quinta-feira, 6 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. – (Mt 9,1-8)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 06 DE JULHO de 2023 (quinta-feira) 187º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CORTESIA É IRMÃ DA CARIDADE, QUE APAGA O ÓDIO E FOMENTA O AMOR.

(Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DAS ZOONOSES

 DIA DO BEIJO

 DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA PASSAGEIROS INDESEJÁVEIS

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA MORTE DO POETA CASTRO ALVES

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiacás (Mato Grosso) Teresópolis (Rio de Janeiro) Crateús (Ceará) Cubati (Paraíba) Faro - Muaná (Pará) Curaçá Macaúbas Saúde - Iraquara - Sento Sé - Xique-Xique (Bahia) Palmeiras de Goiás - Sítio D'Abadia (Goiás) São Miguel dos Milagres (Alagoas)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALI  DAHROUGE (Advogado-Garça /SP)CATHARINE ALVES MAGALHÃES  (Pazzaria Babbo’s-Garça /SP) VANIA CRISTINA PINHEIRO (Garça /SP) VERANISIO ZAGO (Papelaria Central-Garça /SP) EMERSON MONICO (Garça /SP) FLORISVALDO FRANCISCO G.  LOPES  (Equipe 01 NS PERPÉTUO SOCORRO-Setor Garça /SP) LÉCIA MILENA SEGA  (Garça /SP) RODRIGO LAVIERI (Lions Clube de São Paulo Pompeia /SP) EZIMAR ALVES PEREIRA (Custodia Franciscana- Uberlândia /MG)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SONIA CRISTINA B.C.PEREIRA e CLÓVIS AP. CAVENAGHI PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SANTA MARIA GORETTI

■ SANTA NAZÁRIA IGNÁCIA MARCH MESA

■ BEATA MARIA TERESA LEDÓCHOWSKA

■ BEATO BENTO XI

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

CORAGEM, FILHO! LEVANTA-TE E ANDA  - Mt 9,1-8 - Milagres acontecem!

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor olha o íntimo das pessoas, suas boas intenções e atitudes, e vem em seu socorro na hora certa. Renovemos nosso firme propósito de evitar todo imobilismo na caminhada da fé e andar sempre “na presença de Deus”.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE MINHA FÉ ILIMITADA EM TEU FILHO JESUS SEJA PENHOR DE PERDÃO E CURA. QUE O PODER DE JESUS ME CURE A PARTIR DO MEU INTERIOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de julho de 2023 quinta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Abraão caminha guiado pela fé e pela certeza de que o Deus da vida a tudo providenciará. O Perdão concedido ao paralítico manifesta a natureza espiritual da obra de Jesus num mundo em que o mal fundamental é o pecado.

 

 

1ª Leitura (Gn  22,1-19) – O sacrifício de nosso pai Abraão.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”. 3Abraão levantou-se bem cedo, selou o jumento, tomou consigo dois dos seus servos e seu filho Isaac. Depois de ter rachado lenha para o holocausto, pôs-se a caminho, para o lugar que Deus lhe havia ordenado. 4No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar. 5Disse, então, aos seus servos: “Esperai aqui com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá. Depois de adorarmos a Deus, voltaremos a vós”. 6Abraão tomou a lenha para o holocausto e a pôs às costas do seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. E os dois continuaram caminhando juntos. 7Isaac disse a Abraão: “Meu pai”. “Que queres, meu filho?”, respondeu ele. E o menino disse: “Temos o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto?” 8Abraão respondeu: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram caminhando juntos. 9Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. 11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”. 13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho. 14Abraão passou a chamar aquele lugar: “O Senhor providenciará”. Donde até hoje se diz: “O monte onde o Senhor providenciará”. 15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo do Senhor -, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”. 19Abraão tornou para junto dos seus servos, e, juntos, puseram-se a caminho de Bersabeia, onde Abraão passou a morar.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 114(115)

 

Andarei na presença de Deus,

     junto a ele, na terra dos vivos.

 

 

– 06 de julho de 2023 quinta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.   (Mt 9,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico -, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

06/07/23 13ª QUINTA-FEIRA TC – A:

Santa Maria Goretti (Itália, séc. 20)

 

Mateus 9,1-3.6-8: “Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: - Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! Então alguns mestres da Lei pensaram: - Esse homem está blasfemando! Mas Jesus...disse: - Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse, então, ao paralítico: - Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa. O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa”.

 

Jesus, o senhor veio para reconciliar o céu e a terra, o divino e o humano.

A sua presença era, em si mesma um sinal visível e eficaz do perdão divino.

Quando o senhor declarou esse perdão ao paralítico, estava revelando a todos os presentes a sua origem divina, e aquela cura física deveria servir de sinal do seu poder divino de perdoar e curar interiormente.

Foi o que os mestres da lei perceberam, mas não quiseram reconhecer que o senhor era o Filho de Deus. A multidão glorificou a Deus ao ver aquele homem levantar-se e ir para sua casa, ainda que admirasse mais o milagre externo do que a cura interior do perdão divino.

Senhor, a nossa geração continua ávida de milagres, e muitos giram de uma seita a outra, em busca de curas corporais, mas sem interesse pela cura interior, que nos é dada pela conversão pessoal e pelo sinal sacramental de perdão da Igreja.

Atualmente, ficou fácil categorizar certos erros pessoais como enfermidades psicológicas, que desfazem a responsabilidade de quem erra, e não exigem arrependimento e pedido de perdão.

Assim, continuam paralíticos por dentro, ainda que refeitos socialmente.

Senhor, faça-nos compreender que pedir perdão e perdoar é abrir-se ao seu gesto divino, capaz de curar a paralisia espiritual e corporal.

Nós vos agradecemos pelo sacramento da Penitência, que atualiza para nós hoje essa cena do Evangelho, através das palavras e do gesto sacramental do sacerdote.

É como se o senhor mesmo estivesse ali, curando todas as nossas ‘paralisias’ e ordenando que nos levantemos e sigamos em frente, cheios de alegria e de esperança.

 

Maria santíssima, ajude-nos a valorizar novamente o sacramento da Penitência como um encontro pessoal com o seu Filho, sempre pronto a nos curar por dentro e por fora. Que o perdão recebido com tanta facilidade nos torne capazes de perdoar também de coração a quem nos tem ofendido. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se vê diante de um paralítico trazido por mãos solidárias. Ao ver isso, valoriza lhes a fé, mola propulsora que nos faz sair de nós mesmos e buscar a cura, a vida, a salvação. Jesus nada pergunta ao paralítico; com poucas palavras, o liberta dos pecados. Desse modo, Jesus mostra claramente a natureza espiritual da sua obra no mundo onde o mal fundamental é o pecado. Agitam-se alguns doutores da Lei, que cochicham a respeito de Jesus: “Ele blasfema”. Jesus esclarece o equívoco: “O Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”. E dirigindo-se ao paralítico, ordena: “Levante-se”. Se tem poder para perdoar pecados, também pode libertar dos males físicos. Os doutores da Lei ficam desconcertados e mudos. As multidões, ao invés, glorificam a Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,1-8 - Milagres acontecem!

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Coragem, filho, teus pecados estão perdoados.” Ao observar a fé daqueles que conduziam o doente, Jesus reconcilia o paralitico com Deus, depois, lhe restituí a saúde física. Que a Palavra de Deus toque a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração e nos faça perceber a grande misericórdia que Deus tem para conosco.

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Observe de onde vem o poder de Jesus, tanto para perdoar como para curar? Observe que sentimentos brotam em seu coração ao ler este Evangelho.

 

Fazer milagre é uma das ações de Jesus. No entanto, não foi para isso que ele veio ao mundo. Jesus veio inaugurar o Reino. Porém, em alguns momentos, para confirmar sua divindade, realiza milagres. Diante do paralítico, Jesus faz acontecer a libertação, mediante o perdão dos pecados. Isso escandaliza os escribas.

 

Para não deixar mais nenhuma dúvida, Jesus perdoa os pecados e devolve os movimentos ao paralítico, que se levanta e vai para casa. A mesma expressão utilizada para o paralítico, Jesus direciona a cada um de nós: “Coragem! Levanta-te!”. O pecado tem imobilizado a esperança de muitas pessoas. Mesmo conseguindo caminhar, muitos paralisaram a fé e a caridade. Receber o perdão é um privilégio.

 

2. Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado/a a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

 

“Nossos melhores amigos são os que nos levam a Jesus, sobretudo em circunstâncias tão vulneráveis como a doença. Para aqueles amigos, não havia dificuldade que justificasse não levar aquele doente a quem poderia curá-lo. Quando queremos fazer alguma coisa, nada nos impede. Jesus vê a fé daqueles amigos e cura o paralítico.

 

A quantos doentes eu já tive a oportunidade de apresentar Jesus? De dar o alento da minha presença? De oferecer o bálsamo de uma oração, de uma prece? Com quantos doentes eu já fui frio e indiferente? Quantos amigos doentes eu já abandonei e nunca mais tive notícias? Serei cobrado por essa obra de caridade que não fui capaz de realizar, por ter feito tão pouco esforço?”

 

3.Oração (Vida)

Quem são as pessoas que hoje você pode levar até Jesus através da sua oração?

 

“Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que com a vossa bênção ergueis de sua fraqueza a condição humana e a consolidais, inclinai-vos com bondade sobre este/a vosso/a filho/a……….., para que, debelada a enfermidade e completamente restabelecida sua saúde, ele/a venha a bendizer com gratidão o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Peça também o dom da saúde e da cura das paralisias que o/a impedem de ser um/a portador/a da esperança e da misericórdia e de servir os irmãos com generosidade.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.