quinta-feira, 9 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. – (Mt 5,20-26)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 09 DE JUNHO de 2022 (quinta-feira) 160º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A FELICIDADE NÃO SE RESUME NA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS, MAS SIM NA SUA CAPACIDADE DE LIDAR COM ELES.

(Albert Eintein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE ANCHIETA

 DIA NACIONAL DO CIPEIRO

 DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

 DIA EUROPEU DAS PROFISSÕES LIBERAIS

 DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO

 DIA DO TENISTA

 DIA DO TÊNIS

 DIA DO PORTEIRO

 DIA DO PATO DONALD

 DIA da Fundação da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

 DIA da Fundação da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Crato-CE

 DIA da Fundação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte em Natal

 DIA da Fundação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palmares [panelas] (Pernambuco) Araguatins - Figueirópolis (Tocantins) Barreirinha (Amazonnas) Cícero Dantas (Bahia) Magé (Rio de Janeiro) Cedral - Godofredo Viana (Maranhão) Botuverá (Santa Catarina) Pitangui (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE (Macrocontábil Conessa-Garça /SP)GABRIEL SERAFIM TAVARES NUNES (filhote CCLL Fátima/Décio Garça /SP) PAULO HENRIQUE COLLIS (Garça /SP) CARLOS ALBERTO COSTA (RB Garça /SP) PATRICIA FERNANDA MACHADO RODRIGUES (Marilia /SP) MARIA CLARA BRANDÃO CANTU (Advogada-Brandao & Cantu Sociedade de Advogados-Garça /SP) MIRTES MANCERA DA SILVA (PPA-Garça /SP) MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI (Eq 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) DURCILINIA MESSIAS DE SOUZA PELOSI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) FERNANDA ELIANE PRATA DA SILVA (Lions Clube de Lins /SP) EURIDES VITAL DOS SANTOS FILHO (Lins /SP) FRANCISCO PIETRO (Garça /SP) FERNANDA SITTA (KZM Turismo Garça /SP) RENATA ALMODOVAR MORAIS (EMCA Garça /SP)ALCEU ALVES AMORIM (Garça /SP)DIEGO ANTONIO ROCHA (Garça /SP)ROSANGELA ZORZETE (Garça /SP) Pe. DIEGO LUIZ CARVALHO DE SOUZA (Vigário Paroquial de Sagrada Família de Lucélia e de Santa Luzia de Pracinha /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO MEDARDO

SÃO JACQUES BERTHIEU

■ SÃO CLODOLFO

SÃO FORTUNATO DAS MARCAS

■ SÃO GILDARDO

SÃO GUILHERME FITZHERBERT

■ SÃO MAXIMINO DA FRANÇA

SÃO TIAGO BERTHIEU

SANTA MELÂNIA, A VELHA

BEATA ANA MARIA TAIGI

BEATO JOSÉ IMBERT

BEATO LUÍS BOCCARDO

BEATO ROBERTO SALT

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A reconciliação com os irmãos é uma condição para que Deus aceite nossas preces e oferendas: Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão – Mt 5,20-26

 

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

José nasceu nas Ilhas Canárias, território espanhol, em 1534 e faleceu em Vitória, Espírito Santo, em 1597. Tendo-se tornado padre jesuíta e missionário no Brasil, dedicou-se principalmente a catequizar a população indígena, da qual foi defensor incondicional. Foi também historiador e poeta. Declarado santo pelo papa Francisco em 2014, o “apóstolo do Brasil” interceda em favor dos atuais povos indígenas.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente o Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de junho de 2022 quinta-feira 10ª Semana Tempo Comum São José de Anchieta, presbítero, Memória  

 

– Liturgia da Palavra 

 A mão do Senhor age em favor de quem espera nele com confiança e perseverança. A justiça do Reino de Deus supõe a prática da misericórdia e da reconciliação.

 

 

1ª Leitura (1Rs 18,41-46) – Elias orou e o céu deu a chuva (Tg 5,18).  Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 41Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de muita chuva”. 42Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos. 43E disse ao seu servo: “Sobe e observa na direção do mar”. Ele subiu, observou e disse: “Não há nada”. Elias disse-lhe de novo: “Volta sete vezes”. 44À sétima vez o servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem”. Então, Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha”. 45Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael. 46A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 65(64)

 

Ó Senhor que o povo vos louve em Sião!

 

 

– 09 de junho de 2022 quinta-feira 10ª Semana Tempo Comum São José de Anchieta, presbítero, Memória

– Evangelho do dia 

 

Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo.  (Mt 5,20-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

10ª QUINTA-FEIRA TC – C:

São José de Anchieta, (Brasil, séc. 16) Padroeiro da Academia Marial de Aparecida.

 

Mateus 5,20-25: Disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo... Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.

 

Jesus, os fariseus se julgavam justos, porque cumpriam as regras e as tradições cultuais.

O senhor afirma que seus discípulos só podem dizer que são justos, se superarem a medida de justiça dos juristas e dos fariseus.

Assim, o 5º mandamento: ‘Não matar’ não se refere somente ao homicídio, quando se tira a vida de um ser humano, e que compreende desde o aborto até a eutanásia.

O senhor nos alerta que é também uma transgressão do 5º mandamento, quando, pela raiva, pelo ódio, pelo desprezo, pela desqualificação e pelo desrespeito à dignidade alheia, como que ‘matamos’ o próximo dentro de nós.

Jesus, até hoje não nos demos conta como o senhor foi radical, quando se tratava do relacionamento entre as pessoas.

Por isso, a maior oferta que podemos oferecer ao senhor, principalmente na santa Eucaristia, é a reconciliação.

É uma oferta que vem lá do fundo da nossa alma, supera nossos sentimentos negativos, e nos faz perdoar de coração e gratuitamente quem nos fez uma ofensa.

Essa atitude de reconciliação é um compromisso de fé cristã ainda mais urgente, quando fomos nós que cometemos a ofensa.

O pedido de perdão ou de desculpa pode até não ser aceito pelo outro, mas nós ficaremos em paz diante do senhor e poderemos fazer a nossa oferta e participar da comunhão eucarística.

 

Senhor, seu caminho sempre exige muito das nossas fragilidades.

Celebramos Pentecostes, com o anseio de que o Espírito Santo venha ao encontro das nossas fraquezas e nos conceda aquela convicção evangélica que ainda nos falta.

Tenha piedade de nós, e nos faça viver como cristãos e cristãs reconciliados.

 

Maria santíssima, Mãe da reconciliação, capaz de perdoar todos os que torturaram e mataram o seu Filho, faça com que nosso coração se assemelhe ao seu coração materno, e dê-nos o desejo de nunca desistir de nos reconciliar. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O início desse Evangelho é a chave para entender a proposta de Jesus sobre o Reino dos Céus: “superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus”. Sem essa justiça não há como entrar no Reino proposto pelo Mestre. Para ele a justiça é mais ampla e profunda do que nós entendemos: compreende toda atitude e comportamento que levam à fraternidade. A justiça que ele propõe e exige dos discípulos leva em conta a pessoa e suas necessidades. A justiça do Reino ultrapassa o simples cumprimento das leis e põe no centro a pessoa: as leis precisam estar a serviço da pessoa. Não basta não matar, faz-se necessário superar ira, ódio, intolerância, insulto. Não tem como honrar a Deus se não se está bem com o irmão e a irmã que moram ao nosso lado. O verdadeiro culto a Deus é dar o primeiro passo para a reconciliação com os outros. O culto a Deus não substitui a caridade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

 

Oração Inicial

 

Pela escuta e meditação da Palavra, somos convidados pelo Senhor a viver os seus ensinamentos. A reconciliação com os irmãos é uma condição para que Deus aceite nossas preces e oferendas. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?

 

“Jesus falava muito do Reino de Deus. Ele anunciava que o Reino de Deus estava próximo, com muitas histórias e parábolas. No Evangelho de Mateus, escrito para as comunidades de origem judaica, para evitar referência direta a Deus, fala-se do Reino dos Céus. No Sermão da Montanha, Jesus foi relendo a Lei de Moisés, com o acento do novo tempo do Reino de Deus. Assim, o mandamento que proíbe o homicídio – não matar – precisa ser entendido de maneira ainda mais profunda. Trata-se também de não maltratar, não humilhar as pessoas, não ofender com insultos e xingamentos. A reconciliação com os irmãos é uma condição para que Deus aceite nossas preces e oferendas”.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus apresenta-se com autoridade soberana, acima de Moisés e os profetas: “Ouvistes o que foi dito…eu porém vos digo”. Para Jesus o amor, a misericórdia e o perdão é oferecido a todos. A todos é oferecida a reconciliação.

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida?

Quais sentimentos a Palavra despertou em você? O que Ele o(a) convida a viver?

 

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre:

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente a alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!