quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■– E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)


  


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 22  de FEVEREIRO de 2023 (quarta-feira) 053º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A beleza agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta a alma.

(Voltaire)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO INÍCIO DA QUARESMA

DIA DA FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO

DIA DOS ARAUTOS DO EVANGELHO

DIA DO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

DIA DAS VÍTIMAS DE CRIME

DIA DA FUNDAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES NO BRASIL

DIA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA) EM BRASÍLIA-DF

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaíra - São Desiderio (Bahia) Andradas (Sergipe) Santa Teresa (Espírito Santo)São Félix do Tocantins (Tocantins)Westfália (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO DAGUANE INUCENCIO (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) LUCILA CRISTINA PALADIN DE ANDRADE (Systh Informática-Educadora - Garça /SP) MARIA CELIA RIBEIRO LEME DA SILVA (amiga Garça /SP) JOSÉ ALVES PINHO FILHO (Lions Clube de Valparaíso /SP) CESAR VINICIUS LACERDA VITA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARIA CELESTE GÓES (Lions Clube de São Roque /SP) VANESSA DA SILVA ESTEVES (Gália /SP) MARCOS APARECIDO FIDÊNCIO (Jornalista-Garça /SP)MARIA JULIA CRUZ (Garça /SP)  GEISYELLE SILVA (Garça /SP) KEL SCARPARO ZANON (Ribeirão Preto/SP)ELVIRA BRAGA (Mogi Mirim/SP)PAULO LAMEGO (Manaus /AM)LUCIMAR DE FATIMA BALISTA GUERTA (Dracena /SP)MAYKON JOSÉ (Osvaldo Cruz /SP)MAJÚH RIBEIRO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ ORANDI DA SILVAó1992ó31 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral I e Administrador Paroquial da Catedral São Bento Marilia/SP) Padre NELSON BERNARDINO LOPESó1992ó31 ANOS ó (Pároco da Paroquia da Imaculada Conceição de Parapuã /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO

Sob o símbolo da cátedra, esta festa salienta a missão de mestre e pastor conferida a Pedro e aos seus sucessores. “A Cátedra de Pedro é sinal da autoridade de Cristo, fundamentada na fé e no amor” (Bento 16).  

SANTA MARGARIDA DE CORTONA

Santo Abílio de Alexandria

SÃO Maximiano de Ravena

SÃO Pápias de Hierápolis

SÃO Pascásio de Vienne

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Que pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência, possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.  - Teu Pai, que vê no escondido, te recompensará – Mt 6,1-6.16-18

 

 

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus (Sb 11,24s.27).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Reunidos para iniciar a caminhada rumo à Páscoa neste tempo quaresmal, procuremos trilhar o caminho da conversão proposto pelo Evangelho e pela Campanha da Fraternidade. Neste ano, a Campanha nos convida a sermos sensíveis à condição das pessoas que passam FOME – ou sobrevivem na insegurança alimentar -, pedindo nossa adesão ao lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de fevereiro de 2023 quarta-feira de CINZAS da 7ª Semana do Tempo Comum DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA

Neste tempo favorável de conversão, a Palavra de Deus nos faz forte apelo à mudança de vida mediante as práticas da caridade, da oração e do jejum. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Jl 2,12-18) – Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes. Leitura da Profecia de Joel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.” 14Quem sabe se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então, o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

 

 

2ª Leitura (2Cor 5,20-6,2) – Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 20somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 22 de fevereiro de 2023 quarta-feira de CINZAS da 7ª Semana do Tempo Comum DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA

 

 – Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  (Mt 6,1-6.16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

22/02/23 Quarta-feira de Cinzas – A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema:  Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer !” (Mt 14,16)  

 

Mateus 6,1-6: Disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles... Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti... Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta... Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar... para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

 

Jesus, mais uma vez, como Igreja, nos colocamos a caminho da Páscoa, ao longo dos 40 dias da Quaresma.

Como os seus discípulos, que caminharam com o senhor até Jerusalém, nós somos desafiados a ser solidários com o senhor e a permanecer unidos entre nós.

É um tempo de checar como estão nossas atitudes de fraternidade cristã e eclesial.

O senhor nos exorta a sermos pessoas justas, não apenas socialmente, mas diante do seu Pai que está nos céus.

