domingo, 27 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu. - (Mt 21,28-32)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 27 DE SETEMBRO de 2020 (DOMINGO) 271º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SOU VELHO DE MAIS PARA CENSURAR, MAS SUFICIENTEMENTE JOVEM PARA AGIR.

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DO TURISMO

DIA NACIONAL DO IDOSO

DIA NACIONAL DOS VICENTINOS

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO

DIA DO LEILOEIRO RURAL

DIA DO BACHAREL EM TURISMO OU DIA DO TURISMÓLOGO

DIA DA (MPB) MUSICA POPULAR BRASILEIRA

DIA DA FERROVIA

DIA DO CANTOR

DIA DO ENCANADOR E INSTALADOR HIDRÁULICO

DIA DA CARIDADE CATÓLICA

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Axixá (Maranhão) Cacimba de Dentro - Mulungu (Paraíba) Abel Figueiredo (Pará) Santa Terezinha (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSANE TEREZINHA JAHNKE VAILATTI (LD5-Lions Clube de Jaguará do Sul/SC) VÂNIA MARIA COSTA AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) Ronaldo Sartori (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) VLADIMIR CONDE (Lions Clube de Penápolis /SP) RafaelA bEtIo mArtins (filhote da Rose/Cleiser do Lions Clube de Penápolis /SP) THIAGo SIQUeIRA (Lions Clube de Bom Jardim/mg) Etelvino Festa (DLD-8-PDG Lions Clube de São José do Cedro/SP) MARCIA ELOISA GIGUEIRA BENTO (Garça/SP)dolores aparecida martinez dos santos (Almar Representações - Garça /SP) WILLIAM PEREIRA CAVALCANTE (BOMBEIRO-Garça/SP) KAUÊ KENDHI DELICATO KUSUMOTO (Garça/SP) luiZ CARLOS FERRARI ROSÁRIO (Garça /SP) FLORIPES DE CARLOS aLBERTO MASSARO  (Garça /SP) VErA ANTONIO DE aSSIS ViLLAROSA (Garça /SP) ROBERTA PEREIRA DA SILVA (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACEDOTAL DO PADRE: Pe. JOSÉ ANTONIO DE SOUZAó2003ó17ANOS (CJS-Pároco e Reitor do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO VICENTE DE PAULO

Vicente (França, 1581-1660), a fim de socorrer os pobres em suas misérias, fundou os Padres da Missão (Lazaristas) e as Filhas da Caridade (Vicentinas), dedicando-se também à formação do clero. Ele olhou fraternalmente para os pequenos e miseráveis, é exemplo para seguir o Cristo evangelizador dos pobres.

 

Com a parábola dos dois filhos, hoje somos convidados a pensar na relação entre as nossas palavras e os nossos atos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

É na comunhão do Espírito Santo que nos reunimos para celebrar a páscoa semanal de Jesus, abrindo-nos à ternura e à compaixão de nosso Deus, que acolhe pobres e pecadores. Não nosso falar, mas nosso agir é que demonstra se cumprimos ou não a vontade divina. Celebremos com alegria o dia da Bíblia, a Palavra que nos orienta e conduz. 

– Oração 

 

PAI, QUERO SER PARA TI UM FILHO QUE ESCUTA A TUA PALAVRA E SE ESFORÇA PARA CUMPRI-LA COM SINCERIDADE. QUE A MINHA RESPOSTA A TEU APELO NÃO SEJA PURA FORMALIDADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27  de setembro de 2020 domingo da 26º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (Ez 18,25-28) – Quando o ímpio se arrepende da maldade que praticou conserva a própria vida.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

Assim diz o Senhor: 25“Vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta?
26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre.
27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 25(24)

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.

 

 

2ª Leitura (Fl 2,1-11) – Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

 Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade.
3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.

5Tende em vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus.

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte de cruz.

9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.

10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor!” — para a glória de Deus Pai.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 27  de setembro de 2020 domingo da 26º Domingo Do Tempo Comum

Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu. - (Mt 21,28-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar! (Jo 10,27)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo:
28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.

30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi.
31Qual dos dois fez a vontade do Pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.

Então Jesus lhes disse: “Em verdade eu vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Mudar de opinião é a capacidade de rever os próprios conceitos”

Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi”

(Mateus 21,28-29)

Quando olhamos o Evangelho de hoje, com certeza ele é muito provocativo a todos nós, mas ele é provocação para a nossa acomodação e, sobretudo, para as aparências que, muitas vezes, demonstramos ter e fazer em todas as realidades da vida.

 

Aparentemente, todo mundo é bom, todo mundo é disposto, santo e evangélico, no sentido de viver o Evangelho. Aparentemente, dizemos sim para todo mundo ou até para as coisas cotidianas da vida, alguém me pede um favor: “Pode deixar! Conta comigo” ou “Vai lá em casa” e respondemos: “Logo, logo estarei indo lá”. Temos muito daquela coisa de “dizer com a boca e fazer pouco com o coração e com a verdade”.

