quarta-feira, 21 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. – (Jo 6,35-40)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 21 DE ABRIL de 2021 (quarta-feira) 110 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A ARTE DE ENVELHECER CONSISTE EM CONSERVAR ALGUMA ESPERANÇA.”

(André Mourais 1885-1967-novelista e ensaísta Francês)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA De TIRADENTEs - Patrono da Nação Brasileira

DIA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

DIA DA FUNDAÇÃO DE BRASÍLIA

DIA NACIONAL DA PAZ NO TRÂNSITO

DIA Mundial da Criatividade e Inovação

DIA DO METALÚRGICO

DIA DAS POLICIAS CIVIS E MILITARES

DIA Consagrado ao Funcionário Policial Civil

DIA das Lojas de Discos

DIA Mundial do Circo

DIA da Latinidade

DIA da Indústria Têxtil

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BofeteColinaLINS Palmital (São Paulo) Brasília (Distrito Federal) Itapema - Vargeão (Santa Catarina) Porto Rico (Paraná) Agua Branca - Estrela de Alagoas (Alagoas) Estação (Rio Grande do Sul) Colinas do Tocantins (Tocantins) Ipatinga (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO FELIPE PESSOTTI (ex-presidente do DLeo-Leo Clube de Tupã/SP) CLELIA MARIA PARUSSOLO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) VILMAR CAPANEMA (Lions Clube de Canoinhas /RS) MARCILIO PEREIRA NASCIMENTO (Garça/SP)ANTONIO RAMOS MORAIS (Garça/SP) MARCIA LAMARCA CASSOLA CARRERO (Garça /SP) MILTON “KODÃO” KOJI MITIUYE (Marilia /SP) RAFAEL BONATO MACHADO (Garça/SP) LARISSA CIRILLO REZENDE BARBOSA (Bauru /SP) SARA CELESTE LUZ “SARITA” (Vera Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DILMA BRIQUEZI DA SILVA e OSNI BRUNO DA SILVAó2005ó16 ANOS (Garça /SP)RAQUEL MALHEIROS E IVAN MALHEIROó1990ó31 ANOS (ENS-Setor Marilia /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO ANSELMO

SANTa Alexandra de Roma

SANTO ANSELMo de Cantuária

SÃO CONRADO DE PARZHAM

SÃO Beuno

SANTO APOLÔNIO Romano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna – Jo 6,35-40

Jesus afirma que ressuscitará no último dia quem nele crê. Esta é a vontade do Pai, que não se perca nenhum daqueles que ele deu a Jesus.

 

- Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão cantando de alegria, aleluia!  (Sl 70,8.23).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Movidos pela fé em Jesus e pelo Espírito Santo, os cristãos perseguidos iam por toda parte pregando a Palavra. Admiremos a ousadia da Igreja nascente e louvemos a Deus pelas maravilhas que ele realiza entre nós.

 

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME EM DISCÍPULO AUTÊNTICO DE TEU FILHO JESUS, DE MODO QUE A TUA VONTADE SEJA O CENTRO DE MINHA EXISTÊNCIA, E EU EXPERIMENTE, JÁ NA TERRA, A VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Permanecei, ó Pai, com vossa família e, na vossa bondade, fazei que participem eternamente da ressurreição do vosso Filho aqueles a quem destes a graça da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 21 de abril de 2021 4ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

A perseguição aos cristãos não os faz calar e esconder-se; ao contrário, estimula-os a empenhar-se vivamente para propagar o Evangelho e levar todos a Jesus. 

 

1ª Leitura (At 8,1b-8) – Iam por toda a parte, pregando a Palavra.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estevão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 66(65)

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

 

 

– 21 de abril de 2021 4ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. (Jo 6,35-40)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Quem vê o Filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no ultimo dia, diz Jesus (Jo 6,40).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.  38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“sus veio para que nossa vida seja eterna”

“Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia” 

(João 6,40)

A vontade do Pai é que tenhamos vida, porque Deus nos criou para ela, e não foi para a morte. A morte não pertence a Deus, ela não vem de Deus, o que vem d’Ele é a vida.

 

Se a morte entrou no mundo por causa do pecado, se ela entra em nossa vida por causa do pecado, permitamos que o Filho de Deus, o Senhor da Vida, Aquele que veio para dar a vida, destrua o poder da morte em nós. Destruamos, primeiro, o pecado que nos conduz para a morte, e alimentemo-nos do Senhor, porque Ele é o Pão da Vida.

 

A expressão: “Jesus, Pão da Vida” é rica em significados e direção para nós, porque se Ele é o Pão da Vida, quem d’Ele comer tem a vida.

 

Disseram-me que muitos cientistas têm se dedicado a descobrir como tornar a vida do ser humano na Terra eterna, ou como eliminar a morte da vida do ser humano. É uma perda de tempo, porque aquilo que os cientistas vão se debruçar para tentar descobrir e nunca irão chegar, Aquele que é o Senhor da Vida já nos deu, Ele nos deu a vida eterna, a vida plena, deu-nos a vida repleta de significado e grandeza.

 

“A vontade do Pai é que tenhamos vida, porque Deus nos criou para ela”

 

Todo aquele que está em Jesus tem a vida eterna, e mesmo que esteja morto, o Senhor está dizendo: ele irá ressuscitar. Por isso, é preciso trazer um significado a nossa vida.

 

É triste ver quando alguém crê que a vida termina quando a pessoa morre, quando a pessoa diz: “Chegou o fim dos meus dias”, “Chegou a plenitude da minha vida”, “Chegou a razão da minha existência”.

 

Não há morte para aquele que crê, há transformação no sentido de viver, e a vida assume um significado eterno que ninguém mais pode roubar ou tirar, porque Aquele que nos deu uma vida, que se tornou limitada no caminhar terreno, agora se torna eterna na eternidade feliz que Deus criou para nós.

 

Se temos alguns momentos de felicidade na Terra, se temos períodos em que temos o sabor de viver, saiba que Deus quer nos saciar com o sabor eterno de viver, com o gosto da eternidade para nunca mais morrer.

 

Coloquemos em Jesus a razão da nossa vida, para termos uma vida rica de significados aqui e saboreá-la para sempre na presença de Deus. Ele veio para que a nossa vida seja plena e eterna!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho retoma o último versículo de ontem. Daqui até o fim do capítulo, o evangelista procura apresentar Jesus como o pão da vida, como ele mesmo se define: “Eu sou o pão da vida”. Muitos, porém, não o acolhem, pois não acreditam nas suas palavras e em seus sinais. Não basta simplesmente ver: mais importante é crer, mesmo não tendo visto. Jesus acolhe todos aqueles que o Pai lhe confia, cumprindo, assim, a vontade de Deus, o qual quer que ninguém se perca e que tenham a vida eterna, vida abundante para todos. O evangelista transcende a fome biológica e mostra que Jesus sacia todo tipo de fome: de justiça, de solidariedade, de compromisso. Crer no Mestre é se comprometer com ele e assumir sua proposta em favor da vida. Quem crê em Jesus une-se a ele e forma com ele uma só coisa, e assim tem, desde agora, a vida eterna.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, pão da vida, queremos unir-nos cada vez mais a ti, que disseste: “Desci do céu… para fazer a vontade daquele que me enviou”. Disseste também: “A vontade daquele que me enviou é que eu não perca nenhum dos que ele me tem dado, mas que eu ressuscite a todos no último dia”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,35-40 - Jesus é o Pão da vida

 

Oração Inicial

Quem de nós já experimentou uma grande fome e foi saciado com um pedaço de pão? Aquele pão nos saciou, nos alegrou, nos devolveu a vida. Essa imagem utilizada por Jesus, muito mais do que uma comparação, é o sentido mais verdadeiro do que Cristo é para todo aquele que nele crê: o verdadeiro alimento. Acolhendo o alimento da Palavra e a vida que o Senhor quer comunicar-nos neste dia, rezemos com esta canção.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia-o atentamente o Evangelho e, depois, faça uma nova leitura repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é Jesus segundo o texto? Qual é a relação entre o ver e o crer? Qual é a vontade do Pai que Jesus veio realizar?

 

“Neste relato há uma troca de interlocutores. Jesus não mais fala às multidões, mas aos judeus. Com este termo, João designa as autoridades religiosas judaicas. Elas murmuram. Exatamente como seus pais haviam murmurado no deserto contra o maná e contra o próprio Moisés. Começa aqui a se delinear o conflito que levaria Jesus à condenação e à morte. Jesus é o enviado do Pai, sua vontade é a vontade do Pai, seu projeto é o projeto do Pai. A Eucaristia é o horizonte diante do qual estes diálogos acontecem. O Pão de vida eterna encaminha para a ressurreição. Comungar é assumir todo o projeto de Jesus. O Pai é nosso intercessor. Ele sabe que estamos no mundo, mas não somos do mundo, e não quer que nenhum dos seus se perca.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Faça uma nova leitura e, silenciando seu coração, pergunte o que o Senhor quer lhe dizer por meio do texto. Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida? O que significa fazer a vontade de Deus? Em que momentos Jesus é o pão que sustenta e revigora sua vida?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

 

Reze ainda a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Fazer a vontade de Deus é sinal de que você está sendo alimentado(a) pelo Pão da vida que é Jesus. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração?

 

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.