domingo, 13 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Visão da Glória” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Visão da Glória”                                         

 

Este é meu Filho, o Amado!

           O segundo domingo da Quaresma nos revela o resultado da vitória sobre a tentação e a meta de toda a vida cristã: a transfiguração que nos conduz à futura visão da glória de Cristo: “Purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória” (Oração). No prefácio rezamos: “Com o testemunho da Lei e dos profetas, simbolizados em Moisés e Elias, nos ensina que, pela Paixão e Cruz, chegará à glória da Ressurreição” (Prefácio). Assim compreendemos que o tempo quaresmal nos insere na caminhada de Cristo que está voltada para a Glória. O mal não pode deixar o homem sem direção. Temos um destino: o Céu. Por que Jesus passa por esse momento de glória “antecipada”? Para os três discípulos escolhidos como testemunhas qualificadas, aquele momento vai apagar e dar sentido ao trauma que vai ser sua morte na cruz. Os discípulos puderam entrar na “nuvem”, isto é, na presença do Pai. Moisés e Elias significavam a compreensão que doravante deverão dar à Lei e aos profetas. Jesus diz: “Era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24,44). Acontece naquela Teofania a voz do Pai: Este é meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz (Lc 9,35).

Experiência de Abraão

            No texto sobre a aliança de Deus com Abrão, (que se chamará Abraão a partir do capítulo 17,4-6: que significa pai da multidão de nações), lemos sobre a promessa da terra. Daí por diante se desenvolvem os encontros de Deus com o patriarca. Por que esse é colocado junto com o evangelho da Transfiguração? Lendo os textos da primeira leitura do domingo da Quaresma, vemos diversos momentos da caminhada do povo de Deus. Deus dirige seu povo através dos patriarcas e profetas. No segundo domingo temos o ponto de partida com a aliança de Deus com Abraão onde promete uma terra. No terceiro domingo, temos a maravilhosa manifestação de Deus a Moisés, primeiro passo da libertação do Egito. No quarto domingo lemos a entrada do povo na terra, celebrando a Páscoa. Cumpriu-se a promessa. No quinto domingo, Isaias profetiza o êxodo da Babilônia. Não mais um deserto sofrido, mas “rios na terra seca para dar de beber ao povo” (Is 43, 20). Moisés e Elias, com Jesus transfigurado, revelam a transfiguração do povo de Deus a partir dos patriarcas. A fé vai purificando nosso olhar para visão da glória. Abraão, na terrificante experiência de Deus, recebe uma terra. Nessa terra Moisés e Elias contemplam o Descendente Maior. Os três apóstolos querem uma presença física: “Faremos três tendas” (Lc 9,33). Mas Jesus, com sua Ressurreição traz uma presença maior: “Uma nuvem os cobriu e da nuvem saiu uma voz: “Este é meu Filho, o Dileto, escutai o que Ele diz!” (Id 35).

Cidadãos dos céus

           “Nós comungamos, Senhor Deus, no mistério da vossa glória, e nos empenhamos em render-vos graças porque nos concedeis, ainda na terra, participar as coisas do Céu” (Pós- Comunhão). A cena da Transfiguração é para os cristãos que passam pela nuvem do pecado, com tantos temporais, um estímulo e um alívio. O pecado não é um  fim. Não é um beco sem saída. Se para Cristo houve a transfiguração com sua  Ressurreição, também para os pobres pecadores, haverá uma transfiguração, pelas graças dos sacramentos pascais que respondem à conversão quaresmal. A celebração desse domingo nos estimula a seguir o caminho palmilhado por Cristo, para chegar à glória.

Leituras: Genesis 15,5-12.17-18; Salmo 26; Filipenses 3,20-4,1; Lucas 28b-36 9

 

Ficha nº 2156 - Homilia do 2º Domingo Comum (13.03.22)

 

1. Purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória.

2. Moisés e Elias, com Jesus transfigurado, revelam a transfiguração do povo de    Deus a partir dos patriarcas.

3. A cena da Transfiguração é para os cristãos um estímulo e um alívio.

 

Trocando de roupa

 

           Coisa difícil é escolher a roupa certa para a hora certa. E é certo que se erra. Jesus teve essa experiência na alta montanha quando se transfigurou. Era tudo muito chic . Tinha visitas importantes. Ele escolheu o branco brilhante. Assim mostrava, por sua roupa, sua mensagem. Explicava quem Ele era. Filho Dileto do Pai tinha que mostrar que sua união ao Pai deixava ver que o Pai é Luz. Assim mostra aos discípulos que eles serão luzes reflexas de sua união com o Pai.

