quarta-feira, 12 de julho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!- (Mt 10,1-7)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 12 DE JULHO DE 2017 (quarta-feira) 193º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A AMIZADE DESENVOLVE A FELICIDADE E REDUZ O SOFRIMENTO, DUPLICANDO A NOSSA ALEGRIA E DIVIDINDO A NOSSA DOR. A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA.”
 (Leon Tolsto)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL
 DIA DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guajará-Mirim (Rondônia) Diamante do Sul (Paraná) Casinhas - Manari (Pernambuco) Piquet Carneiro (Ceará) Aracatu - Lajedinho - Malhada de Pedras - Pedrão - Santo Estêvão (Bahia) Roque Gonzales (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANTONIO CONESSA FILHO (m/Irmão -Fonoaudiólogo -São Paulo /SP)MARIO GEROTTO (Lions Clube de Garça /SP)SONIA MARGARIDA VECCHIATTI VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARTA ALICE NELLI BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JOSÉ MARIO BAZAN (PDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Jardim Paulista/SP) MARIO AKIRA HATISUKA (Major Auto Elétrica Garça /SP)VALQUIRIA FERREIRA GELAMO BORGES (Marilia/SP)ISABEL CRISTINA FARIA VALERIO (Gália /SP)SANDRA HELENA MARTINS (Guararapes /SP) NEIDA CIRILO FRASSON (Garça /SP)
.

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO GUALBERTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Projeto de libertação integral, a evangelização envolve o emprenho pela restauração dos laços de fraternidade e a saída em busca dos afastados e necessitados.
 Oração
PAI, FAZE-ME COMPASSIVO DIANTE DO SOFRIMENTO DE TANTOS IRMÃOS E IRMÃS, MOVENDO-ME A SER, EFETIVAMENTE, SOLIDÁRIO COM ELES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo descaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum - 10/07/2017
Não raro a causa do sofrimento são as próprias ações humanas pecaminosas. Cabe aos seguidores de Jesus anunciar a proximidade do Reino, combatendo o mal.

1ª Leitura (Gn 41,55-57.42,5-7a.17-24a) – Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão. Leitura do Livro do Gênesis:

41,55Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”.
56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.
42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.
Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.
Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.
22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 32(33)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! 

Evangelho do dia
Segunda-feira da 14ª Semana do Tempo Comum - 10/07/2017
Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!- (Mt 10,1-7)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Expulsemos o mal da nossa vida
A oração e a conversão são os remédios que precisamos para expulsar o mal da nossa vida!
Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade”  (Mateus 10,1)
No caminho, os discípulos deveriam anunciar: “O Reino de Deus está próximo”. E “próximo” quer dizer justamente isso: uma relação de proximidade, basta dar o meu passo para que esteja dentro do Reino.
O Reino de Deus está no meio de nós. Precisamos nos aproximar dele, entrar na lógica e na dinâmica do Reino.
O Evangelho de hoje nos aponta algumas chaves. Primeiro, é preciso expulsar os espíritos maus, porque eles não fazem parte do Reino de Deus. É o contrário, os espíritos maus nos tiram do Reino.
É preciso curar todo tipo de doença e enfermidade, porque muitas delas são causadas pelos espíritos malignos que estão no nosso meio. E que espíritos são esses? Há muitos espíritos de inveja, perdição, fofoca, rivalidade, competição, briga, ciúmes, e se nós formos enumerar todos os espíritos malignos que estão entre nós, faremos uma grande lista.
O importante é que nós reconheçamos, nomeemos e saibamos como esses espíritos estão penetrando nos ambientes em que estamos. Se você está no seu ambiente de trabalho, olhe como a murmuração e a fofoca entram, como a maledicência se faz presente; olhe quais são os espíritos que estão agindo dentro da sua casa e da sua família.
Quais são os espíritos malignos que estão agindo dentro do nosso coração e da nossa vida? Para alguns, demos consentimento; outros entraram sem nosso consentimento. Quando vemos, estamos rancorosos. Quando menos percebemos, estamos tendo inveja, ciúmes, deixando-nos levar pela competição, pela rivalidade, pelas brigas; enfim, achamos que os espíritos malignos são coisas pequenas, mas nos enfraquecem e nos deixam fisicamente mal, quando deixamos que eles cresçam em nós.
Jesus nos quer com poder e autoridade sobre esses espíritos do mal. Mas como os expulsar da nossa vida? Primeiro, pelo poder e pela força da oração, pois a oração verdadeira, feita no poder do Espírito, na graça de Deus, purifica-nos, liberta e restaura. Temos de nos colocar sobre o domínio e a proteção do Senhor, e não nos deixar levar por esses espíritos. Segundo, convertendo-nos. A oração tem de nos converter desses espíritos do mal, para termos em nós o Espírito e a graça de Deus. A oração e a conversão são os remédios de que precisamos para expulsar o mal da nossa vida.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A Igreja: comunhão dos crentes em Cristo
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)  
Hoje o Evangelho descreve a mais primitiva imagem da Igreja. Jesus Cristo, rodeado dos seus “seguidores”, acaba de escolher a 12 deles para que permaneçam com Ele e sejam “Apóstolos” (seus “enviados”). Os evangelistas consignam-nos exatamente seus nomes. Durante a Última Ceia, sendo testemunhas da instituição da Eucaristia, receberam o sacerdócio ministerial ao escutar as palavras “Fazei isto em minha memória”.
A Igreja é o “novo” Povo de Deus: A comunidade dos batizados, preparada durante a Antiga Aliança e agora destinada a todos os homens. Igreja-comunhão, templo de Deus, sacramento (instrumento) de salvação para a humanidade. Pelo Batismo, todos nós os fiéis recebemos o chamado e a ajuda para sermos “filhos de Deus no Filho” Com este novo “status” todos somos “enviados” para sermos “ponte” entre os homens e Deus: Todos nós, participamos do denominado "sacerdócio batismal” e formamos um “povo sacerdotal”.
—Jesus, te pedimos mais vocações ao sacerdócio ministerial que cuidem do teu povo sacerdotal.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sinto-me preparado (a) para a missão que Deus me confia?
- Procuro estar disponível para seguir o Mestre? Como?
- Concorda que os simples de coração estão mais disponíveis para o serviço?
- Não acha que muita preocupação impede a ação?
- Sinto-me livre para viver o Evangelho?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 10,1-7 – Jesus chama os apóstolos
Jesus chamou seus doze discípulos”   (Mt 10,1)
Saudação
Preparo-me para o encontro com Deus mediante sua Palavra, em comunhão com os demais internautas, rezando:
Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,
e concede-nos, por intercessão de Maria,
a graça de ler e reler as Escrituras.
Concede-nos, Espírito Santo,
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História
e a sua presença de misericórdia.
Amém.
1-               Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Mt 10,1-7, e observo pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda. 
Refletindo
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. Rejeitar os chamados, os apóstolos é rejeitar a salvação.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Sou livre para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falam deste chamado:
“A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57)(DAp 136).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor Jesus, eu creio que estou na tua presença
e te adoro profundamente.
Ilumina a minha inteligência e fortifica a minha vontade,
de modo que a minha vida seja, aos poucos,
transformada pelo encontro contigo.
Liberta-me de tantas coisas que me oprimem,
ensina-me a evitar a dispersão
em muitos interesses superficiais;
ajuda-me na busca contínua da tua vontade.
Espírito Santo, cria em mim um coração novo,
capaz de amar todas as pessoas.
Que a minha oração seja sustentada
pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja
e modelo de disponibilidade à voz de Deus.
Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de atenção aos vários chamados de Jesus.
Bênção
- O Deus da paz vos santifique completamente
- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,
 e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.
-  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.  (1Ts 5,23ss).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 307 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo