domingo, 29 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 29 DE OUTUBRO DE 2017 (domingo) 302º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
" AS INVENÇÕES SÃO, SOBRETUDO, O RESULTADO DE UM TRABALHO TEIMOSO."
                                                                                                                                                                               (Clarice Lispector)

 Datas Comemorativas  
DIA NACIONAL DO LIVRO
DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM RADIOLOGIA
DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DA LAVAGEM DE DINHEIRO
DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA
DIA MUNDIAL DO AVC
DIA NACIONAL DE COMBATE À PSORÍASE
DIA NACIONAL DO CERIMONIALISTA
SEMANA DO LIVRO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora do Tocantins (Tocantins) Campestre de Goiás (Goiás) Campo do Brito (Sergipe) Cristino Castro - Curimatá - Itaueira - Matias Olímpio - Pau d’Arco do Piauí (Piauí) João Câmara - São Tomé (Rio Grande do Norte) Campo do Tenente (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: AFFONSO DOS SANTOS MARCOS (Lions Clube de MIRANDÓPOLIS /SP) JOSÉ GUEIA MÁS (PDG-LC6-Lions Clube de Nhandeara /SP) DARCY BELUSSI FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP)JOSÉ WILSON CURY FRESCARELLI  (Lions Clube de Pederneiras /SPTANIA SILVIA ZACCARELLI (Casa Amarela Calçados - Garça/SP) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARÃES (BIRIGUI /SP) EUNICE DE BARROS DOS REIS (M&B Impressão Digital- Garça /SP) Padre EVANDRO CESAR BATISTA (Pároco da Paroquia N. Sra. do Perpetuo Socorro /SP) João SAnches (DJ - Garça /SP) Giuseppe Granchelli Filho (Garça /SP) DEYSE MARIA FAGNELO DE FREITAS DOS SANTOS  (Lions Clube de Vera Cruz /SP) .
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:    LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIM ó1988ó29 ANOS

 Santo do Dia 
SÃO NARCISO DE JERUSÁLEM
O BEM AVENTURADO CAETANO ERRICO

Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
Jesus nos exorta o amor, centro da sua mensagem, deixando-nos dois mandamentos inseparáveis: amar a Deus, pelo cumprimento de sua vontade, e amar o próximo, pelo estabelecimento de relações de serviço e solidariedade com os irmãos e irmãs. Dispostos a nos convertermos cada vez mais ao Senhor, queremos fazer a experiência da eucaristia como expressão máxima do seu amor misericordioso para com todos. Celebremos em comunhão com os jovens neste dia nacional da juventude.
Oração
PAI, QUE O MEU AMOR A TI SE MANIFESTE NA SOLIDARIEDADE PARA COM O MEU PRÓXIMO. E QUE A COMUNHÃO COM O MEU PRÓXIMO EXPRESSE MEU PROFUNDO AMOR POR TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo da 30º Semana do Tempo Comum - 29/10/2017
Acolhamos a palavra de Deus na alegria do Espírito. Ela nos convida a amar a Deus acima de tudo e nos adverte sobre o necessário compromisso de amarmos o próximo necessitado, para que nos tornemos imitadores de Cristo.

1ª Leitura (Ex 22,20-26) – Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão minha cólera se inflamará contra vós. Leitura do Livro do Êxodo:
Pistas para a reflexão: O código da aliança, do qual é tirado o texto dessa leitura, contém as leis básicas para que Israel possa existir como povo santo, justo e solidário. O estrangeiro (imigrado), a viúva e o órfão são símbolo do povo pobre. O autor busca defender e promover esse povo. Tal deve ser o compromisso das autoridades e da sociedade em geral.

Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão.
22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros.
25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso..
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 17 (18)
Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

2ª Leitura (Ex 22,20-26) – Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir a Deus esperando o seu Filho. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Pistas para a reflexão: O autor apresenta a comunidade como modelo para outras comunidades, pois acolheu a palavra de Deus e se empenhou na sua difusão. A vivência concreta da Palavra nem sempre é fácil, mas percebemos, pelo exemplo da leitura, que não é impossível.

Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 30º Semana do Tempo Comum - 29/10/2017
Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. - (Mt 22,34-40)
Pistas para a reflexão: Mas uma vez, os adversários tentam pôr Jesus em apuros com a pergunta: qual é o maior mandamento da lei? Jesus responde sabiamente que o primeiro mandamento está unido ao segundo: amar a Deus e amar ao próximo. Estes são os dois amores da vida de Deus e o próximo: amando um, estaremos amando o outro. Jesus une, como se fossem um só, esses dois mandamentos, que constituem a base de todos os outros.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Amar a Deus e o próximo” 
Um só mandamento
         Continuamos as provocações dos chefes para pegarem Jesus numa declaração comprometedora. O tema agora é a santidade do povo de Deus. Qual é o núcleo da fé? O que sustenta a Lei de Deus? Havia nos líderes do povo tendências diferentes sobre a fé. A pergunta em questão, qual é o maior mandamento, significa na linguagem dos rabinos, qual é o maior do qual todos os mandamentos dependem e tomam seu significado. Jesus responde citando o texto de Deuteronômio 6,4-9: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, como toda a tua mente”. Grande mandamento no seu conteúdo, o primeiro entre todos os mandamentos, o primeiro para ser observado, sem o qual os outros não teriam nem sentido nem significado. E Jesus ensina que o segundo é igual ao primeiro mandamento do amor a Deus: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). A palavra igual não se refere só a uma semelhança, mas é o termo que indica a mesma substância. Somente poderemos ter certeza que amamos a Deus quando amamos o próximo. S. João é claro em seu ensinamento: “Quem não ama seu irmão, a quem vê, a Deus que não vê, não poderá amar” (1Jo 4,20). Para chegar a cumprir os três mandamentos que se referem a Deus, é necessário cumprir os sete mandamentos referentes ao amor ao próximo. A comunhão com Deus se realiza na comunhão com o outro. “Amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama, não conheceu a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,7-8).
Quem é o próximo?
Com a resposta aos fariseus sobre o fundamento da Lei, Jesus dá sua lei fundamental. Sem o amor ao próximo não há amor a Deus. E lembramos que já respondeu a essa pergunta em outro texto com a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,29-37). A lei antigava que os mais deserdados são nossos próximos, pois são os mais próximos de Deus Pai misericordioso que assume para Si seu cuidado. O primeiro deles é o estrangeiro. O mundo vive uma crise muito grande de emigração por causa de guerras e de situações naturais de secas e outros. O povo de Deus deve lembrar que foi estrangeiro, escravo e segregado. Países que tiveram que emigrar agora são fechados à imigração. Ser estrangeiro é muito difícil, mesmo que tenha condições financeiras. O fechamento é diabólico. Temos a seguir velhos, crianças, jovens, viciados e tantos… Tantos tipos de exclusão. O mundo depois de tanto progresso regride no fundamental que é o cuidado com o ser humano. O Pai tem o cuidado de que seus filhos não passem frio, por isso não podem dormir descobertos.
A caridade evangeliza
Paulo elogia os tessalonicenses por acolher a Palavra. Assim ficaram conhecidos por toda parte pela sua conversão e vida cristã assumida. Desde modo se fizeram evangelizadores. Essa atitude transformadora anima as demais comunidades. Em nossas comunidades estamos ainda muito bloqueados no processo de conversão. Levamos facilmente uma vida dupla crendo em Jesus e fazendo diferente ao que ensinou, sobretudo, no que se refere à caridade. Há muitas misérias nas comunidades que não são cuidadas. Por isso perdemos o sentido de evangelização que leve a buscar o mesmo caminho. Superando o egoísmo poderemos de um sentido melhor à vida da comunidade no caminho do amor.
Dois em um
Depois de diversas tentativas de pegar Jesus numa armadilha muito bem feita, chegam a um ponto fundamental: Qual é o ponto central da religião de onde derivam todos os demais? Uns poderiam dizer que era a Lei, ou o templo, ou as oferendas…
Jesus cita dois pontos da Escritura: Deuteronômio 6,5, rezado todos os dias três vezes, ensina o amor a Deus com tudo o que somos e temos; E o livro do Levítico 19,18 que chama para o amor ao próximo, como extensão do amor a Deus. Podemos ver esse amor realizado no amor ao próximo nas mais diversas situações de miséria. Esse amor retrata o amor de Deus aos pobres. Ele se preocupa até que seu “filhinho” para que não passe frio de noite. Por isso o manto tomado como penhor, deve ser devolvido no mesmo dia para que ele não sofra. A caridade está acima do econômico.
Sem o amor a Deus jamais amaremos o próximo. Sem o amor ao próximo, o amor a Deus torna-se irreal e vazio.

1 Jesus ensina com clareza que o fundamento de tudo é o amor a Deus e ao próximo.
2 O amor a Deus só existe se há amor ao próximo.
3 A vida cristã bem assumida em sua processo de conversão já é uma evangelização.
Leituras: Êxodo 22,20-26; Salmo 17;1Tessalonicense; Mateus 22,20-26
ReflexãoA criação dirige-se para o “Sábado”
 AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, os fariseus aparecem—outra vez— pedidos na casuística ritualista do "descanso sabático", sem captar a sua maravilhosa profundidade: a “Bíblia” —o Antigo Testamento— devia ler-se de uma nova maneira. Deus criou o mundo para iniciar com o homem uma historia de amor. A criação está pensada como um espaço para a Aliança.
Por tanto, é lógico, que a criação se dirija até o “sábado”, o dia em que o homem e a criação inteira participam no descanso, na paz e na liberdade de Deus. O sábado é uma visão de liberdade: escravo e senhor são iguais nesse dia, porque “descansam” todas as relações de subordinação. Nesse dia Deus e o homem situam-se como num mesmo plano e tratam-se de “Tu” a “tu”.
—Meu Senhor, cada semana espero o dia de repouso para celebrar a nossa Aliança rememorando o “dar-se” de Deus ao homem e renovando o “responder” do homem a Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Pode existir melhor definição de caridade que esta do Evangelho de hoje?
- Quero que os outros façam alguma coisa para mim? E eu? Procuro agir do mesmo modo?
 - Em que mais penso quando rezo o Pai Nosso?
- Penso no pão de cada dia? E no Pão da Eucaristia?
 - Com que espírito rezo: … “Perdoai como perdoamos?!”

Leitura Orante
Autor: Site Catequese Católica
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 22,34-40 - O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que navegam pela internet:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 22,34-40 e observo a síntese que Jesus faz dos mandamentos.
Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca. E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:
- Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu:
- "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.
Refletindo
O mestre da Lei quer por Jesus à prova.
Pergunta-lhe qual é o mandamento mais importante. Jesus diz que os dois são igualmente importantes e inseparáveis: quem ama a Deus deve amar o filho de Deus, ou seja, o próximo. Tudo o mais é consequência. E diz mais: o amor ao próximo deve ser igual ao amor a si mesmo.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo estes dois mandamentos? Começo ao contrário, pelo segundo mandamento. Amo as outras pessoas como a mim mesmo?
Meditando
O papa Bento XVI publicou em 2006 a sua primeira encíclica intitulada “Deus caritas est”, Deus é amor. No parágrafo 16, diz que há um “nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar.” O papa diz mais: “Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama. Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico e, vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros. Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento” (Deus caritas est, 18).É assim que amo meu irmão? É assim que amo a Deus? 
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de renovada relação de amor com Deus e o próximo.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. -
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo