOSÉ Zocarato Filho (Ribeirão Preto /SP)PE. FERNANDO CANOMANUEL ABÁRZUZA, SM (Diocese de Marilia /SP

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VALERIA CRISTIANE FERREIRA LOPES E FLORISVALDO FRANCISCO GONÇALVES LOPES ó1996ó26 ANOSó(Equipe 01 ENS PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) GISLEINE GI BEGHINE BARRETTO E WALTER BARRETTO JR.ó1996ó26 ANOSó (Garça /SP) NEIVA BENTO BELINE E LUIZ CARLOS BELINEó1968ó54 ANOSó(Garça /SP) MARIA CELESTE AZEVEDO DAS CHAGAS e JOSÉ GOMES DUBAS DAS CHAGAS ó1973ó49 ANOS ó(CC-DMLC-Lions Clube de Franca Centro /SP) AGUIDA MARIA PEREIRA MELATO PORTELA e CILAS MENESES PORTELAó(Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO SEBASTIÃO

SÃO FABIANo

BEATO BASÍLIO MOREAU

SANTO EUTÍMIO

MARIA CRISTINA (BRANDO) DA IMACULADA CONCEIÇÃO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tu és o Filho de Deus – Mc 3,7-12

 

 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A inveja é como um vírus maligno que se aninha no coração humano. Deus nos livre do seu poder destruidor e faça de nós promotores da reconciliação.

 

– Oração 

 

PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  20 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Sentindo o seu reinado ameaçado, Saul intenta matar Davi. Por meio de suas obras em favor do povo sofrido, Jesus revela a face paterna de Deus e sua misericórdia. 

 

1ª Leitura (1Sm 18,6-9; 19,1-7) – Saul, meu pai, procura matar-te.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 6quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isso e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”. 4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?” 6Saul, ouvindo isso e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isso. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 56(55)

 

É no Senhor que eu confio e nada temo.

 

 

– 20 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.   (Mc 3,7-12)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Tenha Cristo em sua vida, todos os dias, inclusive em dia de sábado!”

 

(…) ‘Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?’ Jesus lhes disse: ‘Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? (…) Portanto, o Filho do Homem é Senhor também do sábado’

(Marcos 2, 24-28).

 

Jesus parece um transgressor da lei, um fora da lei. Para um judeu devoto, Ele começa a fazer coisas estranhas: toca leprosos; perdoa os pecados; Ele fala com samaritanos; Ele aproxima- se das mulheres; faz refeição com pecadores; cura em dia de sábado; chama a Deus de Pai. Jesus começa a fazer coisas estranhas.

 

A palavra transgredir significa ir além, ultrapassar um limite. Existem dois modos de transgredir: um é ter consciência do meu limite e o ultrapasso para agredir, para gerar violência sobre o outro, ou, no caso de Deus, querer ofendê-Lo. O outro é quando o meu ir além é para gerar comunhão; é para chegar até o outro e lhe dar vida, dar a ele uma possibilidade de ser quem ele é. Então, quando vemos essa atitude de Jesus, a “transgressão de Jesus”, na verdade, é para chegar até o meu e o teu coração.

 

“Vivamos de Cristo e o tenhamos como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça. Cristo sempre em nossa vida!”

 

O dia de sábado, o sábado, é sinônimo de Deus; e o homem foi feito para Deus. O campo de trigo, que aparece na passagem de hoje, é a imagem do próprio Cristo: o trigo que torna pão; o Pão que se torna o corpo do Senhor. Os discípulos estão percorrendo o campo, ou seja, estão caminhando sobre a vida de Jesus, eles estão lado a lado com o Mestre. Cristo é o alimento! Ou você vive d’Ele ou está morto; ou eu vivo d’Ele ou estou morto. É a mesma dinâmica de saber aproveitar da presença de Jesus.

 

Aqui, não se trata desprezar a indicação da lei sobre aquilo que é certo ou errado, não é isso; e sim mergulhar apenas no que é certo, viver de Cristo e tê-Lo como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça… Cristo sempre em nossa vida, todos os dias. Como é lindo em nossa Igreja a possibilidade de fazermos a comunhão diária! Pois, o nosso alimento diário é Cristo.

 

Jesus responde à acusação ao colocar no centro a figura de Davi, que era a figura do Messias. O pão que Ele come junto com seus companheiros era o pão que ficava diante da Arca da Aliança, era o pão santíssimo. E, mesmo assim, Ele o comeu e deu aos seus companheiros.

 

Meus irmãos, nós fomos feitos para as coisas santíssimas; Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Fomos feitos para nos tornamos como Deus, — “Sede santos porque o vosso Pai do Céu é santo!” —, capazes de dar a vida pelos irmãos. Nós somos chamados à essa liberdade; nós somos chamados a este estilo de vida: obedecendo aos Mandamentos do Senhor; vivendo a lei do Senhor todos os dias nos nossos comportamentos e em cada decisão, mas vivendo, acima de tudo, debaixo da lei do amor, que é Cristo, o nosso alimento.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A fama de Jesus se espalha e muita gente vai a ele para conferir o que diziam dele. Afinal, o que é que atraía tanto as pessoas em volta de Jesus? Ele anunciava boas notícias, curava os doentes, expulsava demônios, enfim, libertava as pessoas de seus males. Ele tinha muita proximidade com as pessoas, tanto que elas o consideravam um igual. O Mestre acolhia e fazia o bem a todos que se aproximavam dele sem intenções escusas. Ajudava o povo a ter mais ânimo e a alimentar a esperança. Até seus adversários o reconheciam como “Filho de Deus”, mas o Mestre ordena o silêncio, pois talvez não haveria interesse por parte deles com um projeto de vida digna para todos. Jesus deseja construir uma nova comunidade com todos aqueles que estão a fim de seu projeto de uma sociedade fraterna, justa, tolerante e acolhedora, sem discriminação nem preconceito.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

 

Oração Inicial


Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos se retirando da agitação do dia a dia e seguindo em direção ao lago. Não permanecem sozinhos, pois a multidão, motivada pelas palavras de Jesus e por suas curas, os segue e vai ao seu encontro. Os espíritos impuros, quando veem Jesus, caem a seus pés. O que esses espíritos afirmam sobre Ele? Qual é a atitude de Jesus diante de tal afirmação? Quem são os espíritos impuros?

 

“Ali, à beira do mar da Galileia, o imenso lago de água doce do norte do país, está um povo que encontra em Jesus a recuperação de sua saúde e a libertação da opressão do mal. Pela pregação do Evangelho, vai gradativamente entrando em outro nível, o nível da Igreja, o povo congregado por Cristo, o povo da barca. Nos próximos versículos, o evangelista nos informará o novo passo de Jesus. Ele escolherá os doze apóstolos. Neste episódio da barca, podemos ver a Igreja que está nascendo na obra missionária de Jesus. Muita gente hoje está buscando curas e milagres, como naquele tempo. É como se estivesse à beira-mar. É preciso acolher a Palavra de Deus para ser Igreja, para estar na barca de Pedro.”

2. Meditação (Caminho)

O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Estou com a multidão para ir ao encontro de Jesus? Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele.

Amém.