terça-feira, 20 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. - (Lc 12,35-38)

 


– 
ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 20 DE OUTUBRO de 2020 (terça-feira) 293º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“UMA MENTIRA PODE DAR A VOLTA AO MUNDO NO MESMO TEMPO QUE A VERDADE LEVA PARA CALÇAR SEUS SAPATOS."

(Mark Twain)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO ARQUIVISTA

DIA INTERNACIONAL DA INTERNET

DIA INTERNACIONAL DO CONTROLADOR DO TRAFEGO AÉREO

DIA INTERNACIONAL DOS CHEFS

DIA MUNDIAL DA ESTATÍSTICA

DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO BULLYING

DIA NACIONAL DA POESIA

DIA NACIONAL DE COMBATE A SONEGAÇÃO FISCAL

DIA NACIONAL DE LUTA NA DEFESA DAS PRERROGATIVAS

DIA NACIONAL DO MAQUINISTA FERROVIÁRIO

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

SEMANA DA ASA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itápolis - Nova Guataporanga - Ribeira - Tarumã (São Paulo) Domingos Martins (Espírito Santo) Nova Ipixuna (Pará) Abadiânia - Caçu (Goiás) Mirandiba (Pernambuco) Paracatu (Minas Gerais) Amélia Rodrigues - Conceição do Jacuípe - Teodoro Sampaio - Terra Nova - Água Preta (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Frei WAGNER GLEYSON THEODORO (Ribeirão Preto/SP) ANTONIA ROMERO ROCHA (Garça/SP) ALCIDES ALVES (Garça/SP) LEONARDO SCARPARO BARIÃO (Garça/SP) FABIANA TRAVASSOS DELICATO (Garça/SP) FABIANA DA SILva (Garça/SP) Daniela Fernando Gonçales (Garça/SP) LUCIA CELINA ANASTÁCIO (Lions Clube de Vera Cruz /SP) genivaldo alves leal (Lions Clube de Herculândia /SP) ANTONIo caRlOs girotto (Lions Clube de Sertãozinho /SP) ANDERSON GOMES (São Paulo /SP) GILSON RODRIGUES FONSECA (Garça /SP)SUSANA MARIA GOMES CABRINI (Marilia /SP)  .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ZULEIDE CARRASCOSSI SASSO e ABILIO ROBERTO SASSOó1973ó47 ANOSó(Lions Clube de Garça-Equipe 04 NS de LOURDES do Setor de Garça/SP) JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX e RONALDO FELIXó2007ó13 ANOSó(Equipe14 NS da PAZ do Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA MARIA BERTILHA BOSCARDIN

SANTA MADALENA DE NAGASAKI

Bem-Aventurada Maria Teresa de Soubiran

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,35-38

Precisamos estar em prontidão. O cinto amarrado significa estar pronto para o chamado; a lâmpada acesa é o sentido da caminhada: saber para onde iremos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Graças a Jesus, todas as nações têm acesso ao Pai celeste. Somos da família de Deus. Tendo a lâmpada da fé sempre acesa, celebremos com espírito de abertura e acolhimento a todos os povos da terra.

– Oração 

 

PAI, SOMENTE EM TI QUERO CENTRAR AS MINHAS OPÇÕES MAIS PROFUNDAS, PARA NÃO PERMITIR QUE O EGOÍSMO TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO E ME AFASTE DE TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 20  de outubro de 2020 3ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Pela cruz, Jesus destruiu o muro de separação e dos povos fez uma unidade. Todos, pelo Espírito, temos acesso ao Pai. Nossa vida em Cristo exige constante prontidão. 

 

1ª Leitura (Ef 2,12-22) – Ele é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

 Irmãos, 12naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas, agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro da separação: a inimizade.
15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.

19Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

 

 

– 20  de outubro de 2020 3ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. - (Lc 12,35-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Estejamos sempre prontos para o encontro com o Senhor”

Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater”

(Lucas 12,35-36)

Que beleza e que graça saber que estamos esperando o Senhor chegar! O Senhor, o Noivo, está à porta, e a qualquer momento Ele chega, e não podemos abrir as portas da nossa casa, do nosso coração e da nossa vida com tudo despreparado e bagunçado.

 

Precisamos ser pessoas sempre prontas a partir, a morrer, a tomar outros caminhos. Temos que sair dessa cultura maldita de tudo improvisar e fazer de qualquer jeito, porque a nossa própria espiritualidade tem ficado bagunçada, pois temos levado a coisa de qualquer jeito e, com o perdão da expressão, “empurrando muitas vezes com a barriga”.

