sábado, 3 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Meu Senhor e meu Deus! – (Jo 20,24-29)

 




– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 03 DE JULHO de 2021 (sábado) 183 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A CORTESIA É IRMÃ DA CARIDADE, QUE APAGA O ÓDIO E FOMENTA O AMOR.

(Francisco de Assis)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA

 DIA DO ALGODÃO

 DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

 DIA DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas da Prata (São Paulo) Cocalzinho de Goiás (Acre) Montes Claros Três Pontas - Ubá (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO (Lions Clube de Garça/SP) TIAGO RODELA (Garça /SP)CECILIA ASSAKO ARIMOTO PERFEITO (Marilia/SP) IVAN CARLOS FREIRE NUNES (Marilia/SP) PATRÍCIA KIRILOS  TORRES (Bauru /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO TOMÉ Apóstolo

Tomé (Palestina, séc. 1), foi o apóstolo,que manifestou solidariedade a Jesus, a caminho de Jerusalém, com as palavras: “Vamos nós também para morrer com ele”. Em sua vida, a descrença cede lugar à bela profissão de fé:  “Meu Senhor e meu Deus” .  E muitas vezes tomado como exemplo de incredulidade, embora tenha sido motivo de uma bem-aventurança por ´parte de Jesus.

SÃO LEÃO II

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Creste porque me viste? – Jo 20,24-29

A Tomé quer ver o Cristo ressuscitado para crer nele e ao tocar nas chagas de Jesus adere com grande e sincera profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”

 

- Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque é meu salvador (Sl 117,28)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Felizes celebremos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, que plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue. Por diferentes meios, os dois combateram o bom combate da fé e, unidos pelo martírio, recebem, em toda a terra, igual veneração. Nossa gratidão a Deus pela missão do papa Francisco, inspiração para as lideranças de todas as comunidades.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO DEIXE A INCREDULIDADE CONTAMINAR O MEU CORAÇÃO E ME IMPEDIR DE BUSCAR UM MODO DE SER, ONDE A VIDA E A ESPERANÇA FALEM MAIS ALTO QUE O DESESPERO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo são Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 03 de julho de 2021  sábado da 13ª Semana Do Tempo ComumSão Tomé, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Somos convidados a ingressar no grupo dos que sentem necessidade da misericórdia de Deus. E de ser misericordiosos com os “pecadores”- que somos todos nós. 

 

1ª Leitura (Ef 2,19-22)  – Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos.   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 117(116)

 

Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

 

 

– 03 de julho de 2021  sábado da 13ª Semana Do Tempo ComumSão Tomé, Apóstolo . Festa 

– Evangelho do dia 

 

Meu Senhor e meu Deus!  (Jo 20,24-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja; / e as portas do inferno / não irão derrotá-la (Mt 16,18). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

á no século IV, um documento chamado Cronógrafo filocaliano comprova a existência de uma festa litúrgica em honra dos apóstolos Pedro e Paulo, juntos. O significado desta solenidade encontra-se, em aprimorada síntese, no seu prefácio próprio (cf. Missal Romano): “Hoje, vós nos concedeis a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”. Sigamos os passos desses dois gigantes da fé cristã e peçamos a intercessão deles em favor da Igreja de Cristo e dos povos do mundo inteiro.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, nós te louvamos e bendizemos por escolheres Pedro e Paulo como dedicados apóstolos da tua Igreja. Infunde, ó Cristo, em cada um de nós o mesmo zelo missionário que fez de Pedro e Paulo teus fiéis discípulos e modelos de autêntica vida cristã. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 16,13-20 – Crer e testemunhar que Jesus é o Filho de Deus

 

Celebramos hoje a memória de São Tomé Apóstolo, também chamado Dídimo. Tomé foi um apóstolo muito atuante em sua ação apostólica. Tinha uma personalidade forte e não tirava conclusões precipitadas. Quer ver o Cristo ressuscitado para crer nele e ao tocar nas chagas de Jesus adere com grande e sincera profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”

 

Meu Senhor e meu Deus! Não quero ser incrédulo(a), mas fie

 

1. Leitura (Verdade)

Tomé não estava com a comunidade nas primeiras aparições de Jesus Ressuscitado. Releia atentamente o Evangelho e perceba o carinho de Jesus em se mostrar vivo ao apóstolo que chega atrasado e descrente. Jesus não excluiu Tomé, mas lhe fala com firmeza: “não seja incrédulo, mas fiel”.

 

“Festejamos hoje o apóstolo Tomé, que é visto – quase sempre – a partir de sua incredulidade. Inicialmente, ele quer ver para crer. Num segundo momento, ele muda seus critérios: entende que é preciso crer para ver melhor. Tomé não acreditou no testemunho da comunidade, mas é na comunidade que Jesus se revela a ele. Todas as gerações futuras acreditarão em Jesus vivo e ressuscitado através do testemunho da comunidade cristã. É a Tradição Viva – ao lado da Bíblia – que confirma nosso caminho. O gesto de colocar a mão nas chagas prova que o Ressuscitado é o Crucificado. E Tomé, no final, faz uma maravilhosa profissão de fé, acolhendo Jesus como Senhor absoluto de sua vida. E confirma isso derramando seu sangue.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual mensagem o Evangelho comunica para minha vida? O que significam para mim as palavras de Jesus: “A paz esteja convosco”; “Não sejas incrédulo, mas fiel!”; “Bem-aventurados os que não viram e creram”? Permaneça em silêncio por alguns instantes para compreender melhor este texto e a aplicação em sua vida.

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.