sábado, 26 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. - (Mt 10,17-22)

 




– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 25 DE DEZEMBRO de 2020 (sábado) 361º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano.

(Charles Dickens)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DA LEMBRANÇA

DIA DO INTERNAUTA

DIA DOS FUNDIDORES DE METAL

DIA DA TROCA

DIA do Boxing Day (feriado na Inglaterra/País de Gales e Canadá-Dia da caixinha de Natal-boas festas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aldeias Altas Governador Eugênio Barros Heliodora Joselândia Luís Domingues - São Mateus do Maranhão (Maranhão) Alpestre - Anta Gorda - Ilópolis - Mostardas - Planalto - Putinga - Ronda Alta - Severiano de Almeida (Rio Grande do Sul) Canarana - Nova Lacerda (Mato Grosso) Mantenópolis - Mirinzal (Espírito Santo) Cachoeira dos Índios Cuitegi - Olivedos - São José de Espinharas (Paraíba) Presidente Juscelino - Taboleiro Grande (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: BEATRIZ ARANHA CONESSA (15 anos filha Tálita e Luiz Gustavo – neta Janete e Luiz –Lions Clube de Garça /SP)CELESTINA LAMONATO (Lions Clube de Lins /SP) CRISTIANI  CREPALDI  TODA (Lions Clube de Florida Paulista /SP)RENATA LAMERÃO MIRANDA(Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ) JOSÉ ALÉCIO ZANETA (Vera Cruz /SP)ARTHUR NATAL DA SILVA (Pompeia /SP)FÁTIMA PRADO (Garça /SP) ADRIANO FERREIRA (Garça /SP) GISELE DE  OLIVEIRA BELOTE (Garça /SP)TANIA COSTA (Londrina /PR)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. MURILO APARECIDO DIASó2015ó05 ANOSó (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente/SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTO ESTEVÃO

Estevão (Séc. I), foi um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade e o primeiro mártires cristãos. Nele se realiza de modo exemplar a figura do mártir como imitador de Cristo, pois perdoa seus carrascos e entrega o espírito.

SÃO Dionísio, o Papa

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

O Espírito conduzirá o grupo de Jesus pelos sofridos caminhos da humanidade. Santo Estevão, morreu, como o Mestre, perdoando os seus perseguidores.

 

- As portas do céu abriram-se para Santo Estêvão, que foi o primeiro dentre os mártires e por isso, coroado, triunfa no céu.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Estêvão foi um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade. “Cheio de fé e do Espírito Santo”, como imitador de Cristo, ele entregou a própria vida, tornando-se o primeiro mártir da Igreja. Celebrando sua festa, rezemos pelos cristãos que ainda hoje sofrem perseguições.

– Oração 

 

ESPÍRITO DE CORAGEM PERSEVERANTE, NAS ADVERSIDADES DA VIDA, VEM EM MEU AUXÍLIO, E AJUDA-ME PARA QUE NÃO ARREFEÇA A MINHA ADESÃO A JESUS E AO REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos santo Estêvão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de dezembro de 2020 sábado - Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa

– Liturgia da Palavra 

Do Senhor é que vêm a força e as palavras para o cristão enfrentar os perseguidores e o martírio. 

 

1ª Leitura (At 6,8-10; 7,54-59) – Estou vendo o céu aberto.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

8Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

 

7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 31(30)

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

 

 

– 26 de dezembro de 2020 sábado - Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa

– Evangelho do dia 

 

Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. - (Mt 10,17-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117,26s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus nasceu para transformar a nossa vida”

“Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: ‘Senhor Jesus, acolhe o meu espírito” 

 (At 7,59)

Estamos celebrando as alegrias do nascimento de Jesus, são oito dias onde a Igreja vive um único júbilo: o nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Jesus nascendo veio transformar a vida e o coração daqueles que O acolheram como Salvador. Por isso, nesse primeiro dia da Oitava do Natal, temos a graça de celebrarmos Santo Estêvão, o primeiro mártir, o primeiro quem deu a vida por causa de Jesus.

 

Jesus deu a sua vida por nós, Ele nasceu para todos nós; e a nossa vida passa a ter sentido em Jesus, como Nosso Senhor e Salvador.

 

Veja, Estêvão se converteu ao Evangelho, ele aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, e, a partir daí, nasceu um homem novo, cheio e impregnado da força do Espírito, nasceu um homem apaixonado pelo Evangelho, nasceu um homem impregnado de Jesus Cristo, apaixonado por Nosso Senhor e Salvador.

 

Estêvão se encheu de Jesus; na sua boca, nos seus atos, nas suas atitudes, em tudo Jesus estava presente. Ele pregava, anunciava, testemunhava, proclamava e vivia intensamente a vida de Jesus na sua vida.

 

“Jesus nasceu para todos nós e a nossa vida passa a ter sentido n’Ele”

 

Reconhecer o nascimento de Jesus é levar a vida em nome d’Ele, e tudo o que Estêvão vive é a vida em nome Jesus. O nascimento de Jesus incomodou a tantos, por isso O perseguiram desde o Seu nascimento, e aqueles que seguem a Jesus com coerência de vida incomodam o mundo e as realidades.

 

Jesus veio para incomodar, por esse motivo, não tenhamos medo de incomodar. A nossa única preocupação é o Evangelho não incomodar o nosso interior, a nossa vida ficar acomodada com as coisas do jeito em que estão, com os pecados, com toda a normalidade. O Evangelho é para nos tirar da acomodação em que estamos. Por isso, Estêvão sacudia, incomodava muito e, assim como tiraram a vida daquele Menino quando cresceu, o Homem Jesus, eles também tiraram a vida de Estêvão.

 

Estêvão não só dá a eles a graça de tirarem, mas ele mesmo entrega a sua vida. Aquele que amou na vida, também ama na morte; e Ele morre assim como viveu: amando e perdoando. Que Santo Estêvão, o primeiro mártir da Igreja, nos ensine a vivermos um amor apaixonado pelo Menino Jesus, para que levemos também a vida em nome d’Ele.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um dos sete diáconos instituídos em At 6,1-6, Estêvão não limitou seu “diaconato” às obras de caridade; assumiu também a pregação do evangelho. Além de primeiro diácono e defensor da fé, Estêvão também foi o primeiro mártir da Igreja. Repleto de graça e poder, Estêvão realizava grandes prodígios e sinais entre o povo. Seu testemunho de vida e sua incondicional fidelidade a Cristo até morrer certamente provocaram a conversão de grande número de pessoas, entre elas a do jovem Paulo de Tarso (cf. At 7,58). Com excelente expressão literária e profunda emoção, o autor de Atos dos Apóstolos nos transmite os instantes finais da vida terrena de Estêvão, morto a pedradas. O relato do martírio de Estêvão assemelha-se ao martírio de Cristo: perdoou a seus algozes e entregou seu espírito a Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, divino Mestre, teu discípulo Estêvão, por falar e agir em teu nome, provocou o ódio dos adversários e acabou sofrendo o martírio. Expirou sob violenta “chuva” de pedras. É considerado o primeiro mártir da Igreja. Dá-nos, Senhor, a determinação e a fortaleza deste teu fiel seguidor. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 10,17-22 - Martírio de Estêvão



Oração Inicial

Estamos na Oitava do Natal, Jesus nasceu! Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Estevão, primeiro mártir cristão. Peçamos a sua intercessão para que sejamos fiéis à nossa fé cristã, assim como ele foi, até o fim. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário. Destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto. Recorde outras passagens bíblicas que possam ajudá-lo(a) a compreender este Evangelho.

 

“Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam. Sinal de contradição, Jesus não é acolhido. A mesma rejeição está reservada para os seus. A perseguição e a oposição oficial contribuirão para a expansão do Evangelho. Os homens se agitam. “Deus os conduz”, dirá Santo Agostinho. Na travessia da história, os discípulos não estarão sós.

 

O Espírito conduzirá o grupo de Jesus pelos sofridos caminhos da humanidade. Hoje a Igreja lembra Estêvão, o primeiro mártir. Ele morreu, como o Mestre, perdoando os seus perseguidores. E seu sangue será semente de novos cristãos. O martírio não atingirá todos os discípulos de Jesus, mas todos terão o dever da fidelidade cotidiana. A perseguição mostra que estamos no caminho certo.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Permaneça em silêncio para escutar a voz de Deus por meio da Palavra, pois Ele fala com você. Escute-o.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Oração é o ato de conversar com Deus sobre tudo o que está acontecendo conosco. No passo anterior da leitura orante, você esteve atento(a) para ouvir o Senhor; agora, abra seu coração para responder-lhe.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o testemunho dos cristãos seja efetivo e agradável ao Senhor nosso Deus.

 

Bênção

 

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.

 

E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.

 

Que o Natal não seja apenas um dia, mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.