domingo, 2 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Se vós tivésseis fé. – (Lc 17,5-10)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 02 DE OUTUBRO de 2022 (domingo) 275º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SORRISO

 DIA NACIONAL DO PACIFISMO ATIVO E PELO DESARMAMENTO

DIA INTERNACIONAL DO EDUCADOR SOCIAL

DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA ONU

DIA DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS

DIA DO ANJO DA GUARDA

DIA DOS ANIMAIS DE QUINTA

DIA DO NOTÁRIO LATINO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO CÍCERO POMPEU DE TOLEDO (MORUMBI) EM SÃO PAULO

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP)

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cruzeiro (São Paulo) Campanha - Minas Novas (Minas Gerais) Chapada da Natividade (Tocantins) Aragarças (Goiás) Serrinha - Macau (Rio Grande do Norte) Óbidos (Pará) Porto Velho (Rondônia) Canhotinho (Pernambuco) Bonito (Mato Grosso do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: daniel de alencar alves (Oficina Trevo Motor-m/primo- Garça /SP) SAMUEL GIGUEIRA PERES (Diretor PPAMotoppar Garça/SP) UBIRAJARA ‘Bira’ RAFAEL (PPAMotoppar-Garça /SP) REJANE MUCCILO DE SOUZA Freitas (Garça /SP) tAyon sOffener berlanga (Marilia /SP) Nicola Cherubini (Garça /SP) Carolina Pavani Nunes (Garça /SP) Liliam reis piola (Garça /SP)Gabriel Schultz Morais (CHAPADÃO DO SUL /MS) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  HELENA LENA’ MARIA G. DOS SANTOS CAPORALINE e ALBERTO ‘MACALÉ’ CAPORALINEó1976ó46 ANOS (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTOS ANJOS DA GUARDA

Desde o século 17, a Igreja celebra a memória dos Anjos da Guarda. Mencionados na Bíblia como mensageiros e guardiões das pessoas, cumprem a missão de guiá-los no caminho seguro, inspirando-lhes bons sentimentos e apoiando suas escolhas quando esta têm a Deus como meta.

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus aumenta nossa fé para que nossas atitudes possam transformar nossas relações e gerar um mundo mais fraterno: Aumenta a nossa fé! – Lc 17,5-10

 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Reunimo-nos para reavivar em nós a chama do amor e da fé, que nos comprometem com o Evangelho de Jesus. O olhar da fé nos impulsiona a sermos servidores dos homens e mulheres desorientados pelas injustiças e violências e necessitados da missão da Igreja. Neste mês missionário, rezemos pela Igreja, chamada a se abrir ao caminho sinodal.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE FÉ OPEROSA, ROBUSTECE MINHA FÉ PEQUENA, CAPACITANDO-ME PARA REALIZAR AS OBRAS DO AMOR E DA MISERICÓRDIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de outubro de 2022  domingo da 27ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Diante da maldade enraizada no mundo, a Palavra de Deus fortalece em nós a fé que transforma as realidades e que nos impele a assumir, com gratuidade, o serviço ao Evangelho de Cristo.

 

 

1ª Leitura (Hab 1,2-3, 2,2-4) – O justo viverá por sua fé. Leitura da Profecia de Habacuc:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? 3Por que me fazes ver iniquidades quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. 2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará. 4Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(94)

 

Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus!

 

 

2ª Leitura (2Tm 1,6-8.13-14) – Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor. Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Caríssimo, 6exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. 14Guarda o precioso depósito com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 02 de outubro de 2022 domingo da 27ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Se vós tivésseis fé.  (Lc 17,5-10)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso, tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

02/10/22   -   27º DOMINGO TC – C

 

Lucas 17,5-7.9: “Os apóstolos disseram ao Senhor: - Aumenta a nossa fé! O Senhor respondeu: - Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’... Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

 

Jesus, hoje o senhor nos fala da fé e como aumentá-la ao longo da nossa vida.

A fé não pode servir de apelação, quando nossa inteligência esgota sua capacidade de entender os acontecimentos da vida e das ciências humanas.

Também não pode ser reduzida a um instrumento para conseguir milagres e favores divinos, quando nos sentimos limitados em nossas forças naturais.

A verdadeira fé possui uma autoridade interior, capaz de iluminar tudo o que vemos, tudo o que somos, tudo o que fazemos e tudo o que acontece ao nosso redor.

Ela jamais nos deixa no escuro, perplexos ou amedrontados dentro do nosso mundo.

Por isso, o senhor nos afirma que, quem tem fé, possui dentro de si uma força espiritual capaz de mover montanhas e de transplantar árvores.

Trata-se das montanhas dos nossos medos, e das montanhas que se opõem à nossa fé e tentam sufocá-la.

É a fé que, mesmo sendo pequena e frágil, faz crescer os pequenos acontecimentos da vida, transplantando-os da rotina de cada dia, para o mar da sabedoria divina, onde o amor confere a tudo um valor eterno.

A pessoa justa vive da sua fé e a guarda com muito cuidado, porque sem ela, nada tem sentido e a vida humana pode tornar-se uma ilusão e até um absurdo.

Ao mesmo tempo, quando o senhor usa a comparação do empregado e do patrão, nos ensina que a fé é um dom de Deus, uma virtude teologal, e não uma conquista própria e uma fonte de méritos pessoais. Qualquer arrogância religiosa, por causa da fé, é uma pretensão perigosa, que pode apagar a sua luz dentro de nós.

Ao vivermos como bons cristãos, fiéis à nossa fé e à nossa missão na família e na sociedade, como discípulos-missionários, devemos ter a humildade de não cobrar reconhecimento, mas sim, repetir o que o senhor nos ensinou: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

 

Maria santíssima, mulher de fé inabalável, capaz de confiar na Palavra de Deus até mesmo aos pés da cruz do seu Filho, ensine-nos a cuidar da nossa fé, regando-a todos os dias com o Evangelho e alimentando sua luz com a oração. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Provavelmente a comunidade de Lucas está passando por dificuldades no seguimento ao Mestre. A viagem a Jerusalém reflete um pouco essa caminhada das comunidades: os altos e baixos do dia a dia. Essas dificuldades provocam nos discípulos a necessidade de fortalecer a fé: “Aumenta em nós a fé”, pedem ao Mestre. É a fé que nos dá a capacidade de aceitar o mistério de Deus que se revela na pessoa de Jesus. A falta de fé esmorece a comunidade no compromisso com o Reino de Deus. Os apóstolos reconhecem a falta de fé, por isso o pedido. Jesus mostra-lhes a importância da fé, por pequena que seja. Não se trata tanto de quantidade, mas de qualidade. A fé do cristão não está tanto em aderir a um conjunto de verdades, mas em assumir uma escolha concreta: a do seguimento ao Mestre. Segundo o texto, o poder da fé é muito grande: consegue coisas humanamente impossíveis. A pequena parábola dá a impressão de justificar a escravidão. Jesus, porém, não aprova escravidão nenhuma. O sistema escravocrata não faz parte do projeto do Reino que Jesus veio anunciar. A parábola mostra que os servidores do Evangelho não devem esperar aplausos e elogios. Ela pretende desfazer o conceito de um “deus capitalista”, que recompensa e castiga. Peçamos ao Senhor: aumenta a nossa fé.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 17,5-10 - "Aumenta nossa fé!"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

27º Domingo do Tempo Comum. A fé é uma força incomparável.

Oremos: “Senhor, aumenta a nossa fé!” Esta é uma prece que brota do coração humano quando decide confiar totalmente em Deus. Somente a fé pode sustentar nossa adesão a Cristo num mundo tão materialista e tão plural na compreensão dos fatos. Como os discípulos, supliquemos: “Aumenta nossa fé, Senhor. A fé na tua presença em nossa história e nos acontecimentos cotidianos. Aumenta nossa fé na tua Palavra; na vida como dom; nas relações como construtoras do Reino; no esforço pessoal como condição para que a graça frutifique em nós. Aumenta nossa fé para que nossas atitudes possam transformar nossas relações e gerar um mundo mais fraterno”.

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus sempre nos surpreende. Ele age dentro de seu tempo, na hora de sua graça. O que os discípulos vão pedir a Jesus?

 

“Como batizados, participamos da missão que Cristo deixou a seus discípulos, a sua Igreja. Podemos observar, com satisfação, que somos uma Igreja servidora atuando em muitas frentes com seus agentes de pastoral, ministros ordenados, consagrados e consagradas, missionários, em tantas pastorais, serviços, ofícios, ministérios. Temos uma história de grandes realizações. Formando os discípulos para a missão, Jesus recomendou que se conservassem sempre humildes servidores e não vivessem de elogios e reconhecimento. Esse espírito de humildade nos ajuda a não usurpar o lugar de nosso Deus que nos chamou, nos enviou e nos sustenta no seu serviço. O mérito é dele, que é nosso Senhor. “Somos simples servos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Viver a vida de fé significa continuar no trabalho de evangelização, cheios de confiança e praticando o bem como servos e servidores.

Quais condições Jesus coloca para que nossas ações sejam transformadoras? Você é capaz de “dar as razões de sua fé” no mundo conturbado em que vivemos?

 

3.Oração (Vida)

Senhor, a vida é feita de desafios. Alguns possíveis de solução com nosso empenho, outros somente com a tua graça. No entanto, todos os desafios, todas as surpresas da vida acabam avaliando a minha fé. Quanto maior a minha fé, mais serenidade terei para acolher e enfrentar os fatos que vão se sucedendo. Por isso, Senhor, além de agradecer o Batismo, que me inseriu numa comunidade de fé, peço a tua bênção para que se robusteça minha resposta cristã diante dos desafios do cotidiano. Que meu coração encontre força junto ao teu coração misericordioso, para que os meus atos levem a marca da minha fé. “Senhor, eu creio, mas aumenta minha fé!”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus transforma sua vida? Fé e serviço são marcas do discipulado de Jesus que se refletem na comunidade. Como você avalia sua atuação no ambiente familiar e social?

 

 

Bênção

 

Deus todo-poderoso nos abençoe na sua bondade e infunda em nós a sabedoria da salvação.

Sempre nos alimente com os ensinamentos da fé e nos faça perseverar nas boas obras.