domingo, 19 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–Amai os vossos inimigos. – (Mt 5,38-48)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 19 de FEVEREIRO de 2023 (DOMINGO) 050º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO DOMINGO GORDO

DIA MUNDIAL DO ESPORTISTA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL

DIA DO FONÓGRAFO

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Osasco – Severínia - Taboão da Serra- Tapiraí - Turiúba (São Paulo) Rio Grande (Rio Grande do Sul) Tangará (Santa Catarina) Nossa Senhora do Socorro (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO DOMONT (Paranaíba /MS)RONEY PAULO DOS SANTOS LIMA (Lions Clube de Iacri /SP) TADEU SOUZA (LD-3 DMLD- Lions Clube Passo D'AREIA-Osório /RS) LAURA SANTIAGO DOS SANTOS (Marilia /SP)CHRIS PITARELO CAVALCANTE (Clinica Gerar Sorriso - Adamantina /SP)MÁRCIA APARECIDA ALMEIDA VENDRAMIN (Casas Pernambucanas-Araçatuba /SP)SILVANA VITORINO (Garça /SP)RICARDO DOS SANTOS DE FRANÇA (Garça /SP)Lucas DOS SANTOS DE FRANÇA (Garça /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃo Barbato

 SÃO Bonifácio de Lausanne

SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA

SÃO GABINo

SÃo Jorge de Vabres

SÃo Mansueto

SÃo Proclo
SÃo Quodvultdeus

Santos Monges e Outros Mártires

Santa Lúcia Yi Zhenmei

Beato de Liébana

José Antônio de Maria Ibiapina

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e a cada um de nós a rompermos com a cadeia de vinganças e violências.  - Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai – Mt 5,38-48

 

 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia nos convida a amar a todos sem exceção, até os que não nos querem bem. Assim nos aproximamos da santidade e da perfeição do Pai do céu e somos reconhecidos como seus filhos e filhas. Com a Eucaristia aprendamos a pôr nossa glória em Cristo e a nos opormos ao espírito de vingança e insensatez presente no mundo.

 

– Oração 

 

“PAI, CRIA EM MIM UM CORAÇÃO DÓCIL AO ESPÍRITO, MODELANDO-O SEGUNDO O TEU MODO DE SER, E COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PERFEIÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de fevereiro de 2023 7ª Domingo do Tempo Comum

Bendigamos ao Senhor por sua Palavra, fonte de bondade e compaixão. Santuários de Deus e moradas do Espírito, somos convidados por ela a superar mágoas passadas e nos dispormos ao amor incondicional. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Lv 19,1-2.17-18) – Amarás a teu próximo como a ti mesmo! Leitura do Livro do Levítico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!'”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!

 

 

2ª Leitura (1Cor 3,16-23) – Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 16acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. 18Ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 19 de fevereiro de 2023 7ª Domingo do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Amai os vossos inimigos.  (Mt 5,38-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É perfeito o amor de Deus / em quem guarda sua Palavra (1Jo 2,5).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

19/02/23   DomingoTC - A    

 

Mateus 5,38-39.43-46.48: “Disse Jesus a seus discípulos: - Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! ...Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?... Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

 

Jesus, ao proclamar as Bem-aventuranças, como um novo caminho para os seus discípulos, o senhor não quis invalidar os Dez Mandamentos e as leis do Antigo Testamento, que traziam mais proibições do que propostas de vida.

Por isso, suas Bem-aventuranças apontavam para um novo caminho de vida, capaz de humanizar e santificar os seus seguidores.

Invevitavelmente, surgia um contraste e por vezes até um contradição, com o passado, quando o senhor repetia: “Eu porém, vos digo”. 

Já não bastava não matar, não roubar, não adulterar, não difamar e não cobiçar.

Para ser bom cristão, era preciso assumir atitudes que fizessem a diferença dentro do mundo.

Se a lei do talião controlava a medida das vinganças, a bem-aventurança da mansidão e da não violência radical pedia a atitude espantosa de oferecer também a outra face.

O mandamento do amor ao próximo era perfeitamente aceitável quando se referia aos membros do clã familiar e aos amigos.

No entanto, o senhor nos desafia  a amar os inimigos e a rezar por aqueles que nos perseguem.

E argumenta que são essas atitudes que nos fazem ser filhos do Pai do céu, que faz nascer o sol ou chover sobre os bons e os maus, os justos e os injustos.

Em certo sentido, quem age seguindo apenas os seus instintos ou suas regras culturais, não estará fazendo nada de diferente para merecer alguma recompensa.

Contudo, senhor, o que mais nos espanta é a medida que propõe para o nosso comportamento humano: nada mais, nada menos do que “ser perfeito como o Pai celeste é perfeito”.

Isso significa deixar-se penetrar totalmente pelo senhor, viver e agir não somente com a energia do nosso espírito humano, mas com a força do Espírito Santo.

O senhor, afinal, quer que não sejamos somente pessoas éticas, boas, honestas, corretas, etc.,, mas que nos tornemos santos, como seu Pai é santo e como o senhor é santo.

Temos de reconhecer que ainda nos falta muito para alcançar essa meta.

Continue nos fortalecendo com a sua graça, fazendo crescer a nossa fé e nos enchendo com o seu amor.

 

Maria santíssima, que todas as gerações chamam de bem-aventurada desde sempre, conduza-nos como Mãe pelo caminho das Bem-aventuranças do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus apresenta algumas exigências para quem deseja fazer parte de sua comunidade. A lei do Reino de Deus é a lei do amor e da misericórdia. Por isso, Jesus nos ensina a quebrar o ciclo de violência. Usar as mesmas armas do inimigo é como jogar lenha na fogueira do ódio. É não acabar nunca com a briga. Jesus propõe uma resistência ativa não violenta. Durante sua paixão, Jesus levou um tapa de um guarda. Bofetada injusta. Jesus não reagiu com violência, mas pediu explicação: “Por que você está me batendo?” (cf. Jo 18,22-23). Não favoreceu o círculo de violência e deu ao infeliz agressor a chance de refletir sobre sua atitude impensada. Os cristãos, tendo por modelo o Mestre Jesus Cristo, poderão perguntar a si mesmos, em cada circunstância: O que faria Jesus em meu lugar? Qual seria sua reação?

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 5,38-48 - Não mais "olho por olho, dente por dente" –

7º Domingo do Tempo Comum

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando,

com todos que hoje se encontram neste ambiente virtual

e nas comunidades eclesiais missionárias onde participam da celebração:

 

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças

que sabes serem necessárias para mim.

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, o texto: Mt 5,38-48.

- Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.

- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

 

Refletindo

Se você for ouvir pessoas diferentes sobre este discurso de Jesus, vai ter opiniões as mais diversas. A maioria pensa e reage com a lei de talião ou do “olho por olho, dente por dente”. A lei de talião (do latim Lex Talionis: lex: lei e talis: tal, parelho), também conhecida como pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação, ou revide, ou ainda, vingança. É uma das mais antigas leis existentes. Os primeiros indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi (1780 a.C.), na Babilônia.

Como é a proposta de Jesus para superar a vingança? Jesus propõe uma atitude nova, diferente, com o objetivo de eliminar pela raiz o círculo da violência. A resistência ao ofensor ou inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através do comportamento que o desarme. Essa é a grande novidade trazida por Jesus -o mandamento do amor -  a essência do cristianismo que consiste em amar e  perdoar não só aos amigos, mas também aos inimigos

O apóstolo são Paulo também fala do assunto, no capítulo 12 aos romanos: “Amados, não façam justiça com as próprias mãos... Se o inimigo tiver fome, dê-lhe de comer, se tiver sede, dê-lhe de beber; desse modo, você fará o outro corar de vergonha. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (Rm 12, 19-21).

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Sentimos que nossa vida é carregada das cores da Palavra de Deus? Ou ainda temos vestígios da lei de talião? 

Meditando

Nossa presença é iluminadora, aponta caminhos de paz, de reconciliação e de amor? Recordamos uma frase do papa emérito Bento XVI:  “ a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma, condições para construir uma verdadeira paz” (Sacramentum Caritatis, 89).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluo, se for pela manhã, com a:

 

Oração da manhã

Senhor, nós te agradecemos por este dia.

Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas

Entrar com tua luz.

Queremos que tu Senhor, definas os contornos de

Nossos caminhos,

As cores de nossas palavras e gestos,

A dimensão de nossos projetos,

O calor de nossos relacionamentos e o

Rumo de nossa vida.

Podes entrar, Senhor em nossas famílias.

Precisamos do ar puro de tua verdade.

Precisamos de tua mão libertadora para abrir

Compartimentos fechados.

Precisamos de tua beleza para amenizar

Nossa dureza.

Precisamos de tua paz para nossos conflitos.

Precisamos de teu contato para curar feridas.

Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença

Para aprendermos a partilhar e abençoar!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?  Sentimo-nos discípulos/as de Jesus.

“ Discipulado e missão são como os dois lados de uma mesma moeda: quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12). Na realidade, o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (DAp, 146).

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Em nome do Pai...