quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ide contar a João o que vistes e ouvistes. – (Lc 7,19-23)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO de 2021 (quarta-feira) 349 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM NÃO LEVA A SÉRIO A PREPARAÇÃO DE ALGO, ESTÁ SE PREPARANDO PARA O FRACASSO."

(Benjamin Franklin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)

DIA DO JARDINEIRO

DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA

DIA DO JORNALEIRO

DIA DO C

DIA da Economia Solidária

DIA da Literatura em Esperanto

DIA da Mulher Operadora do Direito

DIA da Declaração de Direitos

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ALINE ROCHA RIBEIRO (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)  MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARCOS  ANTÔNIO  PERES MATA (Cassilândia /MS) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO JÚDICE (Garça /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça/SP) Jana Casadei MANtUANI  (Garça/SP) Pe. José João DE CHICO  (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP) MARIA Henriqueta CARVALHO PeGOLO  (Mogi-Guaçu/SP) ANTONIO CARLOS PALMA JÚNIOR (Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TEREZA PEREIRA CASALECCHI E JOSÉ CASALECCHI ó1968ó53 ANOSó(PRIMOS BAURU /SP) MARCÍA SUELI CARVALHAL ALTAFIM  e HÉLISSON  CÉZAR ALTAFIM ó1984ó37 ANOSó(Lions Clube de VERA CRUZ Paulista /SP)ALESSANDRA SIMÃO DA CRUZ e RICARDO “RIBÓ” A.  DA CRUZ ó2000ó21 ANOSó(AMIGOS-Garça /SP)CARINA MAIA CAPARROZ e GERSON LUIZ CAPARROZ JUNIORó2001ó20 ANOSó(Motoppar-Garça /SP)VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó09 ANOSó(Garça /SP)

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DO Pe. Miguel João Borro  ó1979ó42 ANOS  (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da Porta

SANTA Virgínia Centurione Bracelli

SANTA Nina ou Cristina  

SANTA Cristiana  

SANTA Maria Crucificada de Rosa

SANTA Maria Vittoria De Fornari Strata

São Nino da Geórgia

■ São Valeriano de Abbenza

São Carlo Steeb

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Feliz de quem não se escandaliza a meu respeito – Lc 7,19-23

 

 

O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A salvação de Deus se estende a todos os povos da terra, aos quais ele convoca: “Voltai-vos para mim e sereis salvos; eu sou Deus e não há outro”. Busquemos, pois, o Senhor, que age em nosso meio.

 

– Oração 

 

PAI, ENVIASTE TEU FILHO AO MUNDO, NA CONDIÇÃO DE MESSIAS DOS POBRES. QUE EU SAIBA RECONHECÊ-LO NO GESTO SIMPLES DE SOLIDARIEDADE COM OS POBRES E SOFREDORES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei nos ó Deus, onipotente, que as próximas festas do vosso Filho nos sejam remédio nesta vida e prêmio na vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        15 de dezembro de 2021 4ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

O Reino que Jesus veio implantar se manifesta nos seus gestos de misericórdia, os quais renovam a vida onde reinava a morte. 

 

1ª Leitura (Is 45,6b-8.18.21b-25) – Céus, deixai cair orvalho das alturas.  Leitura do Livro do Profeta Isaías

 

6“Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21Acaso não sou eu o Senhor? E não há deus além de mim. Não há um Deus justo e que salve, a não ser eu. 22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(85)

 

Que os céus lá do alto derramem o orvalho,

que chova das nuvens o Justo esperado!

 

 

– 15 de dezembro de 2021 4ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Ide contar a João o que vistes e ouvistes.  (Lc 7,19-23)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu que trazes boa-nova a Sião, / levanta tua voz e anuncia: / eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40,9s)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?'” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos que a luz de Deus ilumine o nosso interior”

 

“Então, Jesus lhes respondeu: ‘Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres’”

(Lucas 7,22).

João sabia muito bem quem era Jesus, mas os seus discípulos ainda não O conheciam. Por isso, não só pelo testemunho, João quer que os próprios discípulos tomem ciência e consciência de que Jesus está no meio deles e manda dois deles: “Vão lá e perguntem a Jesus se Ele é aquele que há de vir ou devemos esperar por outro?”.

 

Pode até parecer irônica a pergunta de João, o questionamento, mas não é dúvida nenhuma que João tem, mas ele quer provocar no coração dos próprios discípulos a consciência de quem é Jesus. Não basta Jesus dizer: “Olha, sou eu o Messias”. E quando os discípulos de João vão até Jesus e perguntam: “João mandou perguntar se é você mesmo que há de vir ou temos que esperar por outro?”. A resposta — que maravilhosa! Primeiro, veio pela prática, naquele mesmo instante Jesus curou doentes, expulsou espíritos malignos, fez cegos enxergarem e mandou dizer: “Vai lá dizer para João o que foi que vocês viram, o que vocês ouviram. Vocês viram cegos abrindo os olhos, vocês viram leprosos sendo purificados, paralíticos andando, vocês viram surdos que passaram a ouvir, os mortos estão ressuscitando e a Palavra de Deus está sendo proclamada aos pobres”.

 

“Vamos deixar que a luz de Deus continue restaurando, curando e libertando o mundo em que estamos”

 

O Reino de Deus é ação, ele é ativo, o Reino de Deus acontece no nosso meio. Pessoas estão mortas, estão sem sentido na vida; e a Palavra de Deus tem poder de ressurreição. Muitas vezes, estamos caminhando na cegueira, sem enxergar nem a nós mesmos nem a nossa própria vida; e Jesus abre os nossos olhos, a luz d’Ele penetra o nosso interior. Estamos surdos, não ouvimos a Palavra de Deus, não ouvimos nem as pessoas que estão ao nosso lado, mas Jesus abre os nossos ouvidos.

 

Muitas vezes, estamos paralisados, paralíticos nessa vida; e a Palavra de Deus cura e nos liberta de toda e qualquer paralisia. Se, na época de Jesus, os leprosos estavam marginalizados e Ele os limpou e os purificou, Jesus está hoje nos purificando de todo mal que o pecado provoca dentro de nós e, mais ainda, se a Palavra ou a Lei era reservada para uma classe privilegiada, a Palavra de Deus não! Ela é privilégio dos pobres em primeiro lugar; os pobres, os renegados, os marginalizados estão recebendo a Palavra de Deus. É para que ninguém tenha dúvida de que o Reino de Deus está aqui, ele está acontecendo.

 

É isso que eles vão testemunhar, tomar consciência do que está acontecendo; e é essa consciência que nós precisamos tomar hoje. Sei que as pessoas vão dizer: “O mundo está terrível”, “O mundo está muito mal”, “O mundo só tem coisas ruins”, tenho que dizer que você está enganado, tem todas essas coisas ruins acontecendo, mas o Reino de Deus está acontecendo. Sou testemunha, vejo jovens sendo recuperados, libertos de drogas; vejo pessoas se convertendo; vejo casamentos sendo salvos; vejo vidas sendo restauradas; vejo pessoas mortas ressuscitando. Eu vejo, mas estou me abrindo para graça do Reino de Deus.

 

Se você está olhando para o mundo de uma forma apenas para o mal do mundo—e não vamos negar, não vamos fazer vista grossa—, mas preciso olhar para Aquele que é a luz desse mundo, que é Jesus. Ele está no meio de nós para restaurar este mundo. Vamos deixar que a luz de Deus continue restaurando, curando e libertando o mundo em que estamos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Diante da dúvida a respeito de Jesus, João Batista envia dois mensageiros para perguntar se, afinal, é ele o Messias tão esperado ou não. O Mestre não responde com teorias, mas com a prática. Pede aos dois discípulos que relatem o que estão vendo e ouvindo, ou seja, que falem a João das obras que estão sendo realizadas por ele. A prática de Jesus sempre foi em favor das minorias esquecidas e abandonadas. Ele vai ao “encontro de todas as misérias humanas para minorá-las, ao encontro dos pobres e pecadores para lhes infundir confiança no amor do Pai” (Missal Cotidiano, Paulus). Assim como João Batista tinha suas dúvidas a respeito do Messias, ainda hoje muitos se desconcertam vendo esse homem, filho de carpinteiro, misturando-se e comendo com pobres e pecadores, sendo meigo com as mulheres, transpirando amor e bondade. Como pode esse Jesus ser o Messias, o envidado do Pai?

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, recebes dois discípulos do Batista interessados em confirmar se és de fato o Messias. Não lhes dás longas explicações. Ao contrário, os convidas a testemunhar o que realizas em favor da população pobre, enferma e sofredora. Tais obras comprovam que és o verdadeiro Messias. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 7,19-23 - "Felizes as pessoas que não duvidam!"

 

Oração Inicial
No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico?. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

 

“Aquele que deve vir se constituía no sonho messiânico do povo de Deus. E, ao longo da história, existiram muitos rebates falsos. A figura de João Batista questionava o povo; ele poderia ser o Messias. O próprio João Batista quer ter certeza e envia dois discípulos para interrogar a Jesus. Ele poderia ter respondido citando as profecias. Mas prefere apontar para suas atitudes. É um festival de salvação que acontece, e, nesse festival, os indicativos do Reino. É a Boa-Nova para cegos, paralíticos, doentes, bem como para os pobres e os últimos da sociedade. Enquanto os teólogos oficiais se opõem a tudo isso, o povo é envolvido pela bem-aventurança da fé. A salvação é oferecida a todos e continua hoje para as pessoas de boa vontade.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você. Avaliar: quais são os sinais de fé que eu apresento?

Reconheço a presença de Deus nos acontecimentos sociais? Em quais?

3.Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

Oremos

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento.

 

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da Boa Nova de Jesus.