domingo, 12 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Tu és o Messias...O Filho do Homem deve sofrer muito. – (Mc 8,27-35)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 12 DE SETEMBRO de 2021 (domingo) 255 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SE A TRANQUILIDADE DA ÁGUA PERMITE REFLETIR AS COISAS, O QUE NÃO PODERÁ A TRANQUILIDADE DO ESPÍRITO?

(Chuang Tzu)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ

DIA NACIONAL DA CAPOEIRA E DO CAPOERISTA

DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO

DIA DO TRATOR

DIA DO PROFISSIONAL TÊXTIL E DE CONFECÇÃO

DIA DO OPERADOR DE RASTREAMENTO

DIA DO CANDANGO

DIA DA COMUNIDADE GEBELINENSE

DIA DA COOPERAÇÃO SUL-SUL

DIA DA FAMÍLIA AFRO-BRASILEIRA

DIA DA MEMÓRIA PET

DIA DAS MISSÕES NACIONAIS

DIA DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

DIA DO UROLOGISTA

DIA DO TÉCNICO TÊXTIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaguariúna (São Paulo) Tuntum (Maranhão) Baliza - Ipameri - Uirapuru (Goiás) Canoinhas (Santa Catarina) Chorrochó (Bahia) Dom Feliciano (0rio Grande do Sul) Ouro Verde do Oeste (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANNA AFIO DE SOUZA MIRANDA (Lions Clube São Paulo São Miguel Paulista /SP) ONERITO BECKER VINHANDELLI JUNIOR (Lions Clube de Atibaia /SPSONIA CARDOSO BARBOSA (Garça /SP) JOÃO RODRIGO SANTANA GOMES (Advogado Garça/SP) YOTAKA SASAZAKI (Marilia/SP) ANA PAULA STEFANI ANSANELO (Garça/SP) FABIANO PEREIRA DE ANDRADE (Garça /SP) CROSLEI APARECIDA GALVANI FERREIRA (Garça/SP) JEOVANNA SILVA (Reginopólis /SP) JOSEFINA MARIA SENHORINI PIZZONI (Marilia / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL (Sagrado Bispo) DE: DOM OSVALDO GIUNTINIó1982ó39 ANOS (Diocese Emérito de Marilia/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: JULIANA S KOYAMA JULIO KOYAMA ó2009ó12 ANOS (Massas Paulista/PPA-MOTOPPAR Garça /SP) VANIA MARIA COSTA AGUDO e EDER GERSIO AGUDO ó1981ó40 ANOS  (Tupã/SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA

SÃO NILO

SÃO GUIDO DE ANDERLECHT

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tome a sua cruz e siga-me! – Mc 8,27-35

 

 

- Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia inspira nosso testemunho a respeito de quem é Jesus. Em sua presença, queremos aprender dele a permanecer firmes no caminho do Evangelho, sem desviar nosso coração. Reunidos para celebrar a Palavra e a Eucaristia, somos convidados a dar ao Senhor, por meio de uma fé viva e operante, nossa resposta comprometida e cheia de amor.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, REVELA-ME SEMPRE MAIS TUA FACE DE MESSIAS SERVO, PARA QUE EU NÃO ME ENGANE NO CAMINHO DO TEU SEGUIMENTO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 12 de setembro de 202124º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Um modo eficaz de tocar o coração de Deus são as expressões de genuína fé – por exemplo, as orações em favor de toda a humanidade, incluindo os governantes, para que possamos levar “vida tranquila e serena, com toda piedade e dignidade”. 

 

1ª Leitura (s 50,5-9a) – Ofereci minhas costas aos que me batiam.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 116A(114)

 

Andarei na presença de Deus,

junto a ele, na terra dos vivos.

 

 

2ª Leitura (Tg 2,14-18) – A fé se não se traduz em obras, por si só está morta.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?

17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 12 de setembro de 202124º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu és o Messias...O Filho do Homem deve sofrer muito.   (Mc 8,27-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu de nada me glorio, / a não ser da cruz de Cristo; / vejo o mundo em cruz pregado / e para o mundo em cruz me avisto (Gl 6,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.

2Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”

34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus transforma todo o nosso sofrimento em salvação”

 

Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”

(Marcos 8,34).

No relato do Evangelho de hoje, Jesus começa perguntando quem Ele é para os homens. Vêm muitas respostas, mas, mesmo Pedro respondendo que Jesus é o Messias, Ele é o Cristo, Ele é o enviado de Deus, Jesus o proíbe de falar para os outros,  assim o faz também com os Seus discípulos, porque Jesus quer que eles entendam quem é o Messias.

 

O Messias não é somente aquele que eles têm na cabeça: o Senhor glorioso. O Messias é o servo sofredor, é aquele que vai carregar a cruz da humanidade, vai ser rejeitado pelos homens, vai ser desprezado, morto, sepultado, mas, no terceiro dia, Ele vai ressuscitar.

 

Quando Jesus anuncia toda a Sua Via Crucis, todo o drama que Ele vai passar, a rejeição que Ele vai sofrer dos homens, Pedro toma à parte e O repreende: “O Senhor não vai passar por isso”. O que Pedro está fazendo é negar a cruz, é não querer assumir Cristo na sua totalidade. Por isso, Jesus o repreende: “Afasta-te de mim, satanás! Porque os teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens”.

 

Assim como Pedro recebeu de Deus a graça de proclamar que Jesus é o Senhor, que Jesus é o Messias, ao mesmo tempo, ele está sendo influenciado pelos pensamentos mundanos e diabólicos, não quer aceitar o sofrimento como condição de existência humana.

