terça-feira, 17 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. - (Lc 19,1-10)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 17 DE NOVEMBRO de 2020 (terça-feira) 321º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

MANTENHA-SE FORTE DIANTE DO FRACASSO E LIVRE DIANTE DO SUCESSO.

(Jean Cocteau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCÊR DE PRÓSTATA

DIA DO COMBATE À TUBERCULOSE

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

DIA INTERNACIONAL DO ESTUDANTE

DIA DA CRIATIVIDADE

DIA DO FLAMENGO (RJ)

DIA DO GATO PRETO

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bálsamo (São Paulo) Alto Paraguai - Gaúcha do Norte - Novo Mundo - Feliz Natal (Mato Grosso) Fátima do Sul - Paranhos (Mato Grosso do Sul) Condor (Rio Grande do Sul) Crixás (Goiás) Maranguape (Ceará) Rio do Pires (Bahia) Tavares (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ARTHUR MECENERO (filho da Telma/Rogério - Garça/SP) EDER JUNIOR VIEIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) CLMJP ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA (DLC6-Lions Clube de BRODOSKI/SP) Luciana  Aparecida Cerigatto de Almeida (Lions Clube de Bauru Norte /SP) YVONE SOUZA (Garça/SP) Izabel Pacheco Lima (Garça /SP) Leni Perez Cirillo (Garça /SP) José Ortega Alcântara (Garça/SP) José ALCIDeS FAnECO (Garça/SP) Amadeu Crippa Filho (Lupercio /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  VILMA CHIARAMONTE PALMA E MANOEL ROBERTO PALMAó(Lions Clube de Vera Cruz/SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA ISABEL DA HUNGRIA

Isabel (Hungria, 1207-1231) foi pródiga na caridade para com os pobres e doentes. Após a morte do marido (Luís 4º, landgrave da Turíngia), consagrou-se inteiramente à penitência e à oração na Ordem Terceira Franciscana. Fundou o hospital de Marburgo, onde se dedicou aos enfermos. 

SÃO roque gonzales

SÃO gregório de Tours

SÃO gregório Taumaturgo

SANTO Acisclo

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

A da conversão de Zaqueu foi visível e prática. Metade do seu dinheiro ele deu aos pobres, e o que tinha sido desviado foi devolvido quatro vezes mais.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: eu estava doente e me visitastes. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes (Mt 25, 34.36.40).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Isabel nasceu na Hungria em 1207 e faleceu na Alemanha em 1231. Foi esposa de Luís 4º e mãe de três filhos. Após a morte do marido, consagrou-se na Ordem Terceira Franciscana, adotando como estilo de vida a penitência, a oração e a caridade. Fundou o Hospital de Marburgo, dedicando-se ao cuidado dos enfermos. Rezemos por todos os irmãos e irmãs que se ocupam com as obras de caridade.

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME PURO DE CORAÇÃO, COMO O ZAQUEU CONVERTIDO, TORNANDO-ME DESAPEGADO DAS COISAS DESTE MUNDO E CAPAZ DE DIVIDI-LAS COM OS POBRES.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que destes a santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de novembro de 2020 3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A salvação oferecida por Jesus não escolhe classe social, mas entra na vida dos que buscam o Senhor com sinceridade e lhe abrem a porta do próprio coração. 

 

1ª Leitura (Ap 3,1-6.14-22) – Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1“Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: ‘Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: – Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 

2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que saibas em que hora te vou surpreender! 
4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas’.  
14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: ‘Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca.

17Tu dizes: ‘Sou rico e abastado e não careço de nada’, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. 

20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 14(15)

Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito

de sentar-se comigo no meu trono.

 

 

– 17 de novembro de 2020 3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. - (Lc 19,1-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permita que a salvação de Deus entre no seu coração”

Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” 

 (Lucas 19,9-10)

Zaqueu, na visão de muitos homens da sua época, era um homem perdido e sem salvação, afinal de contas, era um pecador público, um cobrador de impostos, e agia de forma ilegal e desonesta. No entanto, aquilo que os homens enxergavam em Zaqueu, o mal que estava nele, Deus enxergava que a salvação pode chegar a qualquer coração que se abre para a graça.

 

Zaqueu faz isso, ele quer ver Jesus, ele quer saber quem é Jesus, ele quer olhar para Jesus, e por isso ele ultrapassa os próprios limites humanos. Ele era de baixa estatura, uma multidão estava à sua frente, ele subiu na árvore para poder enxergar o Mestre Jesus. É o esforço do coração, é o esforço humano para poder chegar ao encontro de Deus. Esse espaço é muito importante!

 

Muitas vezes, queremos as coisas prontas, automáticas, vivemos na época da automatização de tudo e não queremos nos esforçar nem para buscar um copo de água, não queremos nos esforçar nem para levantar da cadeira, do sofá ou das acomodações todas da vida para irmos ao encontro da nossa salvação.

 

“Faça o esforço que precisa ser feito, e permita que a salvação de Deus entre na sua casa e no seu coração”

 

Deus quer salvar a nossa casa, a nossa família, a nossa alma, mas não podemos ser aqueles operários acomodados: “Já frequentei a igreja”; “Já conheci isso ou aquilo, agora vou esperar”. Não fique deitado esperando, porque você não vai conhecer a salvação, e ela não entrará na sua vida, na sua casa, no seu coração se você não se levantar, não se esforçar, se não ultrapassar os seus próprios limites, sejam eles físicos ou psicológicos.

 

Não podemos ficar nos vitimizando, não podemos ficar nos fazendo de coitadinhos. Temos que ter a humildade de reconhecer que somos pecadores, que erramos, que falhamos, não é para viver nos culpando, mas é para que a libertação de Deus aconteça em nós.

 

Precisamos dar esse passo que Zaqueu deu. Quando Jesus está vendo que estamos nos esforçando para encontrar a graça que Ele mesmo nos trouxe, Ele mesmo vem ao nosso encontro. Assim como Ele disse a Zaqueu: “Eu devo e quero ficar hoje na sua casa”, o Senhor também dirá a mim e a você: “Eu quero hoje ficar no seu coração. Quero hoje ficar aí na sua casa. Quero me hospedar contigo”.

 

O Senhor vai se hospedar, estará conosco e a salvação entrará na nossa vida e no nosso coração. Não fique preso a nada que o esteja amarrando, oprimindo e escravizando. Hoje, Deus quer fazer libertação e restauração, quer operar a restauração na sua casa e no seu coração. Dê o passo, suba a árvore que precisa subir, faça o esforço que precisa ser feito, mas permita que a salvação de Deus entre na sua casa e no seu coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Zaqueu, chefe dos fiscais do imposto e muito rico, “tentava ver quem era Jesus”. Deixa de lado as etiquetas de boa educação, expõe-se ao ridículo subindo numa árvore, para satisfazer sua curiosidade e aliviar seu coração. Jesus interrompe a caminhada, muda seu programa, convida Zaqueu a descer da figueira: “Desça rápido, porque hoje devo ficar em sua casa”. Com alegria, Zaqueu recebe Jesus e sua comitiva. O povo solta a língua: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador”. Imaginamos um fecundo diálogo entre o Mestre e o novo discípulo, até que Zaqueu solenemente apresenta aos convivas o seu projeto de vida nova (v. 8). Um dia especial para Zaqueu, que acabava de dar novo sentido para sua vida. Jesus o confirma: “Hoje a salvação chegou a esta casa”. E você, qual é o seu projeto de vida?

ORAÇÃO

Ó Jesus Salvador, com tua inesperada presença ao pé da árvore, surpreendes o rico Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. A refeição na casa dele, a convivência descontraída, as conversas, tudo concorreu para que ele mudasse de vida. Libertado dos bens materiais, assume novo projeto de vida. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 19,1-10 - Sou capaz de hospedar Jesus como fez Zaqueu?

 

Oração Inicial

Hoje quero ver Jesus, quero ter um encontro com Ele em minha casa. Vou preparar meu coração para que Jesus me visite e me fale de seu projeto sobre minha vida. Prepare-se rezando:

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Por que Zaqueu queria ver Jesus? Será que o conhecia ou só ouvira falar das obras que Ele fazia? Jesus o chama pelo nome e se autoconvida para uma conversa intima em casa. O que será que os dois conversaram para produzir uma mudança tão radical em Zaqueu?

“O episódio envolvendo Zaqueu é cheio de significado. Homem poderoso e rico, era tido como pessoa impura e desprezível pelo fato de ser cobrador de impostos. Seu desejo de ver Jesus o faz superar os limites. Certamente não ficava bem a um homem público, conhecido na cidade, subir numa árvore.

E do alto da árvore, uma surpresa: Jesus o chama pelo nome. Uma segunda surpresa: Jesus se autoconvida para ir à sua casa. A terceira surpresa: Zaqueu acolhe a Boa-Nova e se torna discípulo. Jesus diz: “Hoje eu devo ficar na tua casa”. Isto significa: em tua família, em tua vida, em teus projetos. Surpreende-nos a pressa de Jesus. Ele disse a Zaqueu: “Hoje devo ficar em tua casa” e “Hoje a salvação entrou nesta casa” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela com esse relato?
Eu já tive uma experiência forte com Jesus Cristo? Qual foi o resultado dessa experiência? Já levei Jesus para minha casa? De que maneira Zaqueu se compromete a mudar de vida?
Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Senhor, meu Deus, faça-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado(a) das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.

Chegue com surpresa bem dentro da minha casa Senhor, e faça acontecer o milagre da minha conversão.
Que eu te busque em meio à multidão e nos silêncio de minha casa. Atento(a) ao ouvir tua voz me chamando pelo nome…

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia..

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.