sexta-feira, 11 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água – (Jo 19,31-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 11 DE JUNHO de 2021 (sexta-feira) 162 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

QUANDO O AMOR PEDIR UM PINGO DA SUA ATENÇÃO, POR FAVOR, CHOVA.

(Bráulio Bessa)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Sagrado Coração de Jesus

 DIA MUNDIAL DA PIZZA

 DIA do Oficial de Justiça

 DIA DA MÚSICA DE RAIZ

 DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO

 DIA DA MARINHA BRASILEIRA

 DIA DO ESCOTEIRO DO MAR

 DIA DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

 DIA Internacional de bombardear com Fios  

 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Carneiros (Alagoas) Gravataí (Rio Grande do Sul) Japaratuba (Sergipe) Brumado - Condeúba - Euclides da Cunha (Bahia) Maracaju (Mato Grosso do Sul) Rio Espera (Minas Gerais) Antônio Carlos - Curitibanos - Marema (Santa Catarina) Anahy (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CAROLINA AGUIAR ZANOTI (LEO e ions Clube de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça/SP) JEAN RICHARD DASNOY MARINHO (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ELIZABETH MARCONDES PINTO RODRIGUES (DLC5-Lions Clube SANTOS PONTA DA PRAIA /SP) MARIA IZABEL DE SOUZA BARACAT (CCI - Garça/SP) FRANCINY ALONSO BONFIM LOPES (Garça/SP) MARCELO BONFIM (Garça/SP) JOSÉ LUIZ KERGES BUENO  (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HILDA ESTEVAM LOURENCETTI e JOSÉ CARLOS LOURENCETTI ó1988ó33 ANOS (casal PDG do DISTRITO LC8 - Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ e ANTONIO CARLOS GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 Santo do Dia 

■ Sagrado Coração de Jesus

■ SÃO BARNABÉ APÓSTOLO

Barnabé (Chipre, séc. 1º), cujo nome significa “filho da consolação”, era, segundo o livro dos Atos, “homem virtuoso e cheio do Espírito Santo e de fé” que “exortava todos a perseverar de coração firme no Senhor”. Foi companheiro de Paulo na atividade missionária e no primeiro Concílio de Jerusalém.

SANTA PAULA FRASSINETTI

■ SÃO JOÃO DE FACUNDO

■ SÃO RESTITUTO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Olharão para aquele que traspassaram – Jo 19,31-37

Cristo é o modelo de ser humano. Ele é o Senhor que tem compaixão de nós, que se comove e quer habitar em nós..

 

- Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos revela o grande amor de Deus manifestado em seu Filho, que doou sua vida até à cruz. Esta liturgia, manancial de salvação, nos une no compromisso com Jesus.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE A ÁGUA E O SANGUE, JORRADOS DE TEU CORAÇÃO TRANSPASSADO, REVIGOREM O AMOR E A FIDELIDADE QUE ESTÃO NO MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 11 de junho de 2021  Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

As leituras nos mostram as características do amor divino, incondicional e repleto de ternura. Somos convidados a enraizar nossa vida no amor de Cristo. 

 

1ª Leitura (Os 11,1.3-4.8c-9) – Meu coração comove-se no íntimo   Leitura do Profeta Oseias:

 

Assim diz o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer.

8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Is 12,2-9

 

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

 

 

2ª Leitura (Ef 3,8-12.14-19) – Conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo conhecimento   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 8eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério escondido nele, o criador do universo.

10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. 14É por isso que dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, e que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 11 de junho de 2021  Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água (Jo 19,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, / que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum de seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O sangue do coração de Jesus dá vida à nossa vida”

“Mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” 

(João 19,34)

Celebremos com todo amor do nosso coração, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esse coração que tanto nos ama, esse coração que se compadece de todos nós.

 

A Igreja nos dá a graça, depois da Solenidade de Pentecostes, de nos voltarmos para o coração de Jesus. E que bênção! Porque é no coração que tudo se guarda, é no coração que tudo se vive. O coração é a sede das nossas emoções, dos nossos sentimentos e dos nossos afetos.

 

Precisamos cuidar do nosso coração! E aqui não faço referência apenas ao nosso coração físico porque precisamos obviamente cuidar bem dele. Mas até para cuidar bem desse coração físico, esse coração onde estão as nossas batidas da vida, onde tocamos nele e ele nos dá toda essa graça de estarmos vivos, para que esse coração esteja funcionando bem, é preciso cuidar daquilo que está dentro de nós.

 

O nosso referencial é o coração de Jesus, porque o coração de Jesus é o coração moldado no coração do Pai. É o coração feito no desígnio e no amor de Deus.

