sexta-feira, 27 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■– O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. – (Mt 25,1-13)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 27 DE AGOSTO de 2021 (sexta-feira) 239 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

COMPREENDER QUE HÁ OUTROS PONTOS DE VISTA É O INÍCIO DA SABEDORIA.

(Thomas Campbell)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO

DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

DIA DA LIMPEZA URBANA

DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO (SP)

DIA DA LUTA DA BRAÇO

DIA DO RIO PARANAPANEMA

DIA INTERNACIONAL DO COSPLAY

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (21 a 27 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (22 a 28 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Americana - ItobiMatão (São Paulo) Mauritie - Santa Quitéria (Ceará) Apiacá (Espírito Santo) Candói (Paraná) Palestina (Alagoas) Imaruí (Santa Catarina) Ielmo Marinho (Rio Grande do Norte) Santa Cruz de Goiás (Goiás) Seabra (Bahia) Xexéu (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALICE ALVES ARANHA (São Paulo /SP) MARCOS SEMENSSATO (Garça /SP)MARCIO SEMENSSATO (Equipe 10 N. Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça / SP) SANDRO LUIZ TAMEGA (Marilia /SP) ALEXANDRE (Xandi)  DONIZETE  DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) NIVALDO JESUS SEGATTO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILVANA RODRIGUES DAMACENO CAMARGO ANCHIETA (Lions Clube de Birigui /SP) MARCOS CUNHA VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)WALDEMAR TEIXEIRA DORIA (Lions Clube de Mirandópolis /SP) VANESSA XAVIER SOUZA (Lions Clube de Itaperuna /RJ) SONIA FERNANDES DE SOUZA (Garça /SP) LUIZ ANTONIO ZANCOPÉ (Orlando/EUA) FABIO LEITE (Garça /SP)JOÃO CARLOS RODRIGUES (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP) JOSE (QUINCAS) JOAQUIM ARTIOLI (Garça /SP) JOATAN LOUREIRO (Campo Grande /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA MÔNICA

Mônica (Argélia, 331-387), mãe de Santo Agostinho, pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual do filho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa e atenta às necessidades dos humildes e dos pobres.

SÃO CESÁRIO DE ARLES

SÃO CELESTINHO I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: As virgens prudentes – Mt 25,1-13

Fé e obras devem andar juntas. A lâmpada da fé precisa ser alimentada com o óleo das obras. O tempo de Deus é agora.

 

- A mulher que teme a Deus será louvada; seus filhos a proclamam feliz e seu marido a elogia (Pr 31,30.28).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mônica nasceu em Tagaste, no norte da África, em 331 e faleceu em Óstia, na Itália, em 387. Mãe forte e perseverante, obteve, por suas lágrimas e orações, a conversão de um dos maiores pensadores da Igreja: seu filho Agostinho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa, atenta às necessidades dos pobres. Sua incessante oração inspire nossa caminhada cristã.

 

– Oração 

 

PAI, MANTENHA ACESA EM MIM A CHAMA DO ZELO PELAS COISAS DO REINO, DE MODO QUE EU ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA O ENCONTRO COM O TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho, Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 27 de agosto de 20216ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Todos independentemente do estado de vida, somos chamados à santidade. O seguimento de Jesus exige prudência, vigilância e insistência. 

 

1ª Leitura (1Ts 4,1-8) – Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Tessalonicenses.:

 

1Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. 3Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; 4cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, 5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. 6Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, porque o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. 7Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. 8Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim, a Deus, que nos deu o Espírito Santo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 97(96)

 

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

 

 

– 27 de agosto de 20216ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.  (Mt 25,1-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai e orai para ficardes de pé / ante o Filho do Homem! (Lc 21,36)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A imprudência nos afasta da vida eterna”

 

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes

(Mateus 25,1-2).

A beleza da parábola de hoje, a história dessas dez moças, dez virgens que estão indo ao encontro do noivo, é apontar-nos como nós levamos a nossa vida. Ora, as cinco imprevidentes ou as cinco imprudentes nos mostram as imprudências todas que nós praticamos na vida.

 

Vivemos na cultura do improviso, e você sabe que, na cultura do improviso, na hora do improviso, damos um jeito e não nos preparamos para as situações inusitadas da vida. Está dirigindo o carro, e ele já apontou que a gasolina entrou na reserva, então, é porque você precisa prevenir-se e botar o combustível necessário, pois se você não o faz… “Uma vez, não coloquei e deu certo”. Tudo bem, mas muitos com esse pensamento já caíram em situações muito complicadas. Avião já caiu, carro ficou perdido no meio do desalento da vida, pessoas sofreram.

 

Dei o exemplo da gasolina, do carro, e poderia dar o exemplo para tantas situações da vida. Muitas pessoas se perdem na vida financeira porque a administram de qualquer jeito, são imprudentes. Desculpe dizer, não é acusar ninguém, mas não saber economizar, não saber poupar, não saber ser previdente, é agir de forma imprudente.

