sexta-feira, 15 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> “Mãe, Rainha e Mulher” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

 Mãe, Rainha e Mulher

 

Nossa Senhora


           A grande festa a Nossa Senhora Aparecida não é só em uma comemoração com muitas atividades. Temos que buscar mais a fundo o sentido dessa celebração. Nossa Senhora Aparecida é uma imagem que tem uma mensagem. Temos consciência que Maria é Evangelho vivo no cenário da Igreja. Ela está na Igreja como todo fiel. E tem seu lugar, sua missão e seu compromisso com o povo de Deus. Não se pode ver Maria, a não ser onde Deus a colocou: no meio do seu povo. Sendo uma discípula, continua sua missão de Mãe sempre dando Jesus e transmitindo sua Palavra. “A Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Essa Palavra se manifestou também em palavras de vida, revestidas das condições humanas. Maria, a Mãe de Jesus, escolhida por Deus é uma mulher, pois a Palavra gera vida. É a Mãe do Filho de Deus. É a Nossa Senhora. Sua missão de ser Mulher-Mãe, como Palavra, é um ensinamento e uma presença. Temos necessidade de símbolos para compreender melhor o ensinamento. Ela é símbolo do acolhimento de todos os que a procuram a Deus. Ele nos acolhe através da Mãe de seu Filho e ensina que todo o filho tem uma ligação de vida com a Mãe, numa união de afeto. O fiel sabe que a imagem é uma imagem, mas se relaciona com ela na verdade do ensinamento. Com ela estabelece um relacionamento de afeto. Como em Belém, acolhe os pastores: “Encontraram Maria, José e o Recém-Nascido numa manjedoura” (Lc 2,16). Assim acolhe seu povo.

Mulher com doze estrelas

           O Apocalipse nos traz a visão da mulher e o dragão: “Um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1). Sabemos que essa mulher é, no pensar de João, a Igreja gloriosa, presença de Cristo no mundo, fundada nos apóstolos. Ela é perseguida porque dá à luz a seus filhos no meio da perseguição. O dragão quer devorar os filhos. Assim há também nessa visão, Maria que gera Jesus é perseguida por Satanás que quer devorar o Filho e os filhos. É notório que a Igreja é perseguida de todos os modos porque gera o Salvador para o mundo. Maria, a Mãe de Jesus, é simbolizada. Por mais que seja amada, sabemos que é perseguida pelos dragões do mal que querem tirá-la da Palavra de Deus. Símbolo de devorar o Filho. Se não formos capazes de ver em Nossa Senhora Aparecida a Mulher que tem em torno de si os apóstolos do Filho que foram perseguidos, podemos não conhecer a riqueza dessa Mãe Aparecida. Ela não apareceu no céu, mas nas águas turvas. Foi “salva” pelas mãos dos simples discípulos de seu Filho que buscavam a vida em sua fraqueza.

Rainha de um povo

           O termo rainha está desgastado pelo uso e pela falta de sentido. Mas podemos dizer que Maria é Senhora do povo. Senhora, não como dona, mas como serva. É o papel que ela assume no encontro com o “Anjo”: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). A palavra serva está em consonância com o mesmo termo aplicado a Jesus: O Servo (Is 42,1) que nos narra Isaías. E o próprio Jesus diz de Si: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos” (Mt 20,28). Filho e Mãe são o modelo. A missão de Jesus foi socorrer os necessitados. Por isso o povo de Deus vê em Nossa Senhora Aparecida aquela que serve os sofredores. Pedem com fé e são atendidos com generosidade. Notamos aí a força da figura da Rainha Ester ao interceder pelo povo. Maria continua essa missão de interceder, pois somos parte de seu corpo.

 

■COMECE O DIA FELIZ!■=>Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. – (Lc 12,1-7)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 15 DE outubro de 2021 (sexta-feira) 288 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL.

(Lewis Carroll)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DO (A) PROFESSOR (A)

DIA DA NORMALISTA

DIA MUNDIAL DE LAVAR AS MÃOS

DIA DO SECURITÁRIO

DIA DO NEUROLOGISTA

DIA MUNDIAL DA MULHER RURAL

DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL

DIA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

DIA DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

DIA DO JUIZ DE PAZ

DIA DA BENGALA BRANCA

DIA DO BATISTA DO BRASIL

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (de 12 a 18/10)