 

“O sangue no coração de Jesus é que traz humildade e sobriedade para o nosso coração”

 

O coração de Jesus, o coração humano, o coração que veio até nós para se tornar semelhante a nós e curar o nosso coração ferido, machucado, nosso coração muitas vezes cheio dos entraves que vamos assumindo ao longo da vida. Por isso, o coração de Jesus é o refúgio para o coração oprimido, ferido e machucado.

 

É do coração de Jesus que escutamos o mais doce e suave convite: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados, oprimidos e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e em mim encontrareis descanso, porque sou humilde e manso de coração” (Mateus 11,28-29). Assim é o coração de Jesus e, por isso, no coração d’Ele encontramos refúgio, descanso, cura, libertação e restauração, porque Jesus passou pelas fadigas humanas, pelas contrariedades da vida terrena, porque Ele encontrou muitas oposições neste mundo, mas não deixou o seu coração ser elevado pelos sentimentos negativos desta vida. Ele não entregou o seu coração ao ressentimento, à mágoa, ao ódio, à vingança, pelo contrário, Ele manteve o seu coração na mansidão e na humildade.

 

O coração de Jesus quer ser cura para o nosso coração. Por isso, do seu lado aberto na cruz,  jorra sangue e água. O sangue do coração de Jesus dá vida à nossa vida, inebria o nosso ser para nos fortalecer, para nos dar realmente o penhor no combate. O sangue no coração de Jesus é que traz humildade e sobriedade para o nosso coração.

 

O lado aberto do coração de Jesus brota água que nos lava no batismo, que nos purifica, nos revitaliza e nos revigora. Deixemo-nos ser banhados, lavados, purificados e fortalecidos no sagrado coração de Jesus que nos cura e nos liberta.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Graças ao empenho de São João Eudes e de Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus alcançou grande expansão. Em 1865, o papa Pio IX a transformou em festa litúrgica, estendendo-a oficialmente para toda a Igreja. Desde a origem da Igreja, os cristãos desejaram realçar o lado misericordioso de Jesus; então, escolheram o Coração como símbolo natural e inesgotável de seu amor pela humanidade. Embora a expressão máxima do amor de Jesus por nós tenha ocorrido por sua morte na cruz, sabemos que toda a vida de Jesus foi tecida de múltiplas atitudes de benevolência, perdão e solidariedade. Jesus continua derramando abundantemente sua misericórdia sobre o mundo. O que Jesus espera é que multipliquemos gestos de amor em relação a nossos semelhantes.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, manso e humilde de coração, tua morte na cruz é a expressão máxima do teu amor por nós. Vem, Senhor: socorre nosso povo sofrido e enche de esperança os aflitos e abandonados. Dá-nos um coração semelhante ao teu, capaz de semear bondade e misericórdia em todo lugar e sempre. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 19,31-37 - Espiritualidade do amor

Oração Inicial

 

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Cristo é o modelo de ser humano. Ele é o Senhor que tem compaixão de nós, que se comove e quer habitar em nós.

 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração de vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O coração pascal de Cristo quer habitar em nosso peito e nos transformar em vida, em compaixão, em misericórdia. Medite o Evangelho com estes sentimentos e com muita gratidão. “Aquele que viu dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro”. Contemple o coração transpassado de Jesus com esta fé.

 

“O papa São João XXIII recomendava: onde quer que vás, leva junto o teu coração. Nosso coração bate por mil motivos, mas a melhor opção é fazê-lo bater por amor. Ao festejar o Sagrado Coração de Jesus, lembramos a infinita ternura do Filho de Deus que nos revelou a figura do Pai, cheio de misericórdia para com seus filhos. A porta está sempre aberta quando o filho infeliz sente necessidade de voltar. O próprio Jesus se autodenomina bom pastor e procura a ovelha perdida até encontrá-la. Do lado aberto de Jesus, jorrou sangue e água: a graça e o perdão. À semelhança de Jesus, a Igreja precisa ser samaritana, acolhendo a todos. A misericórdia é a face do Pai; sendo misericordiosos, mostramos que somos verdadeiros filhos.”.

 

2. Meditação (Caminho)

Contemple a figura de Jesus na cruz e vê se é possível medir seu amor incondicional. Ele que sendo Deus se fez servo, por amor. O meu coração se assemelha ao de Jesus? Como eu vivo a misericórdia, a bondade, os valores do Reino? Meu coração pulsa por amor? Que amor?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Reze com o apóstolo Paulo: “Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. É por isso que dobro os joelhos diante do Pai (…). Que Ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, e que estejais enraizados e fundados no amor.” (Ef 3,12;14-17) Faça essa oração conjugando os verbos na 1ª pessoa.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Durante o dia rezar a invocação: “ Ó Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.”

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.