sábado, 10 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. – (Mt 10,24-33)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 10 DE JULHO de 2021 (sábado) 191 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

UM PLANO APOIADO POR AÇÕES FAZ COM QUE SEUS SONHOS SE TORNEM REALIDADE.

(Greg S. Reid)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA ESTADUAL DA PIZZA

 DIA MUNDIAL DA LEI

 DIA DA MINISSAIA

 DIA DO TRABALHADOR DA ÁREA DE RECICLAGEM E SUCATAS

 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

 DIA DO ENGENHEIRO DE MINAS

 DIA DO FRESCOBOL

 DIA DA SAÚDE OCULAR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bananal - Capivari - Pindamonhangaba - Rio das Pedras - Santa Isabel (São Paulo) Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina) Bambuí (Minas Gerais) Araruna - Sousa (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DENISE APARECIDA FRASCARELI MENDES CONESSA (m/cunhada - Psicóloga São Paulo /SP) ROSANGELA BRITO CHICARELLI (M/sobrinha-Garça/SP)  ALEXANDRE MALAGUTH DE MENEZES (Vera Cruz /SP) MARIA LUIZA ZIMIANI SILVEIRA ALMEIDA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) ROSANE PINTO DA ENCARNAÇÃO (DL11-Lions Clube Nova Friburgo Conselheiro Paulino/RJ) JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia/SP) JOSÉ LEROY SILVA (PDG LC4-Lions Clube de Esmeraldas Belo Horizonte/MG) MARIA TARCILIA PEREIRA ZAPOLLA  (Lions Clube de BRODOWSKI /SP) VERINHA BRANDÃO (São Paulo /SP)THIAGO MUCCILLO DE SOUZA (São Paulo /SP) VERA INEZ TUROLA (Moldvel - Garça/SP) SILVIA HELENA SERAFIM BARBOSA (Garça/SP) MALU ZULIAN (Tres Lagoas /MS) MARIA ANGELA DELFINO MARTINS (Garça /SP) CAIO RODRIGO (Marília /SP) ROGERIO JORGE (Santa Bárbara d'Oeste /SP) JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (São Paulo /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZABEL CRISTINA CONESSA CHICARELLI e DORIVAL CHICARELLIó1976ó45 ANOS (Lions Clube de Garça/SP)DENLCE ANNA COVRE SUSSAI e HELIO JOSÉ SUSSAIó1971ó50 ANOS (LC11-IPDG-Lions Clube de PINHEIROS/ES)  MARIA LUIZA ZIMIANI e GERALDO SILVEIRA ALMEIDAó(Lions Clube de Vera Cruz /SP) FERNANDA CIRILO DE  BARROS e JULIO RODRIGO DE BARROSó2001ó20 ANOS (Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO AGOSTINHO ZHAO RONG

Esta memória recorda o corajoso testemunho do padre Agostinho (1815) e companheiros mártires que, num período de quase três séculos, perderam a vida durante as perseguições aos cristãos em território chinês.  

SANTA ANATÓLIA

SANTA SEGUNDA

SANTO VITÓRIA

SANTO AUDAX

SANTO OLAVO

SANTO ANTONIO PERCIERSKIJ

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Até os cabelos da cabeça estão todos contados – Mt 10,24-33

A esperança cristã se fundamenta no poder de Deus e na certeza de suas promessas. A vitória será do bem.

 

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com a morte de Jacó e por sua recomendação, os irmãos se reconciliam, pedindo e ofertando o perdão pelo mal cometido. Esta liturgia nos motive a conformar nossa vida à de nosso Mestre, vivendo reconciliados com todos.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PERSEGUIÇÃO MALVADA DOS QUE PRETENDEM LEVAR-ME A SER INFIEL À MISSÃO RECEBIDA DE JESUS JAMAIS ME IMPEÇA DE SEGUIR ADIANTE, COM CORAGEM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 10 de julho de 2021  sábado da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Na perspectiva de Jesus, o ideal do discípulo é ser como o mestre. Em outras palavras, é no mestre que o discípulo deve se espelhar. 

 

1ª Leitura (Gn 49,29-32, 50,15-26a)  – Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 49,29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”.

 

32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu, e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”. 16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos, e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”.

                                                                                                                                                    

Ouvindo isto, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”.

E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração, e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos.

 24José disse a seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: ‘Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco’, 26aJosé morreu, completando cento e dez anos de vida.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

 

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

 

 

– 10 de julho de 2021  sábado da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.  (Mt 10,24-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, / pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Testemunhemos ao mundo o Evangelho que nos conquistou”

 

“Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus”

(Mateus 10,32).

Precisamos testemunhar Jesus em nossa vida pelos atos, pelas atitudes, pelo amor, e dizer: “Sim, eu sou servo do Senhor. Eu sou discípulo do Senhor”, porque o contrário nós também podemos negar pelas atitudes, pelos atos, pelo fato de só sermos cristãos quando nos é conveniente, pois, no mundo onde nós estamos, de tantos relativismos, às vezes estremecemos, temos medo de assumir aquilo que cremos. Aqui, não é “carolice”, “beatice”, aqui é fé, é atitude de homem e de mulher que segue Jesus.

 

O discípulo não é mais do que o seu mestre; o discípulo, como diz Jesus, é menor que o mestre, portanto, se o mestre se tornou servo, o discípulo tem que ser mais servo ainda, tem que servir aos outros, servir aos irmãos e não ter medo de ser repreendido, de não ser aceito, acolhido nem amado.

 

“Testemunhemos com fé, ousadia, coragem e verdade o Evangelho que nos conquistou, que nos salvou e redimiu”

 

Diante de tanta carência que o mundo vive hoje, só procuramos aquilo que nos traz créditos, aplausos e reconhecimentos. Sabe, às vezes, vejo que as pessoas gostam do que eu falo, do que eu escrevo. Alguns até aplaudem, curtem e dizem: “Padre, o que o senhor fala me edifica!” “Que bom! O senhor pensa como eu penso!”. Aí, de vez em quando, eu gosto muito de decepcionar, mas aqui “decepcionar” não é contratestemunhar.

 

Decepcionar é não fazer aquilo que as pessoas querem ou seguir os gostos delas. Isso é da tendência do mundo, porque é ele que pesquisa o que as pessoas gostam para satisfazer o apetite delas. O servo do Evangelho não está aqui para satisfazer o apetite das pessoas, mas para satisfazer a sede e a fome delas. É diferente: apetite é uma coisa, fome é outra.

 

A nossa fome é de Deus, e, muitas vezes, para saciar a fome, temos que comer uma comida que não seja muito agradável ou tomar um remédio que seja muito amargo. Por isso a nossa missão é levar a Palavra, mesmo que ela seja dura, mesmo que ela, muitas vezes, doa ou que as pessoas não vão concordar, mas é o remédio que precisamos tomar.

 

Testemunhar é uma missão que exige sacrificar-se na própria carne para testemunhar coerência e verdade àquilo que você, de verdade, acredita. Aquilo que ouvimos de Deus na intimidade vamos proclamar de cima dos telhados; aquilo que, na escuridão do coração e da alma, Deus realizou em nós, vamos proclamar na claridade do mundo o que Ele realiza em nossa vida.

 

Testemunhamos Deus nos meios que Ele nos dá, porque já tem gente demais falando sobre as coisas do mundo, não tem? Já tem gente demais divulgando notícias negativas e trágicas. Precisamos ser a sentinela da graça, um instrumento da salvação, precisamos ser a presença de Deus no mundo tão carente de salvação, e é por isso que Deus nos usa para sermos Seus instrumentos.

 

Não neguemos o amor de Deus que está em nós, mas testemunhemos com fé, ousadia, coragem e verdade o Evangelho que nos conquistou, que nos salvou e redimiu, porque o mundo está sedento desse Evangelho, e precisamos ser para este mundo esse instrumental da graça.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus previne os apóstolos, e os cristãos em geral, sobre como se comportar diante das perseguições. Não é o caso de ficarem espantados com as reações dos adversários do Reino. Basta inteirar-se de como trataram o Mestre. Os que praticam a injustiça usarão todos os meios, no intuito de frear ou eliminar os cristãos. Mas a prática da justiça põe a descoberto as fraudes e disfarces, mostrando a fraqueza e maldade dos que oprimem o povo. Isso os deixará ainda mais agressivos. Qual a saída? Confiar no Pai. Ele cuida dos passarinhos; cuidará muito mais dos fiéis seguidores de seu Filho. Os inimigos são capazes de matar o corpo, mas não têm poder para matar a consciência e a intenção dos que querem permanecer fiéis a Cristo até o fim. Estes contarão com a incontestável defesa do Pai.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre, é possível que, diante de aspectos negativos da missão cristã, teus discípulos tenham ficado assustados. Então os encorajas, afirmando-lhes que nada ficará sem o olhar providente do Pai celeste. Dá-nos perseverar no teu seguimento, Senhor, e recomenda-nos ao Pai. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 10,24-33 - Testemunhar pertença a Jesus Cristo

 

LEITURA ORANTE

 

Jesus insiste com os discípulos sobre as dificuldades que irão encontrar na missão. Ele sabe que a perseguição e a rejeição podem nos desanimar ou fazer desistir. Por isso rezemos:

Fortalecei-nos Senhor no poder de vossa força. Precedei-nos sempre com vossa luz e sabedoria; não permitais que as provações sejam superiores ao que podemos suportar.

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe qual é o lugar do servo em relação ao Mestre? Quais são as verdadeiras ameaças à nossa felicidade? O que Jesus nos garante se o seguirmos com coragem generosa?

 

“Apesar do medo que os opositores possam infundir, os discípulos não podem retardar o anúncio do Evangelho. A história da Igreja mostra que os momentos de perseguição são também momentos de primavera na fé. A perseguição ajuda no sentido de purificar e aprofundar a fé. O martírio sempre será uma possibilidade. Em geral, ele atinge a poucos, mas a fidelidade diária deve ser para todos. Os discípulos não devem ter medo, porque a missão se baseia na verdade, que põe a descoberto toda a mentira de um sistema social que não mostra sua verdadeira face. A tempestade pode derrubar florestas, mas nada pode contra a semente. A esperança cristã se fundamenta no poder de Deus e na certeza de suas promessas. A vitória será do bem.”

 

2. Meditação (Caminho)

Ao meditar a Palavra percebo que, às vezes, por medo da rejeição deixo de falar de acordo com minha consciência? Testemunho minha fé em Cristo com confiança de que Ele não me abandonará?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração ao Senhor, com entrega e confiança. Conte-lhe o que está acontecendo com você, suas preocupações e necessidades, e apresente-lhe também as necessidades de seus irmãos e irmãs.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que o Senhor o(a) convida a viver hoje.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.