terça-feira, 25 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■–Vós bebereis do meu cálice. – (Mt 20,20-28)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 25 DE JULHO de 2023 (terça-feira) 206º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODA FORÇA SERÁ FRACA, SE NÃO ESTIVER UNIDA.

(Jean de La Fontaine)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO MOTORISTA

 DIA DOS AVÓS E DOS IDOSOS

 DIA DOS VIAJANTES

 DIA MUNDIAL DA CULTURA E DA PAZ

 DIA NACIONAL DA PAZ NO TRÂNSITO

 DIA DO CARRETEIRO

 DIA NACIONAL DO ESCRITOR

 DIA NACIONAL DO ENDOSCOPISTA DO APARELHO DIGESTIVO

 DIA NACIONAL DE TEREZA DE BENGUELA E DA MULHER NEGRA

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER AFRO-LATINO-AMERICANA E AFRO-CARIBENHA E DA DIÁSPORA

 DIA DO COLONO

 DIA DO CAMINHONEIRO DESCONHECIDO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

 DIA DO TAXISTA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas de São Pedro (São Paulo) Adrianópolis - Alto Piquiri - Barbosa Ferraz - Catanduvas - Cidade Gaúcha - Fênix - Flórida - Icaraíma - Iretama - Mandirituba - Marechal Cândido Rondon - Maria Helena - Mariópolis - Marumbi - Matelândia  - Medianeira - Moreira Sales - Palotina - Santo Antônio do Paraíso - São João - São Tomé ­- Tuneiras do Oeste - Umuarama (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Agrolândia - Agua Doce - Alto Bela Vista - Balneário Camboriú - Jaraguá do Sul (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: APARECIDA XAVIER CRÓS (prima Jundiaí /SP) SILVETE CRISTINA GONÇALVES COVRE (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)NEIDE FERLIN ASSAMI (Lions Clube de Penápolis /SP)MARIA ALICE ROSSINI CLEMENTINO (Lions Clube de Pederneiras /SP)EDILAINE DA SILVA LACERDA GERES (Lions Clube de Bastos Solidariedade/SP)RENATO CARLOS DE SOUZA (Lions Clube de Barracão/RS)RENATO CHAVES INFANTE (Lions Clube de Nhandeara/SP)RODRIGO MORETTI DE SOUZA (Eq 15 ENS de GUADALUPE Setor de Garça /SP)CAETANO BECALETO SANTOS (Garça /SP)MARIA APARECIDA FRANCO “NINA” FURTADO MENIN (VERA CRUZ /SP)FATIMA PORTO ZANATA (Adamantina /SP)CLAUDETE MEDEIROS BARBOSA DE MATTOS (Osvaldo Cruz /SP)RONALDO SANCHES BRACCIALLI (Imobiliária Residência Garça/SP) JORGE SCARAMUCCI ZOGHEIB (Garça/SP)BRUNO PERON MORETTI (NITEROI/RJ)LUIZ GUILHERME BURATO (Garça/SP)MARCOS QUINTANILHA (Garça /SP)MÔNICA BATISTA (PPA - Garça /SP)NILSON CASTILHO (Garça /SP)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: SANDRA MARIA HORITA ALONSO e FÁBIO PINHA ALONSOó(Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO TIAGO MAIOR - Apóstolo

■ Tiago (Palestina, séc. I), filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de alguns acontecimentos importantes da vida de Jesus e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha.

■ SÃO CRISTOVÃO

■ SÃO CUCUFATE

■ BEATA MARIA DO MONTE CARMELO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

QUEM QUISER SER PRIMEIRO SEJA VOSSO ESCRAVO  - Mt 20,20-28 - Missão do discípulo

 

Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que consertavam suas redes. E ele os chamou (Mt 4,18.21).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João. Chamado pelo Mestre enquanto pescava com o pai e o irmão, recebeu a missão de ser “pescador de gente”. Participou intensamente da vida pública do Senhor, tornando-se testemunha de vários milagres e acontecimentos, como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no horto das Oliveiras. É o primeiro apóstolo a derramar seu sangue pela fé em Cristo. A seu exemplo, abandonemo-nos nas mãos de Deus com renovada confiança e singular esperança.

 

– Oração 

 

“PAI, TRANSFORMA-ME EM SERVIDOR DE MEUS SEMELHANTES, FAZENDO-ME SEMPRE PRONTO A DOAR MINHA VIDA PARA QUE O TEU AMOR CHEGUE ATÉ ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que, pelo sangue de são Tiago, consagrastes as primícias dos trabalhos dos apóstolos, concedei que a vossa Igreja seja confirmada pelo seu testemunho e sustentada pela sua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de julho de 2023 terça-feira da 16ª Semana do Tempo Comum São Tiago, Apóstolo, Festa

 

– Liturgia da Palavra 

A liturgia da Palavra da festa do apóstolo e mártir São Tiago nos impulsiona no caminho da fé, convidando-nos ao serviço de doação ao Reino e assegurando-nos que o Pai celeste, que ressuscitou seu Filho, “nos ressuscitará também com Jesus”.

 

 

1ª Leitura (2Cor 4,7-15) – Levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus.   eitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre, levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

 

 

– Salmos 

 

– 25 de julho de 2023 terça-feira da 16ª Semana do Tempo Comum São Tiago, Apóstolo, Festa

– Evangelho do dia 

 

Vós bebereis do meu cálice.   (Mt 20,20-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

25/07/23:  TERÇA-FEIRA:

SÃO TIAGO MAIOR, APÓSTOLO

 

MATEUS 20,20-22.26-28: “A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido: - Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda... Jesus então lhes respondeu: - Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne--se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

 

Senhor Jesus, se existe uma lei gravada na natureza do ser humano é a da competição. Faz parte da luta para sobreviver, mas também para se enriquecer, para ter sucesso, para conquistar, para manter o poder, etc. Uma lei, cujas consequências nefastas têm causado tantas desigualdades, injustiças e violências cruéis por parte de pessoas, de grupos e de países. Essa cena do Evangelho nos oferece uma lição atual, que nos questiona fortemente, quando dois dos seus discípulos, Tiago e João, tentaram passar os colegas para trás, fazendo com que sua mãe intercedesse junto ao senhor para conquistarem os primeiros lugares no seu Reino. Ainda não tinham entendido que o Reino anunciado pelo senhor deveria ser o avesso dos reinos deste mundo, porque a sua preferência foi sempre pelos pequeninos e pelos que desejavam servir a todos. Foi assim que senhor viveu, foi assim o seu modo de agir, desde que se rebaixou da sua condição divina para ser o nosso servidor e dar a sua vida pela nossa redenção. Assim, o senhor nos ensina que o modo de agir do mundo jamais deveria servir de modelo para a comunidade dos seus discípulos. Tiago, mais tarde, converteu-se e foi capaz de se comprometer com o seu caminho e derramar o seu sangue pelo senhor.

Eu ainda corro o risco de me conformar aos apelos de competição e de desigualdade da sociedade em que vivemos. Senhor, peço-lhe perdão por tantas vezes cair em tentação e lhe suplico que o seu Espírito transforme a minha mentalidade, converta o meu coração, assim como converteu e transformou os seus discípulos.

 

Maria santíssima, humilde serva do Senhor, Mãe de todos nós, ajude-nos a compreender que o único caminho que nos humaniza e nos faz irmãos é o caminho do seu Filho, nossa Verdade e nossa Vida. Somente ele nos ajuda a assumir a nossa vida como uma vocação dada por Deus, e nos garante a graça de cumprir bem nossa missão neste mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Tiago, dito o Maior, filho de Zebedeu, foi chamado por Jesus junto com o irmão João. Tiago, João e Pedro figuram como testemunhas privilegiadas de vários episódios da missão de Jesus: a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração, a agonia no horto das Oliveiras. A profecia que Jesus fizera a Tiago, prenunciando que haveria de beber com ele o cálice do sacrifício, realizou-se plenamente ao ser decapitado por Herodes Agripa, por volta do ano 44 (cf. At 12,1-2). Foi o primeiro apóstolo mártir. Segundo antiga tradição, Tiago teria sido evangelizador da Espanha. A partir do século IX, São Tiago recebe culto extraordinário em Compostela, Espanha. Aí erigiu-se um santuário que se tornou para a Europa um dos maiores lugares de peregrinação a partir da Idade Média.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 20,20-28 - Missão do discípulo

 

LEITURA ORANTE

 

Celebramos hoje a festa de São Tiago Maior, filho de Zebedeu, irmão de São João. Nas listas dos apóstolos está sempre entre os três primeiros e participa com eles dos momentos especiais da vida do Senhor, como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração no Tabor, a oração da agonia no Getsêmani. Evangelizou o norte da Espanha, segundo a tradição, e voltou para Israel onde foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I no ano 42. Seus restos mortais, levados para a Espanha no século oitavo, foram encontrados muito tempo depois num campo que um bispo viu iluminado por uma estrela. O rei Afonso II mandou construir ali uma igreja com um mosteiro e o lugar passou a ser chamado de São Tiago do Campo da Estrela ou Compostela.

Peçamos a intercessão deste grande santo para que anunciemos a Cristo com ardor e alegria a todos que necessitam. São Tiago, rogai por nós!

 

1. Leitura (Verdade)

Os dois irmãos solicitam a Jesus uma posição privilegiada no reino do Messias. E Jesus lhes diz que eles deveriam tomar do cálice que Ele também estava prestes a tomar. De fato, Tiago, foi o primeiro apóstolo mártir.

 

A busca por destaque e privilégios tem a mesma idade da humanidade. É interessante o fenômeno de querer estar acima dos demais. Jesus aproveita a solicitação da mãe dos filhos de Zebedeu para ensinar algo extremamente necessário: a humildade. Para seguir Jesus e alcançar, um dia, a eternidade é necessário ser o último e estar a serviço dos demais. O próprio Jesus dá o exemplo de como deve ser a vida de quem deseja alcançar a eternidade. Ele poderia levar uma vida de rei, porém abraçou a causa do serviço, pois não veio para ser servido, mas para servir. Quem deseja seguir Jesus precisa matricular-se na escola do serviço e da doação. Servir é a alegre e dinâmica identidade do cristão

 

2. Meditação (Caminho)

Mais vale um miligrama de confiança depositado no coração de Deus, que todo o peso do universo pressionando sobre nosso pobre prato da balança. Na verdade, «Santiago viveu pouco tempo, pois já demonstrava uma grande fé: desprezou todas as coisas humanas e ascendeu a um patamar tão inefável, que morreu imediatamente» (São João Crisóstomo).

 

De que forma este relato do Evangelho fortalece a sua caminhada de fé?

O que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não ser servido?

Quais são realmente seus interesses ao servir ou colaborar na evangelização?

 

 

3.Oração (Vida)

Justa e verdadeira é a palavra do nosso Deus, pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Nos seus ensinamentos, encontramos a força”. (Sl 33,4)

No dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor a fé que recebemos dos apóstolos…

Peçamos também a graça de crescermos na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé…

Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles…

Lembramos ainda de todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente os apelos que nasceram desta meditação orante? Ter a coragem de servir de forma humilde e desinteressada parece ser uma boa sugestão.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria