segunda-feira, 27 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Vai, teu filho está vivo.” - (Jo 4,43-54)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 27 DE MARÇO DE 2017 (segunda-feira) 86º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
QUE VENÇAM OS PENSAMENTOS DE PAZ! QUE VENÇA O RESPEITO PELA VIDA!
(João Paulo II)


Datas Comemorativas
DIA DA INCLUSÃO DIGITAL e social
DIA MUNDIAL DO TEATRO
DIA MUNDIAL DO Whisky
DIA DO ATOR PROFISSIONAL
DIA DO ARTISTA CIRCENSE
DIA nacional do grafite

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bento de Abreu - Carapicuíba - Mairiporã (São Paulo) Caldas – Comercinho - Mata Verde (Minas Gerais) Choro - Itaitinga (Ceará) Ouriçangas (Bahia) Tomé-Açu (Pará) União da Vitória (Paraná) Touros (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PDG ALMIR DE CASTRO CAMPELLO (DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Jacarepaguá /RJ)MAURICIO ANTONIO CUZATO MANCUSO (Eng. Agrônomo-Lions Clube de Botucatu Leão da Serra/SP) CARLA DIAS (Bebidas São José Garça /SP)MARIA FLORA CARAPELLO CASAGRANDE (Casa Amarela Garça /SP) MARIA FERNANDA CARAPELLO MOREIRA (Garça /SP) HENRIQUE CHAGAS MARINI (Garça /SP) RENATA RIBEIRO (Marilia /SP) PAULO CESAR LIMA FREITAS (Paulifrio Garça /SP) CHOITI TERAMOTO (Marilia /SP)

Santo do Dia
são RUPERTO
Bem aventurado francisco faà de bruno


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Os novos céus e a nova terra são uma realidade futura que requer o nosso compromisso no presente. A fé em Jesus nos leva a concretizar esse sonho de Deus, que deve ser também o nosso.
 Oração
ESPÍRITO DE FÉ, CONCEDE-ME A CONFIANÇA NECESSÁRIA QUE ME PERMITA SER ATENDIDO POR JESUS, QUANDO A ELE EU SUPLICAR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa Igreja caminhar segundo a vossa vontade, sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma - 27/03/2017
Acolhamos o anúncio do despontar de um tempo novo de esperança e alegria. A fé na palavra de Deus torna-nos colaboradores das promessas divinas.


1ª Leitura (Is 65,17-21) – “Nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. Leitura do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.
19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 29 (30)
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Evangelho do dia
Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma - 27/03/2017
Vai, teu filho está vivo. - (Jo 4,43-54)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus nosso Deus e Senhor!
Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 
47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/    
O funcionário do rei acreditou na palavra de Jesus que lhe disse: “Teu filho vive”. É o anúncio pascal. Feita a travessia do deserto no tempo da Quaresma, chegamos à Terra Prometida para celebrar a Páscoa definitiva.

A passagem foi feita. A passagem é temporária. Ressoa agora em nossos ouvidos o anúncio da vida que permanece: “Teu filho vive”. Jesus vive, e nós vivemos com ele. Queremos crer como Abraão, nosso pai na fé, que acreditou antes de ver sinais e prodígios.

Jesus interpreta o pedido do pai aflito como um pedido de sinais e prodígios. Senão, diz Jesus, nunca acreditarão. Não é o sinal que importa. O que importa é crer em Jesus. Doença e morte fazem parte do nosso cotidiano. O filho do funcionário voltaria a adoecer e a passar pela morte.

“Teu filho vive” é, portanto, mais do que um anúncio de cura temporária. É anúncio da vitória da vida sobre a morte.
"Reflexão - Jo 4, 43-54
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Jesus declarou que um profeta não é honrado na sua própria terra. Como ele foi criado na cidade de Nazaré, que fica na Galiléia, fazia referência aos galileus, que precisavam de sinais e prodígios para crer e ficavam exigindo que Jesus operasse milagres que testemunhariam que ele de fato era o Filho de Deus.
Jesus nos mostra que o processo é justamente o contrário: não são os sinais que devem nos levar a crer, mas é a nossa fé que deve produzir sinais de Reino de Deus, sinais de fraternidade, de justiça, de amor, de vida em abundância. Porque ter fé significa ter a presença amorosa e solidária de Deus em todos os momentos da vida.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Preciso de milagre para viver minha fé?
 - E para meu lar, preciso buscar algum socorro especial de Deus?
- Será que o maior milagre que me falta não depende de mim, de meu coração?
 - Encaro minha vida a partir da cruz de Cristo?
- Rezemos hoje, de coração sincero, com Santo Agostinho: “Nosso coração está inquieto, Senhor, até que descanse em vós!”

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na quarta semana da Quaresma e somos convidados a viver o caminho da conversão.
Peçamos ao Senhor a graça de convertemo-nos sempre mais a Ele.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Leia o texto e procure destacar os verbos, os personagens, os lugares que aparecem no relato evangélico e os acontecimentos.
Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para você? Releia o texto bíblico e deixe-se tocar por ele. O Senhor lhe fala através de sua Palavra e neste passo da Leitura Orante, você é convidado a ouviu o que Ele tem a lhe dizer.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? A Palavra de Deus nos convida a viver como filhos/as de Deus. Faça a sua oração neste momento, acolhendo o grande a amor que Deus tem por você. Reze pelas realidades do povo de Deus.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual é o novo olhar que nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra lhe convida a viver?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.