sábado, 15 de junho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu vos digo: não jureis de modo algum. - (Mt 5,33-37)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 15 DE JUNHO DE 2019 (sábado) 165º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“SER FELIZ É DEIXAR DE SER VÍTIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR UM AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE 
 DIA UNIVERSAL DE DEUS 
 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO 
 DIA DO SOLISTA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquete - Santa Bárbara D'Oeste (São Paulo) Novo Gama - Valparaíso de Goiás (Goiás) Tefé (Amazonas) Monteirópolis (Alagoas) Itajaí - Witmarsum (Santa Catarina) Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) Arez (Rio Grande do Norte)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:“GÍ“ GISLEINE APARECIDA SANTINI BARRETO (Garça/SP) ELCYR “CIRO” CAPELLINI (primo Portugal) ELIZA CHEKERDEMIAN (Casa São Paulo – Garça/SP) SONIA MARIA TAEITTI FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) LUIS SILVA (Lions Clube de Tupã /SP) MARIO SERGIO PIRES (Americana /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOSó2013ó6 ANOS  (Pró-pároco da Pró-Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1958ó61 ANOS  (Distrito LC 8)
 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃOó1990ó29 ANOSó (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SÃO VITO
■ Beata ALBERTINA BERKENBROCK
 Albertina (Brasil, 1919-1931), jovem de vida simples, foi beatificada em 2007. A exemplo de Maria Goretti, com 12 anos de idade foi assassinada por manter-se firme na fé que recebera dos pais.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Da proposta do evangelho pode nascer o mundo novo, no qual imperam a responsabilidade e a verdade e do qual são banidas toda desconfiança e ambiguidade.
– Oração 
Ó DEUS, FONTE DE TODO BEM, ATENDEI AO NOSSO APELO E FAZEI-NOS, POR VOSSA INSPIRAÇÃO, PENSAR O QUE É CERTO E REALIZÁ-LO COM VOSSA AJUDA.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 10ª Semana    Do Tempo Comum15 de junho de 2019
A morte e ressurreição de Cristo geram a nova humanidade, reconciliada com ele numa vida de sinceridade, que dispensa juramentos.

1ª Leitura - (2º Cor 5,14-21) - Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 14O amor de Cristo nos constrange, considerando que, se um só morreu por todos, logo todos morreram. 15Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu. 16Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de um modo humano. Muito embora tenhamos considerado Cristo dessa maneira, agora já não o julgamos assim. 17Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! 18Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação. 19Porque é Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação. 20Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! 21Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus.  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 102(103)
O Senhor é indulgente, é favorável.


Evangelho do dia
Sábado da 10ª Semana    Do Tempo Comum15 de junho de 2019
Eu vos digo: não jureis de modo algum. - (Mt 5,33-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Inclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Sl 118,36.29)
(Sl 24,4).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 33Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. 37Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Sejamos pessoas autênticas”
 “Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”
(Mateus 5,36).
Hoje, a Palavra de Deus é para nós uma tomada de consciência do poder da nossa palavra. Uma coisa triste da sociedade em que vivemos é que, muitas vezes, não podemos dar créditos à palavra do outro, porque uma hora a pessoa nos diz uma coisa, depois, ela diz outra coisa. Não sabemos, no fundo, o que as pessoas querem, dizem ou que palavras elas têm.
A verdade, aqui, é um problema de caráter e personalidade. Não podemos ser uma coisa na frente e ser outra coisa atrás. Não podemos dizer uma coisa para agradar aqui, e depois dizer outra coisa para agradar lá. Isso demonstra o quanto precisamos de conversão.
Não trate isso como coisa pequena, porque é fundamental para demonstrar aquilo que somos e a nossa personalidade. Nenhum de nós quer ser mal caráter, mas, à medida que não firmamos uma personalidade verdadeira e autêntica, vamos esmorecendo o caráter que temos. E aqui se trata do nosso caráter cristão, que vem da nossa fé, que fez e faz de nós pessoas autênticas.
Uma pessoa autêntica é aquela que não se deixou purificar pelo mal, que não corrobora com mentiras, com palavras dúbias, falsas. Uma pessoa que tem o caráter verdadeiramente cristão, edificado em Cristo Jesus, fortalecido pelo Espírito na sua vida, não é uma pessoa de dupla personalidade, de duas ou três palavras.
Uma pessoa autêntica é aquela que não se deixou purificar pelo mal, que não corrobora com mentiras.
Por mais sofrido que seja, precisamos ser purificados no cadinho da autenticidade. Precisamos ser autênticos, que nada de falso esteja em nós. A falsidade mais comum é aquela que sabemos, onde a pessoa quer agradar, ela chega, elogia, abraça, mas quando ela sai da nossa presença, ela diz tudo o contrário do que nos disse. Na nossa frente ela diz: “Eu te amo. Eu sou seu amigo”, mas era melhor que ela nem falasse nada.
Não sejamos bajuladores, porque a bajulação é sinônimo de falsidade. Não sejamos pessoas que precisam de reconhecimento a partir de ações e bajulações, porque o nosso caráter cristão se tornará fraco, esmorecido, e não seremos pessoas autênticas jamais.
Vale o princípio de São Francisco de Assis aos seus irmãos: “Que o irmão jamais fale na ausência aquilo que não falaria na presença. Quem assim o fizer, pecará gravemente contra a caridade”. Ou seja, se quisermos falar algo de alguém na sua ausência, que eu fale primeiro na sua presença, porque isso demonstra quem somos.
Se, na ausência da pessoa, dizemos tudo aquilo que a nossa boca envenenada diz, mas eu não tenho palavras e a mesma coragem para dizer na frente, isso demonstra o tamanho da nossa falsidade.
O mundo diz tantas coisas falsas, então, não permitamos que o nosso comportamento seja assim, mas que, movidos e moldados pelo Evangelho, que o nosso ‘sim’ seja ‘sim’, e o nosso ‘não’ seja ‘não’. O que passar disso é perversidade e ação do maligno.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A “coragem pela verdade” («Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não»)
Direitos reservados REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, nos tempos modernos, abriram-se novas dimensões do saber. No entanto, o caminho do homem jamais pode dizer-se completo, e o perigo de cair na desumanidade nunca está esconjurado de todo.