 

“Cuidemos para não sermos levados pela cultura maldita da imprevidência e da imprudência”

 

Nós temos uma cultura em que as pessoas tudo deixam no crédito, a pessoa tem cartão de crédito para tudo quanto é coisa, mas ela não faz a previsão do dinheiro que ela vai ter, o dinheiro que ela não vai ter, ou ela acha que vai ter. Ela supõe que vai descer aquele dinheiro do céu, e chegam situações inusitadas da vida que deixam muitos buracos. Isso se chama imprevidência ou imprudência.

 

As imprudências que cometemos na vida é a prudência que, muitas vezes, custa a nossa sobrevivência e, muitas vezes, nos custará a eternidade.

 

O exemplo que Jesus nos dá das cinco jovens que são prudentes é que elas levam, de fato, o óleo necessário para abastecer as suas lâmpadas quando estas se apagarem, porque, quando a lâmpada se apaga e eu corro para buscar mais óleo, porque eu não o levei, pode ser tarde demais; e no caso da vida eterna, o noivo vai levar quem está preparado, quem voltar atrás para buscar o óleo para abastecer, quando chegar à porta, esta já vai estar fechada.

 

Cuidemos para não sermos levados pela cultura maldita do improviso, pela cultura maldita da imprevidência e da imprudência. Onde vamos levando a vida de qualquer jeito, o que der deu; o que não der, não deu. E ainda, muitas vezes, colocamos na conta de Deus, porque não organizamos, porque não preparamos, porque simplesmente deixamos levar.

 

Não gaste o que você não tem, não viva a vida que não pode viver, saiba administrar, organizar; saiba, muitas vezes, perder para ter. Seja prudente! E ser prudente não é ser medroso, não é ser temeroso. Sei que há situações na vida onde temos que arriscar, onde temos que investir, mas com a cabeça no lugar e os pés no chão, porque se não tivermos essa determinação, caímos na escuridão e, muitas vezes, em abismos muito profundos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Outro ensinamento de Jesus sobre a vigilância. Ele compara o Reino dos céus a dez virgens, cinco sem juízo e cinco prudentes. O noivo é Jesus, que vem para ser recebido pelos discípulos alertas e preparados (virgens prudentes), enquanto os discípulos desprevenidos e infiéis (virgens sem juízo) experimentam a exclusão final. A parábola pretende convencer os cristãos a viver fi el e honestamente a serviço do Reino. Qual foi o erro das virgens sem juízo? Não estavam preparadas para a chegada do noivo. Elas representam os discípulos que não levam a sério as advertências de Jesus. Não conhecer o momento de sua chegada requer atenção e prontidão. Com a parábola aprendemos que nosso encontro com Jesus não deve ser improvisado à última hora. A morte cristã se prepara mediante uma autêntica vida cristã.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, diante da incerteza do dia em que virás, ou da hora em que nos levarás contigo, pode acontecer que cochilemos ou durmamos. Isso significa abandonar a prática da justiça e do amor. Livra-nos, Senhor, da inércia e da preguiça e conserva-nos atuantes a serviço do Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 25,1-13 - Lâmpadas acesas!

 

Oração Inicial
Memória litúrgica de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, mulher de fé e perseverança na oração. Rezou anos a fio pela conversão de seu filho. Confiou inteiramente no Senhor e alcançou tão grande bênção.

 

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos que as luzes do Espírito Santo venham e renovem em nós os dons, para compreendermos melhor a Palavra. “Vinde, ó Espírito Santo, e iluminai-nos com a chama do vosso amor. Amém”

 

1. Leitura (Verdade)

Entre os judeus, na noite do casamento, a noiva, rodeada por suas amigas, esperava a chegada do noivo, que a vinha buscar. Jesus compara a chegada da salvação com o noivo que vem buscar a noiva. Leia o Evangelho com a alegre esperança que está por trás desta comparação.

 

“Vigilância e oração são temas constantes na pregação de Jesus. Nesta parábola, o noivo é Jesus, que virá no fim da história. As jovens representam a comunidades cristã, que deve sempre estar preparada para o encontro com o Senhor, mediante o óleo da justiça. A imagem do banquete e da festa já serviu como figura do Reino de Deus. A porta fechada acrescenta a ideia da separação final entre os que estão preparados para desfrutar a festa e os que não conseguiram entrar nela. Fé e obras devem andar juntas. A lâmpada da fé precisa ser alimentada com o óleo das obras. O tempo de Deus é agora. Somos pobres demais para atrasar-nos. Com alegria, percebemos que a porta ainda está aberta. Não sabemos até quando.”

 

2. Meditação (Caminho)

Lembre-se de que, neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor sua oração, pois, neste momento, você está diante de Jesus, o Filho de Deus que o(a) ouve com todo amor e carinho. Fale com o Senhor, apresente suas intenções e pedidos.

 

Rezemos sobretudo pelas mães que sofrem por ver seus filhos optando por caminhos errados, para que nunca percam a esperança e confiem no Senhor.

 

Conclua com a oração da coleta na missa de hoje: “Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dá-nos pela interseção de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filhos, na unidade do Espírito Santo.” Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditando sobre a vida de Santa Mônica, uma proposta de vida é agradecer as visitas do Senhor, sobretudo, nos sofrimentos e entregar confiantemente a Ele nossas preocupações.

 

Bênção 

 

 

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.