terça-feira, 13 de maio de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Eu e o Pai somos um. – (Jo 10,22-30)

 

 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A I O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 13 de maio de 2025 (terça-feira) 133 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS CRIANÇAS PRECISAM MAIS DE EXEMPLOS DO QUE DE CONSELHOS.

(Joseph Joubert)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA “LEI ÁUREA 

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA IMPRENSA NACIONAL 

 DIA MUNDIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 DIA DO AUTOMÓVEL 

 DIA DA ESTRADA DE RODAGEM 

 DIA DO MULATO 

 DIA DO PRETO-VELHO 

 DIA DOS QUILOMBOLAS 

 DIA DO BOXEADOR 

 DIA INTERNACIONAL DO PUGILISTA 

 DIA NACIONAL DE DENUNCIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL 

 DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA 

 DIA DAS AVES MIGRATÓRIAS 

 DIA DO ZOOTECNISTA 

 DIA DO SALTO DE SAPO 

 DIA DA MÃE NATUREZA 

 DIA DO CHEF DE COZINHA 

 DIA DO DUENDE 

 DIA DA ESPIGA 

 DIA DA FUNDAÇÃO DA BAND TV EM SÃO PAULO-SP

 DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CRICIÚMA ESPORTE CLUBE-SC

 DIA DA FUNDAÇÃO DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA-BA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SPORT CLUB DO RECIFE-PE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajobi (São PauloAlto Taquari - Araguaiana - Campinápolis  - Cocalinho - Figueirópolis D'Oeste - Guarantã do Norte - Indiavaí - Itaúba ­- Marcelândia - Nova Canaã do Norte - Nova Olímpia - Novo Horizonte do Norte - Novo São Joaquim - Paranaíta - Pedra Preta - Peixoto de Azevedo - Porto Alegre do Norte - Porto Esperidião - Primavera do Leste - Reserva do Cabaçal Ribeirão - São Félix do Araguaia - Sorriso - Tangará da Serra - Terra Nova do Norte - Vera - Vila Rica (Mato GrossoPancas (Espírito SantoAral Moreira - Bodoquena - Deodápolis - Eldorado - Itaquiraí - Mundo Novo (Mato Grosso do SulCandeal - Macajuba (BahiaJesuítas - Ribeirão Claro - Três Barras do Paraná (ParanáRio Maria (TocantinsRondon do Pará (ParáBarreiros Pedra (PernambucoNossa Senhora de Lourdes (SergipeSerra do Mel (Rio Grande do NorteTreze de Maio (Santa Catarina

 

-■DIA DO ANIVERSÁRIO DE: BEATRIZ AZEVEDO DA SILVA (Filha da Carla/Marcelo MACROCONTÁBIL Conessa Garça /SP) ALESSANDRO MARTINS (LIONS CLUBE DE Garça /SP) GLAUCO PEREIRA (PRIMO-Garça/SP) FELIPE RAGASSI ORLANDO (LIONS CLUBE DE MARILIA /SP) ANTONIO CARLOS PINELI (ESCRITÓRIO CONTÁBIL PINELI - Garça /SPMARIA GILES DA SILVA (Garça /SP) RODRIGO LOURENÇO (ADVOGADO- Garça /SPMARCELO GOLFETTO DE OLIVEIRA (Mirandópolis /SP) LUIZ T. SAMPAIO JUNIOR (AGUAÍ /SP) FLAVIO AUGUSTO JULIO (Mirandópolis /SP) Cristiane de Fatima (Garça /SP) WILSON LUIZ DIAS (Garça /SP) Leandro Thomé (Garça /SP) ANA MARA TEODORO (Garça /SP) VERA ALVES SIMIONATO (Garça /SP) LUIZ SERGIO DE AZEVEDO (Garça /SP) ■Ana Luiza Mancini Oliveira (Constroleo-de Garça p/São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GÉSSICA MARQUES DE SOUZA e MIGUEL RODRIGUES DE SOUZAó2006ó19 ANOS (amigos Garça/SP 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORAó1950ó75 ANOS 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

■ No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento XV convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois ela respondeu à humanidade através das aparições em Fátima, Portugal. Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos por Nossa Senhora. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente. Os três eram analfabetos. 

■ NOSSA SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 

■ NOSSA SENHORA DA HORA 

■ SANTA MARIA DOMENICA MAZZARELLO 

■ SANTA INÊS DA FRANÇA 

■ SANTO ANDRÉ HUMBERTO FOURNET 

■ SÃO SERVÁCIO

■ BEATA GEMA 

■ BEATA MADALENA ALBRÍCI 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Jesus, o Messias e Pastor Jo 10,22-30 – “O Bom Pastor”

A verdadeira fé em Jesus nos conduz à vida eterna, pois Ele é o Messias e Pastor que nos guia com amor.

 

Antífona 

 Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus. O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar, aleluia (Ap 19,7.6)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Os cristãos dos primeiros tempos se alegraram porque “muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor”. A exemplo deles, proponhamo-nos ajudar nossos irmãos na fé a perseverar no seguimento de Jesus.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO DE DISCÍPULO QUE SE DEIXA GUIAR DOCILMENTE PELO MESTRE JESUS, TORNANDO-SE, ASSIM, APTO PARA RECONHECER SUA CONDIÇÃO DE MESSIAS DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, a nós, que, celebramos os mistérios da ressurreição do Senhor, obter a alegria da nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 13 de maio de 2025 terça-feira da 4ª Semana da Páscoa NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus não conhece fronteiras: chega a todos os povos e nos reúne em torno do Cordeiro-Pastor, doador da vida eterna àqueles que escutam sua voz e o seguem.

 

1ª Leitura (At 11,19-26) Começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 86(87)

 

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.


Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

1. O Senhor ama a cidade / que fundou no monte santo; / ama as portas de Sião / mais que as casas de Jacó. / Dizem coisas gloriosas / da cidade do Senhor. – R.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

2. “Lembro o Egito e Babilônia / entre os meus veneradores. / Na Filisteia ou em Tiro † ou no país da Etiópia, / este ou aquele ali nasceu.” / De Sião, porém, se diz: † “Nasceu nela todo homem; / Deus é sua segurança”. – R.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

3. Deus anota no seu livro, † onde inscreve os povos todos: / “Foi ali que estes nasceram”. / E por isso todos juntos / a cantar se alegrarão; / e, dançando, exclamarão: / “Estão em ti as nossas fontes!” – R.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes..

 

 

 

– 13 de maio de 2025 terça-feira da 4ª Semana da Páscoa NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

  

 – Evangelho do dia 

 

Eu e o Pai somos um.  (Jo 10,22-30)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João


22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. 25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)

(Città del Vaticano, Vaticano).

Conteúdo publicado - https://evangeli.net/evangelho-master    

 

 

13/05/25

4ª TERÇA-FEIRA DA PÁSCOA – B:

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

João 10,25-29: Disse Jesus: “As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

 

Jesus, o grande templo de Jerusalém, símbolo maior da fé do se povo, representava o símbolo maior da salvação para quem passasse pelas suas porta e nele entrasse. No entanto, foi diante daquele templo que o senhor declarou que a verdadeira porta para chegar ao Pai era o senhor, por onde passaria o seu rebanho para constituir o novo povo de Deus. Todas as suas obras eram de bondade com todos, de perdão aos pecadores, e de compaixão com os pobres e enfermos, enfim, de acolhida a todos os que eram excluídos de entrar naquele templo monumental. O povo simples era capaz de enxergar a presença viva de Deus no senhor e em suas obras. Mas, as autoridades foram incapazes de reconhecer o senhor como o Messias, enviado por Deus, e pediam sempre mais sinais para provar quem o senhor era de verdade. Por isso, esforçavam-se por desqualificá-lo para que o povo se afastasse do senhor e assim, pudessem condená-lo à morte. O testemunho maior foi a sua Ressurreição, que deu a prova final da sua filiação divina e que continua atraindo seguidores pelos séculos afora. Senhor, nós somos suas ovelhas, nós cremos que o senhor e o Pai são um só, o senhor é o nosso único pastor, e não permita que sejamos arrancados das suas mãos, por maiores que sejam nossas dúvidas e por mais atraentes que sejam os que não o acolhem nem acreditam no senhor. Assim como o senhor foi fiel ao Pai, ajude-nos a sermos fiéis ao senhor, para que não pereçamos e possamos herdar a vida eterna.