O perigo é que o homem hoje, precisamente à vista da grandeza do seu saber e do seu poder, desista diante da questão da verdade; significando isto ao mesmo tempo que, no fim de contas, a razão cede face à pressão dos interesses e à atração da utilidade, obrigada a reconhecê-la como critério derradeiro. Existe o perigo de que a filosofia, deixando de se sentir à altura da sua autêntica missão, se degrade em positivismo; que a teologia, com a sua mensagem dirigida à razão, seja confinada na esfera privada.

—Mas, se a razão ciosa da sua presumida pureza se torna surda à grande mensagem que lhe chega da fé cristã e da sua sabedoria, perde a coragem pela verdade; e deste modo não fica maior, mas menor.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus não se contenta em condenar a quebra do juramento ou somente inculcar a fidelidade a esse juramento, mas ordena: “Não jurem de maneira nenhuma”. Reprova o juramento que invoca a Deus como testemunha de nossas afirmações. Põe a salvo, desse modo, o segundo mandamento de Lei de Deus: “Não tomar o santo Nome de Deus em vão”. O cristão é convidado a ser sincero e transparente, sem qualquer intenção de enganar o próximo. Jesus abomina as palavras enganadoras e definitivamente descarta da convivência humana a mentira, cuja raiz é maligna. Para as comunidades cristãs primitivas, São Tiago retoma as palavras de Jesus: “Irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Que o “sim” de vocês seja “sim”, e o “não” seja “não”, para não caírem na condenação” (Tg 5,12).
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com  
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,33-37- "Sim", sim. "Não", não!

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
 rezando:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar

- Seu amor por nós, firme para sempre 
- Sua fidelidade dura eternamente

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor 
- Sirva com alegria, venha com fervor

- Nossas mãos orantes para o céu subindo
- Cheguem como oferenda ao som deste hino

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito

Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 5,33-37.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

Refletindo

O autêntico discípulo não tem necessidade de jurar para que seja acreditado. O sim do discípulo é sim. O não é não. É coerente, transparente, verdadeiro.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Sou uma pessoa autêntica, que diz "sim" quando é sim e, "não" quando é não?

Meditando
Recordo o que disseram os bispos, em Aparecida:
"Nossas comunidades levam o selo dos apóstolos e, além disso, reconhecem o testemunho cristão de tantos homens e mulheres que espalharam em nossa geografia as sementes do Evangelho, vivendo valentemente sua fé, inclusive derramando seu sangue como mártires. Seu exemplo de vida e santidade constitui um presente precioso para o caminho cristão dos latino-americanos e, simultaneamente, um estímulo para imitar suas virtudes nas novas expressões culturais da história. Com a paixão de seu amor a Jesus Cristo, foram membros ativos e missionários em sua comunidade eclesial. Com valentia, perseveraram na promoção dos direitos das pessoas, foram perspicazes no discernimento crítico da realidade à luz do ensino social da Igreja e críveis pelo testemunho coerente de suas vidas. Nós, cristãos de hoje, acolhemos sua herança e nos sentimos chamados a continuar com renovado ardor apostólico e missionário o estilo evangélico de vida que nos transmitiram." (DAp 275).

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com todo o povo

Senhor Jesus, tu que és luz que ilumina nossa vida,
caminho que devemos seguir,
verdade que devemos acreditar e anunciar e
vida que devemos viver;
faze que possamos viver o
que os discípulos de Emaús viveram:
uma experiência pessoal com o teu amor que se revela
e se expressa no nosso anúncio e testemunho. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Olho com carinho para o povo em sua fé autêntica e percebo que, “não obstante as debilidades e misérias humanas, a Igreja goza de um alto índice de confiança e de credibilidade por parte do povo.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém.