segunda-feira, 9 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Eis que conceberás e darás à luz um filho.” - (Lc 1,26-38)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 09 DE ABRIL DE 2018 (segunda-feira) 98º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
CADA SORRISO QUE EU ESPALHO, EU PLANTO ALGUMA ESPERANÇA.”
(Roque Schneider)

 Datas Comemorativas 
DIA da Biblioteca
DIA DO AMOR UNIVERSAL
DIA NACIONAL DO aÇo

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ConchalCubatão - ItaririMogi Guaçu - Pirapozinho (São Paulo)Alagoinha do Piauí - Santo Antônio de Lisboa (Piauí) Ecoporanga (Espírito Santo) Arauá (Sergipe) Bodocó (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOSÉ IRINEU BATISTA PEREIRA FILHO (Novagro Garça/SP) EVERALDO ANTONIO BENTO PEREIRA (Inovus Garça/SP) NELSON DE SIQUEIRA FILHO (Santa Rita – NC Armazéns Gerais Garça /SP) EDISON MARCELINO LUIZ DE CAMPOS (Garça /SP) ALESSANDRA GONZALES (Garça /SP) LUCIA C. KAGUE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) JOÃO LUIZ C. FABOSI (Assis/SP) CÔN. JOSÉ CARLOS DIAS TÓFFOLI (Pároco da Paróquia Sagrada Família de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELAINE CRUZ DE SOUZA e VANDERLEI PEREIRA DE SOUZAó2000ó18 ANOS (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DA: Irmã RENATA TONELLO ó1947ó71 ANOS (CE das EQ 13 ENS SHCOENSTATT e EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO LEOPOLDO MANDIC
SANTA MARIA DE CLÉOFAS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Ao entrar no mundo, Cristo disse: Eis-me aqui, ó Pai, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
Por amor à humanidade, Deus envia seu Filho ao mundo para nos salvar. Com seu sim, Maria colabora com o projeto salvífico do Pai. A fim de imitar o exemplo de Jesus e de sua mãe, busquemos neste dia forças para sempre fazer com prazer a vontade do Senhor.
Oração
PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE UMA RENOVAÇÃO INTERIOR E NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, E ACABE NÃO ANUNCIANDO QUE O SENHOR RESSUSCITOU.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
09 de abril de 2018 2ª Semana da Páscoa Anunciação do Senhor . Solenidade
O que foi profetizado por Isaías realiza-se no seio de Maria, Jesus entrou no mundo e fez morada entre nós. Habitados pelo Espírito Santo, acolhamos a Palavra do Senhor.

 1ª Leitura - (Is 7,10-14; 8,10) -Eis que uma virgem conceberá.Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 39 (40)
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2ª Leitura - (Hb 10,4-10) - "No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
09 de abril de 2018 2ª Semana da Páscoa Anunciação do Senhor . Solenidade
"Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
 A palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós vimos sua glória que recebe de Deus Pai (Jo 1,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”  29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O Ressuscitado está presente no meio de nós
Professamos a nossa fé no Ressuscitado que, fez-se presente no meio de nós, no ventre da Virgem Maria!
O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-Te, cheia de graça, o Senhor está Contigo!’  (Lucas 1,28).
Nesta segunda-feira, estamos celebrando a Solenidade da Anunciação do Senhor. Esta Solenidade é sempre celebrada no dia 25 de março, nove meses antes do Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Neste ano, o dia 25 caiu em um domingo da Quaresma, por este motivo, a Igreja o transferiu para a segunda-feira após a Oitava da Páscoa.
Na alegria Pascal, este tempo que estamos vivendo, entramos na alegria que vem de Deus. Entramos na alegria de contemplarmos o Senhor que se encarna. Professamos a nossa fé no Ressuscitado que, encarnou-se no meio de nós, fez-se presente no meio de nós no ventre da Virgem Maria. Por isso, a presença de Deus traz alegria aos nossos corações.
A presença do Ressuscitado alegrou os discípulos. O anjo está dizendo a Maria: “Alegra-te, cheia de graça”. E por que Maria se alegrou? Porque Deus estava nela; Ele estava presente, encarnou-se nela. É este mistério lindo, maravilhoso e sublime que celebramos hoje.
Queremos a mesma alegria que o anjo trouxe a Maria, queremos a mesma alegria que os anjos trouxeram a Madalena e aos discípulos, por ocasião da Ressurreição do Senhor. Que os mesmos anjos tragam alegria ao nosso coração. A alegria de saber que Deus está entre nós, que Ele se encarnou no ventre de Maria e ela trouxe Jesus para ser o grande presente da nossa vida.
Deus quer estar vivo, encarnado e presente na vida de cada um de nós. Onde Deus está, podem ter muitos motivos para tristezas, desânimos, porém, jamais um coração que tem Deus é um coração triste. Esse coração passa por situações tristes na vida, por dificuldades e problemas, mas não permanece, porque, é uma alegria maior, plena; é uma alegria do Céu, alegria da presença divina, alegria da certeza de que Deus está entre nós.
Um coração só é arrasado pela tristeza, quando sai de Deus e sede lugar à tristeza na sua vida. Permitamos ser tomados por essa alegria de que Deus está entre nós. O anjo disse: “Maria, o Senhor é Contigo”. Isso tomou conta, incendiou plenamente o coração da Virgem Maria. Hoje, Deus está olhando para nós e está nos dizendo: “O Senhor está contigo. Alegra o seu coração”.
Não permita que nenhuma tristeza, decepção, nenhuma situação na qual possamos ser decepcionados ou tirado de nós a alegria de viver, possam tomar conta de nós. Há uma alegria única que ninguém pode nos roubar, porque Maria guardou para sempre; Ela é a mulher alegre, porque Deus entrou n’Ela e nunca mais saiu.
Que Deus esteja conosco e que seja a razão e a alegria da nossa vida.
Deus abençoe você!

Reflexão“Jesus por nascer” ilumina a vida no ventre de sua mãe
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o Sim de Maria abre a porta a um longo caminho: o do Filho de Deus entre nós. Este acontecimento muda radicalmente a existência humana: o Senhor assume nossa vida e a eleva à ordem sobrenatural. “Jesus por nascer” ilumina também a vida da pessoa no ventre de sua mãe: abre-se uma nova perspectiva para considerar a origem e o desenvolvimento de nossa vida.

Ternura, esperança, paciência: sim estas três atitudes não podem ser respeitadas a vida e o crescimento da criança por nascer. A ternura nos compromete, a esperança nos leva para o futuro, a paciência acompanha nossa espera no passar dos dias. Quando estas atitudes não estão presentes, então a criança passa a ser um “objeto”, distante de seu pai e de sua mãe, e muitas vezes “algo” que incomoda; como algum intruso na vida dos adultos.

—Desde o seio de sua Mãe, Jesus aceita correr todos os riscos do egoísmo. Pedimos a Maria ternura, esperança e paciência para custodiar toda vida humana.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho consciência de que os dons que Deus nos dá são para serem colocados a serviço?
- Será que não corro o risco de, às vezes, querer tirar vantagem em proveito próprio dos dons que Deus me dá?
 - O que faço quando percebo um certo desânimo no servir?
- Será que tenho consciência de que minha vida tem que ser portadora de Paz?
- Tenho coração agradecido para com aqueles que servem em minha comunidade?
- Colaboro com eles segundo minhas possibilidades?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,26-38 - Maria disse "sim!"
O anúncio do anjo a Maria
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas,
ao Espírito Santo:
Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio com toda atenção, na Bíblia, o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
Refletindo
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer “sim”.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  - O que a Palavra diz para mim? 
Como acolho os “anúncios” de Deus na minha vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondo com fé e disponibilidade? 
Refletindo
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas. Os bispos nos ajudam nesta reflexão:
A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.”( DAp 267).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Agora, canto com o Padre Zezinho a canção que é uma oração a Maria,
Maria de Nazaré
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!
Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Quero hoje perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e disponibilidade vou dar minha resposta.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.