quarta-feira, 26 de junho de 2019

ERA UMA VEZ... Padre Valdo


Padre Valdo Bartolomeu
de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis
      .    .            A Borboleta Azul         .



      “Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a                  morte e a infelicidade. (...) Escolhe, pois, a vida, para que vivas                          tu e a tua descendência, amando a Javé teu Deus,                         obedecendo à sua voz e apegando-te a ele” 
 (Deuteronômio 30,15.19b-20a)


            Era uma vez...  
Um viúvo que morava com suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes.
            Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não fazia a mínima ideia da resposta.
            Como pretendia oferecer a melhor educação para suas filhas, enviou-as para passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina.
            Este, por sua vez, respondia todas as perguntas sem hesitar.
            Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder.
            Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã:

            - Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!
            - O que vais fazer? – perguntou a outra menina.
            - Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar para o sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e assim matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der vai estar errada.

            As duas meninas foram, então ao encontro do sábio, que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:

            - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, está ela viva ou morta?

            Calmamente o sábio sorriu e responder:
            - Depende de você... ela está em suas mãos...


Reflexão:
Assim é a nossa vida, é o nosso presente e o nosso futuro.
            Não devemos culpar ninguém porque deu algo errado. O insucesso é apenas uma                                  oportunidade de começar novamente com mais inteligência.
            Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).
            Nossa vida está em nossas mãos – como uma borboleta azul – Cabe a nós decidir o que fazer             com ela, só a nós, contando, é claro, sempre com a graça de Deus.
            
            Pense nisso.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pelos seus frutos vós os conhecereis. - (Mt 7,15-20)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 26 DE JUNHO DE 2019 (quarta-feira) 176º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ALEGRIA NÃO ESTÁ NAS COISAS, ESTÁ EM NÓS!
(Johann Goethe)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA DO VOTO
 DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS
 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA
 DIA INTERNACIONAL PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS
 DIA DO METROLOGISTA
 DIA DO BIQUINI
 DIA DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
 DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO MILITAR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São José do Belmonte (Pernambuco) Boa Nova - Castro Alves Catu - Mutuípe - Poções (Bahia) Ribeiro Gonçalves (Piauí) Bodó - Fernando Pedroza - Itajá - Major Sales - Venha-Ver (Rio Grande do Norte)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr ADHEMAR SILVEIRA DE TOLEDO (Pediatra-Lions Clube de Marilia /SP) NEIDEVAL VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) CLAUDIO EDEMUR PEREIRA (Lions Clube de Valparaiso/SP) SONIA MARIA IDALGO ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) CLAUDIO PEDROSO FILHO (Lions Clube de Porto Alegre Carlos Gomes /RS) HELIO COSTA (Garça /SP) JOÃO PAULO ISIDORO (Garça /SP) ROMULO GONZALES (RCG-Garça /SP) AYRTON VOLLET JUNIOR (Garça /SP) SUZANA RITA DE AZEVEDO MARTINEZ (Garça /SP) ANA CECILIA DE B. FENANDES BIANCO (Colégio Lumen-Garça /SP) LUIZ MARCELO VARONELLI P (Garça/SP) FLÁVIA ALVES DE SOUZA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MURUTINGA DO SULó1964ó55 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SÃO JOÃO e SÃO PAULO
SÃO JOSÉ MARIA ROBLES HURTADO
SÃO VIRGÍLIO
SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER
SÃO SIGISMUNDO (Zygmunt) GORAZDOWISKI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Senhor sempre está disposto a fazer aliança conosco. Para isso, é preciso que sejamos pessoas de muita fé, a exemplo de Abraão, e busquemos produzir frutos de amor, justiça e bondade.
– Oração 
PAI, DÁ-ME O DISCERNIMENTO NECESSÁRIO PARA PERCEBER QUEM, REVESTIDO DE PELE DE CORDEIRO, PODE LEVAR-ME A ARREFECER MEU ENTUSIASMO POR TI E POR TEU REINO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 12ª Semana    Do Tempo Comum26 de junho de 2019
A fé e a confiança nas promessas de Deus tornam-nos pessoas preparadas para produzir bons frutos, deixados como herança exuberante e duradoura.

1ª Leitura - (Gn 15,1-12.17-18) - Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça; e o Senhor fez aliança com Abrão. – Leitura do Livro do Gênesis:
Naqueles dias, 1Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” 2Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” 3E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” 4Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” 5E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz… Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.” 6Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça. 7E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.” 8“O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?” 9“Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.” 10Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves. 11Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 12E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão. 17Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 104(105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança.


