quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não surgiu nenhum maior do que João Batista. – (Mt 11,11-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 09 DE DEZEMBRO de 2021 (quinta-feira) 343 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PARA TER TALENTO, É PRECISO ESTAR CONVENCIDO DE QUE SE POSSUI."

(Gustave Flaubert)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FONAUDIÓLOGO

DIA da Criança Especial

DIA NACIONAL DO FREVO

DIA Dos Direitos Humanos do Concebido

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA

DIA MUNDIAL DA ALIANÇA PELA SEGURANÇA DOS PACIENTES

DIA INTERNACIONAL PELA DIGNIDADE DAS MENINAS, MENINOS E ADOLESCENTES TRABALHADORES

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO

DIA DO ALCOÓLATRA RECUPERADO

DIA do Cartão de Natal

DIA da Homenagem e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio

DIA do Culinarista

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indaiatuba (São Paulo) Maceió (Alagoas) Arraial - Demerval Lobão - Flores do Piauí - Isaías Coelho - Miguel Leão - Santo Inácio do Piauí (Piauí) Santa Fé - Guarapuava (Paraná) Novo Brasil (Goiás) Dom Pedro (Maranhão) São Domingos do Capim (Pará) Parnamirim (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALISSON ( Ceará) CARNEIRO DE SOUZA NETO (Lions Clube de Tupi Paulista /SPCARLOS HENRIQUE IACKSTET (Lions Clube de Murutinga do Sul/SP) ROSIMAR  GASPAROTTO  LOPES (Lions Clube de Lucélia /SPMjf CL Eduardo Agostinho Fangel (Lions Clube de Indaiatuba /SP) EDWARD LAGO DE MACEDO (Lions Clube de Recife / Pe) Paulo Henrique Lopes (Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba??-Rio de Janeiro /RJ) BRUNO MENINI (Jacto S/A. - Pompeia /SP) RENAN FASSINA DE MELO (Garça/SP) MARIA APARECIDA TOMZI (TLO-Garça/SP) APARECIDO CALDAMONE (Barracão-Garça/SP) MARINES BATISTA ASSIS TARDIM (Pedra do Sol-Garça/SP) ORIVALDO BALONI (Marilia/SP) Luiz Quine  (Garça /SPVerediana Santos LIMA (Garça /SP

 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DE Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSAó2000ó21 ANOS (Vigário Paroquial da Paróquia do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP) e  Fr. ROBERTO LUIZ DOS SANTOS OFMó2011ó10ANOS  (Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2007ó14 ANOS (Distrito LC 8) 

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO JOÃO (JUAN) DIEGO Cuauhtlatoatzin

■ JOÃO (México, 1474-1548) pertencia a mais numerosa e baixa classe do império asteca. Convertido à fé cristã, foi testemunha das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe e o primeiro índio da América a tornar-se santo.

■ São Pedro Fourier

■ Santa Joana Francisca de Chantal

■ Santa Leocádia de Toledo

■ São siro

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Até João foi o tempo das profecias – Mt 11,11-15

 

 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O povo sofrido e desanimado é encorajado pela certeza de que Deus nunca abandona seus filhos e filhas: “sua ternura abraça toda criatura”. Agentes do Reino, reconheçamos os prodígios do Senhor em nossa história.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME FORÇA PARA COMBATER OS VÍCIOS E OS PECADOS QUE ME IMPEDEM DE ADERIR PLENAMENTE AO TEU REINO, E PARA SUPORTAR A VIOLÊNCIA DOS QUE SE OPÕEM A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Despertai, ó Deus, os nossos corações, a fim de prepararmos os caminhos do vosso Filho, para que possamos, pelo advento, vos servir de coração purificado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        09 de dezembro de 2021 5ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

João Batista proclama o fim do tempo de espera e o início de uma nova história, feita de pessoas “novas”: os pequenos que entram no Reino, tomados pela mão por Deus. 

 

1ª Leitura (Is 41,13-20) – Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei”. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e salvador, o santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes de água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o santo de Israel tudo criou.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Misericórdia e piedade é o Senhor!

Ele é amor, é paciência, é compaixão.

 

 

– 09 de dezembro de 2021 5ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Não surgiu nenhum maior do que João Batista.  (Mt 11,11-15)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, / que chova das nuvens o justo esperado, / que a terra se abra e germine o Senhor! (Is 45,8)  

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos ouça”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Para conquistarmos o Reino dos Céus é necessário esforço”

 

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”

(Mateus 11,12).

O Reino de Deus está no meio de nós! Agora, nós precisamos conquistá-lo. A Palavra de Deus está sendo muito explícita para nós: são os violentos que conquistam o Reino dos Céus. Aqui é importante entendermos a violência que é necessária para entrar no Reino dos Céus. Não tem nenhuma alusão à violência deste mundo; a violência que Jesus se refere é a violência do esforço, da luta interior, do combate de alma, daquele que luta contra as suas próprias vontades, suas próprias más inclinações.

 

Nem sempre as nossas inclinações do interior e da alma querem se voltar para Deus. O nosso coração tão facilmente se envolve pelas seduções mundanas, pelas ilusões da vida, pelas paixões que nos apresentam. O nosso coração tão facilmente se volta para os vícios; os nossos pensamentos se destoam e se deixam levar para pensar mal, para querer mal. É preciso controle interior, é preciso disciplinar até os pensamentos para que não sejam levados pelos devaneios e pelas distrações que, muitas vezes, estão roubando a nossa vida.

 

“O Reino dos Céus é dos “violentos”, é de quem vence seus próprios vícios, suas más tendências e suas más inclinações”

 

É preciso, muitas vezes, agir com violência interior com os nossos sentimentos, não sermos levados pelas paixões que, muitas vezes, vêm como uma avalanche sobre o nosso próprio coração. Por isso, para conquistarmos o Reino dos Céus é necessário esforço.

 

Numa sociedade que não preza pelo esforço, onde as pessoas estão buscando cada vez mais vida fácil, e tudo que diz respeito à facilidades, não leva as pessoas a se esforçarem. Qual é o grande esforço? O primeiro esforço é para alcançar a virtude da humildade. A nossa alma se cerca de vaidades que nos tornam pessoas orgulhosas e soberbas. “Entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João. Mas, o menor, o mais humilde(…)” (cf. Lucas 7,28), você sabe o quanto João era um homem de ascese, era um homem de disciplina interior, e isso o tornava grande diante de Deus porque ele se fazia menor, vivia uma profunda humildade, mas quem se torna menor é maior do que João.

 

Por isso, essa é a nossa força, essa é a nossa luta, essa é a única competição que vale na vida: a competição para sermos mais humildes, para sermos menores. Porque, no mundo onde as pessoas querem ser grandes, maiores, reconhecidas, valorizadas, aplaudidas e levantadas para serem melhores que as outras, quem se esforça, mesmo tendo grandiosidade, mesmo tendo grandes capacidades para viver na humildade, entra no Reino de Deus. Você sente nessas pessoas a presença de Deus porque a humildade faz a diferença em qualquer realidade, a humildade transforma e contagia; ao contrário da opulência, que é aquela alma cheia de arrogância, de orgulho e de soberba.

 

É preciso trabalho interior para vencer essa prepotência, essa arrogância que está sempre cercando a nossa vida. É por isso que o Reino dos Céus é dos “violentos”, é de quem vence seus próprios vícios, suas más tendências e suas más inclinações.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus elogia João Batista por sua grandeza e importância na dinâmica da história da salvação. A missão de João é proclamar o fim do tempo de espera e apontar o início de uma nova era. Ele é aquele que anuncia a chegada do Salvador da humanidade, Jesus Cristo, e prepara o povo para acolhê-lo. João é considerado o “maior dos nascidos de mulher. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. Jesus já proclamou que o Reino de Deus pertence aos pobres e pequeninos, mas eles serão maiores que João no Reino. O menor aqui se torna o maior no Reino. O Reino do céu sempre enfrentou resistência e violência, mas são justamente os corajosos e valentes que o conquistarão: os que lutam contra os “demônios”, os poderes, as doenças, as injustiças e as mortes.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, valorizas teu precursor, João Batista, que se manifesta com a robustez espiritual do profeta Elias. Tanto João como Elias se empenharam vivamente a fim de preparar a tua vinda a este mundo. Concede-nos, Senhor, firmeza e perseverança para enfrentar os adversários do teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 11,11-15 - O precursor do Senhor

Oração Inicial
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra e caminharmos à luz presença.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.

 

“O Advento destaca três grandes figuras: Isaías, João Batista e Maria. Isaías exortava o povo no exílio a manter a esperança, Maria deu seu “sim” a Deus e João Batista, o maior dos profetas, proclamava que o Messias já estava no meio do seu povo. João anunciava a proximidade do Reino de Deus, mas só era possível entrar pela adesão a Jesus. Enquanto o Reino era apenas promessa, todos se declaravam a seu favor, mas, quando ele se faz presente, com suas exigências de mudança e justiça, muitos o recusaram. Os círculos do poder usam de violência – oposição, prisão e morte – contra os seus agentes. Hoje também, aos cristãos, é pedida a cultura da resistência. Isso implica fidelidade incondicional.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que sentimentos as palavras de Jesus no Evangelho de hoje despertaram em mim?

Faça a leitura do texto novamente e traga-o para os nossos dias. Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. O que Jesus nos pede?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Viver a vida nova trazida por Jesus é comprometer-se com o Reino de Deus, aqui e agora. Como quero viver este dia?

 

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.