sábado, 8 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se tiverdes fé nada vos será impossível.- (Mt 17,14-20)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 08 DE AGOSTO de 2020 (sábado) 220º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O SORRISO DE UM PAI QUE TEM ORGULHO DE SEU FILHO É UMA DAS COISAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO.

(TheLazy)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

 DIA NACIONAL DO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA

 DATA COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MINISTRO VICTOR NUNES LEAL

 DIA DO PEDESTRE

 DIA DO GATO

 DIA DO SINDICALISTA

 DIA DO BALONISMO – 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ALVINLÂNDIA - Mesópolis - Votuporanga (São Paulo) João Pessoa (Paraíba) Morro do Chapéu - Muritiba (Bahia) Paracambi (Rio de Janeiro) Nova Trento (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALZIR VICENTE SOARES BERTONI (sócio fundador do Lions Clube de Garça/SP)NAZARETH CAETANO (Lions Clube de Dracena/SP) JOSÉ AUGUSTO (GUTO) MARIN DE OLIVEIRA (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça / SP)EDUARDO A. PEDROLLI (Garça /SP)NILMA CLARA AFONSO CARDOSO (Garça /SP)FLAVIO ZANCOPE SELLANI (Barcelona /Espanha)CRIS TIANE GALHASE (Garça /SP)JEAN FRABETTI (Garça /SP)MARIA VALDINE SOUSA PIASSA (Jarinu /SP)LUSIA BELLINE (Marilia/SP)MARA VICENTE PASSOS  (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DIACONAL DE: CECILIO DAVIó1992ó28 ANOSó (Conselheiro Espiritual das EQ 02 ENS APARECIDA e EQ 05 ENS de LOURDES Setor de Garça / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Domingos de Gusmão (Espanha, 1170-1221) é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã e um dos grandes reformadores da Igreja do século 13. Respondendo aos desafios do seu tempo, fundou a Ordem dos Frades Pregadores (Dominicanos).

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Nascido na Espanha, em 1170, Domingos foi incansável pregador da Palavra de Deus. Fundou a Ordem dos Pregadores, os Dominicanos, com o intuito de levar a Boa-nova ao mundo inteiro. Deu grande importância ao estudo da teologia e à pobreza evangélica. Promoveu a oração popular do rosário. Faleceu na Itália em 1221. Deixemo-nos sensibilizar por esse mestre da fé e infatigável missionário. 

– Oração 

PAI, VEM EM MEU AUXÍLIO E REFORÇA MINHA FÉ A FIM DE QUE EU POSSA PÔR EM PRÁTICA A MISSÃO RECEBIDA, REALIZANDO AS TAREFAS QUE JESUS ME CONFIOU PARA O SERVIÇO DO REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de são Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de agosto de 2020  Sábado da 18ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

As injustiças parecem dominar o mundo e sufocar o ser humano. Entretanto, Deus não esquece o clamor dos infelizes e julgará o mundo inteiro com justiça. O que ele nos pede é que tenhamos fé. 

 

1ª Leitura (Hab 1,12-2,4) – O justo viverá por sua fé.  Leitura da Profecia de Habacuc:

 

21,12Acaso não existes desde o princípio, Senhor, meu Deus, meu Santo, que não haverás de morrer? Senhor, puseste essa gente como instrumento de tua justiça; criaste-a, ó meu rochedo, para exercer punição. 13Teus olhos são puros para não veres o mal; não podes aceitar a visão da iniquidade. Por que, então, olhando para os malvados, e vendo-os devorar o justo, ficas calado?
14Tratas os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm dono. 15O pescador pega tudo com o anzol, puxa os peixes com a rede varredoura e recolhe-os na outra rede; com isso, alegra-se e faz a festa.

 16Faz imolação por causa da sua malha, oferece incenso por causa da sua rede, porque com elas cresceu a captura de peixes e sua comida aumentou. 17Será por isso que ele sempre desembainhará a espada, para matar os povos, sem dó nem piedade?

2,1Vou ocupar meu posto de guarda e estarei de atalaia, atento ao que me será dito e ao que será respondido à minha denúncia. 2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 9A(9)

Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor.

 

 

– 08 de agosto de 2020  Sábado da 18ª Semana Do Tempo Comum

Se tiverdes fé nada vos será impossível.- (Mt 17,14-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”

17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”.
18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”

 20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Vivamos os valores do Reino na nossa vida”

De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?

(Mateus 16,26)

A lei da vida nos critérios da modernidade é ganhar. As pessoas vivem para ganhar e ninguém quer saber de perder, aliás, perda significa frustração e derrota. É diante de tantas perdas que as pessoas estão ficando cada vez mais frustradas e iludidas, porque estão se movendo pelo motor da gana que move a sociedade em que estamos.

 

As coisas se tornam aceleradas, disputadas e competitivas, porque o que vale é ganhar, o importante é vencer, lucrar e sempre ter mais.

 

Quando paramos para meditar, o Mestre Jesus nos coloca na contramão do mundo, mas na mão e na direção do Céu e da verdade. Do que adianta ganhar, lucrar, juntar e ter tudo, mas perder a própria vida? Quando digo “perder a vida”, não é só perder a vida para a eternidade, porque essa é mais dura ainda, mas é perder a própria vida não a vivendo, não dando sentido para ela, para a sua existência.

 

É preciso reconhecer que o sentido da vida de alguém que quer só ganhar é muito pobre de significado, é muito vazia. Quando a vida da pessoa é baseada nos valores financeiros, nos lucros e ganhos, que vazia é essa vida!

 

“Para viver é necessário perder para ganhar valores e verdadeiros sentidos para a nossa existência”

 

O dinheiro pode querer comprar tudo, mas ele não compra a vida, sobretudo, a vida eterna e a vida em Deus. Eu sei que alguns querem comprar Deus e as coisas d’Ele, mas o Céu não se compra, não se paga com valores financeiros.

 

O sentido do seguimento de Jesus para ganhar a vida é a renúncia, o abandono, é o negar a si próprio. Quando digo “negar a si próprio” não é não ter identidade, mas é ter uma identidade transformada, é não ter uma identidade egoísta, orgulhosa, soberba, onde volto para mim, onde sou o centro do mundo, das coisas e da atenção. É isso que perde a nossa vida, que tira a qualidade da nossa vida, é isso que tira a nossa vida da comunhão com o Deus, ator e Senhor da vida.

 

Deus quer que tenhamos vida plena e abundante, por isso o lema da sua vida não seja ganhar e viver. Muitas vezes, para viver é necessário perder, para ganhar valores, verdadeiros sentidos para a existência, para sabermos valorizar o outro que está ao nosso lado.

 

Desde pequenos, acostume seus filhos a saberem perder para que não cresçam egoístas, orgulhosos, soberbos e, muitas vezes, sem valores. O valor da vida é compartilhar, ceder e amar. O valor da vida é desaparecer para que o outro apareça; é tirar do que temos para saber repartir com quem, muitas vezes, não tem.

 

É preciso viver os valores do Reino na vida de cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Diante da incapacidade dos discípulos de curar o epilético, Jesus parece dar mostras de cansaço: “Até quando irei suportá-los?”. E recrimina seus discípulos “por causa de sua fraqueza na fé”. Aquela geração, sobretudo os discípulos, se contentavam em ganhar benefícios (partilha do alimento para a multidão) e maravilhar-se com os milagres operados por Jesus. Não basta. Jesus espera que o povo o reconheça como o Filho de Deus e assuma seu projeto de vida e libertação. Os discípulos têm necessidade de reforçar a fé para enfrentar as tribulações próprias do seguimento a Jesus. Estamos talvez no mesmo nível dos discípulos: somos uma geração sem fé autêntica. Não agimos em nome de Jesus. Então, os milagres não se dão ou acontecem raramente.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, nosso Libertador, a cura que realizas em favor do menino epiléptico torna-se ocasião para nos instruíres sobre o poder da fé. Teus discípulos, por “sua fraqueza na fé”, não conseguiram curar a criança. Mas, para quem tem fé, como afirmas, “nada será impossível”. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 17,14-20 - Se vocês tivessem fé...

 

LEITURA ORANTE
Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de fé dos discípulos não permitiu que eles realizassem a cura do jovem com crises de epilepsia. Jesus então os adverte para que cresçam e amadureçam na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente esse convite que Jesus faz também a cada um de nós.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que Jesus pede aos seus discípulos? Por que a necessidade de crescerem na fé?

 

“Na mentalidade judaica, todos os males e doenças eram causados pelo demônio. Jesus vem para libertar o homem de todo mal. Mas essa libertação passa necessariamente pela fé. Neste episódio, Jesus acusa uma geração perversa e sem fé. Os discípulos, desta vez, também estavam incluídos. Eles haviam recebido a missão de curar os doentes e expulsar os demônios. Mas este não era um poder mágico: passava pela fé dos discípulos. A fé é um dom de Deus; ele a concede a todos, mas é também uma resposta humana e, como tal, pode e deve crescer. E esse crescimento parte da oração confiante e do seguimento da Palavra de Deus. Crer é depositar toda confiança em Deus e na sua santa vontade. Ele é Senhor até do impossível.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

[…] Urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o vigor. De fato, a luz da fé possui um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência do homem. Ora, para que uma luz seja tão poderosa, não pode dimanar de nós mesmos; tem de vir de uma fonte mais originária, deve porvir, em última análise, de Deus.

A fé nasce no encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela o seu amor: um amor que nos precede e sobre o qual podemos apoiar-nos para construir, solidamente, a vida. Transformados por este amor, recebemos olhos novos e experimentamos que há, nele, uma grande promessa de plenitude que nos abre à visão do futuro. A fé, que recebemos de Deus como dom sobrenatural, aparece-nos como luz para a estrada, orientando os nossos passos no tempo” (Lumen Fidei, 4).

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

BÊNÇÃO

 

Que o Senhor nos abençoe nos livre de todo o mal

e nos conduza em seus caminhos.

Amém.