sexta-feira, 11 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem não está comigo está contra mim. - (Lc 11,15-26)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 11 DE OUTUBRO de 2019 (sexta-feira) 284º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
UM PAI SÁBIO DEIXA QUE OS FILHOS COMETAM ERROS.
(Mahatma Gandhi)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA VISÃO
DIA ESTADUAL DO DEFICIÊNTE FÍSICO (SP)
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE
DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS
DIA DE SOLIDARIEDADE COM OS PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÁFRICA DO SUL
SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA
DIA DO INÍCIO DA FESTA DA CRIANÇA
SEMANA DA CRIANÇA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pariquera-Açu (São Paulo) Ariquemes - Vilhena (Rondônia) Campina Grande (Paraíba) CambéMandaguari - Rio Branco do Sul - Santa Mariana (Paraná) Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) Itauçu (Goiás) Jucurutu (Rio Grande do Norte)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: DJALMA APARECIDO QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) OLAVO FERNANDES GIL (Lions Clube de Bauru Sul/SP)  NeuSa ANDRIAN BALZANINI (Lions Clube de Adamantina /SP ) TAIANE CRISTINE DE JESUS SCARPARO (filhote da CaL Neia do Lions Clube Universitário de Garça/SP) JOSY MACEDO GONÇALVES (Garça/SP) NeuSa ALBERTI SERAPIAO (Garça /SP ) JILO SHIMADA (Marília /SP) Pe. Francisco Antônio dos Anjos Andrade (Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia de Marília/SP)

 Santo do Dia 
SANTO ALEXANDRE SAULI
SãO JOÃO XXIII

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Estejamos sempre alertas contra as forças do mal que rondam nossa vida. Doador do Reino a toda pessoa que se abre à sua proposta, Jesus nos mostra ser possível vencê-las.
– Oração 
PAI, AFASTA DE MEU CORAÇÃO TODOS OS PRECONCEITOS QUE ME IMPEDEM DE ACOLHER JESUS CRISTO COMO TEU ENVIADO PARA TRAZER AO MUNDO A SALVAÇÃO E A LIBERTAÇÃO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 11/10/2019Sexta-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum
A Palavra faz vigoroso apelo à conversão e revela que, com  Jesus, chegou o reino de Deus, o qual subjuga e desagrega as forças malignas.  

1ª Leitura (Jl 1,13-15, 2,1-2) – Ai de nós neste dia!  Leitura do Início do livro da Sabedoria:

1,13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações.
14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, con­gregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade.
2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, pois está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 9A(9)
O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.


– Evangelho do dia 
 11/10/2019Sexta-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum 
Quem não está comigo está contra mim. - (Lc 11,15-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Como astros no mundo, brilheis, / pregando a Palavra da vida! (Fl 2,15s)   
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Bel­zebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O maligno semeia a divisão em nossa vida”
 Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então, ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí
(Lucas 11,24-26).
O Evangelho que escutamos, hoje, mostra-nos alguns aspectos importantes da nossa vida e da nossa relação com Deus. O primeiro é que o Reino de Deus não pode ser dividido, pois uma casa dividida é uma casa destruída. Imagine como uma casa vai subsistir onde um se coloca contra o outro!

Uma casa, uma família, uma instituição, um grupo de oração, uma comunidade… Enfim, a divisão é a coisa mais diabólica que existe. A diversidade é uma riqueza e uma graça – a diversidade de visões e opiniões –, mas toda divisão feita para colocar uns contra os outros é uma obra diabólica.

O “diabulus” é aquele que divide e separa, coloca as pessoas umas contras as outras, é aquele que coloca o pai contra seus filhos, os filhos contra os pais, o marido contra a esposa.
“A diversidade é uma riqueza, mas toda divisão feita para colocar uns contra os outros é uma obra diabólica.”
Não podemos ser instrumentos do mal, não podemos deixar que o maligno nos use como sempre usou a história da humanidade, colocando nossos primeiros pais contra Deus, colocou Caim contra o seu irmão Abel; e vamos ver, durante toda a linha da nossa história de salvação, que ele é o provocador.

Não adianta o acusarmos quando, na verdade, seguimos as suas seduções e deixamos que ele, realmente, nos leve a provocar divisões e sermos causa de divisão e separação.