E nos alerta que tudo o que fizermos, ainda que seja dar esmola, rezar e jejuar, somente para nos exibir, não terá valor nem recompensa alguma diante do Pai.

Suas expressões são fáceis de visualizar: ao realizar algo de bom, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita; ao orar, fecha a porta e reza somente diante do Pai...

Eis a justiça que nos conduzirá à santidade, ou seja, a uma identificação cada dia maior com o senhor.

Senhor, a Campanha da Fraternidade nos pede para estendermos as mãos, para que ninguém passe fome ao nosso redor.

Vivemos num país abençoado, um dos maiores exportadores de grãos e de carne em todo o mundo.

No entanto, as estatísticas de fome nos envergonham, como cidadãos e como cristãos.

O direito ao lucro de alguns é mais importante do que o direito de sobrevivência da maioria.

Desemprego alto, salários insuficientes, famílias subnutridas, são efeitos dolorosos que nunca são enfrentados e solucionados, desde o tempo em que o senhor ordenou aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Senhor, que esta Campanha desperte toda a nossa Igreja para as consequências éticas e sociais que devemos assumir, se realmente cremos no senhor.

Desde as nossas atitudes pessoais, até as nossas escolhas na Igreja e na sociedade. ajude-nos a jamais perdermos de vista o que é essencial para sermos realmente seus discípulos e para que seja o Pai do céu a nos dar a recompensa final.

 

Maria santíssima, ensine-nos a compreender e a viver hoje suas palavras no Magnificat: Deus “sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada!” Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O ser humano tende a fazer propaganda das próprias boas obras. Jesus previne seus discípulos contra isso. Dar esmola, rezar, jejuar, receber as cinzas só para chamar a atenção sobre si mesmo não tem valor perante Deus. O que realmente conta é a atitude interior de conversão a Deus e aos irmãos. Por isso é que Jesus insiste: tudo se faça com discrição e humildade. Do contrário, podemos ficar reféns da aprovação dos outros para o que realizamos. Então caímos no perigo de dar aparência de virtude para algo que não passa de ostentação e exibicionismo. Desse modo, enganamos o próximo e a nós mesmos. Podem até nos aplaudir, mas isto seria uma recompensa fugaz e vazia. Importa a aprovação de Deus, que conhece o nosso íntimo e a quem nada passa despercebido.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia –

Quarta-feira de cinzas

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando com

todos que se encontram em torno da Palavra:

 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças

que sabes serem necessárias para mim.

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mt 6,1-6.16-18, e observamos as comparações que Jesus faz.

Jesus disse:

- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.

- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

 - Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

 

Refletindo

Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de ser discreto. A piedade pode ser deturpada. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia.

Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e encontrar o Pai.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração? Quando rezamos, em quem pensamos mais? Em nós mesmos? Ou buscamos unicamente a Deus? Ficamos observando as outras pessoas? Buscamos aparentar que somos pessoas piedosas?

Os bispos, em Aparecida, nos deram orientações para nosso modo de ser como cristãos:

“No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias.” (DAp 139).

 

O Papa Francisco nos ajuda a refletir. Diz ele: "O profeta Isaias (Is 58, 1-9) explica: “O jejum que me agrada a Deus é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, mandar em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os famintos, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão”. É verdade: este é o jejum, são as obras de misericórdia. É o que Deus quer de nós. E quando repartires o teu pão com o faminto, introduzires em tua casa alguém que não tem um teto ou que é um migrante, quando procurares roupa para alguém que não a tem e te ocupares disto, jejuas realmente."

A realidade deve estar unida à aparência. "Devo parecer o que sou"

(L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 11 de 12 de março de 2019)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

 

Ao Mestre Jesus

Mestre, ao meu coração,

 se substitua o teu;

ao meu amor a

Deus, ao próximo, a mim mesmo,

 se substitua o teu.

Vive em mim, ó Jesus Vida.

 (DF 40).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e concordamos com eles:

“A pessoa sempre procura a verdade de seu ser.” (DAp 42). Devo parecer o que sou.

 

BÊNÇÃO

 

O Papa Francisco nos sugere: "Peçamos esta graça, nesta Quaresma: a coerência entre o formal e o real, entre a realidade e as aparências".

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.