 

Não podemos deixar que a nossa espiritualidade seja daquelas pessoas imprudentes. Se há uma coisa que Jesus nos adverte é que precisamos estar sempre prontos. Precisamos, de fato, viver como pessoas que, a qualquer momento, têm que prestar conta da nossa vida. 

 

“Precisamos estar com os rins cingidos, ou seja, prontos a prestar contas, a irmos ao encontro do Senhor”

 

Se eu chegar, agora, na sua casa e bater à sua porta, será que terei condição de entrar? Chegamos de surpresa na casa de alguém, e a pessoa não sabe o que faz: “Olha, o padre chegou!”, e corre dizendo: “Desculpe, está um pouco bagunçada a minha casa”. Mas, normalmente, está sempre bagunçada, está sempre desorganizada. Às vezes, o nosso quarto está sempre naquela reviravolta, naquela bagunça. Não podemos ficar acumulando coisas, não podemos ficar acumulando bagunças, não podemos deixar a nossa vida bagunçada.

 

É um mau costume, como é um mal ficarmos acumulando louças sobre louças, coisas sujas sobre coisas sujas, roupa suja sobre roupa suja, bagunça sobre bagunça. É um mal para a nossa vida espiritual ficarmos também deixando-a de uma forma procrastinada, ou seja: “Depois eu vejo isso”; “Depois eu organizo isso”. E, infelizmente, a nossa vida espiritual, a nossa vida humana, vira bagunça.

 

Precisamos estar com os rins cingidos, ou seja, prontos a prestar contas, a irmos ao encontro do Senhor. Se falarem: “Jesus está aí”, e dissermos: “Espera, vou me arrumar”, “Vou me confessar”… Ele vai e nós ficamos.

 

Não dá para improvisar, não dá para nos enganarmos, ficarmos iludidos, não dá para mentirmos para nós mesmos. Há muita coisa na nossa vida que está bagunçada aqui e acolá, e precisamos colocar em ordem, precisamos ser os verdadeiros amigos do Noivo, prontos para irmos ao Seu encontro a qualquer momento.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O ser humano tem forte tendência a acomodar-se. No campo religioso, muitas vezes contentamo-nos com o mínimo: pouco interesse pelas coisas de Deus, escassa participação dos sacramentos e rara presença às celebrações litúrgicas. Nossa cultura catequética se limitou à preparação para a primeira comunhão. E assim vamos tocando em frente. Jesus nos desperta para o dinamismo da vida cristã. Padre Alberione, fundador dos Padres e Irmãos Paulinos, repetia uma sentença secular: “Nas obras de Deus, não progredir é ficar para trás”. Válida para todo o povo, a advertência de Jesus tem em mira principalmente as lideranças religiosas. Além de cuidar do próprio crescimento espiritual, elas têm a incumbência de zelar pelo progresso dos fiéis. Cada dia de nossa vida terrena é tempo de fazer o bem.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, estar com rins cingidos e lâmpadas acesas é como estar pronto para partir. É com esta disposição que queres ver os discípulos do Reino. Nada de desânimo, preguiça ou inércia. Tu, Senhor, nos precedes, em dinamismo, zelo e entusiasmo pelo teu Reino. Queremos seguir teu ritmo. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 12,35-38 - Preparados com as lamparinas acesas, rezamos: São João Paulo II, rogai por nós!

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 Quem espera no Senhor alcança a paz. O próprio Senhor servirá àqueles que nele esperam: “Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para abrir a porta, logo que ele chegar e bater.” O texto de hoje chama nossa atenção para a vigilância. Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.
“O texto é convite para estar em prontidão. O cinto amarrado significa estar pronto para qualquer chamado; a lâmpada acesa é o sentido da caminhada: saber para onde queremos ir. Estar acordado é o preço da vigilância e da responsabilidade. O dono – o próprio Deus – nos confiou seus bens, que devemos guardar com cuidado. A contrapartida é surpreendente: o próprio patrão serve o empregado fiel. Sua chegada é sempre imprevista e não se presta a especulações. Estar acordado significa um projeto coerente de vida, que serve para todas as situações. Este projeto não é centrado na própria pessoa, mas na vida do seu senhor. Na ótica de Jesus, esta postura significa fazer a vontade do Pai.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Aguardar acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer…
Tenho consciência de estar acordado para as propostas de Jesus? Qual caminho Ele me indica?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como quer ficar acordado para caminhar de lâmpada acesa?

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.