Na nossa fé não é diferente. Sempre houve aqueles que, na história, foram verdadeiros provocadores de cismas, confusões, porque não souberam viver a obediência. A obediência salva traz a humildade, dá submissão e é onde Deus age em nós.

A rebeldia é para gerar a divisão, por isso o diabo é divisor. Nos tempos de hoje, há aqueles que querem semear discórdias, como houve em outros tempos. Não é nenhuma novidade. Penso que, hoje, a discórdia se espalha com mais facilidade, porque temos redes sociais. Então, é óbvio que aqueles que sempre quiseram e trabalharam para isso continuam trabalhando.

Não podemos deixar a nossa mente e o nosso coração vazios, porque, numa mente e num coração vazios, onde Deus libertou e fez a Sua obra, se nos deixamos tomar por esses espíritos terríveis de confusão, mentiras e intrigas, a nossa situação se torna pior do que aquela época que não conhecíamos Deus.

É isso que o Evangelho está falando. Se o homem fica vagando em lugares desertos à procura de respostas e consolo, vem o demônio com sete espíritos piores, e o seu estado se torna pior que o de antes. (cf.Lucas 11,26)

Deus não nos quer piores, Ele nos quer melhores a cada dia, por isso precisamos deixar que a graça d’Ele nos conduza ao Espírito de unidade, amor, respeito e, acima de tudo, submissão a Deus sobre todas as coisas.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Deus onipotente e misericordioso 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus cheio com paciência, revela a onipotência de Deus. «É próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua omnipotência». Estas palavras de São Tomás de Aquino mostram como a misericórdia divina não seja, de modo algum, um sinal de fraqueza, mas antes a qualidade da omnipotência de Deus. É por isso que a liturgia, numa das suas coletas mais antigas, convida a rezar assim: «Senhor, que dais a maior prova do vosso poder quando perdoais e Vos compadeceis…».

Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso. «Paciente e misericordioso» é o binómio que aparece, frequentemente, no Antigo Testamento para descrever a natureza de Deus. Com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso, podemos individuar o amor da Santíssima Trindade. A missão, que Jesus recebeu do Pai, foi a de revelar o mistério do amor divino na sua plenitude. «Deus é amor» (1Jo 4,8.16): afirma-o, pela primeira e única vez em toda a Escritura, o evangelista João.

—Agora este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Três importantes lembretes de Jesus: evitar o escândalo; praticar a correção fraterna unida ao perdão; viver na fé.
Escandalizar é dar mau exemplo, dificultar a prática da justiça e o seguimento a Jesus. Para a boa vivência comunitária, quem errou deve manifestar arrependimento e pedir perdão. Se Jesus tanto recomendou o perdão, é por causa da dificuldade que temos de perdoar, e porque não há progresso na vida espiritual sem a atitude do perdão. O perdão que concedemos a quem nos ofende é a chave para obtermos de Deus seu perdão libertador. Finalmente, a fé é um exercício constante. À medida que obtivermos, pela fé, as graças de que necessitamos, nossa fé se fortalece. É um esforço cotidiano e atitude constante de confiança em Deus. A fé é dom de Deus, mas precisamos cultivá-la sem cessar.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?

Mês das Missões 
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal da tua caridade.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto: Lc 11,15-26, e observamos as pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.

A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
- É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.
- Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.
- Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Jesus continuou:
- Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: "Vou voltar para a minha casa, de onde saí." Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes.
Refletindo
Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. Esta admiração era frequente frente aos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm restrições fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade de um sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir e ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que nos uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Sentimos que promovemos a comunhão na minha família, no nosso trabalho, na Igreja? Ou, temos a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? Somos a favor de Jesus Cristo presente na comunidade ou “não ajudamos a ajuntar”?
Meditando
Em forma de oração, os bispos, na V Conferência, pediram:
“Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:
“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti." (DAp 554).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos que encontro e por onde passo.
O papa Francisco lembra: "Em cada momento da história, estão presentes a fraqueza humana, a busca doentia de si mesmo, a comodidade egoísta e, enfim, a concupiscência que nos ameaça a todos. Isto está sempre presente, sob uma roupagem ou outra; deriva mais da limitação humana que das circunstâncias... aprendamos com os Santos que nos precederam e enfrentaram as dificuldades próprias do seu tempo. Com esta finalidade, proponho-vos que nos detenhamos a recuperar algumas motivações que nos ajudem a imitá-los nos nossos dias." (EG 262).

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.