terça-feira, 28 de novembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ficará pedra sobre pedra. (Lc 21,5-11)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO 
 GARÇA/SP, 28 DE NOVEMBRO DE 2017 (terça-feira) 332º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"O ÚNICO PROGRESSO VERDADEIRO É O PROGRESSO MORAL. O RESTO É SIMPLESMENTE TER MAIS OU MENOS BENS."
                                                                                                                                                                                  (José Saramago)

 Datas Comemorativas 
DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
DIA LATINO DE HIPERTENÇÃO PUMONAR
DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO
SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Franca (São Paulo) Acajutiba (Bahia) Arroio do Meio (Rio Grande do Sul) São Miguel do Iguaçu Ampere Dois Vizinhos (Paraná) Emas (Paraíba) Campos de Júlio (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MAURO HERMOGENES LOPES COVRE (PDG 2006/2007 - Lions Clube de Ilha Solteira /SP)JUDITH DIMOV (Lions Clube de São Paulo Ipiranga /SPCLAUDETE PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JOSÉ CARLOS MIGUEL DE MENDONÇA (TBS Consultoria-Marilia /SP)Silvia CRISTINA SOUZA Izaias  (Garça/SP) MARLI TERESINHA FRABETTI SCAQUETE (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO TIAGO DA MARCA
Santa CATARINA LABOURÉ

O Senhor fala de paz a seu povo e as seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).
A oferta agradável a Deus vem imbuída de humildade e generosidade, pois o Senhor também é generoso ao distribuir seus dons, entre os quais a fé e a força para viver na fidelidade a ele.
Oração
PAI, TEU FILHO JESUS É SINAL DE TUA PRESENÇA NO MEIO DA HUMANIDADE. QUE EU SAIBA ACOLHÊ-LO COMO MANIFESTAÇÃO DE TUA MISERICÓRDIA, E SÓ NELE COLOCAR TODA A MINHA SEGURANÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Levantai, Ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Terça-feira da 34ª Semana do Tempo Comum - 28/11/2017
Deus sempre provê quem é fiel a ele e aos seus mandamentos. Jesus elogia a generosidade da viúva e, ao mesmo tempo, denuncia a exploração da sociedade injusta

1ª Leitura (Dn 2,31-45) – O Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos. Leitura da profecia de Daniel:

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: 31“Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador. 32A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze; 33sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro. 34Estavas olhando, quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar, e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços; 35então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra.
36Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença. 37Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória; 38ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro. 39Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze, e dominará toda a terra. 40O quarto reino será forte como o ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos. 41Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido. 42Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço.
43Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá decerto ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro. 44No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre. 45Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial  (Dn 3)
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Evangelho do dia
Terça-feira da 34ª Semana do Tempo Comum - 28/11/2017
Não ficará pedra sobre pedra. (Lc  21,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Tudo na vida passa
Da vida nada levamos, nada fica, não adianta nos encantarmos com as belezas disso ou daquilo e colocarmos ali o nosso apego, porque tudo vai passar
Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído” (Lucas 21,6).
Lendo um Evangelho como esse, ficamos até assustados imaginando as catástrofes, calamidades e coisas duras que acontecerão. Pode ser que nós queiramos nos esconder das preocupações, do medo e do pavor. Não é nada disso.
A primeira coisa: o Evangelho está nos dizendo que, tudo passa e que nada fica; não precisamos esperar o fim do mundo ou Jesus voltar. Fico olhando para uma pessoa quando está agonizando em cima de uma cama. Diante dos olhos dessa pessoa tudo se destrói de uma vez só, tudo o que ela viu e se aconteceram muitas coisas, tudo é destruído; tudo passa, tudo aquilo que ela colocou no coração dela cai por terra.
Da vida nada levamos, nada fica, não adianta nos encantarmos com as belezas disso ou daquilo e colocarmos ali o nosso apego, porque tudo vai passar.
A camisa que estou usando agora, a roupa que eu uso, o carro que estou dirigindo, daqui a pouco não terei mais; tudo parece encantador, mas não ficará ”pedra sobre pedra”. Entretanto, não tem fim do mundo, destruição, tsunami, nem terremoto que vai destruir a nossa alma, a nossa relação com Deus, a generosidade, os valores que semeamos; nada disso poderá passar, se realmente investimos a nossa vida nos verdadeiros valores.
Muitos podem perguntar: “Eu vou fazer pouco caso?” Não! Cuidaremos da nossa vida, vamos trabalhar, contemplar a beleza dessa vida, mas com a consciência de que tudo passa, só não passa quem faz a vontade do Senhor.
A segunda coisa é não se deixar enganar e nem iludir. É muito fácil nos enganarmos dizendo: “Jesus está aqui. Jesus está ali, Jesus está voltando”. Não nos deixemos levar por mentalidades alarmistas. Há aqueles que tocam trombetas, porque a mentalidade alarmista é só para criar pessoas medrosas, pessoas que se convertem por causa do medo. Precisamos superar essa mentalidade, pois nós nos convertemos por amor a Deus.
Se Jesus voltar hoje, ou daqui há mil anos, estaremos prontos para sermos d’Ele. Precisamos, na verdade, converter-nos a cada dia, sermos mais despojados. E o mundo todo pode ruir, mas quem está em Deus permanece de pé, porque é Ele quem cuida de nós.
Deus abençoe você!
ReflexãoA demolição do Templo de Jerusalém
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— começando o “Discurso Escatológico” reencontramos o anúncio do dramático final do Templo de Jerusalém. O “Senhor da História” nem errou nem exagerou... Efetivamente, em 5 de agosto do 70 (uns 40 anos depois de sua Ascensão) houve um acontecimento de grandes conseqüências para a história das religiões: por causa da carestia dos elementos necessários, tiveram que suspender o sacrifício quotidiano no Templo. Pouco tempo depois, foi demolido pelos romanos.
Para o judaísmo, o cesse do sacrifício e a destruição do Templo foi uma comoção terrível. Templo e sacrifício estavam no centro da Torá. E ainda mais: Deus, que tinha colocado seu nome neste Templo e que misteriosamente habitava nele, o abandonou; já não era sua moradia sob a Terra. O Antigo Testamento devia ler-se de um novo modo!
—É o Sangue do Cordeiro de Deus (Jesus) o que quita os pecados do mundo; o dos animais sacrificados era só uma figura dessa realidade suprema.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como podemos ter vida feliz em meio às incertezas em face ao futuro?
- Que valor damos às coisas deste mundo?
- Temos serenidade e prudência para viver em meio às incertezas?
- Sabemos valorizar a Palavra de Deus que nos consola e conforta?
- Quando será que a humanidade vai entender que sem Deus nada somos, nada temos e nada podemos?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 21,5-11 - "Uma nação vai guerrear contra a outra..."
“grandes sinais serão vistos no céu.”
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
 Rezamos ou cantamos o Salmo 94:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar
- Seu amor por nós, firme para sempre
- Sua fidelidade dura eternamente
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor
- Sirva com alegria, venha com fervor
- Nossas mãos orantes para o céu subindo
- Cheguem como oferenda ao som deste hino
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Lc 21,5-11.Leio atentamente o texto:
Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.
Refletindo
O templo de Jerusalém, construído por Herodes, era de uma grandeza e magnitude sem igual. Jesus não se impressiona. As belas pedras e as ofertas não passavam de exterioridade, aparências. E afirma: "tudo isto será destruído". O templo viria abaixo. Sua finalidade havia sido desviada. Não era mais o templo do Deus verdadeiro. Em nome da fé eram acobertadas maldades, exploração e idolatrias.
E Jesus fala de catástrofes, sinais vindos do céu, terremotos, epidemias. Estes sinais podem confundir. Alguns dirão que o final está próximo. Jesus diz que isto não quer dizer que o fim está perto, mas, ele chegará de repente .
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?)  - O que o texto diz para mim, hoje?
Meditando
O texto diz que as aparências passam e que chegará o fim. Importante é vigiar e aceitar Jesus Cristo.
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!"(DAp 246).
E eu me interrogo: Tenho garantida a minha paz e a felicidade pela aceitação de Jesus Cristo?  
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a                                                                    

 Oração do Abandono
Meu Pai,
Eu me abandono a ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,
Eu te agradeço.

Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a tua vontade se faça em mim
E em tudo o que tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus.

Nas tuas mãos entrego a minha vida.
Eu te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque te amo
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque tu és...
Meu Pai!
(Charles de Foucauld)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu olhar será iluminado pela presença de Jesus Cristo, rompendo com tudo aquilo que é mera aparência ou ostentação.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo