domingo, 25 de novembro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA-Homilia da Solenidade de Cristo Rei (25.11.18)


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
Reino da Verdade

Reino de Deus
           A aclamação “Viva Cristo Rei!”, estourou no século XX como uma resposta à descrença generalizada e a avalanche de ideologias anti-cristãs. É como dizer: “Nós temos nosso Rei. Para dar força ao cristianismo, Pio XI, 11.10.1925, instituiu a festa para o último domingo de outubro. No México, no início do século XX, o Estado moveu grande perseguição aos cristãos. “Viva Cristo Rei!”, era o grito dos cristãos que iam ser mortos. Temos já diversos santos mártires, inclusive jovens. Vemos por tantos lugares o nome Cristo Rei. Nas paróquias haviam grupos de crianças que se vestiam de branco com fita amarela. Eram os cruzadinhos. E se cumprimentavam com a aclamação “Viva Cristo Rei!”. Na reforma litúrgica perdeu o caráter social e assumiu seu novo sentido no último domingo do ano litúrgico. É o Cristo glorioso para o qual caminha o universo (Ef 1,10), como lemos no Apocalipse (Ap 11,5-8). O Reino de Deus não é desse mundo, quer dizer, não se esgota nas dimensões humanas. O termo ‘desse mundo’ significa que não se iguala nem está concorrendo com o império romano, como diz Jesus no julgamento de Pilatos. O perigo dessa festa é, usando nomes mundanos, equiparar-se e ter ares de autoritarismo. Deve assumir o verdadeiro lugar de Jesus Cristo que é o poder de servir como o fez na Cruz. O Reino de Jesus não é desse mundo, mas existe para servir o mundo, transformando-o.
Testemunho da verdade
           Tu o dizes: Eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz. Disse-lhe Pilatos: O que é a verdade?” (Jo 18,37-38). Jesus Se identifica com a verdade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Essa identificação demonstra a missão de Jesus que veio como Palavra do Pai para nos conduzir e viver a Vida. Respondendo a Pilatos diz que “veio ao mundo para dar testemunho da Verdade”. O Pai é verdadeiro. O Pai mostra Jesus que é a Verdade, pois sai do Pai. Sendo Palavra do Pai, manifestou que Deus é verdadeiro. E quem O recebe, vê a glória de Deus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e nós vimos sua glória, como glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (Jo 1,14). Jesus veio mostrar o Pai. Ele e o Pai são um (Jo 10,30). Quem me viu, viu o Pai (Jo 14,9). Ao dizer “dar testemunho da verdade”, está mostrando quem é o Pai. E o que o Pai quer. “Eu falo o que aprendi de meu Pai” (Jo 8,38). Revela sua identidade com o Pai, como sua Palavra, e como sua ação pois “o Filho, por Si mesmo, nada pode fazer, mas só aquilo que vê o Pai fazer; tudo o que fez, o Filho o faz igualmente (Jo 5,19). Jesus é a Verdade do Pai. Ao manifestar-se revela o Pai. Quem aceita, aceita o modo de viver que é viver na verdade (3Jo 12). Há unidade entre Jesus e o fiel: “Todo aquele que é da verdade escuta minha voz” (Jo18,37).
                                                            Ele nos libertou
           Jesus tem dois inimigos: os romanos que não querem libertadores e os judeus que não querem libertadores da própria fé mal compreendida. Por isso é levado e Pilatos. A Verdade liberta do falso caminho que não conduz à Vida. Liberta da política perversa que usa o ser humano em proveito próprio e não para a promoção da vida. Isso existe na sociedade civil e na religiosa. A verdade vos libertará (Jo  8,32). Por que a Igreja tem medo da liberdade? Porque não tem força para ensinar a verdade. A verdade das palavras de Jesus assusta a Pilatos e cobra de nós uma coerência de fé e de vida. Uma vida sem fé é uma mentira instituída, pois nega o ser humano em sua dimensão essencial que é espiritual.
Leituras:Daniel 7,13-14; Salmo 92;Apocalipse 1,5-8;João 18,33b-37.
Ficha nº 1808 - Homilia da Solenidade de Cristo Rei (25.11.18)

              1. O Reino de Deus não se esgota nesse mundo.
           2. Ao dizer “dar testemunho da verdade”, está mostrando quem é o Pai
           3. A Verdade liberta do falso caminho que não conduz à Vida.

                       Um Rei sem coroa

           É estranho falar de rei num mundo tão “democrático” ou “ditatorial”. Na verdade todo mundo tem uma veia real. Já, quando nasce uma criança, se lhe chama de princesinha. A gata borralheira não tem vez. Ainda sobram os reis do baralho, do carnaval e de alguns países. Servem de louça de cristaleira.
           Jesus não gostou que Pilatos perguntasse se Ele era Rei. E já disse que não era do jeito que ele pensava. Veio ao mundo para testemunhar a Verdade. Essa verdade dá pano para a manga, pois envolve tanta verdade, por isso Jesus diz que seu reino não era desse mundo, não era igual ao império romano. Jesus dá testemunho da Verdade que é o centro de sua missão. Nela se faz igual ao Pai e ensina o que aprendeu do Pai para que tudo seja entregue a Ele e Ele entregará ao Pai.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu o dizes: eu sou rei. - (Jo 18,33b-37)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 25 DE NOVEMBRO DE 2018 (domingo) 329º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODA NOVA FASE EXIGE MUDANÇAS! NÃO PODEMOS DESCOBRIR NOVOS HORIZONTES SE NÃO ESTIVERMOS DISPOSTOS A ABRIR MÃO DO NOSSO LUGAR ATUAL.
(Henrique Soares)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE
DIA INTERNACIONAL pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
DIA NACIONAL DA NÃO Violência contra a Mulher
DIA NACIONAL DA BAIANA DO ACARAJÉ
DIA DA MADRINHA
DIA INTERNACIONAL CONTRA O BULLYING

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Bento do Norte - Monte Alegre (Rio Grande do Norte) Amparo de São Francisco - Barra dos Coqueiros - Canindé de São Francisco Cumbe Itabi Malhador Pedrinhas Pinhão - Poço Verde - Santa Luzia do Itanhy - Santa Rosa de Lima - Tomar do Geru (Sergipe) Piritiba (Bahia) Abaiara -  Moraújo - Santana do Cariri (Ceará) Caeté (Minas Gerais) Campestre (Alagoas) Guapimirim Quatis - Varre-Sai  (Rio de Janeiro) Cafelândia Inácio Martins Marmeleiro - Santo Antônio do Caiuá - Vera Cruz do Oeste (Paraná) São João (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALEXANDRE OLIVEIRA CORREIA (Empresário - Garça/SP) LUCIANO CANTU (Garça/SP) NEUCY NELY MUNHOZ DE LIMA (Garça/SP) JOSÉ LUIZ “jacaré” DE OLIVEIRA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)MARTA GARCIA CAFEO (Lions Clube de Agudos /SP)RENATA VERONEZ DAS NEVES  (São Paulo /SP) ANA PAULA ARRUDA (Aguaí /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CARLA CRISTINA DE SOUZA AZEVEDO DA SILVA E MARCELO DA SILVAó2011ó07 ANOSó (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa - Garça/SP) RANÚVIA APARECIDA FABBRON DE ARAÚJO e MARCELO PEREIRA DE ARAÚJOó1994ó24 ANOSó(EQUIPE de Nossa Senhora da SABEDORIA-Setor de Garça/SP) ANDRESSA TRAVENSSOLO MANSANO BENEDITO e SÉRGIO HENRIQUE DE SOUZA BENEDITOó2009ó09 ANOSó(Garça/SP) MAISA DUARTE T. A. POMPILIO e CÁSSIO MARCELO POMPILIO ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PEDERNEIRAS ó1967ó51 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
Catarina (Egito, 287-305), jovem corajosa, denunciou as autoridades que perseguiam os cristãos. Foi vítima da violenta represália do imperador Maximino por não querer casar-se com ele e não renegar a fé em Deus.
SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA

- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos (Ap 5,12; 1,6).
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo, concluímos o ano litúrgico. Seu reino não se identifica com os reinados deste mundo – fundados num poder que, muitas vezes, oprime e excluí -, mas se baseia na verdade de seu amor, por ele testemunhada em nosso favor. Neste dia em que também se conclui o Ano do Laicato, celebremos em comunhão com os cristãos leigos e leigas, servidores do Reino que não terá fim.
Oração
PAI, QUE O MEU OLHAR DESTE DIA SEJA ILUMINADO PELO REINO PROPOSTO POR SEU FILHO O SENHOR JESUS O REI DO UNIVERSO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
25/11/2018 Domingo da 34ª Semana do Tempo Comum Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Jesus Cristo é o Filho do homem, o alfa e ômega, o rei do universo. Acolhamos os valores e a verdade do seu reino, revelados pela Palavra de Deus.

1ª Leitura (Dn 7,13-14) – Seu poder é um poder eterno. Leitura da Profecia de Daniel:

13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 143 (144)
Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!!


2ª Leitura (Ap 1,5-8) – Fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue
e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém.
Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.
“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Dominador”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
25/11/2018 Domingo da 34ª Semana do Tempo Comum Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Tu o dizes: eu sou rei. - (Jo 18,33b-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o reino que vem seja bendito; ao que vem e a seu reino, o louvor! (Mc 11,9s)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo: 18 33 Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?”
34 Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?”
35 Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”
36 Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”.
37 Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Submetamos a nossa vida ao reinado de Cristo
Renunciemos ao reinado do maligno para nos submetermos ao reinado de Cristo
Jesus respondeu: ‘Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”  (João 18,37).
Encerrando o Ano Litúrgico, celebramos a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Quando nos referimos ao reinado de Cristo, precisamos tirar da cabeça aquilo que compreendemos como os reinos desse mundo, até porque, os reinos desse mundo são temporais, materiais, políticos, ideológicos, são reinos que correspondem à humanidade passível, que logo passa.

Estamos nos referindo ao Reino eterno de Cristo, ao Reino que o Pai concedeu a Ele sobre todo o Universo. Onde Cristo Reina? Onde está o Reino de Cristo? Onde acontece o reinado de Jesus no meio de nós?

O reinado de Jesus acontece naquilo que Ele mesmo está dizendo, Ele não nega, Ele está pregado na Cruz e estão acusando Ele, estão fazendo sarcasmo dizendo: “Tu és Rei”. Ele não nega: “Eu Sou Rei, mas o Meu Reino não é deste mundo”. Quando Ele diz que o seu Reino não é deste mundo, Ele está se referindo ao mundão que não se rendeu a Deus, ao mundo que não O aceitou como Rei e Senhor. O Reino de Jesus é de todos aqueles que ouvem a sua voz, de todos aqueles que amam a verdade divina, a verdade de Deus e se rendem a essa verdade.

O Reino de Cristo não é um reino de mentiras, de fantasias e nem de hipocrisias. O Reino de Cristo é o reino da verdade, daqueles que se submetem à verdade de Deus, à verdade que nos liberta do pecado, do erro, da mentira, da maldade; aquela verdade que nos liberta das trevas e do príncipe deste mundo que é o maligno que, com suas seduções, maldades e enganos, seduz a tantos. Renunciemos ao reinado dele para nos submetermos ao reinado de Cristo.