 

“O problema não é sofrer, é sofrer sem sentido e não sabermos transformar o sofrimento em redenção e salvação”

 

Negar o sofrimento é negar a existência, é negar a vida, é simplesmente viver uma vida ilusória. O sofrimento é inerente à existência humana. Viver é sofrer, não é que a vida tem que ser sofrimento pelo sofrimento, mas é que nós precisamos dar sentido ao sofrimento e saber que na vida passamos por eles.

 

Ilude-se quem prega para os outros que quem está em Deus não sofre. Quem está em Deus sofre com Deus, sofre na companhia d’Ele, tem o consolo e a graça de Deus, mas negar que não sofremos é iludir e enganar as pessoas.

 

Deus não quer que morramos no sofrimento, mas é preciso que abracemos a nossa cruz de cada dia, abracemos a nossa vida com todas as consequências que ela tem. “Quem quiser me seguir, tem que renunciar a si mesmo”, diz Jesus. Renunciar essa visão mundana, egoísta, orgulhosa e soberba de que a vida é só vantagens; e não querermos abraçar os dramas, os sofrimentos e as lutas que nós temos nessa vida.

 

Muitas lutas são duras, causam sofrimento interior, mas são sofrimentos que nos amadurecem, que nos levantam porque Deus sofre conosco, Ele caminha conosco. “Quem quer me seguir, pegue a sua cruz”, sem pegar a cruz não dá para seguir Cristo, porque Ele é o Cristo Crucificado.

 

Queremos somente a glória, queremos somente a exaltação, queremos somente os aplausos e o reconhecimento. Esse Cristo e esse cristianismo não são de Jesus, o Filho de Deus. É a deturpação do Evangelho, é o engano diabólico que entrou no coração de Pedro e Jesus o repreendeu.

 

Precisamos repreender o cristianismo dos dias de hoje, que prega que não há sofrimento e dor. Estamos renegando os doentes, os sofridos da humanidade; temos que cuidar, amadurecer e abraçar, porque uma hora a doença vem, a enfermidade vem, a morte vem; e, com tudo isso, em Cristo, somos mais que vencedores, porque em Cristo nós damos um sentido a tudo que passamos e sofremos. O problema não é sofrer, é sofrer sem sentido e não sabermos transformar o sofrimento em redenção e salvação, como foi o sofrimento e a Paixão de Cristo, salvadora e redentora, para toda a humanidade.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus faz uma pesquisa, junto a seus discípulos, para averiguar o que eles e o povo pensam a seu respeito. Não há consenso. Pedro responde: “Tu és o Messias”. Mas “embarca” numa ideia errônea sobre o Messias: esperado como um salvador da pátria, com poderes para expulsar os dominadores estrangeiros… Jesus apresenta sua identidade: ele é o Filho do Homem, enviado por Deus para salvar a humanidade. Ele enfrentará terrível oposição em Jerusalém e será capturado pelos dirigentes do povo, que irão torturá-lo e condená-lo à morte, reação inevitável de um sistema social injusto à sua obra. Ele, porém, ressuscitará. Pedro reage a essa perspectiva. Então, Jesus mostra que a sorte do Mestre é a mesma que está reservada a quem se dispõe a segui-lo: “Se alguém quiser seguir após mim…”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, dá-nos compreender quem de fato és, o que vieste fazer entre nós e o que exiges para que sejamos autênticos seguidores teus. Foste enviado pelo Pai, a fim de nos resgatar para a vida divina, e nos salvas por tua morte na cruz. A ti, Senhor, nosso amor e sincera gratidão. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,27-35 - “Quem o povo diz que eu sou?”

 

Oração Inicial
Hoje celebramos o 24º domingo do Tempo Comum. Testemunhar o Cristo exige de nós o compromisso fiel e exclusivo ao Evangelho. O caminho com Cristo passa pelo “escândalo” da cruz, e só compreende essa entrega aquele que se deixa envolver pela Palavra do Senhor, confiando que Ele caminha conosco e nos defende de todo o mal.

 

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e identifique os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. O que eles fazem? O que está acontecendo no texto?

 

“A dupla pergunta força os discípulos a fazer uma revisão de tudo quanto Jesus ensinou e realizou no meio do povo. Era tentador aceitar um Messias glorioso, em termos religiosos e patrióticos. O povo e os próprios discípulos aguardavam o momento em que o Reino se manifestaria. O sofrimento e a morte eram impensáveis. Pedro representa os dois modos de pensar. A divindade de Jesus é inspirada pelo alto, mas o modo humano de pensar se impõe. E Pedro, chamado de bem-aventurado, recebe o pouco ambicionado título de satanás. A virtude é pensar e viver à maneira de Deus; o pecado é tentar impor o próprio modo de pensar. A cruz aparecia como loucura, mas por ela podemos chegar à ressurreição. Perder a vida é ganhar.”

 

2. Meditação (Caminho)

Tendo identificado o tema central do Evangelho, procure compreender o que ele diz diretamente a você. Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela. Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho. Não perca de vista aquilo que mais lhe chama atenção, pois é dessa forma que Deus fala com você.

3.Oração (Vida)

“Pai amado e protetor nosso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não simplesmente dos interesses pessoais, partidários e de grupos.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia. Que a Paz reine em nossas fronteiras. Deus habita em nossas cidades.

 

Pai santo, nós vos pedimos pelo Brasil! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão Eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

Pai do céu, nós vos pedimos pelo Brasil! Neste ano em que tantas vidas foram ceifadas pela pandemia, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Vinde, Senhor, em nosso auxílio!

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira desse amado Brasil, Mãe do povo brasileiro, a quem invocamos com filial afeto, rogai por nós que recorremos a vós.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
– que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.