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência – (Lc 9,28b-36)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 13 DE MARÇO de 2022 (DOMINGO) 072º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SEGREDO DE UMA BOA VELHICE NÃO É OUTRA COISA SENÃO UM PACTO HONRADO COM A SOLIDÃO."

(Émile A. Faguet)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROTARAC  

DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DIA DO CONSERVACIONISMO

DIA DA LUTA CONTRA A ENDOMETRIOSE no Brasil

DIA DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

DIA da Caridade Irmã Dulce

DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS

DIA DO PROTETOR DE OUVIDO

DIA DA JOIA

DIA DE ABRIR SEU GUARDA-CHUVA DENTRO DE CASA

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS)

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO DE SÃO PAULO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: WILSON CITRO (PDG –Lions Clube de Andradina Sul /SP)CHRISTIANE ROCHA LUQUES (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) ALVARO MOREIRA DA COSTA (LC1-PDG – Lions Clube de Nova Friburgo/RJ)LIVIA SANTOS (Leo Clube de Osvaldo Cruz /SP) MATHEUS MITICITA (Marília /SP) PAULO HENRIQUE KOURY (Garça /SP) ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (Garça /SP)LUÍS FERNANDO QUINTAS SOARES (Garça /SP) JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau /SP) AFONSO MAURO PERES (Garça /SP)MAURO MARQUES DA COSTA (Equipe de Nossa Senhora Setor de Marília /SP) DIEGO SOARES  (Garça /SP) CLARA ALVARENGA (Garça /SP)RONALDO VIEIRA SANTOS (Agudos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  ó1988ó34 ANOS (Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP) ■-

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1966ó56 ANOSó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTa Eufrásia

SÃO Leandro de Sevilha

SÃO Nicéforo de Constantinopla

SÃO Rodrigo

SÃO Salomão

SÃO Sabino

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Trilhar o caminho de Jesus é não fugir da cruz. Só com ele se chega à transfiguração do corpo em vitória final: Quando acordaram, viram a glória de Jesus – Lc 9,28b-36

 

 

Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! (Sl 26,8s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nesta liturgia, somos convidados a escutar o que Jesus tem para nos dizer com sua Palavra e a contemplar seu rosto luminoso na Eucaristia. Permanecendo firmes na fé no Senhor, nossa luz e salvação, celebremos a páscoa semanal, que se realiza nas pessoas dispostas a transfigurar a realidade, promovendo o bem e a vida.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE GLORIFICAÇÃO, AJUDA-ME A COMPREENDER A PAIXÃO DE JESUS SOB O PRISMA DA TRANSFIGURAÇÃO, POIS FOI O FILHO PREDILETO DO PAI QUEM SE TORNOU VÍTIMA DA MALDADE HUMANA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que nos mandastes ouvir vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 13 de março de 2022 - 2º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 As leituras nos motivam a abrir o coração às promessas de Deus, que, pela cruz de Cristo, fez conosco uma aliança eterna. Acolhamos a Palavra que transforma nossa vida.

 

1ª Leitura (Gn 15,5-12 17-18) – Deus fez Aliança com Abraão homem de fé.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

 Naqueles dias, 5o Senhor conduziu Abrão para fora e disse-lhe: “Olha para o céu e conta as estrelas se fores capaz!” E acrescentou: “Assim será a tua descendência”. 6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça. 7E lhe disse: “Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos caldeus para te dar em possessão esta terra”. 8Abrão lhe perguntou: “Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?” 9E o Senhor lhe disse: “Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha”. 10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves, colocando as respectivas partes uma frente à outra. 11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotou. 12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão e ele foi tomado de grande e misterioso terror. 17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos. 18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo: “Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

2ª Leitura (Fl 3,17-4,1) – Cristo transformará o nosso corpo e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

 17Sede meus imitadores, [irmãos,] e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18Já vos disse muitas vezes e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. [20Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.]

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 13 de março de 2022 - 2º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Enquanto Jesus rezava, seu rosto mudou de aparência  (Lc 9,28b-36)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Lc 9,35)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 28Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

2º DOMINGO DA QUARESMA C:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém... Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra... Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: - Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!.

(Lucas 9,28-31.34-36).

 

Jesus, quando levou consigo Pedro, João e Tiago para participarem da sua oração sobre a montanha, o senhor queria que testemunhassem a realidade da sua comunhão com o Pai e tivessem certeza de que o senhor era o Cristo prometido por Moisés e anunciado por Elias e todos os profetas.

Ao mesmo tempo, era importante que sentissem que todo o sofrimento e a morte que o esperavam em Jerusalém não mataria a realidade da sua natureza divina.

Sua transfiguração manifestou o mistério de luz e de graça divinas que trazia dentro da sua natureza humana.

Era do interior desse espírito transfigurado pela presença do Verbo divino que brotavam todas as suas palavras e todos os seus gestos de amor, de cura e de perdão.

Senhor, nós vivemos condicionados pela figura desse mundo, pelo visual que apresentamos, de acordo com as exigências do nosso tempo e da nossa cultura.

Dificilmente conseguimos superar a figura deste mundo, com as suas vaidades.

Pelo contrário, tentamos colorir nossa figura por fora, enquanto, por vezes, nos sentimos desfigurados por dentro.

Nossas frustrações, pecados, enfermidades, provações se escondem por detrás de sorrisos forçados e roupas da moda.

 

Senhor, assim como convidou Pedro, Tiago e João, convide-nos também a participar da sua transfiguração, que nos envolva totalmente de luz e nos devolva aquela transfiguração que recebemos em nosso batismo.

Que durante esta Quaresma, possamos encarar como estamos por dentro, e nos preocupemos em renovar nossa figura interior mais do que a nossa figuração social.

Queremos ser educados pelo senhor, e estar mais atentos à sua Palavra, como seu Pai nos pediu.

 

Maria santíssima, já transfigurada na glória do seu Filho, ajude-nos a transfigurar nossa vida de cada dia, mantendo-nos sempre em união com seu Filho ressuscitado. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho apresenta a cena conhecida como “transfiguração de Jesus”, ou seja, momento em que ele se revela em sua glória, em todo o seu esplendor. É uma forma de animar os seus seguidores, mostrando-lhes que o sofrimento será coroado com a glória e a cruz se transformará em sinal de vitória. O Mestre convoca três discípulos próximos – Pedro, Tiago e João – e os leva ao alto da montanha. Foi grande o privilégio e a alegria desses três apóstolos, tanto que Pedro sugere construir tendas e permanecer nessa visão deslumbrante. Logo em seguida, uma voz revela que Jesus é o filho amado e escolhido, e que os discípulos precisam escutá-lo. Escutar o que Jesus diz significa, às vezes, renunciar aos próprios caprichos para seguir a vontade do Pai. Ao longo da vida, presenciamos pequenas transfigurações, momentos de alegria e otimismo, mas também momentos de dúvidas e sofrimentos. Uma certeza nos anima: o Senhor vai acendendo as luzes à medida que necessitamos. De maneira ao mesmo tempo misteriosa e maravilhosa, o Senhor dá sinais de que estamos no caminho certo. Para isso, porém, é preciso estar com Jesus, permanecer com ele, atender o seu convite de subir a montanha para rezar. Ao seu lado, recebemos a força para não sucumbir quando vierem as noites de solidão.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,28b-36 - O Mestre se transfigura

 

Oração Inicial


Segundo Domingo da Quaresma. Viver a Quaresma é dispor-se inteiramente ao ensinamento de Jesus e mergulhar no Mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição. O Evangelho nos traz o episódio da Transfiguração. O Filho amado, o Verbo eterno, vai enfrentar seu êxodo, sua paixão e morte na cruz, para concretizar nossa libertação.

 

Oremos: Ó Deus que nos mandastes ouvir vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com vossa palavra, para que, purificado o olhar da nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

 

1. Leitura (Verdade)

Faço silêncio em todo meu ser para que a mensagem deste Evangelho produza em mim alegria e aumente a minha fé na vida em plenitude.

 

“Nas horas em que nos vemos mergulhados em sérios problemas e conflitos, precisamos de um respiro. Um momento de alento nos ajuda a não desanimar, a encontrar o sentido de nossas lutas. Os discípulos de Jesus estavam apreensivos e preocupados com as críticas que se faziam a Jesus e com as indicações que ele mesmo estava dando de sua paixão e morte. Três deles fi zeram uma bela experiência, que foi como um respiro para voltarem à realidade cheios da energia da fé. Foram rezar no monte, com Jesus, e o viram transfigurado, glorioso. A oração pode ser para nós um momento de transfiguração, de contato com a glória de Deus. Assim, podemos continuar nossa caminhada com mais esperança”.

 

2. Meditação (Caminho)

Aquele Jesus que se transfigurou diante dos apóstolos é o mesmo que anunciou o Evangelho aos pobres, curou os doentes, perdoou os pecadores, libertou os oprimidos e proclamou o Reino de Deus Pai misericordioso. Esse é o caminho de cada cristão. Eu estou com Jesus a caminho da vida em plenitude?

 

 

3.Oração (Vida)

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como desejo por em prática estes ensinamentos de Jesus? Qual meu propósito após essa meditação orante?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.