A primeira coisa para pertencermos ao Reino de Deus é aceitar a verdade, isto é, largar a mentira, assumir Jesus como o nosso único Senhor e Salvador, permitir que Ele reine nos nossos corações, na mente, na vontade de cada um de nós, permitir que Ele governe nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas intenções.

“Senhor, somente a Ti quero render o meu coração, a minha alma e tudo aquilo que sou. Ao Teu reinado quero submeter a minha vida. Reina no meio de nós, reina em nossas casas, em nossas famílias, na sociedade em que estamos.”

Não quero ser utópico, preciso ser real. O Reino de Cristo acontece no meio de nós, somente nos corações que se rendem a Ele, somente nas mentes que se rendem a Ele. Até nós que, muitas vezes, estamos na Igreja, não permitimos que Cristo reine entre nós. Ele é Rei e Senhor daqueles que proclamam o Seu Senhorio e rendem a sua vida aos cuidados de Jesus.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus Cristo, Rei do Universo
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o Evangelho repropõe-nos uma parte do dramático interrogatório ao qual Pôncio Pilatos submeteu Jesus, quando lhe foi entregue com a acusa de ter usurpado o título de "rei dos Judeus". Às perguntas do governador romano, Jesus respondeu afirmando que era rei, mas não deste mundo. Ele não veio para dominar sobre os povos e territórios, mas para libertar os homens da escravidão do pecado e reconciliá-los com Deus.

Não é o dos reis e dos grandes deste mundo; é o poder divino de dar a vida eterna. É o poder do Amor, que do mal sabe obter o bem, enternecer um coração endurecido, levar paz ao conflito mais áspero, acender a esperança na escuridão mais cerrada. Este Reino da Graça nunca se impõe, e respeita sempre a nossa liberdade.

—Peçamos a Maria que nos ajude também a nós a seguir Jesus, nosso Rei, como ela fez, e a dar testemunho dele com toda a nossa existência.

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 18,33b-37 - O Reino da Verdade
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual.
Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nó

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente o texto: Jo 18,33b-37 
Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e perguntou: 
- Você é o rei dos judeus? 
Jesus respondeu: 
- Esta pergunta é do senhor mesmo ou foram outras pessoas que lhe disseram isso a meu respeito? 
- Por acaso eu sou judeu? - disse Pilatos. - A sua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que o entregaram a mim. O que foi que você fez? 
Jesus respondeu: 
- O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo! 
- Então você é rei? - perguntou Pilatos. 
- É o senhor que está dizendo que eu sou rei! - respondeu Jesus. - Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz.
Refletindo
Pilatos interroga Jesus. Seu questionamento é político. O evangelista João pouco falou  do Reino de Deus, mas neste diálogo com Pilatos, faz uma teologia da realeza do Mestre. E Jesus responde às perguntas definindo que tipo de Reino é o seu. Os adversários de Jesus não compreendiam e não lhes era conveniente crer no Reino de Jesus. Isto porque, primeiro, é um Reino que não é deste mundo. É muito mais, é de Deus. Depois, é um Reino da verdade. E Jesus afirma que esta é sua missão, e foi para isto que nasceu. Sendo um Reino da verdade, não pertence a ele a hipocrisia, a mentira, a falsidade, a corrupção, as segundas intenções, a fraude. Era difícil de compreender.

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentarO que o texto diz para mim, hoje?  viver?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram: “Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades. N'Ele, Deus nos escolheu para que sejamos seus filhos com a mesma origem e destino, com a mesma dignidade, com os mesmos direitos e deveres vividos no mandamento supremo do amor. O Espírito colocou este germe do Reino em nosso Batismo e o faz crescer pela graça da conversão permanente graças à Palavra de Deus e aos sacramentos." (DAp, 382).

E eu me interrogo: Como me sinto como pessoa batizada, membro do Reino de Deus? Sinto que onde vivo são respeitados os direitos e deveres? Vivo numa constante conversão ao Reino?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione.
“Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém”.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pelo Reino proposto por Jesus.
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.