segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ!😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■>No meio de vós está o que vem após mim. – (Jo 1,19-28)

  

Que o Menino Deus reine no seu coração todos os dias de 2023!

ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2023 (segunda-feira) 002º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

GOSTO MAIS DOS SONHOS DO FUTURO DO QUE DA HISTÓRIA DO PASSADO.

(Thomas Jefferson)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO Médico SANITARISTA

DIA do Confeiteiro

DIA DA ABEUGRAFIA

DIA Arquivo Nacional no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte-MG

DIA da Fundação do Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP

DIA da Fundação do Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins-ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castelo (Espirito Santo)Capela Nova (Minas Gerais)Bacuri (Maranhão)Baía da Traição - Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)TITO ANTONIO CARDOSO (Lions Clube de DRACENA /SP) DANIELA BERGAMO RIOS (Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde /SP) MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS  (Garça /SP) MATEUS SOUZA  (Garça /SP) CLARICE PRADO  (Lençois Paulista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.

SÃO BLADOLFO

SÃO JOÃO BOM

SÃO MAINQUINO

SÃO MARCELINO DE CÓRI

SÃO MACÁRIO DE ALEXANDRIA

SÃO NARCISO

SÃO SERAFIM DE SAROV

SÃO SILVESTRE DE TROÍNA

SÃO TELÉSFORO

SÃO TEODORO DE MARSELHA

SÃO VICENCIANO

SANTA VERIDIANA

SANTO ADALARDO

SANTO AIRALDO

SANTO ARGEU

MARIA ANA BLONDIN

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Professe o nome de Jesus com a sua vida.  Com João Batista, somos chamados a professar e não negar o nome de Jesus - João confessou e não negou. Confessou: ‘Eu não sou o Messias - Jo 1,19-28

 

 

 

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Basílio e Gregório viveram no século 4º na Turquia. Bispos, renomados teólogos e doutores da Igreja, confessaram e testemunharam a Cristo mediante a defesa da fé e conseguiram conciliar a vida contemplativa com a prática da caridade aos pobres. Celebremos com fé, pedindo ao Pai que tenhamos fecundo espírito de humildade e de caridade para com os necessitados.

 

– Oração 

 

“PAI, CONFIRME OS NOSSOS PASSOS NO CAMINHO DO SEU FILHO, PORQUE SOMENTE ELE PODE TRAZER REDENÇÃO, PAZ E JUSTIÇA À NOSSA GERAÇÃO AO LONGO DE 2023. AMÉM!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de janeiro de 2023 segunda-feira do Tempo do Natal antes da Epifania São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores, Memória  

 

– Liturgia da Palavra 

Ungido para permanecer com o Pai e o Filho, todo cristão é chamado a ser um precursor do Cristo, uma voz que grita no deserto do mundo, um proclamador do Evangelho.

 

 

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) – Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isso a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança quando ele se manifestar e não seremos vergonhosamente afastados dele quando da sua vinda.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 97(98)

 

Os confins do universo contemplaram

a salvação do nosso Deus

 

 

 

– 02 de janeiro de 2023 segunda-feira do Tempo do Natal antes da Epifania São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

No meio de vós está o que vem após mim.   (Jo 1,19-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Depois de ter falado, no passado, / aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, / em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

19Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

02/01/23      Segunda-feira antes da Epifania - A: 

Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. 4)

 

João 1,19-20.23.26-27: “Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: - Quem és tu? João confessou e não negou. Confessou: - Eu não sou o Messias... João declarou: - Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’, conforme disse o profeta Isaías... João respondeu: - Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”..

 

Jesus, desde o início, a grande pergunta era sobre quem era o senhor.

Para os judeus, seria de fato o Messias prometido?

Para os pagãos, seria o Salvador tão esperado?

 A ansiedade e a expectativa pelo Messias levavam seu povo a identificar como Messias alguns líderes que enfrentavam a dominação romana, mas que acabavam derrotados.

Outros já esperavam por alguém que trouxesse uma renovação moral e espiritual para toda a sociedade.

João Batista foi certamente o pregador mais influente, porque pregava a conversão para todos, desde o rei Herodes até os soldados.

Um grupo grande de discípulos formou-se ao redor dele e começaram a considera-lo como sendo o Messias prometido.

Mas, sempre que era interrogado, ele negava fortemente que fosse o Messias ou um profeta, afirmando que sua missão era preparar o caminho para o senhor.

Relativizava o batismo que praticava, como sinal de conversão, anunciando que o verdadeiro batismo, com água e o Espírito Santo, seria realizado pelo senhor.

Senhor, para nós parece tão óbvio que o senhor é o Cristo prometido, e, mais ainda, é o Filho de Deus encarnado.

Há 2000 anos de distância, o mistério da Encarnação, da sua vida, morte e Ressurreição, tornou-se uma rotina de fé, que pronunciamos distraidamente ao recitar o Credo.

No entanto, este tempo de Natal deveria, sempre de novo, provocar em nós o espanto, a admiração e a adoração de amor, por esse acontecimento divino da revelação que o senhor nos trouxe, e que dividiu a história humana em ‘antes e depois de Cristo’.

Senhor, renove em nós o encantamento com a nossa fé cristã.

Ainda que estejamos longe de praticar os valores do Reino de Deus, faça com que, a partir da nossa fé na sua Encarnação, se renove a nossa esperança por um mundo mais humano, mais fraterno e mais de Deus.

Ontem como hoje, não temos outro nome no qual possamos ser salvos.

Somente o senhor continua sendo o nosso Caminho, a nossa Verdade e a nossa Vida.   

 

Maria santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, ao iniciar este novo ano, confirme os nossos passos no caminho do seu Filho, porque somente Ele pode trazer redenção, paz e justiça à nossa geração ao longo de 2023. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Evangelho de João, sacerdotes e levitas são membros do partido farisaico e também contrários a Jesus. Partem de Jerusalém para investigar quem é aquele pregador que está se tornando popular. As autoridades sempre temem os líderes capazes de arrastar multidões e de se tornar ameaça para quem está bem instalado no poder. João não precisa de títulos; não anda em busca de fama, tampouco usa mentiras para enganar o povo. Responde simplesmente que não é o Messias esperado como descendente legítimo de Davi; não é Elias, o profeta que pregou a fidelidade à Lei de Moisés; não é o profeta (os judeus esperavam um novo Moisés, o profeta do Êxodo). João Batista testemunha que está chegando uma pessoa que o supera em direitos. Refere-se ao Messias.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 2,16-21 - Solenidade de Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz

 

Saudação

 

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

a São João Batista

Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno,

Por sua intercessão e pelos infinitos merecimentos de Jesus, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós, testemunho da verdade contida na Palavra de Deus. Abençoai todos os que vos invocam. Amém.

São João Batista, Rogai por nós!

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente, o texto: Jo 1,19-28.

 

Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:

- Eu não sou o Messias.

Eles tornaram a perguntar:

- Então, quem é você? Você é Elias?

- Não, eu não sou! - respondeu João.

- Você é o Profeta que estamos esperando?

- Não! - respondeu ele.

Aí eles disseram a João:

- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?

João respondeu, citando o profeta Isaías:

- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."

Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:

- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?

João respondeu:

- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.

Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.

 

Refletindo

Sacerdotes e levitas perguntaram a João "Quem és tu?" O que lhes interessava não é a origem, mas a sua missão do Batista. E a resposta é clara e convincente: eu não sou o Messias.

Eles perguntaram: Então, és Elias? João respondeu: Eu não sou Elias.

Em seguida, eles perguntaram: És o Profeta que esperamos? A resposta foi: Não!

Mais uma vez insistiram: Então, diga-nos quem és. João declarou-lhes: "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."

Em seguida, João disse: Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.

João Batista anuncia que é apenas o precursor de uma pessoa de quem não é digno de desatar as sandálias. João é o profeta, é um mensageiro, um porta-voz de Deus.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Entramos em diálogo com o texto. Refletimos e atualizamos. O que o texto nos diz no momento?

Todos nós somos convocados a ser como João Batista: testemunhas, discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Meditando

Como afirmaram os bispos, em Aparecida: Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que chegaram a compartilhar a cruz de Cristo até à entrega da própria vida. (DAp 140.)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos o Salmo 97(98)

 

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.

 

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Como João Batista, queremos ser testemunha daquele de quem “não sou digno de desatar as correias das sandálias”.

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.