segunda-feira, 10 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.” - (Jo 12,1-11)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 10 DE ABRIL DE 2017 (SEGUNDA-FEIRA) 100º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A HUMILDADE É A ÚNICA BASE SÓLIDA DE TODAS AS VIRTUDES.


Datas Comemorativas
DIA DO ENGENHEIRO METÁLURGICO
DIA DA ENGENHARIA MILITAR
DIA DA ARMA DE ENGENHARIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ariranha – Artur Nogueira - Juquiá – Pontes Gestal - Serrana (São Paulo) Aperibé – Areal - Rio das Ostras (Rio de Janeiro) Aratiba - Itatiba do Sul - Passo Fundo (Rio Grande do Sul) Icatu – Parnarama - Colinas (Maranhão) Jaupaci (Goiás) São Gonçalo do Amarante(Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO DE ALENCAR ALVES (Primo 17 anos - Garça /SP) BRUNA FURLANETO DOS SANTOS (Fisioterapeuta- Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES (Garça /SP) PDG VLADIMIR COELHO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) AIRTON MITSUO KAGUE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MARIA BENEDITA JUNQUEIRA MARQUES (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) CARLOS DELGADO (Garça/SP) MARCOS EDUARDO SIMÃO (Garça /SP)  LUIZ CESAR SERRA (Delegado CRC Ipaussu/SP) ELI BRUNO DA SILVA (Garça /SP)  FÁBIO MOYSES DA SILVA (Garça /SP) VAGNER DE MORAES (Garça /SP) LUIZ CARLOS SIMÕES RODRIGUES (Garça /SP)


Santo do Dia
SÃO MACÁRIO DA ANTIOQUIA
SANTA MADALENA DE CANOSSA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Os três primeiros dias da Semana Santa são marcados pela leitura dos cânticos do “servo do Senhor”. Hoje nos é proposta pelo profeta a figura do servo ungido por Deus para servir. No evangelho, é a mulher que unge Jesus. Esta semana constitui momento especial de vivência do clima de amor e penitência na comunidade. Contemplemos e sigamos, nestes dias, os últimos passos de Jesus.
 Oração
PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Segunda-feira - SEMANA SANTA - 10/04/2017
Compassivo e manso, o servo de Deus não esmorece nem se deixa abater pelos obstáculos, pois foi ungido para resistir a qualquer dificuldade.


1ª Leitura (Is 42,1-7) – “Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor) Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.
5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 26(27)
O Senhor é minha luz e salvação.

Evangelho do dia
Segunda-feira - SEMANA SANTA - 10/04/2017
Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. - (Jo 12,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
  1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos ter um coração despojado para servir a Deus
Não tenhamos receio de sermos despojados, porque, assim foi o nosso Mestre!
Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos  (Jo 12, 3).
Que beleza, na celebração desta Semana Santa, esse Evangelho ocupar um lugar tão importante. Porque, Jesus está na casa de Lázaro e Marta, e no meio de uma refeição Maria coloca-se aos Seus pés. Ela toma o melhor perfume, mais caro e esplêndido, e joga aos pés do Mestre.
Aqui é uma atitude maravilhosa de desprendimento, de reconhecimento e adoração, de se colocar inteira como ela está fazendo e com tudo que tem aos pés do Mestre Jesus.
Ele foi o Senhor que transformou a vida de Maria, e ela reconhece que Ele é o Senhor da sua vida, por isso ela não têm reservas e joga o melhor de si aos pés do Mestre Jesus. Quando ela vai enxugando, com seus cabelos os pés de Jesus, ela está dizendo que todo o seu corpo, tudo aquilo que ela é, está inteiramente aos pés de Jesus.
Como seria bom e, é de fato, necessário nos colocarmos inteiros aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Sabe, as pessoas se voltam para Jesus mas, muitas vezes, voltam-se pela metade, voltam-se só de espírito, voltam-se com uma coisa ou outra. Mas, precisamos ir com o corpo, com a alma, com o espírito, com nossos bens e posses. Precisamos nos despojar, colocar-nos inteiros e sem reservas ao coração de Jesus, aos Seus pés.
O que Maria fez é contraditório ao que Judas, que era discípulo de Jesus, não fez e está repreendendo. “Como essa mulher faz isso? Esse perfume vale trezentas moedas de pratas. Podemos dá-las aos pobres”.
Não quer dizer que Judas esteja preocupado em ajudar os pobres. Ele é avarento, é apegado ao dinheiro, só se preocupa consigo. Desculpe-me, temos uma sociedade, um mundo em que vivemos onde há pessoas que só se preocupam com o dinheiro. E preocupam-se não porque são pessoas econômicas. Não! São pessoas avarentas, elas não são capazes do pouco ou do muito que têm, ter um coração despojado para servir a Deus e ao próximo, para ajudar as pessoas.
São sempre assim, desculpe-me a expressão, com a mão fechada, porque, não é a mão que se fecha, mas é o coração, é o coração que se apega. E aí essas pessoas não sabem ser livres.
É o que acontece com este discípulo de Jesus, chamado Judas. Ele é a contradição do despojamento, não é aquela pessoa que simplesmente gasta tudo o que tem. Não estamos falando disso não! Estamos falando de pessoas despojadas, pessoas generosas, pessoas que dão o melhor de si para os outros e para Deus.
Não podemos ser discípulos de Judas. Somos discípulos de Jesus que deu tudo de si, e a si por inteiro para salvar a humanidade. Não tenhamos receio de sermos despojados, porque, assim foi o nosso Mestre!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 12, 1-11
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
A vida e as atitudes de Jesus sempre causaram reações contraditórias de aceitação ou rejeição.
A morte de Jesus também não foi diferente.
Para os principais dentre os judeus, a morte de Jesus significou a realização dos seus planos e uma vitória conquistada no sentido da manutenção da ordem estabelecida.
Para o poder romano, não significou nada, pois ele foi mais um entre os muitos que são condenados à morte.
Mas quem o amava, houve um momento de carinho e atenção à sua pessoa antes que a morte chegasse trazendo o sofrimento, a dor e a separação.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Naquele tempo, ser amigo de Jesus era algo perigoso. E hoje?
- Judas interpretou mal a atitude de Maria. Este tipo de coisa pode ocorrer conosco também?
- Que lição podemos tirar do gesto de Maria?
- Como considerar a atitude de Judas?
- “Pobres sempre tereis, diz Jesus!” Onde os encontramos hoje?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na segunda-feira da Semana Santa, uma grande semana, tempo propício para nos aproximarmos de Deus e crescermos na fé e no amor por Ele. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Observe o que fazem os personagens, o que ocorre durante a narrativa. Jesus está presente na cena do Evangelho. O que Ele faz? Qual é a principal mensagem do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Durante a meditação, releia o Evangelho com calma e escute o que Jesus quer lhe dizer por meio dele.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você ouviu Jesus por meio da Palavra, agora fale com Ele por meio da oração. Conte-lhe o que deseja e abra o seu coração, tendo em mente todas as situações de sua vida.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra você deseja viver este dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.