sexta-feira, 24 de novembro de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■>>>>>Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões. – (Lc 19,45-48)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 24 DE NOVEMBRO de 2023 (sexta-feira) 328º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO É UM TECIDO INVISÍVEL EM QUE SE PODE BORDAR TUDO.”

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO BLACK FRIDAY

DIA MUNDIAL DO VOVÔ

DIA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA OS BRINQUEDOS DE GUERRA

DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DO EXÉRCITO

DIA DA CIÊNCIA

DIA DO TECNÓLOGO CIVIL

DIA DOS RIOS

DIA DO CRIADOR DE CAVALOS

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DO SEU TALENTO ÚNICO

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ

DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS (CAM) EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Almino Afonso - Marcelino Vieira - Serra Caiada (Rio Grande do Norte) Carira (Sergipe) Mirangaba (Bahia) Áurea (Rio Grande do Sul) Sete Lagoas (Minas Gerais) Santa Luzia (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MANUELA ALENCAR DE CARVALHO  (filha Bia/Gilson-neta da Nena-Brasília /DF)PIETRA MARANGÃO DA SILVA (Garça /SP) FÁTIMA RABAH ABIDO (FATEC-Garça /SP) NILSON BRAGUIN (Garça /SP) FERNANDO DE CAMARGO ZACCARELLI (Empresário – Garça /SP) LEANDRA DA SILVA FRASSON (São Paulo /SP) CESAR ALONSO (São Paulo /SP) LAURA LOBO (Leo Clube de Junqueiropolis /SP) PDG Jarbas Fernandes Soares (Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG) MÁRCIA CAVALCANTE (Lions Clube de Palmas /TO) MÁRLI ARAMAKI (Lions Clube de Prudente-Presidente Prudente /SP) MÁRCIA LEAL DE OLIVEIRA (São Paulo /SP) LIDIANE SEMENSSATO (Garça /SP) Pe. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZA, CSS (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Marília /SP) FREI JOÃO PAULO GABRIEL MENDES DE MORAES, OFM. (SCE, da Equipe 03 N.Sra das Graças/Setor de Garça-Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANDRÉ DUNG LAC e COMPANHEIROS

Dos séculos 17 a 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.  

SANTo Alberto de Lovaina

SANta Maria de Córdova

SANta Flora

SANta Firmina

SANta Eanfleda

SÃO CRISÓGONO

SÃO Colmano de Cloyne

SÃo Pedro Vo Dang Khoa

SÃo Pedro Dumoulin-Borie

SÃO Porciano

SÃo Protásio de Milão

SÃo Romão de Blaye

SÃo Vicente Hguyen The Diem

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

MINHA CASA SERÁ CASA DE ORAÇÃOLc 19,45-48 - A casa de Deus é casa de oração

 

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

André foi pároco e missionário no Vietnã, onde nasceu em 1795. Deu testemunho de Cristo, por meio do martírio, em 1839. A ele se associam, nesta memória, um grupo de outros 116 cristãos, entre leigos, bispos e padres, que, em terras vietnamitas, entre os séculos 18 e 19, pagaram com a vida sua fé. Que a ousadia e o sangue desses mártires fortaleçam os cristãos que ainda hoje são perseguidos.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO PURIFICADOR, TIRA DO MEU CORAÇÃO TODA SORTE DE MALDADE E DE EGOÍSMO, QUE O TORNAM INDIGNO DE SER MORADA DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de novembro de 2023 sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, presbítero, E COMPANHEIROS, mártires

– Liturgia da Palavra 

Jesus afirma energicamente que a casa do Senhor é lugar de encontro com ele e com os irmãos e irmãs. A Palavra que ouviremos nos questiona de que modo valorizamos o espaço de nossas celebrações litúrgicas.

 

 

1ª Leitura (2Mc 4,36-37.52-59) Celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos. Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício, conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus, que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais colocaram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Cr 29,10-12

 

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

1. Bendito sejais vós, ó Senhor Deus,  Senhor Deus de Israel, o nosso pai, / desde sempre e por toda a eternidade! – R.

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

2. A vós pertencem a grandeza e o poder,  toda a glória, esplendor e majestade, / pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra! – R.

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

3. A vós, Senhor, também pertence a realeza,  pois sobre a terra, como rei, vos elevais! / Toda glória e riqueza vêm de vós! – R.

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

4. Sois o Senhor e dominais o universo,  em vossa mão se encontra a força e o poder, / em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! – R.

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

 

 

 

– 24 de novembro de 2023 sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, presbítero, E COMPANHEIROS, mártires

 – Evangelho do dia 

 

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.  (Lc 19,45-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

24/11/23          33ª SEXTA-FEIRA TC – A:

Santo André Dung-Lac e 116 Companheiros mártires (Vietnã, séc. 19)

 

Lucas 19,45-47: “Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: - Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões. Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo”.

 

Jesus, sua reação indignada diante dos vendedores do templo era motivada pela degradação religiosa de um lugar significativo para o seu povo como casa de oração.

Certamente, sua indignação não vinha somente por se tratar do templo, mas pelo desrespeito à piedade do povo e pela exploração comercial dos peregrinos, que eram como que assaltados por verdadeiros ladrões.

No entanto, essa cena tinha um sentido maior: nela o senhor revelava que o verdadeiro templo da presença de Deus era o senhor mesmo, Verbo encarnado, cujo corpo trazia o Filho de Deus feito homem.

Por isso, podia afirmar que podiam destruir aquele templo de pedra, que em três dias o construiria de novo, referindo-se à ressurreição do seu corpo, sacrificado sobre a cruz.

Assim, o senhor nos ensina que, quando as pessoas não respeitam crenças, lugares e sinais religiosos, também não serão capazes de acolher e de respeitar o senhor.

E quem respeita as pessoas que praticam piedosamente uma religião, sem jamais usar delas para explorar o próximo, está respeitando e acolhendo o senhor.

Senhor, também hoje a religião é usada para explorar e enganar o povo com promessas de milagres e de sucesso material.

Há fanáticos perigosos que usam da fé religiosa para ameaçar , explorar e até matar.

Proteja-nos de nos deixarmos levar por pregadores atraentes, que nos encantam e intimidam, mas não pregam o seu Evangelho.

Ajude-nos a compreender que, sem honestidade e misericórdia, nada e ninguém agradam a Deus nem pode falar em seu nome.

Não permita que sejamos comerciantes da religião, mas sim, testemunhas do seu Reino e anunciadores da misericórdia do Pai a todas as pessoas de boa vontade.

E, ao acreditar no seu corpo ressuscitado como único e verdadeiro templo de Deus, que aprendamos a respeitar o nosso próprio corpo e o corpo do próximo, onde a Trindade quer habitar para sempre.

 

Mãe santíssima, nossa querida padroeira, que façamos deste seu imenso santuário uma casa de oração e de encontro fraterno, que alimente nosso ardor missionário, e nos faça respeitar cada ser humano como templo vivo de Deus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus toca no ponto mais sagrado da religião, o templo. Deus queria uma casa de reunião e oração e eles construíram um templo que se converteu em “abrigo de ladrões”. Com seu ato de autoridade soberana ao purificar o templo, Jesus restabelece a verdadeira relação entre o ser humano e Deus. Essa atitude lhe acarretará a morte. Mesmo sabendo do risco que corria, Jesus “ensinava todos os dias no templo”. A brevidade de sua vida impõe que ele aproveite ao máximo as horas restantes a fim de levar a termo a obra que o Pai lhe confiou. Enquanto isso, seus adversários tramam qual será a melhor circunstância para matá-lo. Sobre esse ponto estão inseguros, afinal estão tramando um homicídio histórico. E sabem que “o povo todo ficava atraído, ao ouvir Jesus falar”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,45-48 - A casa de Deus é casa de oração

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Dia Nacional de Ação de Graças. “Cantai e salmodiai ao Senhor em vossos corações, dai sempre graças a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso senhor Jesus Cristo”. (Ef 5,19-20). Deus na gratuidade de seu amor, nos oferece a vida e sua misericórdia. Abra seu coração para a ação de graças.

 

1. Leitura (Verdade)

Todos os dias Jesus ensinava no Templo, nos diz o Evangelho de hoje. Ele ensinava no Templo, nas ruas, nas casas, nas praias, nas montanhas, etc. Do Templo Jesus exige respeito sagrado. Destaque o que mais lhe chamar atenção neste Evangelho.

 

A relação de Jesus com o Templo é uma bela herança familiar. Além da prática, desde a infância, Jesus compreende nos livros sagrados a importância do respeito ao espaço de elevação espiritual. Com o passar dos tempos, o lugar sagrado tornou-se um local onde acontecia de tudo, menos oração.

 

Jesus não se torna violento diante do cenário, mas exigente, pois todos que lá estavam sabiam qual a finalidade do Templo. Ao devolver a sacralidade ao Templo, Jesus infla a raiva dos sumos sacerdotes e dos escribas. Só não prendiam Jesus por causa da sua coerência e por causa do povo, que ficava perplexo ao ouvi-lo. Em outro momento, mais tarde, Jesus falará do templo que somos todos nós. A vida é sagrada.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Faça a sua meditação, detendo-se naquele versículo ou palavra que mais o/a toca. Escute o que Jesus lhe diz e identifique o caminho que Ele lhe aponta.

Não será que esta cena ainda se repete em nossos dias em nossos templos? Com você pode contribuir para que esses espaços sagrados sejam respeitados?

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre:

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz? De que forma você quer viver esse Dia Nacional de Ação de Graças?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP