sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11,16-19)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO de 2019 (sexta-feira) 347º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO FAZES O MELHOR QUE PODES, NUNCA SABES QUAL MILAGRE É FORJADO EM TUA VIDA, OU NA VIDA DO OUTRO.
(Helen Keller)


 Datas Comemorativas 
DIA DO CEGO
DIA NACIONAL DO ÓTICO
DIA NACIONAL DO FORRÓ
DIA NACIONAL DA Vaquejada
DIA DO Perito de Engenharia
DIA DO Engenheiro Avaliador
DIA DO PEDREIRO
DIA DO MARINHEIRO
DIA DO LAPIDADOR
DIA NACIONAL DO NADISMO
DIA AFRICANO DA TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaiçara - Ibirá - Luís Antônio - Ourinhos - Palmeira D'Oeste - Pedro de Toledo (São Paulo) Agua Azul do Norte - Brasil Novo - Breu Branco - Cachoeira do Arari - Eldorado dos Carajás - Goianésia do Pará - Ipixuna do Pará - Jacareacanga - Novo Progresso - Novo Repartimento - Pau D'Arco - Santa Bárbara do Pará - Santa Luzia do Pará - Terra Santa - Trairão - Ulianópolis (Pará) Itá (Santa Catarina) Luziânia (Goiás) Marliéria - Pequeri  (Minas Gerais) Santa Luzia do Norte (Alagoas) Carambeí - Cruzmaltina - Diamante do Norte - Japurá - Porto Barreiro - Salto do Lontra - Tamarana (Paraná) Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul) Anapurus - Humberto de Campos (Maranhão) Serra Grande (Paraíba) Pau D'Arco (Tocantins) Rio Branco - Salto do Céu (Mato Grosso) Jaguaré (Espírito Santo)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIO MAURO ZANATA DOS SANTOS (DBG – Bebidas São José - Garça /SP)ROSEMEIRE ALVES LAGANARO (prima - SABESP – São Paulo /SP) RAFAEL ALEXANDRE FERREIRA NASCIMENTO (Garça /SP) JOÃO JOANA LOURENÇO (Novagro- Garça /SP) João Luiz Corrêa Leite de Moraes  (Garça/SP) GUSTAVO ASSIS FORMIGA (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS)MARIA DO CARMO ALVES FORTI (DLC3- 2º VDG-Lions Clube de Monte Mor /SP) Ângela Maria Tuccillo (Garça / SP) REINALDO Cezar de oliveira  (Garça/SP) João Luiz de aquilles  (Garça/SP)
 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  APARECIDA (CIDA) TRAMONTINA ARAUJO E carlos ROBERTO DE ARAUJOó2001ó43 ANOSó(meus primos - BRASILIA /DF)

 Santo do Dia 
SANTA LUZIA
■ Luzia (Itália, 283-304), cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano provavelmente em Siracusa. Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.
■ SANTA OTÍLIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vem, esposa de Cristo, receber a coroa que o Senhor te preparou para a eternidade.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Luzia, cujo nome evoca a luz, nasceu na Itália em 283 e lá foi morta em 304. Denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador, é uma das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Celebrando sua memória, rezemos por todos os cristãos perseguidos.
– Oração 
PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE BLOQUEAR PELAS CRÍTICAS, QUANDO MINHA VIDA FOR UM TESTEMUNHO DE SERVIÇO AO REINO, EXPRESSÃO DE MINHA ADESÃO A TEU FILHO JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 13/12/2019 – Sexta-feira da 2ª Semana do Advento – Santa Luzia. Virgem e mártir, Festa 
A Palavra de Deus precisa ser ouvida e vivida. Ela propõe um caminho de paz e justiça e nos encoraja a não ficar indiferentes aos apelos do Senhor.  

1ª Leitura (Is 48,17-19) – Ah! se tivesses observado os meus mandamentos!  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 1
Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.


Evangelho do dia
13/12/2019 – Sexta-feira da 2ª Semana do Advento – Santa Luzia. Virgem e mártir, Festa 
Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11,16-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“Precisamos romper com aquilo que nos cega”
 Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas dizendo: ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’”
(Mateus 11,16-17).
A geração de Jesus era uma geração cega, incrédula e indiferente. Sabemos que, quando estamos no meio de uma geração, adquirimos o modo de pensar, de agir e comportar da geração da qual fazemos parte, porque herdamos isso.

E o que nós podemos fazer? Romper com aquilo de negativo que recebemos do ambiente em que estamos, dos tempos em que nós vivemos. Aqueles que romperam com a frieza, com a indiferença dos tempos de Jesus encontraram-no, abriram o coração para Ele e puderam ver a graça de Deus manifestada.

Vivemos num tempo em que também estamos frios, cegos, com os olhos obcecados e obscuros pelas coisas que estamos vivendo, tempos de descobertas e revoluções. Olhemos as revoluções científicas e tecnológicas; estamos na era digital, onde tudo é muito rápido, tudo é para agora, tudo gera muita ansiedade. Basta ver o quanto estamos doentes, o quanto nossas emoções estão abaladas! E as emoções abaladas se tornam emoções frias, cegas e indiferentes à verdade que nos cura.

“Rompamos com aquilo de negativo que recebemos do ambiente em que estamos, dos tempos em que nós vivemos.”

Precisamos romper com a herança e com a carga negativa que recebemos do tempo em que vivemos. Não podemos, simplesmente, seguir a multidão como o boi segue a boiada. Precisamos romper com aquilo que nos cega, que nos ilude e engana, para abrirmos os nossos olhos e enxergarmos a luz e a graça de Deus, porque vemos muitas obscuridades dentro da alma e do coração de cada um de nós.

Precisamos romper com as barreiras negativas que o tempo nos impõe. Precisamos romper com a cegueira e com a ilusão, abrir os olhos para enxergarmos a graça de Deus que está no meio de nós, mas não a vemos. Precisamos romper com o pensamento deste tempo em que estamos, que está voltado para o consumismo, para o modismo e a todas as vaidades que geram verdadeiras ilusões, e enxergarmos a luz da graça, a luz de Deus, a direção d’Ele para nós.

Jesus veio, Ele está no meio de nós, mas não O enxergamos, porque estamos cegos com o tempo que nós vivemos.

Deus abençoe você!
– Reflexão - A “esperança de Deus no homem” fundamenta “a esperança do homem em Deus” 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o coração infinitamente paciente de Jesus escapa-se... um lamento: Como pode suceder que a criatura “feita para Deus”, intimamente orientada a Ele, possa ignorá-lo? Deus conhece o coração do homem. Sabe quem lhe rejeita é por que ainda não conheceu o seu verdadeiro rosto; por isso não pára de chamar à nossa porta. Ele concede um novo tempo à humanidade precisamente para que todos possam chegar a conhecê-lo. Este é também o sentido de um novo ano litúrgico.

À humanidade, que já não tem tempo para Ele, Deus lhe oferece outro tempo para voltar a encontrar o sentido da esperança. Deus ama-nos e precisamente por isso espera que voltemos a Ele, que abramos o nosso coração ao seu amor. Esta espera de Deus precede sempre a nossa esperança, exatamente como seu amor nos abraça sempre primeiro. Neste sentido, a esperança cristã chama-se "teologal": Deus é a sua fonte, o seu apoio e o seu fim.

—A minha esperança está precedida pela esperança que Tu, Senhor tens em mim.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Em outra circunstância, Jesus afirmara: “Esta é uma geração má”. Aqui diz que é uma geração cabeçuda. Trata-se de pessoas que vivem apegadas, de maneira obstinada, a suas ideias e convicções e rejeitam o raciocínio e os argumentos dos outros. João Batista e Jesus anunciam o Reino de Deus e, com modos diferentes de viver, dedicam-se à implantação e ao desenvolvimento de uma nova sociedade baseada no amor a Deus e ao próximo. Muitos conterrâneos de João e de Jesus, principalmente os chefes do povo, põem-se contra eles; recusam-se a assumir qualquer mudança, preferindo manter privilégios. Entretanto, a vida e ações de João e de Jesus provam que ambos realizam a vontade de Deus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor:  Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Pela oração, com a Palavra de Deus, somos convidados a reconhecer que o Senhor Jesus se tornou para nós a Sabedoria de Deus. Peçamos que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - Como eu entendo este Evangelho? Recordo a vida de Jesus, suas obras, seus posicionamentos e suas palavras.
“Muitos, especialmente os mais pobres e marginalizados, seguem Jesus, mas há um grupo que decidiu fechar-se à novidade. Recusam participar do jogo. E mesmo encontram motivos para fortalecer suas teimosias. Para eles, o rude profeta João Batista, com suas penitências, parecia estar associado ao demônio. Contra Jesus, os argumentos são outros: ele não recusa convite para jantares e come e bebe com os pecadores. A sabedoria, a que se refere Mateus, é o Projeto de Deus que o Messias vai atualizando por intermédio de suas obras. Este plano exige aceitação. E são os pequenos, os últimos da sociedade, que o acolhem. Para eles, a Boa-Nova faz sentido. Todos somos responsáveis por nossas escolhas.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que diz o texto bíblico? Faça a leitura atenta do Evangelho, quantas vezes julgar necessário. Com bastante atenção, identifique as imagens que Jesus utiliza para transmitir seus ensinamentos por meio do texto bíblico. A quem Jesus está instruindo? Qual é o apelo central do Evangelho? O que o texto diz a você? Retome o Evangelho, faça mais uma leitura e destaque as expressões que mais chamaram sua atenção. Escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio da Palavra. Deixe que esta Palavra toque profundamente seu coração e faça a sua meditação.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração com a Palavra que se torna vida na sua vida. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, as suas intenções neste momento de oração. Reze pela sua realidade pessoal e pelas realidades de sua família, da Igreja e de todo o mundo.
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em mim, a partir da Palavra? Como me aproximo de jesus? Como entendo sua humanidade? O que eu desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.