domingo, 6 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado. - (Lc 6,6-11)

  

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 07 DE SETEMBRO de 2020 (segunda-feira) 251º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SERÁ NOSSA DIVISA DE AGORA EM DIANTE INDEPENDÊNCIA OU MORTE...

(Dom Pedro 1°)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

DIA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA DUCHENNE

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bicas - Cataguases - Corinto - Coromandel - Ibiá - Ipanema -Itabirito - Itanhandu -  Luz - Manga - Matias Barbosa - Mato Verde  - Mesquita - Estado de Minas Gerais.- Miraí - Poço Fundo - Rio Paranaíba - Sabinópolis - Teófilo Otoni -Tiros - Tombos (Minas Gerais) Uruçuí (Piauí) Fontoura Xavier - Mariano Moro - Paraí (Rio Grande do Sul) Porto Velho (Rondônia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: WAGNER LUIS DOS SANTOS (Teixeira Pinto–Garça /SP)  GUSTAVO JUNQUEIRA MACHADO (Lions Clube de Adamantina /SP) DIVALDO APARECIDO  DE SOUZA  LOBO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JANETE HERRERO (Lions Clube de Sertãozinho /SP) WENICE ALVES MOREIRA MUNHOZ DE LIMA (Garça /SP) VALERIA ALEX MARQUES (Garça /SP) LINEU GUIMARÃES FILHO (Empresário–Garça /SP) SILVIA MARIA OLIVEIRA (Empresária–Garça /SP) FAUZE HAMZÉ (Garça /SP) Fr. CLÓVIS LÁZARO BARBOSA (OFM Cap - Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP) Pe. DOMINGOS DE JESUS (Pároco da Paroquia Santa Cecilia de Monte Castelo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LINSó1960ó60 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA REGINA

EUGÊNIA PICO

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Na comunidade cristã, é urgente lançar fora o fermento da malícia e da insensibilidade para celebrar de coração puro. Celebremos os santos mistérios em atitude de arrependimento pelos erros cometidos. 

– Oração 

PAI, TORNA-ME SENSATO NA PRÁTICA DAS EXIGÊNCIAS RELIGIOSAS, PARA EU BUSCAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE REALMENTE É DO TEU AGRADO E ESTÁ A SERVIÇO DA VIDA, CUJA FONTE ÉS TU.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de setembro de 2020  2ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Pai espiritual dos cristãos de Corinto, Paulo reage com vigor contra as divisões e escândalo que ocorrem na comunidade. Jesus não tolera a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus e cura um homem em dia de sábado. 

 

1ª Leitura (1Cor 5,1-8) – Lançai fora o velho fermento, pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal, que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede? 3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 4em nome do Senhor Jesus – estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus -, 5entregamos tal homem a satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa não com velho fermento nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 5

Na vossa justiça guiai-me Senhor!

 

 

– 07 de setembro de 2020  2ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado. - (Lc 6,6-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo  10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu, num dia de sábado, 6que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Estende a mão! (Lc 6,6-11)”

 

A mão é inseparável da ação. Muitas vezes, a Bíblia pede que Deus erga seu braço, levante sua mão, isto é, entre em ação. Braços cruzados, mãos encolhidas, ao contrário, conotam a inatividade, a inércia de quem não se compromete e não quer tomar parte na ação. No episódio deste Evangelho. Antes de curar o “homem de mão seca”, um deficiente físico, Jesus o convida a participar de sua própria cura: a mão estendida é o gesto de quem participa da ação. No mínimo, concorda com ela.

 

Comentando esta passagem, S. Ambrósio de Milão fala da importância de sair da inércia, do pequeno mundo de nossos interesses, e estender a mão ao próximo: “Estende-a muitas vezes, a favorecer ao teu próximo; defende de toda injúria aquele que vês sofrer sob o peso da calúnia, estende também tua mão ao pobre que te pede; estende-a também ao Senhor, pedindo-lhe o perdão dos teus pecados: é assim que tu deves estender a mão, é assim que se cura”.

 

O cristianismo é uma religião “social”: o encontro com Jesus Cristo leva a um estilo de vida centrífugo, quando saímos de nós mesmos na direção do outro. Após conviver com Cristo, o discípulo é enviado às aldeias e cidades, praças e encruzilhadas, para anunciar que o Reino está próximo. Sua missão não se extingue na pregação: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!” (Mt 10,8.)

 

Logo na abertura da Gaudium et Spes, a Constituição dogmática sobre a Igreja no mundo de hoje, o Concílio Vaticano II ensinava: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do homem de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade humana que não encontre eco no seu coração”. (GS, 1.)

 

É uma distorção grave imaginar que a mensagem cristã seja algo desencarnado, uma trilha para o céu, que nada tem a ver com as realidades terrestres. Ao contrário, nosso “céu” é moldado com o barro nosso de cada dia. Se assim não fosse, o próprio Filho de Deus não se teria encarnado, trabalhado com as mãos, convivendo asperamente com nossa humana realidade.

 

Quando chegou sua hora, também ele estendeu suas mãos. Deixou-se prender. Deixou-se crucificar. E nós? Estenderemos nossa mão?

 

Orai sem cessar: “Vós me tomastes pela mão...” (Sl 73,23)

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os doutores da Lei e os fariseus, presentes na sinagoga, espreitavam os movimentos de Jesus. Caso ele fizesse alguma cura, eles teriam “motivo de acusá-lo”. Jesus põe no centro da celebração um homem com a mão paralisada, e lança uma pergunta de fácil compreensão: “Eu pergunto a vocês: no sábado, é permitido fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la?”. Não se ouvem palpites. A resposta correta é: “fazer o bem… salvar uma vida”. Jesus decide fazer o bem, naquele dia, naquela hora. Os doutores da Lei e os fariseus, ao invés, escolhem fazer o mal: “Eles se encheram de raiva, e discutiam entre si sobre o que fariam contra Jesus”. Essa atitude certamente não agrada a Deus. São eles que profanam o sábado.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, o ser humano é mesmo estranho! Como podem os fariseus ficar com raiva porque, em dia de sábado, fizeste o bem, curando a mão paralisada de um homem? Concede-nos, ó Mestre, sabedoria e abertura de coração para compreender teus ensinamentos. Compreendê-los e praticá-los. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.