 

Primeiro, porque não refletimos sobre aquilo que falamos, gostamos da boa aparência, gostamos de manter as coisas na aparência. Então, falamos bem das coisas de Deus, pregamos, anunciamos, exaltamos, mas, na hora de fazer mesmo, nem sempre corresponde. É aquilo que chamamos de incoerência entre o que se fala e o que se faz, entre o que se propõe e o que se pratica. 

 

“Mudar de opinião significa reflexão, capacidade de rever os próprios conceitos e direção”

 

O segundo filho foi coerente no sentido de que ele deixou mudar os seus próprios conceitos e sua visão. Quando ele foi chamado pelo pai, ele respondeu que não queria ir, era a sinceridade do seu coração, mas, depois, mudou de opinião e foi.

 

Mudar de opinião não significa fraqueza, mudar de opinião significa reflexão, capacidade de rever os próprios conceitos e direção, o que nós, muitas vezes, não fazemos e, por isso, vivemos todas as incoerências da vida. Temos até opiniões erradas sobre muitas coisas, mas preferimos manter naquela dureza nossa: “Foi o que eu falei”. “Foi o que eu pensei”. “Foi o que eu achei”. Ficamos naquela dureza e não mudamos.

 

Você foi grosso com alguém, então, você prefere ficar justificando a sua grosseria do que mudar de opinião e admitir. Por mais que você tenha razão e precise dizer: “Realmente, eu fui sem educação. Fui grosso. Fui orgulhoso e soberbo”. Você prefere justificar toda a sua agressão, mas não muda de opinião e, por isso, não vivemos a conversão porque estamos sempre justificando as nossas situações e ficando nelas.

 

O convertido de verdade é aquele que é capaz de rever seus conceitos, suas opiniões; é aquele que é capaz de dizer: “Olha, ontem eu disse assim, mas eu sentei, refleti, pensei, meditei e deixei que a graça de Deus falasse mais alto do que meus próprios conceitos e opiniões”. Esse é um convertido, e o que mais precisamos é nos convertermos de verdade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus dá um “puxão de orelha” nas autoridades religiosas do seu tempo e as desmascara com uma pergunta. A parábola mostra que o importante não são as palavras, mas as ações, o fazer. Podemos enganar os outros com belas palavras, mas nossa prática revela nossas intenções e opções. Jesus diz que os pecadores e prostitutas precedem as autoridades religiosas no Reino de Deus. Enquanto os pecadores e prostitutas são excluídos do Templo por não cumprir a lei, levam a sério o caminho da justiça; as autoridades fazem de sua “suposta justiça” a fonte do seu poder, do seu domínio sobre os outros. Portanto, a parábola denuncia a hipocrisia da elite, que se apresenta como cumpridora da vontade de Deus, quando de fato não a cumpre. É clara a mensagem: o importante diante de Deus é o fazer. Os grupos desprezados são os verdadeiros herdeiros do Reino dos Céus. Jesus repreende os “bons” porque acham que já estão vivendo de forma honesta e justa e que não há o que melhorar.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, comunicador franco e transparente, não escondes a tua indignação contra os que querem se passar por justos, quando na verdade estão longe das exigências do Reino de Deus. Ajuda-nos a assumir, de modo responsável, a prática da justiça e da misericórdia. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir

 

Oração Inicial

Liturgia do 26º domingo do Tempo Comum. No Evangelho, veremos que as parábolas eram um recurso muito utilizado por Jesus para ensinar e falar dos mistérios do Reino de Deus. Com a parábola dos dois filhos, hoje somos convidados a pensar na relação entre as nossas palavras e os nossos atos.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia mais uma vez o Evangelho de hoje. A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento da parábola? Qual dos filhos fez a vontade do Pai?

 

“Esta parábola é direcionada aos sumos sacerdotes e anciãos do povo. Eles não podiam ignorar as palavras de Jesus e sua aceitação pelo povo. Por isso, questionam de onde Jesus recebia a autoridade. Jesus não responde, pois conhecia muito bem a dureza do coração deles, mas os desafia com a parábola dos dois filhos.

 

Agora é Jesus quem questiona a autoridade dos seus adversários e os coloca no lugar deles. Eles são suplantados no Reino pelas prostitutas e pelos detestados publicanos, pecadores públicos. Foram eles e elas que, com alegria, souberam perceber a Boa-Nova, perceber um Reino onde eles estavam incluídos. São as ovelhas perdidas e encontradas, são os doentes acolhidos pelo médico, é o filho rebelde que retorna ao lar.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida” (Bento XVI, Verbum Domini, n. 124).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Una-se à comunidade eclesial e ore para que o testemunho dos cristãos seja sempre mais autêntico.


Pai nosso….

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.