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilha Solteira (São Paulo) Alfenas - Boa Esperança (Minas Gerais) Floresta do Araguaia - Bannach (Pará) Caucaia (Ceará) Parintins (Amazonas) Matinhas (Paraíba) Currais Novos (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RaFAEl aranha curvelo da rocha (9 anos neto Neide/Jorge-Garça /SP RENATO MODESTO (Lions Clube de Cotia /SP) ANTONIO AILTON PEZZO CLIVERARO (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) Eder Carlos SILVA Santos (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILviA Regina Gonçalves  Pena Dos SANtos (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) Júlio  César  Bassetto (Lions Clube de Penápolis /SP) LUCIMAR  BORDINHÃO  GASPAROTTO (Lions Clube de Lucélia /SP) MARCOS ANTÔNIO S. COSTA (LEO Clube de Valparaíso /SP) SUELI COSTA PALMEIRA (Lions Clube Rio de Janeiro /RJ)GUSTAVO MORI (de Irapuru p/São Paulo /SP) CESAR AUGUSTO RUIZ (Tupã /SP) JOSÉ ROBERTO MANCUZO (Drogaria Central Garça /SP)  LAISA AILENE FIORILLO DE PIZA (Garça /SP) ADRIANA REGINA MONTEIRO DA ROCHA (Garça /SP) SERGIO LUIS MARTINS GUIRADO (Garça /SP) GLAUBER QUEIROZ (Garça /SP) RENATO PORTO (Curitiba /PR) ALINE PEDRAL (Garça /SP) FERNANDA MANCHINI (Campinas /SP) Fernanda Ferreira (Garça /SP) CarmelINda SILVA PereZ (Garça /SP) SIMONE MORAIS OLIVEIRA GOMES (Garça /SP) Carlos JOSÉ agrissio (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  LUCIANA CRISTINA FRASSON GONZALES e ROBERTO COSTA GONZALESó2005ó16 ANOS (RCG Tecnologia - Lions Clube de Garça /SP)ALESSANDRA ZOTARELLI GOMES DA SILVA e GLAUBER GOMES DA SILVA ó1994ó27 ANOS (DLC6-VDG-Lions Clube de Nhandeara-Votuporanga /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA TERESA DAVILA ou Santa teresa de Jesus

Teresa (Espanha, 1515-1582), mulher de admiráveis dons, ingressou no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu seu nome. Deixou vasta produção literária, muito apreciada ainda hoje, pela qual foi proclamada doutora da Igreja por Paulo VI. 15 de outubro é, tradicionalmente, o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, esta freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação durante a Contrarreforma.

SÃO Bruno de Querfurt

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Cuidado com o fermento dos fariseus – Lc 12,1-7

 

 

- Como a corça que suspira pelas águas da torrente, assim minha alma suspira por vós, Senhor. Minha alma tem sede do Deus vivo (Sl 41,2s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Teresa nasceu na Espanha em 1515 e lá faleceu em 1582. Aos 20 anos de idade, ingressou no Carmelo de Ávila. Exerceu intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelita. Era uma mística com os pés no chão. Deixou-nos escritos de profunda riqueza espiritual e foi proclamada doutora da Igreja. Que sua sabedoria e espírito prático nos incentivem à vida de oração e ao serviço pastoral.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE ENCANTAR POR FALSOS EXEMPLOS DE PIEDADE. ESTEJAM MEUS OLHOS SEMPRE FITOS EM JESUS, CUJO EXEMPLO DEVO SEGUIR PARA SER AGRADÁVEL A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 15 de outubro de 20216ª-feira da 28ª Semana Do Tempo ComumSANTA TERESA DE JESUS VIRGEM E DOUTORA

– Liturgia da Palavra 

Por ser totalmente gratuito, Deus não depende de nossas obras para nos receber; espera, porém, que acreditemos nele e caminhemos em sua presença com sinceridade e confiança. 

 

1ª Leitura (Rm 4,1-8) – Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória… mas não perante Deus! 3Com efeito, o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida. 5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça. 6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; 8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 130(129)

 

Vós sois para mim proteção e refúgio,

eu canto bem alto a vossa salvação!

 

 

– 15 de outubro de 20216ª-feira da 28ª Semana Do Tempo ComumSANTA TERESA DE JESUS VIRGEM E DOUTORA

– Evangelho do dia 

 

Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.   (Lc 12,1-7)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tomemos cuidado com o fermento da hipocrisia”

 

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”

(Lucas 12,1-2).

Quando Jesus nos adverte de que precisamos tomar cuidado, é porque precisamos nos cuidar, é porque, conhecendo-nos como nos conhece, Ele sabe das nossas fragilidades, sabe que estamos sempre na berlinda, no perigo de cairmos. E o pior é que, muitas vezes, já caímos e nem percebemos que estamos no chão, sobretudo, se caímos no pecado e no comportamento terrível da hipocrisia.

 

O hipócrita não se enxerga, ele enxerga os outros, o erro dos outros, o pecado dos outros, o problema dos outros, mas o próprio erro ele não enxerga, e o pouco que ele vê, é mal, ele vê apenas como uma coisa pequena e insignificante, tanto que o pecado do outro é grande, mas o dele é uma fraqueza. Para o erro do outro, ele é duro e veemente, mas para consigo ele dá um alívio. Então, é preciso cuidar mesmo, porque a hipocrisia é um fermento que leveda a massa, dá-lhe consistência; e se nos conformarmos com a hipocrisia, estamos vivendo a face mais escandalosa da fé e da nossa religião.

 

“A nossa vida religiosa torna-se insossa, sem sentido e sem sabor se ela é fermentada pela hipocrisia”

 

Em toda e qualquer situação humana, as aparências enganam, mas entenda que as aparências não enganam os outros somente, elas enganam primeiro quem vive delas, quem está passando uma vida se iludindo e enganando a si próprio. Uma pessoa que é enganada a respeito de si própria, é uma pessoa que não tem consistência, não tem profundidade, não tem vida plena, porque para manter as aparências tem que trabalhar. Sei que depois a pessoa se torna até profissional, torna-se uma coisa até muito normal mentir, iludir e enganar, porque ela parte sempre do pressuposto de que está fazendo um bem para ela e para os outros.

 

Não vivamos o engano, pois toda e qualquer instituição que está alicerçada na aparência cai em ruínas. Não viva um casamento aparente, não viva uma amizade de aparências, onde tudo parece estar bem, porque depois vai cair, vai tudo ruir. Não há nada escondido que depois não venha a ser conhecido.

 

A indecência da política, da administração em vários âmbitos da vida pública, é querer viver da hipocrisia, é viver de aparências, e toda religião que vive de aparência e de hipocrisia está condenada ao fracasso. Então, a nossa vida religiosa torna-se insossa, sem sentido e sem sabor se ela é fermentada pela hipocrisia. Mas se ela é fermentada pelo amor e pela verdade, passamos pelas provações, pelas provações, pelas dificuldades, mas subsistimos, porque o nosso alicerce é a verdade. É por isso que temos que estar sempre alicerçados no Senhor, e não nas mentiras e ilusões, inclusive religiosas, que muitas vezes estão permeando a nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus denuncia os fariseus porque fazem da observância da Lei o trampolim para obter privilégios. Eles se consideram os puros, os santos. Em vez de servirem ao povo, servem-se do povo, para conservar sua posição social. Esse é o “fermento” dos fariseus; essa é a influência maléfica que pode infiltrar-se também no seio da comunidade cristã. Os discípulos devem partilhar o que aprenderam do Mestre. Mas, cuidado: qualquer hipocrisia, na fala e no testemunho, se revelará um dia. Máscaras serão arrancadas. Os discípulos, aqui chamados de “amigos”, são exortados a não temer (no tempo da perseguição), mas a ter a coragem de confessar publicamente Jesus. O Pai cuida de todos e está presente em todas as circunstâncias. Se Deus cuida de pássaros indefesos, terá muito mais zelo pelos que seguem o seu Filho.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, preenche nosso espírito de coragem e zelo pelo teu Reino, de modo a enfrentarmos os adversários com argumentos sólidos e coerência de vida. Não nos deixes esmorecer na luta cotidiana e torna-nos convictos cristãos para continuarmos a expandir o teu Reino de justiça, amor e paz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,1-7 - Deus cuida de nós

 

Oração Inicial
Memória litúrgica de Santa Teresa de Ávila. O apelo à conversão está presente na liturgia de hoje. O caminho de conversão é exigente e, ao mesmo tempo, cheio de promessa da presença de Deus. Precisamos predispor nossa vontade, mente e coração para caminharmos na estrada de Jesus.

Com Santa Teresa, exaltemos a grandeza divina. Ela foi uma criatura inteligente e cheia de dinamismo na fé e espiritualidade.

 

 

1. Leitura (Verdade)

“Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que aparecem durante a narrativa.

 

“O bom fermento tem extraordinário poder de transformar a massa. Mas os fariseus usavam outro tipo de fermento: a hipocrisia. As aparências podiam enganar, mas o tecido todo era afetado por esse perigoso fermento. Tratavam de disfarçar sua verdadeira identidade. Jesus adverte que o fermento da hipocrisia pode afetar também os seus discípulos. Porém, logo os tranquiliza. Cabelos e pardais não frequentam as estatísticas, mas o Pai sabe o número de cabelos e cuida dos pequeninos pardais. A conclusão lógica: não tenham medo! A autenticidade de vida nos coloca no caminho do Mestre. A lei e o amor devem andar juntos, assim como fé e vida precisam caminhar lado a lado. Somos pecadores, mas não podemos ser hipócritas.”

 

2. Meditação (Caminho)

Viver as coisas de Deus para depois pregá-las, exige coerência entre o que eu prego e o que eu vivo. Minhas atitudes são de humildade, de quem não se julga superior aos outros?

Julgo-me privilegiado (a) no conhecimento das coisas divinas?

Aprendo também dos humildes e pequenos?

3.Oração (Vida)

Hoje, dia do professor(a), agradecemos a Deus por essa nobre vocação e profissão. Rezemos pelos professores de nossa iniciação escolar, da iniciação espiritual e pelos professores e catequistas de hoje.

 

Invocações a Jesus Mestre

 

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.