Evangelho do dia
4ª-feira da 12ª Semana    Do Tempo Comum26 de junho de 2019
Pelos seus frutos vós os conhecereis. - (Mt 7,15-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanecer há de dar muito fruto (Jo 15,4).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. 16Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? 17Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 18Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 19Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20Pelos seus frutos os conhecereis.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Precisamos ter atenção com os falsos profetas”
 “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”
(Mateus 7,15).
Precisamos cuidar de tudo aquilo que está ao nosso lado, cuidar-nos e prevenir-nos do que é falso, daquilo que é enganador e nos ilude. Facilmente, somos iludidos e enganados, porque as pessoas vendem as coisas no pacote; e, geralmente, os pacotes são tão bem feitos, amarrados e decorados, que prestamos mais atenção nele do que no conteúdo, prestamos mais atenção na capa do que naquilo que vem dentro.
Uma capa bem feita e bonita é o que nos chama à atenção. Pegamos um livro e a capa dele está linda, mas não significa que, dentro dele, o conteúdo seja, de fato, bom. Pode ser que o livro só tenha capa, mas não tenha conteúdo nenhum ou o conteúdo que esteja dentro dele seja falsificado.
Já nos venderam produtos falsos, já nos iludiram com falsas promessas, já nos deram coisas que seriam a salvação da vida, a solução dos nossos problemas, mas, na verdade, viraram verdadeiras complicações para nós. Precisamos cuidar do que é falso para não sermos iludidos, inclusive, cuidar daquilo que falseia a própria Palavra de Deus.
Falar de Deus todos nós podemos. Eu conheço pessoas que não creem em Deus e sabem falar das coisas d’Ele, sabem verbalizar a realidade de Deus. A questão não é aqueles que falam, porque nós temos a necessidade de ouvir algo para nos consolar, direcionar-nos e nos conduzir; e aí que está, pois quem nos conquista pelo ouvido conduz os sentimentos e os afetos do nosso coração.
O nosso coração é, muitas vezes, conduzido e seduzido para o erro, porque não prestamos atenção nas vozes que entram em nós.
Precisamos ter atenção com os falsos profetas. Ainda que a pele seja maravilhosa, ainda que a mensagem seja linda, muitos falsos profetas são verdadeiros lobos ferozes que nos roubam de Deus, que nos fazem servir a Deus de forma enganosa e falsa.
Precisamos pedir a Deus discernimento, para não permitirmos que nossas ovelhas sejam enganadas por falsos profetas.
Todos nós temos boa intenção em servir o Senhor, mas, na boa intenção, caímos na sedução e na lábia, que nos promete curas, vida fácil, que promete resolver todos os nossos problemas, que simplesmente fala de Deus e não tem uma história comprometida, uma vida verdadeiramente evangélica. Não basta ouvir, é preciso conhecer. Por isso a ovelha precisa reconhecer a voz do seu pastor.
Estamos num mundo onde há muitas ilusões e enganos; e, no aspecto religioso, aspecto da vida sagrada, há muitos enganos em nome de Deus, de Jesus, em nome da fé.
A religião é uma bênção, é o canal que nos liga a Deus e nos leva de volta a Ele. Não posso, no entanto, deixar de dizer, como um homem religioso, que há muita coisa que engana no meio religioso, há muitos falsos profetas. Olhando as confusões que há em nome da fé em todos meios, precisamos pedir a Deus o bom e verdadeiro discernimento, seja para não enganar nem para não ser enganado, mas, sobretudo, para não permitir que nossas ovelhas sejam enganadas e iludidas por falsos profetas..
Deus abençoe você!
– Reflexão - Fé com obras
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus Cristo nos fala sobre o caráter vital da fé, que não consiste na simples aceitação de determinados axiomas (ou princípios) teóricos, e sim que é uma "semente" de vida dentro de nós. Uma semente! Algo pequeno, mas vivo, que deve percorrer um caminho de crescimento.

Nossa fé não é uma teoria, mas um acontecimento: um encontro com Deus. Com certeza, a fé em Jesus é "conhecimento", mas é um conhecer que nos "compromete". A fé vai da palavra à ideia, mas tem sempre que voltar da ideia à palavra e à ação. A fé não pode ser demonstrada: é uma mudança do ser, e só quem muda a acolhe. É uma mudança que temos que fazer todos os dias.

—Jesus: conhecer-te me traz um presente: Deus está em minha direção. Ajuda-me a corresponder à exigência que este presente me sugere: ao acreditar em ti, devo caminhar contigo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No Antigo Testamento, os falsos profetas eram o tormento dos verdadeiros profetas de Deus. Prometiam o que não podiam dar; eram complacentes com os vícios humanos, em vez de corrigi-los.
Não faltarão, nas comunidades cristãs, os falsos profetas contra os quais Jesus previne seus discípulos (cf. Mt 24,11).
São pessoas mal intencionadas. É necessário cada um ficar atento aos “frutos” que elas produzem.
Se forem gente do bem, farão obras boas.
Se não, serão como balões portadores de vento!
A advertência de Jesus atinge, antes de tudo, as lideranças religiosas: sua vida é reflexo daquilo que pregam?
Mas é um apelo a todos os cristãos: mais que uma doutrina que se deve conhecer, o cristianismo é uma forma de vida; então cabe aqui a pergunta: quais são os frutos que estou produzindo para o Reino de Deus?
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patricia Silva, fsp  
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos
Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 7,15-20, e observamos as palavras de Jesus. “É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre”.[Sínodo da Palavra].
- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.
Refletindo
Na Bíblia, na história da salvação, os falsos profetas sempre foram um desafio aos fiéis. Elogiam e não denunciam, prometem falsamente a paz: são lobos vestidos de cordeiros. Quanto aos frutos das árvores, também são amplamente citados para se concluir como é feito o anúncio da Palavra: “vocês os conhecerão pelos frutos”. A árvore boa não dá frutos ruins, os espinheiros não dão uvas.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Podemos verificar se ouvimos a Palavra e a praticamos, ou se simplesmente a ouvimos..
Meditando
De Aparecida nos vem a orientação dos bispos: “Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152).
O Espírito nos anima e nos conduz à verdade. Assim somos tomados pela paixão do Reino: o anúncio da Boa Nova.

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
Novena  a São Paulo Apóstolo

- Graça e Paz a todos! Comecemos fazendo com o apóstolo Paulo nosso ato de fé.
(Ouvir no CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, Paulinas COMEP,
 ou ver no Youtube o vídeo no link indicado).

Canto (ou recitação): Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei (1Tm 1,12)
Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
https://www.youtube.com/watch?v=urXCXGNTWAE

Se pudermos, acendamos  duas  velas: uma de cor verde, cor do manto de São Paulo. A cor verde representa a cor da natureza, a cor da vida, do renascimento.  Representa a vitória da vida sobre a morte. Acendamos outra vela de cor vermelha que aparece  na túnica de São Paulo. Representa o amor, o sacrifício, o martírio, a oferta da vida por causa de Jesus Cristo..

Canto: Aquele que vos chamou (1Ts 5,24)
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou,
É fiel, é fiel, fiel é aquele que vos chamou.
 https://www.youtube.com/watch?v=cjtFGgMreBI

- Antes de rezarmos a oração que segue, apresentemos os nossos pedidos a Deus por intercessão de São Paulo.

( Coloque seus pedidos e intenções)
-  Agora,   Leiamos a frase do dia, nas cartas de Paulo e façamos um momento de silêncio e reflexão:
1º dia (22) -  Não nos cansemos de fazer o bem  (Gl 6,9)
2º dia (23) - É Cristo que vive em mim (Gl 2,20)
3º dia (24) - Se Deus é por nós quem será contra nós?  (Rm 8,31)
4º dia (25) - Ele me amou e se entregou por mim (Gl 2,20)
5º dia (26) - Tudo posso naquele que me dá força  (Fl 4,15)
6º dia (27) - Tudo contribui para o bem daqueles  que amam a Deus (Rm 8, 28)
7º dia (28) - Se alguém está em Cristo é nova criatura  (2 Cor 5,17)
8º dia (29) - Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)
9º dia (30) -  Até que Cristo se forme em nós  (Gl  4,19)

Canto: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)
 https://www.youtube.com/watch?v=mRX_w1-Ld20

- Agora, podemos lembrar e dizer uma característica que admiramos em São Paulo.

Oração: 
Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
 para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
a todos com a luz do Evangelho
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho,
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo,
como o Caminho, a Verdade e a Vida;
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização,
para que a sua luz resplandeça diante do mundo,
iluminai, animai e abençoai a todos!
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Canto:  Por tudo dai graças  (1Ts 5,18 )
https://www.youtube.com/watch?v=lqAenXfoZyk


- Graça e Paz!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus, à sua verdade e aos frutos que devo produzir hoje.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.