Maria santíssima, Virgem do Rosário de Fátima, assim como alertou aquela geração, quando apareceu aos pastorinhos, e recomendou que rezassem para afastar os males do mundo, continue a nos alertar diante das guerras cruéis e das maldades da nossa geração, para que os seus devotos continuem orando e lutando por uma sociedade livre de guerras e de ódios, e que se torne mais humana, mais justa e fraterna, para chegar até a vida eterna. Amém! Aleluia!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Evangelho de hoje, encontramos uma enorme riqueza de conteúdos, com temas variados, desde o valor das obras como testemunho da messianidade de Jesus até sua perfeita união com o Pai, revelando o mistério da Santíssima Trindade. Jesus não se identificou como o Messias, o Ungido de Deus, pois esperava que o reconhecessem pelo testemunho das suas obras. Seus discípulos verdadeiros, no entanto, reconhecem sua divindade e sua união com o Pai. Esses discípulos são chamados exatamente de cristãos porque testemunham a vida nova que veio ao mundo através de Jesus. Os cristãos, hoje, assim como nas origens do cristianismo, não deveriam ter necessidade de se identificar, pois o testemunho de suas obras e sua fé em Cristo deveriam ser suficientes para revelar a identidade de seguidores do Messias.

  (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2025 – PAULUS  (fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 10,22-30 – “O Bom Pastor”

 

áscoa - 11 de maio

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos afirma ser o Filho do Deus Altíssimo. Suas obras e palavras são os sinais que nos revelam sua verdadeira identidade. Somente Ele tem a luz que ilumina nossos caminhos e dá sentido à nossa vida. Sem Ele, nunca entenderemos a profundidade do amor de Deus.

 

Abra seu coração e permita que a Palavra conduza seu ser. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Que a luz do Senhor inunde seu coração e permaneça em você.

Oração:
Concede-me a graça, Pai querido, de crescer no conhecimento do Teu Projeto, revelado em Teu Filho Jesus Cristo e sustentado pelo Espírito Santo. Que eu possa corresponder com minhas atitudes ao Teu imenso amor. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus se encontra no Templo e os judeus, com dúvidas, insistem em questioná-lo: “Até quando nos deixarás em dúvida?” Reflita sobre o que Jesus responde.

A esperança messiânica, reavivada pelos profetas ao longo de muitos séculos, era o grande sonho do povo de Israel. A nação pequena e oprimida foi várias vezes dominada por potências maiores, mas nunca se esqueceu dos tempos de glória e paz sob os reinados de Davi, Salomão e outros reis que viveram o projeto de Deus para o povo escolhido. A ideia do Messias era a de um descendente de Davi, um rei justo que cuidaria dos pobres, defenderia os humildes e governaria com justiça, conforme os valores da Aliança. No tempo de Jesus, os sábios se inquietam ao ver o Mestre galileu libertar os oprimidos, e questionam se Ele pode ser o Messias esperado.

 

2. Meditação (Caminho)

Foi difícil também para os discípulos acreditarem que Jesus era o Messias. É preciso crer e caminhar nos passos de Jesus, como se víssemos o invisível. Quem crê Nele, adquire o privilégio de ser filho no Filho.
Por que, às vezes, criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo sabendo que suas ações são boas, mas a pessoa não nos agrada ou não corresponde às nossas expectativas?
As declarações de Jesus sobre sua identidade são claras. Meu coração está aberto para crer Nele? Estamos dispostos a arriscar na fé e acreditar em Sua Palavra, mesmo quando as dúvidas surgem?
Peçamos a Deus para que sejamos verdadeiros discípulos/as de Seu Filho Jesus.

Oro pedindo a Deus o dom da sabedoria para discernir minhas decisões e interpretar corretamente Suas palavras.

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar sua resposta de fé e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta pode ser de louvor, ação de graças, súplica ou perdão. O importante é dirigir sua oração pessoal a Ele, apresentando também as realidades que o cercam.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e identifique o sentimento despertado pela Palavra. Com ela na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP